xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/04/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 abril 2009

Estupenda Definição - Por: José Nilton Mariano Saraiva

CONGRESSO NACIONAL

Se gradear, vira zoológico
Se murar, vira presídio
Se colocar uma lona em cima, vira circo
Se colocar lanternas vermelhas, vira prostíbulo
Se der descarga, não sobra merda nenhuma
Se deixar como está...coitado do Brasil.

Autor: Desconhecido - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Música Simples - Por João Nicodemos de Araújo Neto


A música de folguedos populares, produzida no seio das comunidades rurais ou periféricas (em relação à cultura erudita e ao conhecimento acadêmico), tem uma estrutura melódico-harmônica simples, utilizando poucos elementos para ser produzida: um motivo rítmico-melódico que se repete indefinidamente, sob acompanhamento harmônico de estrutura igualmente simples onde predominam cadências de acordes do Iº, IVº e Vº graus (que no tom de Dó correspondem ao Dó, Fá e Sol, respectivamente). Pensar que esta simplicidade seja sinônimo de falta de conhecimento ou elaboração é um engano que muitos cometem por desconhecerem que na simplicidade, muitas vezes, encontramos a síntese de uma gama enorme de conhecimentos e possibilidades. Nesta categoria de música podemos incluir as cantigas de roda, das brincadeiras infantis, cantigas de ninar, e tantas outras que fazem parte da cultura popular, como as músicas de antigos carnavais, as “chamadas” da capoeira, músicas do “bumba meu boi”, maracatus, sambas-de-roda etc. Por quê essas músicas agradam a tão grande número de ouvintes e passam de uma geração para outra com tanta facilidade? Esta não é uma pergunta muito fácil de ser respondida, mas, utilizando uma linguagem mais poética que científica, com algumas metáforas e comparações, podemos expor algumas idéias que nos conduzam, se não a respondê-la, pelo menos a oferecer algumas possibilidades de interpretação deste fenômeno. Podemos considerar que:

· A Arte Popular, é uma atividade humana movida pelo princípio do prazer. Ninguém canta ou dança para sofrer ou ficar triste. Mesmo que a inspiração parta de um sofrimento, o resultado é a alegria (ainda que pela catarse).

· A Música é uma arte do movimento, visto que seus elementos principais, o ritmo, a melodia e a harmonia, se deslocam no Tempo produzindo a noção de movimento expresso nas condições de “antes” e “depois” por meio das repetições de frases rítmicas, melódicas e harmônicas.

· O ritmo pode ser percebido na Natureza através da repetição de eventos num determinado tempo, em intervalos constantes.

· Podemos entender o movimento, observando seus momentos mais importantes e denominá-los: tensão e relaxamento. Por exemplo, uma bola arremessada para o alto (tensão) se desloca até um ponto e retorna (relaxamento); uma pergunta feita (tensão) encontra sua resposta (relaxamento); podemos pensar em pólos magnéticos, dor e prazer, yin e yang e muito mais, sempre encontramos estes dois momentos: tensão e relaxamento. Momentos que são opostos e complementares, um “relativizando” o outro. Bem, e como é que esta série de assertivas pode responder à questão sugerida acima? Fazendo a conexão entre elas. Nessa categoria de músicas, os acordes de Iº IVº e Vº graus (Tônica, Subdominante e Dominante, respectivamente) têm uma função harmônica, segundo a sensação que provocam (repouso, tensão ou relaxamento) nos ouvintes e nos executantes. A Tônica, provoca uma sensação de repouso, a Subdominante, provoca uma sensação de movimento (pouca tensão) e a Dominante, a sensação de tensão, que deve ser resolvida com o retorno à Tônica. Esta é uma regra básica de harmonia funcional. Mas esta regra não existe por acaso. Ela responde a uma necessidade orgânica: o prazer, o relaxamento, a sensação de segurança, do conforto de “voltar pra casa” (o acorde inicial, o retorno à Tônica). Existe uma história bem interessante, que ilustra com clareza o que foi dito. Conta-se que o filho de um grande mestre da Música estava estudando ao piano, durante a noite, quando, após tocar um acorde de Vº grau (Dominante, acorde de tensão), parou e foi dormir... Seu pai, que o escutava de seu quarto ficou insone e só conseguiu “relaxar” depois de descer de seus aposentos e tocar o acorde que “resolvia” aquela tensão harmônica (e orgânica). Creio que o que possibilita uma grande identificação com a música “simples” é esta condição de síntese que ela contém onde, com poucos elementos provoca o movimento entre a tensão e o relaxamento, de forma direta e até previsível. Notem que nos detivemos aos elementos musicais apenas, sem fazer menção às letras das canções. Isso demandaria outro estudo.

