xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/04/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 abril 2009

Sobre uma foto de Dihelson Mendonça na edição de hoje: por José do Vale Pinheiro Feitosa

IMG_1446

N
esta arteria vazia,
no interior da chuva torrencial,
a única companhia se vai de costas,
uma pick up quase escondida na névoa.

Do seu lado esquerdo,
o barro desce na enxurrada do canal,
arrastando os fragmentos sólidos do lixo,
e desce como um montante,
que promete o dilúvio arrasador.

E tu, oh! mulher nas tuas sandálias brancas,
tão desprotegidas dos vendavais,
trajando uma bermuda enlutada,
uma fina blusa de desamparo,
escondendo a bolsa dos pingos da chuva.

Tão solitária neste chão que se dissolve,
ao dreno dos céus em desmanche,
nem um simples alguém de companhia,
apenas tu e o imponderável do mundo,
tu e as incertezas do presente maleável.

Vista parcial do Açude Umari, Inverno 2009, por Pachelly Jamacaru

No ano passado mostrei imagens da sangria do Umari, este ano, mostro a moldura verde, o entorno verde deste belo açude! Isto é Crato, é coisa nossa!





Fotos: Pachelly Jamacaru
C/Marca d'água
"Direitos reservados"

De pernas pro ar - Por Claude Bloc

...... Se hoje nada mais der certo pego as minhas coisas jogo numa mala e me mando pro Crato. Se nada mais der certo saio por aí pisando nas flores caídas pela rua enquanto finjo que não vejo os olhares atravessados do outro lado da rua, perscrutando meus movimentos. Se nada mais der certo compro um guaraná, bem gelado, e nada de papo.
...... Se nada mais der certo escrevo um poema, um dilema e me perco na obscuridade do silêncio. Se nada mais der certo vou em busca dos amigos. Vendo meus anéis, brincos e colares e compro uma passagem – pra onde, não sei. Se nada mais der certo componho uma música para alguém... e canto em falsete pra espantar a tristeza. Se nada mais der certo ligo a TV e finjo que assisto às novelas. Mesmo se ninguém gostar do meu senso de humor, sei que farei um bocado de gente sorrir da minha cara ridícula na tela – eu na tela?
...... Se nada mais der certo vou saber que não devia nunca ter emprestado aquele livro para minhas colegas. Se nada mais der certo escrevo mensagens para minha lista de amigos e como ninguém me responderá, nunca saberei se leram ou o que pensaram de meus textos. Se nada mais der certo ouço meus poucos CDs e ainda choro recordando as músicas do Ray Connif. Se nada mais der certo vou-me embora de ônibus e faço cara feia pro menino que ficar me olhando com cara de sapeca.
...... Se nada mais der certo bato à porta daquele bom amigo e negocio uma xícara de café por um antigo retrato. Se nada mais der certo desisto de dar certo e lavo as mãos...
Por Claude Bloc (postado na UVA - Sobral)

Reclamação sobre o Clube Recreativo Grangeiro - Maria Nilda Moreira

Boa tarde,

Sou sócia do Clube Recreativo Grangeiro, e muito me preocupa a situação atual do mesmo. Sábado fui ao clube, e a piscina não estava funcionando. Ontem, domingo, ao chegar ao referido clube enconteri os portões liberados, e soube que o motivo era greve dos funcionários, por estarem com o salário atrasado alguns meses. Quero o melhor para o Crato e para o Clube Recreativo Grangeiro, por isso peço aos administradores e sócios que façam alguma coisa, antes que seja tarde demais.

Obrigado.

Maria Nilda Moreira



20 minutos de chuva no Crato...

Em tempo quase real...

Fotos da chuva ocorrida agora há pouco ( 15:00 ) na cidade do Crato. Em primeira mão aqui no Blog do Crato.







Fotos: Dihelson Mendonça

A FONTE VAI VOLTAR À PRAÇA DA SÉ... - Por: George Macário

A FONTE VOLTARÁ
À PRAÇA DA SÉ


Com a reforma das praças centrais do Crato, a nova fonte, [ óleo sobre tela do artista plástico Edilson Rocha ] da qual não sabemos ainda se será luminosa, porém, com certeza será iluminada, voltará a ser o ornamento mais atrativo e bonito entre todos os outros, a exemplo do que se observava num passado que deixou muita saudade. Fizemos uma campanha, há alguns meses, sobre o retorno, ou melhor, sobre a substituição desta triste estrutura de ferro, que mais parece uma "barraca de vender garapa de cana", por uma nova ideia de uma nova fonte para o embelezamento da Praça da Sé. O resultado foi 100% esmagador pelo retorno da fonte e zero % pela permanência da "Garapeira do Zé". Ô coisa feia! Minha Nossa Senhora da Penha! Como foi que a Senhora aguentou tanto tempo olhando para aquele trem?


FOTO DA PRAÇA DA SÉ, EM CRATO.

