xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/04/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 abril 2009

Deputados reunidos no município do Crato


Criação da Zona Metropolitana do Cariri Oficialmente

SESSÃO ITINERANTE (25/4/2009)

Sessão itinerante da Assembléia Legislativa cearense, na manhã de ontem no teatro Salviano Arraes, no município do Crato, na Região Sul do Ceará (Foto: Antônio Vicelmo). Emenda constitucional é promulgada solenemente para permitir a criação da Região Metropolitana do Cariri. O presidente da Assembléia, deputado Domingos Filho (PMDB), iniciou a sessão itinerante de ontem no município do Crato, promulgando a emenda à Constituição do Estado que permitirá ao Governo propor, a partir de agora, um projeto de Lei Complementar para a criação da Região Metropolitana do Cariri. Com pouco mais da metade dos deputados presentes, a sessão do Legislativo cearense na Região do Cariri foi marcada pela troca de elogios entre os deputados e transformada num palanque de propaganda da administração Cid Gomes, afirmaram alguns dirigentes de entidades de classe presentes ao auditório do Teatro Salviano Arraes, onde aconteceu a plenária da Assembléia. “Eu esperava mais produtividade”, declarou o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, argumentando que não foram discutidos os assuntos regionais importantes como, por exemplo, o aeroporto regional de Juazeiro do Norte que, de acordo com Celestino, apresenta freqüentes cancelamentos de vôos por falta de equipamentos. No fim da sessão, o deputado Nelson Martins, líder do Governo, falou sobre o assunto. O deputado Vasques Landim, do PSDB, uma das vozes discordantes entre os parlamentares, reconheceu que o governador vem realizando obras estruturantes do Cariri como é o caso da construção do Hospital Regional em Juazeiro do Norte. No entanto, segundo Vasques, esquece de detalhes. O Cariri não conta com uma simples unidade para expedição de carteira de identidade. A Ouvidoria parlamentar protocolou 16 solicitações populares, a maioria tratando de recuperação das estradas. Os secretários de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, e das Cidades, Joaquim Cartaxo, e o superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Quintino Vieira, apresentaram um relato dos investimentos no Cariri que, segundo Cartaxo, foi escolhida pelo Governo do Estado, como Região prioritária, tendo em vista o seu potencial cultural, político, econômico e social. As sessões itinerantes são previstas no parágrafo 4º do Art. 1º do Regimento Interno da Assembléia e acontecem uma vez por semestre, em local previamente escolhido pela Mesa Diretora. A Assembléia Itinerante também já passou pelos municípios de Itapipoca e Ipu. A idéia da iniciativa, segundo Ely Aguiar, autor da proposta de realizar a audiência no Crato, é que as discussões do Parlamento sejam levadas para todas as regiões do Estado, aproximando o Legislativo da população.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Dia internacional da Mãe Terra - Colaboração : Nancy Sierra


ONU declara al 22 de abril “Día Internacional de la Madre Tierra”

La ONU declaró al 22 de abril como el Día Internacional de la Madre Tierra, para recordar al ser humano la obligación de preservar y respetar la riqueza natural del planeta. NACIONES UNIDAS (EFE).- La ONU declaró hoy, 22 de abril de 2009, a propuesta de Bolivia, el 22 de abril como el Día Internacional de la Madre Tierra, para recordar al ser humano la obligación de preservar y respetar la riqueza natural con la que comparte el planeta. La resolución presentada personalmente por el presidente de Bolivia, Evo Morales, fue aprobada hoy por aclamación por los 192 países que forman parte de la Asamblea General de la ONU.
En un discurso posterior a la aprobación del documento, el mandatario andino afirmó que el siglo XXI debe ser considerado el de los derechos de la Madre Tierra y de todos los seres vivos que en ella habitan.
"Ha llegado el momento de reconocer que la Tierra no nos pertenece, sino que nosotros pertenecemos a la Tierra", aseguró. Morales, el primer presidente indígena de su país, recordó el "carácter sagrado" que los pueblos andinos conceden a la Pachamama, "madre tierra" en quechua, a la que profesan adoración por considerarla su protectora.
"Estoy convencido de que la Madre Tierra es más importante que el ser humano", aseveró el presidente boliviano. Por ello, propuso en su intervención que la ONU estudie la creación de una Declaración Universal de los Derechos de la Madre Tierra, que conceda al planeta la misma protección sobre sus derechos fundamentales que el documento que desde hace más de 60 años reconoce los del ser humano.
Indicó que esa nueva declaración debería partir de cuatro principios básicos: el derecho a la vida de los ecosistemas, el derecho a la regeneración de la biodiversidad, el derecho a vivir sin contaminación y el derecho a la convivencia armónica con la naturaleza.
Morales agregó que tras los estragos causados por el "capitalismo salvaje", el ser humano debe dar un giro a su relación con el entorno natural. Por su parte, el presidente de la Asamblea General, el ex canciller nicaragüense Miguel D'Escoto, celebró la decisión de los 192 miembros del órgano y aseguró que esta es una jornada importante en los esfuerzos por salvar el planeta de la degradación medioambiental.
La resolución adoptada por la Asamblea General advierte en sus dos páginas que la Tierra y sus ecosistemas son "nuestro hogar", por lo que el ser humano debe llegar a un equilibrio justo entre la naturaleza y las necesidades económicas.
Colaboração : Nancy Sierra

