xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/05/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 maio 2009

Intervenção questiona uso comercial da imagem do Padre Cícero

MOTEL Padre Cícero ??

Durante o XIV Encontro Regional de Estudantes de Ciência Sociais Norte e Nordeste realizado no período de 29 de abril a 03 de maio, na Universidade Regional do Cariri – URCA e que teve como temática Romarias ao Cariri: Fé, Cultura e Política do Povo Nordestino, o Coletivo Camaradas realizou intervenção artística como intuito de refletir sobre o uso comercial que se faz da imagem do Padre Cícero. A intervenção consistiu na armação de uma tenda com produtos que recebem o nome e a imagem do Padre cratense que ganhou ascensão em Juazeiro do Norte, dentre os produtos tinha velas, vinhos,pomadas, bálsamos, estátuas, quadros, escapulários, fitas, chaveiros,etc. Além dos produtos também foi distribuído o “cartão de visita do Motel Padre Cícero”. Um suposto motel com endereço fictício é criado fazendo uma analogia ao ganho comercial, com o slogan “Santo Prazer Nordestino” em que os “S” são substituídos pelo cifrão ($).
Toda intervenção foi registrada em vídeo e em breve será disponibilizada na internet.
A intervenção contou com a participação de Dayze Carla, Fatinha Gomes, Lílian Carvalho, Michael Marques, Alexandre Lucas, Cicinha Andrade, Cláudio Leôncio.

Clique em cima da imagem para ampliar:


Futebol - Atualização - Amilton Silva

Última Rodada

Será realizada neste domingo dia 03 de maio, a última rodada da fase classificatória do campeonato Cearense da segunda divisão 2009. Serão classificados os seis primeiros colocados pelo índice técnico de acordo com o regulamento da Federação Cearense de Futebol. O primeiro colocado leva 3 pontos extras para o hexagonal, o segundo colocado 2 pontos ganhos e o terceiro 1 ponto ganho. No hexagonal final , os seis clubes jogam entre si em partidas de idas e volta, os três primeiros colocados sobem para primeira divisão do cearense de 2010. Todas as partidas estão programadas para às 15:30h. Os jogam que serão realizados hoje são os seguintes:

TIRADENTES X GUARANI
INICLINIC X MARACANÃ
SÃO BENEDITO X ARACATI
LIMOEIRO X CRATO

Classificação atualizada da segundona





UNICLINIC

34
15
11
01
03
29
15
14
75,55%

GUARANI

25
15
07
04
04
22
21
01
55,55%

CRATO

25
15
06
07
02
27
17
10
55,55%

MARACANÃ

21
15
05
06
04
25
17
08
46,66%

LIMOEIRO

19
15
04
07
04
25
22
03
42,22%

TIRADENTES

16
15
04
04
07
16
21
-5
35,55%

ARACATI

15
15
03
06
06
18
23
-5
33,33%

TRAIRIENSE

15
16
03
06
07
14
25
-11
31,25%

SÃO BENEDITO

12
15
03
03
06
16
31
-15
26,66%


Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato

Dedicado a Pachelly

030

Na lente de Pachelly Jamacaru cabem Reis, cabem Rainhas,
cabem súditos e príncipes gigantescos que a mão humana não toca.

Cabem sonhos, cabem versos, cabem poetas inteiros,
diluídos pelas escrivaninhas malfadadas do tempo.

E quando ele avista a colina fulgurante, ou o sorriso do seu povo
com o carisma de uma gente que lhe é feliz,
traduz-se esse poeta da luz em lençóis dourados
de lúdicas aquarelas, que guardam para sempre
o sonho, o cheiro e o sentimento de todo o seu povo!

Dihelson Mendonça

AS COISAS ESTÃO MUDANDO OU... Estão deixando "muda", as coisas? Por: Pachelly Jamacaru


Pensador porque estás de cabeça baixa?

A Secretaria de Meio Ambiente de Crato, sob o excelente comando de Nivaldo Soares está fazendo um belíssimo trabalho no sentido de despoluir o Crato visual e acusticamente. Inúmeras placas enormes que poluíam o centro da cidade já foram retiradas, e casas de shows barulhentas já foram até interditadas pela Justiça. A SEMACE tem feito um trabalho merecedor dos maiores elogios.

Entretanto...