João Nicodemos ( e-mail omitido para preservar a PAZ do autor )

Acontece pela primeira vez em Crato a Assembléia Legislativa do Estado

Acontece nesse momento sessão da assembléia legislativa do estado do ceará no Teatro Municipal Salviano Saraiva em Crato. A Rádio Chapada do Araripe transmite ao vivo do local via internet. Acabaram de falar os deputados Ely Aguiar e o Deputado Sineval Roque. Mais tarde, o resumo do evento aqui no Blog do Crato.





Fotos e Reportagem: Dihelson Mendonça

DE LEVE, MANEIRAMENTE... - Por: José Nilton Mariano Saraiva

01) VENDEDOR SINCERO
Uma dessas balzaquianas esnobes e bossais da vida, moradora do longínquo Conjunto Nova Esperança, periferia norte de Fortaleza e cujo marido é um reconhecido barriga branca (o coitado dá um duro danado lá no Bradesco visando manter a qualquer custo as aparências), entra em uma elegante concessionária Mercedes, lá “nas Aldeota”, zona sul da cidade.
Olha ao redor, com aquele seu penetrante olhar 3x4 e então acha o carro perfeito: um potente, genuíno e belo carro alemão; começa, então, a examiná-lo, cuidadosamente, nos mínimos detalhes, polegada a polegada.
Quando, entretanto, inclina-se para sentir o revestimento de couro, deixa escapar um sonoro “pum”. Muito envergonhada, nervosamente dá uma olhada para ver se alguém notou o pequeno (in)acidente, torcendo e esperando que não tenha nenhum vendedor por perto, naquele momento. Porém (cúmulo do azar), ao virar-se, dá de cara com um jovem, sorridente e ágil vendedor, que já estava atrás dela e que, educadamente, lhe cumprimenta:
-Bom dia, senhora. Como posso ajudá-la hoje?
Muito sem graça, do alto da sua “plataforma” de 50 centímetros, prá dissimular ela pergunta:-
-Por favor, querido, qual é mesmo o preço desta bela e possante máquina ?
O vendedor, curto e grosso, responde:
-Me desculpe a sinceridade, mas se a senhora “PEIDOU” somente ao vê-lo, vai se “CAGAR” toda quando souber o preço...
Xeque-mate !!!

************************************
02) BEM...NESSE CASO (A ARTE DE NEGOCIAR)
Pai - Escolhi uma ótima moça para você casar. Filho - Mas, pai, eu prefiro escolher a minha mulher. Pai - Meu filho, ela é filha do Bill Gates... Filho - Bem... nesse caso, eu aceito. Então, o pai negociador vai encontrar o Bill Gates. Pai - Bill, eu tenho o marido ideal para a sua filha! Bill Gates - Mas a minha filha é muito jovem para casar! Pai - Mas este jovem é vice-presidente do Banco Mundial... Bill Gates - Bem...nesse caso, tudo bem. Finalmente, o pai negociador vai ao Presidente do Banco Mundial. Pai -Presidente,eu tenho um jovem recomendado para ser vice-presidente do Banco Mundial. Presidente do BM - Mas eu já tenho muitos vice-presidentes, mais do que o necessário. Pai - Mas senhor este jovem é genro do Bill Gates. Presidente do BM - Bem...nesse caso ele pode começar amanhã mesmo! Moral da história: Não existe negociação perdida. Tudo depende da estratégia utilizada.

*************************************
03) DIÁRIO DE UMA MULHER FIDELÍSSIMA (NUM CRUZEIRO MARÍTIMO)

Querido diário (primeiro dia): Já estou preparada para fazer este maravilhoso "cruzeiro" que ganhei de presente do meu querido marido. Vim sozinha e trouxe na mala minhas melhores roupas! Estou excitadíssima, pacas !!!
Querido diário (segundo dia): Estivemos todo o dia navegando. Foi lindo...ví alguns golfinhos e baleias! Que viagem maravilhosa essa que estou começando! Hoje me encontrei com o Capitão, que por sinal é um belo homem!
Querido diário (terceiro dia): Hoje estive na piscina. Fiz também um pouco de jogging e joguei mini-golfe. O Capitão me convidou para jantar em sua mesa. Foi uma honra e a noite foi maravilhosa. Ele é um homem muito atraente e culto.
Querido diário (quarto dia): Fui ao Cassino do navio! Tive muita sorte, pois ganhei U$20. O Capitão me convidou para jantar com ele em seu camarote. A ceia foi luxuosa com caviar e champanhe. Depois de comermos ele perguntou se eu ficaria em seu camarote; recusei o convite. Disse a ele que não queria ser infiel ao meu marido.
Querido diário (quinto dia): Hoje voltei à piscina para me bronzear um pouco. Depois, decidi ir ao Piano Bar e passar ali a tarde toda. O Capitão me viu e me convidou para tomar um aperitivo. Realmente ele é um homem encantador. Perguntou-me, de novo, se eu queria visitá-lo em seu camarote naquela noite. E eu lhe disse que não, que era casada! Então ele falou que se eu continuasse respondendo não, ele iria afundar o navio! Fiquei aterrorizada!
Querido diário (sexto dia): Hoje salvei a vida de 1600 pessoas... QUATRO VÊZES !!!