Show de lançamento do novo CD de João Nicodemos - Convite


Quarta-feira , dia 29 às 20:00 h , no Teatro Raquel de Queiroz


E ainda tem gente que vem defender o "CAOS" no Crato ? QUALÉ ? - QUALÉ ???

Foi só a administração do Crato começar uma Campanha para Despoluição Sonora e Visual que a confusão já começa a aumentar no Crato. Enquanto pessoas de bem fazem a sua parte, como os honoráveis 115 empresários que aderiram à Campanha para retirada das placas enormes que poluem o visual, e os planos que o Demutran ( Departamento Municipal de Trânsito ) está fazendo no sentido de organizar o trânsito caótico da cidade, que começamos a receber e-mails e comentários de gente que aparentemente não tem amor à cidade nem aos seus cidadãos. Bastou que se fizesse um projeto para a remoção do transporte alternativo para locais mais adequados a fim de que exerçam a sua profissão sem prejuízo também para população que sofre com aessa balbúrdia, com a falta de acesso que eles provocam ao comércio e a lentidão no trânsito, que começamos a receber mensagens. Bastou que se falasse no cadastramento de todos os mototaxistas, e a implementação de leis severas que delimitarão os perímetros urbanos em que estes poderiam atuar e as questões de segurnça que já se começa a ter conflitos em Crato. Estou recebendo e-mails de pessoas dizendo que tirar os topiqueiros do centro da cidade é discriminação contra a categoria. Ora, ninguém pretende discriminar ninguém. Só se quer organizar a cidade. Afastar os topiqueios para cerca de 200 metros dos locais atuais para áreas menos congestionadas não irá causar nenhum prejuízo à categoria, pelo contrário, até porque os locais serão mapeados, e todos saberão aonde é que ficará o local de partida e chegada de cada cidade. Ganha a grande população do Crato que terá espaços descongestionados e sabam todos que agora temos a Lei a Acessibilidade, em que locais públicos não podem ser obstruídos.

Eis o tipo de comentário recebido:

"gostaria de registrar aqui a minha total indignação pela atitude tomada pelo nosso prefeito que é a retirada dos transportes alternativos de nossa cidade para beneficiar a elite do centro.isso não pode ser assim. nossa cidade agora é só da elite é? "

"Os topiqueiros tem de ficar onde o povo vai, isso é no centro"

"os ambulantes são pais de família que precisam trablalhar, o seu prefeito vai sustentar eles?"

"eu acho que esse prefeito samuel num tem é o que fazer pra q mecher nas topiques ?"

Voltando aqui ao nosso texto: Esse é o tipo de atitude retrógrada que temos aqui no Crato. É por isso que o Crato fica no atraso há 30 anos. Se o prefeito não tiver coragem AGORA, quero dizer novamente: AGORA, de enfrentar essas coisas, ele será engolido por essa gente. Se a população do Crato como um todo quiser que essa cidade se organize, terão de apoiar as iniciativas elaboradas pelos técnicos que já se reuniram bastante, mapearam os locais e pretendem solucionar esses problemas. O crato não pode permanecer da forma em que está. Por isso aqui lanço o meu brado: Sr. Prefeito Samuel Araripe, vá em frente com os projetos de organização do nosso centro e da nossa cidade. Se formos dar ouvidos a meia dúzia de pessoas com interesses contrariados, essa cidade nunca irá sair desse atoleiro. O momento de agir é agora. Conte conosco e com a população para medidas enérgicas e inicialmente antipáticas. Depois as pessoas verão, com o benefício que isso trará ao Crato que a administração estava certa. É como eu sempre falo: O Crato precisa de homens de coragem que tenham PULSO para enfrentar essas picuinhas!

Quem concorda que esses absurdos estão certos ??

Picture57

Isso tá certo ? Topiqueiros transformam centro do Crato num Caos !

Picture53

Fios elétricos expostos causando um imenso perigo à população.

Picture55


Pontos de mototaxistas ( às vezes, 4 pontos num único quarteirão ), num trânsito caótico que a cidade possui, sem o mínimo de segurança...