Entretanto... Por deixa das observações feita pelo Dihelson e eu acredito quer seja do ensejo do Secretário Senhor Nivaldo Soares à frente da SEMACE, não promover apenas uma aparente imagem de que está resolvendo deveras os problemas. Não queremos Marketing publicitário inverídico! Sublinhei a questão das casas de shows por que tudo me leva a perguntar: O que o é Crato atingido diretamente pela poluição sonora? É só o centro? São apenas as proximidades da zona urbana? Se não, por que estão desmerecendo da atenção da SEMACE os distritos que ficam não mais que poucos Kms da área urbanizada? Sou vítima direta e não sou apenas um, da abusiva dos descasos e da: dês-cidadania! Sou lembrado das obrigações em períodos eleitorais, dos impostos que devo desembolsar, mas, que eu seja lembrado também, pelos direitos que me são de direito!

Em todos os lugares existem problemas e é importante que em cada lugar pessoas façam a sua parte e estejam à frente dos questionamentos e dos seus direitos em sua localidade! Eu não sei por que esta omissão, este favorecimento, este corpo mole da SEMACE com o BUFFET Lagarta Pintada!!! Ou, são os tempos dos Coronéis que não passou e nunca passará???

Porque pode o Coronel Klerton Macambira promover uma farra festiva em Buffet que vá de: 10h da noite às 6h da manhã, regada a altíssimos decibéis e fogos soltos às 2h da manhã, da madrugada se assim melhor ficar compreendido e não pode um violão dedilhar as cordas da noite, por uma seresta que seja! Porque tanto privilégio Senhor Secretário? Senhores da Justiça, Hã?
Ainda querem que acreditemos em corporações a serviço da comunidade! Será que nas escolas ainda ensinam antigas lições... De morrer batendo continência diante da farda maior, sem razão aparente?

Não, não me digam que a justiça não dá resultados, que o poder público é parcial, que o estigma da justiça cega ainda não caiu, por que não é isso em que quero acreditar! Acredito que a justiça vê tudo, daí vir a ser justa e democrática, e imparcial, e cega de fato e não literalmente, é outro departamento! A Secretaria de meio ambiente, está mudando o quadro de poluição ou apenas calando um violão?

Esta pergunta reverberaaaaaaaaaa, até quando?

Pachelly Jamacaru

CRATO - Cantor interpreta misto de Lampião e Raul Seixas


Só no Crato Mesmo...

Raul Lampião, simbiose de Raul Seixas e Virgulino Ferreira, o conhecido Lampião do Nordeste, é o personagem incorporado por Antônio Carlos da Silva, no Crato (Foto: ANTÔNIO VICELMO)Personagem que mescla o perfil de Raul Seixas e Lampião é a atração para publicidade de lojas no Crato. Crato. Uma simbiose de Raul Seixas com Lampião. Com esta mistura de “rock and roll” e xaxado, o artista de rua Antônio Carlos Ricardo da Silva, conhecido por “Raul Lampião”, conquistou o público, fazendo publicidade de lojas nas ruas do Crato. O sincronismo dos dois personagens numa só pessoa chama a atenção dos transeuntes. O biotipo, a barbicha, a voz e os trejeitos irreverentes são de Raul Seixas, o “Maluco Beleza”, que em suas letras musicais abordava, com igual desenvoltura, temas tão díspares quanto sentimentos humanos, críticas ao sistema político, esoterismo e agnosticismo. De chapéu de couro, cartucheira e alpercatas, ele incorpora o personagem Virgulino Ferreira, o “Rei do Cangaço”, símbolo maior do Nordeste cangaceiro. Os dois personagens transformaram Antônio Carlos em um “show man”. Diariamente, ele empurra um carro de som no centro comercial do Crato, fazendo publicidade. A propaganda é intercalada com músicas, piadas, dublagens e comparações bíblicas. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato (CDL), Geraldo Pinheiro, que também anuncia com Raul Lampião, o estilo de publicidade atende, principalmente, os varejistas. O Raul Lampião, como é conhecido, tem contrato com oito lojas. Cobra R$ 2,00 por uma hora de locução. No final do mês, dá para apurar em torno de R$ 500. “Tá bom demais”, comemora. Ele diz que o valor é o suficiente para sustentar a mulher. O artista de rua lembra que, no começo, tentou vender CDs piratas. Foi um desastre. A Polícia apreendia os produtos. Enquanto fala e gesticula, Raul Lampião puxa de uma bolsa um litro d’água e toma alguns goles. Em seguida, desabafa: “Isso aqui é água da nascente do Crato, que eu trago lá de casa, a melhor água do mundo. Pouca gente tem a felicidade de tomar dessa água.” O artista tem motivo de sobra para tanta felicidade. Ele mora no sítio Bebida Nova, localizado no sopé da Serra do Araripe, de onde se avista o vale do Cariri, Crato, Juazeiro e Barbalha. “Isso aqui é um paraíso, um cantinho de felicidade. A conquista da felicidade vem no aprendizado diário de viver sabendo aceitar e expressar os desejos e sentimentos, construindo os próprios projetos de vida e empenhando-se para realizá-los”, completa.