Autores: Desconhecidos - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Quem se emociona com Susan Boyle - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Sinal dos tempos é isso aí. Uma senhora de 47 anos, nascida e criada numa cidadezinha da Escócia, teve problemas de desenvolvimento mental na infância, mora sozinha com um gato, nunca teve namorados ou foi beijada e é pobre. Um dia aparece num programa de televisão inglesa de grande sucesso: Britains´s got talent. O nome: Susan Boyle. Uma senhora de porte baixo, gorda, já aparentando mais de cinqüenta anos chega ao palco para a incredibilidade do júri do programa. Uma incredibilidade encenada, feita para criar um clima na platéia e na assistência. Francamente demonstram não acreditar na calouro enquanto ela diz que cantará I Dream uma canção do musical Les Miserabilis. Aí outra jogada de emoção: a canção é a mensagem da personagem Fantine da peça no momento em que esta sonha superar definitivamente a vida miserável que leva.

Afinal tudo é produção, tudo é feito para platéias de uma economia em crise. O sinal dos tempos. Panis et circensis. Por isso mesmo o escritor Marcelo Carneiro da Cunha, no blog Terra Magazine de Bob Fernandes, pretende ser Susan Boyle. E pretende por ser um escritor que tem o quê dizer, pretende dizer e escreve sem parar mesmo não tendo o sucesso de um Paulo Coelho. Então ele quer algo divino (ou midiático pois é o caso de Susan Boyle): “aquele instante de boa e pura mágica, em todos os anos que vieram antes, todo mundo viu apenas o jeito desengonçado e improvável de Susan e não a artista”. Marcelo acredita que Susan tem a “essência” do artista, aquela que fala ao coração dos homens e se comunica com Deus. Não disse, mas foi isso que ficou subentendido em sua solidão de artista que não arrasta multidões.

Circulou pela Internet a mais cabal prova que estamos criando a cultura, como nossos teóricos bem o dizem, a estética da crise. Já vimos isso em filmes de época, em pintura, literatura e até mesmo da arquitetura. Voltemos aos anos 30 e tudo se encontra bem catalogado. A estética da manipulação das pessoas em sofrimento, para que aplaquem sua raiva com a ruptura do progresso que lhes prometeram e não veio. Esta manipulação não é nova, sempre ocorreu, mas agora ela se encontra nitidamente dirigida para este sentido. Basta identificar as explicações que a imprensa inglesa oferta ao seu público.

Para muitos Susan é uma mensageira vinda para acordar a humanidade das frivolidades mundanas, quando a feiúra da personagem é a contraprova de uma Gisele Brünchen dos saborosos anos do consumo americano. Ou então seria Susan um anjo de esperança neste desespero mundial da crise capitalista. Susan seria uma “madre” trazendo esperança para as famílias em franca decadência no tecido social, a falta de emprego, a dignidade e a sanidade mental. Enfim, aquela que tinha tudo contra si, para os padrões vigentes na produção cultural capitalista, supera-se e esta superação é uma mensagem potente para que tudo mude para permanecer como se encontra. Isso quer dizer: a crítica não se encontra ao modo de produção, mas vangloriar os esfarrapados que na loteria do improvável conquistam o prêmio em pleno coliseu televiso.

Tudo encenado, as emoções dosadas, a música da mesma dimensão do investimento financeiro em superproduções, pois sem aquela música, sem aquela emoção já de todo “elaborada” por milhões de pessoas que puderam previamente pagar um ingresso nas grandes cidades do mundo para assistir ao musical, ou compraram os CDs e DVDs.

Afinal é Susan o anjo da indústria de entretimento globalizada a serviço dos anos de crise. Serviço tão perfeitamente adequado ao momento tecnológico de modo a apenas assim ocorrer em razão do You Tube.