Picture30

Transformaram as praças do Crato num verdadeiro camelódromo a Céu aberto!

Picture8


Os pedestres são obrigados a sair das calçadas e correr risco de serem atropelados nas ruas, ou os próprios verdureiros correm esse risco.

Isso não está certo!
A População precisa dar apoio às iniciativas drásticas que serão tomadas, pois isso trará benefício à todas as pessoas que vivem no Crato.

Por: Dihelson Mendonça

Que país é esse? - por Carlos Eduardo Esmeraldo

Entro no Iguatemi, o paraíso cearense do consumismo e o que vejo? Casais pobres, acompanhados dos filhos, fazendo compras, coisa impensável há cerca de seis anos. Em minhas raras viagens aéreas quem são meus companheiros de vôo? Entre tantos homens de negócios, encontro mais pobres que antes viajavam de “pau de arara”, e hoje cruzam os céus do Brasil, como Bebé, uma moradora do Sítio São José do Crato, que visitou os filhos em São Paulo, com direito a reportagem do Fantástico da Rede Globo, registrando o fato, uma novidade digna de ser mostrada. Que país é esse em que os pobres moradores da sua porção subdesenvolvida estão fazendo três refeições por dia, possuem cartões de crédito, telefones celulares, circulam pelas nossas ruas de motocicletas e os filhos freqüentam escolas de computação e ingressam nas universidades públicas? Quando foi que os filhos dos trabalhadores rurais freqüentaram escolas nas cidades, tendo direito a transporte escolar gratuito? Que país é esse governado por um simples operário de origem nordestina, sem diploma de curso superior, falando a língua do povo, mas mesmo assim é exaltado como um notável estadista pelos líderes das principais nações européias e das três Américas e reconhecido pelo presidente do país mais poderoso do mundo, como o maior líder da América Latina? Que país é esse que afugentou o neoliberalismo e que antes mergulhava na mais profunda turbulência econômica a qualquer agitação nos mercados financeiros dos “Tigres Asiáticos” e, hoje se encontra preparado para enfrentar a mais grave das tantas crises criadas pela voracidade de lucros do capitalismo internacional? Enfim, que país é esse em que seu presidente é vítima da mais sórdida campanha da imprensa nacional, reconhecidamente da extrema direita e promotora de golpes de estado, entre os quais o que nos mergulhou em vinte e um longos anos de uma ditadura militar, mas mesmo assim, se mantém como o governante com os maiores índices de aceitação popular no continente americano?
Sei que as viúvas do neoliberalismo, tais quais autênticas cassandras, profetizam um futuro incerto para todos e, desconhecendo a independência dos três poderes da República vêem a corrupção que grassa no legislativo, e até no judiciário como culpa exclusiva do Presidente da República. Sei que alguns irão falar de mensalão, esquecendo-se que compra de votos e caixa dois não são exclusividades de nenhum partido político. Que o diga aquele deputado de Roraima que gostava de serrar vivo seus desafetos e que foi presenteado com 200 mil reais para aprovar a nefasta emenda da reeleição. Que nos falem as notícias mais recentes do excesso de passagens aéreas para deputados dos mais diferentes partidos, inclusive muitos daqueles que antes apareciam diante das câmaras da televisão como paladinos da anticorrupção. Que revelem os jatinhos que transportam milionários senadores tucanos...
Somente cegos pelo fanatismo ultraconservador não enxergam que o Brasil dos últimos anos tem vivido melhoras em todos os níveis.
Desde Getúlio Vargas, um líder dos pobres, não apareceu nenhum presidente da república que tenha lançado um olhar para a pobreza, como nosso atual presidente o fez.
Finalizo com as palavras do eminente professor Emir Sater: “Decifrar o enigma Lula é condição de não ser devorado por ele - como tem acontecido com a oposição e com a ultra-esquerda.”
Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Muitas novidades...

Amigos,

Há 130 mensagens para ler e responder somente de ontem. Portanto, se seu comentário ainda não foi publicado ou mensagem respondida, peço que aguarde um pouco. Ontem foi mesmo um dia muito cheio. Após fazermos a cobertura da sessão da Assembléia Legislativa do Estado que veio ao Crato pela primeira vez na história, e durante a qual, transmitimos ao vivo, ao meio-dia fomos a Iguatu para a convenção do PSDB, quando o senador Tasso Jerreissati se encontrava no local, juntamente com uma grande comitiva. Mais tarde, nós faremos as postagens aqui no Blog do Crato da cobertura desses eventos. Ainda estou com um grande problema de acesso à internet aqui, pois o Velox ainda não foi instalado.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Esta é uma declaração de amor a Floresta, por Pachelly Jamacaru

Eu amo A Floresta do Araripe!


Auto retrato: Pachelly J.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30