Início

A história de Raul Lampião começou em Fortaleza, no final da década de 1980, aos 14 anos de idade. Sob o impacto emocional da morte de Raul Seixas, em 1989, o menino rebelde, criado solto nas ruas da Capital cearense, tornou-se “cover” de Raul, mas sempre pensou em morar no Interior. Amante da natureza, foi para o Crato, onde encontrou a tranquilidade que procurava, mas não conseguiu “emplacar” o seu personagem Raul Seixas. Foi aí que surgiu a idéia de incorporar o personagem de Lampião que, segundo afirma, faz parte da história sertaneja. Nas primeiras apresentações como “Rei do Cangaço”, não faltou gente para assistir, lembra o artista, acrescentando que, a partir daquele momento, descobriu que a saída era explorar a imagem de Lampião. Hoje, aos 35 anos de idade, ele só acalenta um sonho: quer ser radialista, “ou melhor, um comunicador”, como faz questão de esclarecer, para valorizar o seu sonho original.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter


Mais informações:
Artista de Rua
Raul Lampião
Sítio Bebida Nova
Crato - CE
(88) 9261.6490

Fonte: Diário do Nordeste

Uma Tarde no Sanharol - Por: Dihelson Mendonça


Uma Várzea muito Alegre !

IMG_1494

No último dia 21 de Abril, fomos convidados para conhecer o famoso Sanharol. Mas onde fica? Sanharol é um local centenário na cidade de Várzea Alegre, que é o local aonde nasceu o nosso querido Antonio Morais, e de onde vem toda uma família enorme de pessoas maravilhosas contadas por ele no Blog do Sanharol. E quantas histórias lindas esse homem tem para contar...segundo Morais, Sanharol possui esse nome porque no local, há mais de uns 200 anos, existia ali muito sanharol ( que é uma abelha que aqui no Crato nós conhecemos por Arapuá ).

Na tarde em que passamos por lá, acompanhados da minha mãe, namorada e a nossa colega Socorro Moreira pudemos testemunhar muitas dessas histórias contadas pelo Morais no Blog do Sanharol acolhidos calorosamente pela turma que lá se encontrava, sua filha, seu genro e netos. Recepção belíssima, e um almoço que estava simplesmente delicioso. Aliás, foi um dia que amanheceu muito chuvoso, e o próprio Morais havia tentado garantir a nossa ida desde cedo, ligando incessantemente, e assegurando que as estradas estariam boas. Até que conseguimos sair do Crato. Por volta das 13 horas chegamos finalmente ao Sanharol. O A. Morais foi nos recepcionar na entrada de Várzea Alegre. O propriedade do casal é muito aprazível, varanda enorme ( diga-se de passagem, a maior varanda que já vi na minha vida ), que dá vontade mesmo de puxar um ronco na rede, e esquecer da civilização. E era isso que a gente queria mesmo. Depois de uma semana realmente estressante como essas que temos tido, nada melhor do que aceitar esse convite desse ser humano maravillhoso que é o Morais e da sua família para aquela tarde. E deixou saudades! Apesar do pouco tempo em que passamos no Sanharol, tive o prazer de conhecer a sua mãe, e 2 dos seus irmãos. Mas bom mesmo é ver um pouco do que pude registrar sem grandes pretensões fotográficas alguns pontos dessa viagem, que repasso para vocês com todo prazer:




Acima, nosso grande anfitrião, Dr. Menezes Filho e um de seus cavalos favoritos

O Morais detesta que lhe tirem fotos. Sempre procura se esconder da câmera...rs rs






Aí está ele o nosso Contador de Histórias maravilhosas!

Acima: A grande poetisa Socorro Moreira que também adora o Sanharol





Toda a gente maravilhosa que lá estava...

Esse fotógrafo é um sapequinha mesmo...



Aqui está o "Casarão" do Sanharol, onde tudo começou...



Amigos do Sanharol, obrigado pela acolhida maravilhosa. Qualquer dia desses a gente volta a ver esse lugar muito interessante chamado SANHAROL.

Outras fotos no próprio Blog do Sanharol - www.blogdosanharol.blogspot.com
Fotos e Texto: Dihelson Mendonça


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30