Por José do Vale Pinheiro Feitosa


115 empresas já aderiram à Campanha para Despoluição Sonora e Visual do Crato

Contrariamente ao que alguns jornalecos do Cariri têm noticiado, torcendo para o "quanto pior, melhor", de que a campanha para a despoluição sonora e visual estaria "esfriando", trago aqui essa notícia quentíssima enviada ontem pelo nosso colaborador Luiz Wellington, diretamente do Presidente da CDL, câmara de dirigentes Lojistas de Crato:

Ola maestro, boa tarde..

Estou te enviando este e-mail a pedido de Geraldo Pinheiro. Para voce informar ao seu grande publico, atraves do blog, que já aderiram a campanha contra a poluição visual, um total de 115 empresas. Maiores informações vc pode ligar para xxxx2108 ou 3523xxxx ( Geraldinho), o mesmo mandou um fax para mim com o nome de todas as empresas.

Abraços

Luiz Wellington

Nota:
É preciso que todos cumpram a sua parte se quisermos uma cidade com qualidade de vida para todos. Em média estão sendo retiradas 3 placas por noite. O.B.S - Os telefones do Presidente Geraldo Pinheiro foram preservados a fim de garantir a sua privacidade.

Futebol - Por: Amilton Silva


Icasa Vence Confiança e Segue na Copa do Brasil

O Icasa conseguiu uma grande vitória nesta quarta feira (22), no Batistão em Aracaju, sobre a equipe do Confiança por 2 X 1. O Confiança começou a partida pressionando o Verdão, e chegou a marcar 1 X 0. Na segunda etapa, apesar de jogar com um jogador a menos com a expulsão de Jonas, o Icasa conseguiu se superar e virar o placar com gols de Joãozinho e Esquerdinha. Com a vitória o Verdão enfrentara na próxima fase o Vasco da Gama.

Fortaleza Empata com Paraná Fora de Casa

Com o empate de 1 X 1 Obtido na noite de ontem no estádio Durival de Britto, em Curitiba, O Fortaleza classifica-se para a próxima fase da Copa do Brasil e terá como adversário a equipe do Flamengo. Além de receber uma boa cota da TV, o Leão terá uma boa oportinidade de sair do vermelho, tendo em vista o jogo diante do Flamengo onde é esperado uma grande renda.

Outros resultados da Copa do Brasil

PONTE PRETA 0 X 0 FIGUEIRENSE - ATLÉTICO PR 3 X 1 ABC INTERNACIONAL 5 X 0 GUARANY SANTOS 0 X 1 CSA FLUMINENSE 3 X 0 ÁGUIA

Ponte Preta, Atlético PR, Internacional, CSA e Fluminense seguem na competição.

Segundona do Cearense

Duas partidas movimentaram a segunda divisão do campeonato Cearense 2009, na noite de ontem. O Tiradentes empatou em 1 X 1 com Limoeiro e o Uniclinic garantiu antecipadamente o primeiro lugar ao vencer o Aracati por 1 X 0, com a vitória o Uniclinic coma 33 pontos ganhos, passando para o hexagonal final do campeonato com 3 pontos de bonificação.

Copa Libertadores Jogos de ontem:

SPORT 2 X 1 COLO COLO DEFENSEOR 4 X 3 INDEPENDIENTE SÃO PAULO 2 X 1 AMÉRICA DE CALI UNIV DE SUCRE 0 X 0 ESTUDIANTE ARG CRUZEIRO 2 X 0 DESPORTIVO QUITO

Cruzeiro, Sport e São Paulo classificaram-se para próxima fase da Libertadores

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato



24-04-2009
Fortes Chuvas em Crato provocam a queda de parte do telhado do Museu de Arte Vicente leite

As enormes chuvas caídas recentemente em Crato provocaram um desabamento em parte do teto do Museu de Arte Vicente Leite na manhã de ontem. O presidente da Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho, George Macário, afirma que todas as obras de arte estão devidamente preservadas, e foram recolhidas para um local seguro. Afirmou ainda que todos os procedimentos para minimizar os danos causados estão sendo feitos. As chuvas causaram um buraco de pouco mais de três metros quadrados do forro de gesso. Uma lona para evitar infiltração de água foi aberta no local, impossibilitando que a água atinja o Museu Histórico do Crato, que fica no térreo. No local são abrigados mais de 40 obras de artistas plásticos famosos, entre eles os de Sinhá D’amora. Segundo o presidente da Fundação, será realizada uma avaliação da Secretaria de Infra-Estrutura e o arquiteto Waldemar Farias fará um parecer sobre o incidente. Concluído em 1877, o prédio não teve grandes reformas até agora. O teto já não era mais o original, e segundo o presidente da fundação, já estava prevista a reforma total no prédio do museu, o que deverá ser feita agora em ritmo muito mais acelerado. Segundo George Macário, os Cratenses podem ficar tranquilos, pois o acervo não foi atingido.
Samuel Araripe destaca avanços no Plano de Requalificação Urbana do Crato

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participou na manhã de ontem de mais uma reunião no auditório da RFFSA, em Crato, dentro das discussões do Plano de Requalificação Urbana do Município. O projeto de melhoria do transporte coletivo foi debatido e vem sendo empreendido por meio da Secretaria de Meio Ambiente do Crato. O chefe do executivo destaca outros pontos importantes que vêm sendo debatidos junto à população do município, como a reforma das praças da cidade, a questão da poluição visual, que vem tendo uma boa aceitação por parte da população e lojistas, que têm aderido á campanha para retirada de placas irregulares, além da poluição sonora no Crato. O prefeito enfatiza a questão das praças, já que estão sendo pensados projetos em comum com a opinião popular. O Crato terá suas praças revitalizadas. O prefeito Samuel destaca que todos esses projetos, hoje em discussão e outros já em execução, alguns deles já realizados, foram inseridos dentro de do Plano de Requalificação Urbana, feito com a participação de técnicos e da população, no ano de 2005. O prefeito diz que ainda no segundo semestre desse ano serão iniciadas obras importantes no município, como a reforma das praças, construção de Encosta do Seminário e do Centro de Convenções.

Secretaria de Cultura do Crato realiza o ‘Abriu p’ra Juventude’

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato estará realizando nos dias 27,28 e 29 de abril o I Seminário ‘ABRIU PRA JUVENTUDE’, um evento voltado para juventude e que envolve arte, cultura, esporte e lazer. Dentro da programação estão incluídos seminários, apresentações artísticas, exposições e mostra de audiovisual. Esse evento é mais uma promoção do Governo Municipal com apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Ação Social. O evento será realizando no Teatro Municipal Alexandre Arraes, iniciando na segunda-feira, às 8h30. Vários temas serão abordados durante o evento, como Juventude e Família, Cultura e Identidade Regional, Esporte na Formação Humana e Gestão e Políticas Públicas para a Juventude.

Exames de saúde bucal serão feitos durante campanha de vacinação, em Crato

A Secretaria de Saúde do Crato e a Coordenação de Saúde Bucal, que tem à frente Verônica Alves de Sousa, informam que a equipe de saúde bucal do Programa Saúde da Família (PSF), composta por dentistas e atendentes, estarão fazendo exames bucais durante a campanha de vacina do idoso em algumas unidades de saúde. Os exames têm a finalidade de rastrear lesões cancerígenas. A meta é realizar um diagnóstico precoce para se encaminhar o tratamento adequado, além de levar esclarecimento a população sobre a prevenção das principais doenças da cavidade oral. As pessoas que apresentarem alguma lesão ou ferimento na língua, bochechas e lábio, devem procurar os postos de atendimento do PSF do Muriti, Baixio das Palmeiras, Belmonte, Vila São Bento, Fábio Pinheiro, São Miguel, Ponta da Serra, Centro de Especialidades (Posto da Grota) e Posto Teodorico Teles.
Campanha de vacinação contra a gripe tem dia “D” no sábado

No período de 25 de abril a 8 de maio acontecerá em todo o país a campanha da vacinação de pessoas idosas a partir de 60 anos contra a gripe (influenza). O dia de Mobilização Nacional de Vacinação Contra a Gripe acontece no sábado, 25, quando todas as unidades de saúde com sala de vacinas deverão permanecer abertas para tratamento adequado aos beneficiários. Em Crato, a Secretaria de Saúde estará realizando um trabalho integrado, com os técnicos da saúde, com a finalidade de possibilitar o bom atendimento à população.

Apresentado projeto do Núcleo de Produções Culturais

Realizada na manhã de ontem, reunião no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, das 9 às 12 horas, para apresentação do Projeto do Núcleo de Produções Culturais – Nuproc. Também foi realizada, na sala dos conselhos, apresentação da prestação de contas do Projeto Verde Vida, relativo ao primeiro trimestre do ano. O planejamento do Fórum foi definido e acontecerá na RFFSA, das 8 horas às 12 horas, no dia 30 de abril, para a eleição do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Nuproc foi apresentado por Honorato Feitosa, com a presença de conselheiros, representantes de Organizações não governamentais e projetos sociais realizados em Crato.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30