AO CENTRO, A ESTRUTURA DE FERRO (coreto metálico) QUE SUBSTITUIU A ANTIGA FONTE LUMINOSA POR OCASIÃO DA ÚLTIMA REFORMA, QUE OCORREU DURANTE A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO JOSÉ ALDEGUNDES MUNIZ GOMES DE MATOS, NO FINAL DOS ANOS 90.

Logo nós, cratenses, que temos o orgulho de tantas e tantas fontes jorrando dos nossos pés de serra, apesar da drástica diminuição na capacidade de vasão, por conta do desmatamento generalizado, principal artífice do aquecimento global, teremos novamente a brisa vertical do jorro de uma outra fonte na Praça da Sé e, quiçá, também, noutras praças do Crato.

Temos a convicção de que a atual administração diante da oportunidade de reestruturar as principais praças da cidade, resgatando outras fontes, que secaram não por falta de água, com certeza deverá REFAZER A REFORMA da Praça Siqueira Campos, por um motivo muito simples: Se houve reforma recente, hoje ela se acha mais feia do que antes, sem reforma. Não valeu! Não prestou! Ô coisa feia "Macho Véi!"

Que seja muito bem vinda a ideia e a realidade de uma nova fonte, que retorna para o lugar de onde ela jamais deveria ter sido "subtraída", causando-nos uma indignação silente, para dar lugar a uma estrutura estática, monótona... produto de um administrador que não consultou seu Povo e, o que é pior, suprimiu da paisagem urbana cratense um de seus maiores orgulhos - um dos cartões postais da cidade - a antiga fonte luminosa.

Que o Cristo Rei seja ainda mais iluminado!
Que a Siqueira Campos receba o AMOR que o "Coração do Crato" merece!
Que a Sé seja a Praça da fonte mais linda e jorrante!
Que o Crato prossiga seu caminho em boas mãos!

Fonte: GEORGE MACÁRIO - EDITOR website "O Democrato"

Futebol Com Amilton Silva - Edição de Segunda, dia 20 de Abril de 2009

Rodada da Segundona do Cearense no Final de Semana

No Mirandão, em Crato, a equipe do Crato vencia o Maracanã por 1 X 0 até os 46 minutos do segundo tempo,quando cedeu o empate que lhe garantia a segunda posição isolada na classificação geral do certame.Apesar do empate o Crato está na terceira posição com 24 pontos ganhos e garantido no hexagonal final do Cearense. Timóteo marcou para o Crato aos 25 minutos da segunda etapa e joãozinho nos acrécimos empatou a partida para o Maracanã. A presença de público não o esperado pela diretoria, em virtude de várias decisões transmitidas no mesmo horário pela TV aberta. Após ser goleado pelo Crato por 5 X 1, na última sexta feira, o São Benedito lanterna da competição, foi ao Juazeiro do Norte neste domingo (19), e surpreendeu o Guarani com uma goleada de 5 X 1. No final da partida o treinador do leão, entregou o cargo a diretoria, que decidirá seu destino numa reunião a realizar-se nesta semana.Mesmo com quatro partidas sem vencer o Guarani permanece na segunda posição na classificação do campeonato.

Outras partidas movimentaram a segundona neste domingo, O Limoeiro goleou o líder Uniclinic por 5 X 1 e o Trairiense venceu oTiradentes por 3 X 2.

Primeira Divisão Cearense

O Fortaleza sagrou-se campeão do segundo turno do cearense 2009, na tarde de ontem, ao empatar com o Guarany de Sobral por 2 X 2. O tricolor irá decidir o campeonato , contra o Ceará campeão do primeiro turno em duas partidas.

Pernambucano

O Sport empatou com o Náutico em 0 X 0, e ganhou invicto o campeonato pernambucano 2009.

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato


Saneamento Básico e Ambiental do Cariri - Avanços

Tomo conhecimento de uma ótima notícia relativa a saneamento básico para o Cariri cearense. A FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) esta discutindo sobre projetos de saneamento básico junto aos municípios inseridos na “área de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PIRSF)”.

O IBAMA está avaliando os condicionamentos para licença de instalação em dois trechos. Os projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário serão realizados em convênio com a FUNASA. Jardim, Jati e Penaforte estão dentre os municípios na lista de condicionante com referência a implantação do esgotamento, tratamento e disposição final regular dos resíduos sólidos. O projeto é voltado para as cidades localizadas nas bacias de contribuição do Rio Salgado e em trechos de afluentes não controlados a partir do Rio Jaguaribe até a Barragem do Castanhão.

A boa notícia está também no fato der que FUNASA assinou convênio para elaboração do Plano de Saneamento Ambiental do chamado Cariri Central onde estão inseridos Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Altaneira, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Nunca é demais lembrar que está em fase adiantada o projeto de implantação do Aterro Sanitário Consorciado da Região Metropolitana do Cariri através da Secretaria das Cidades do Ceará.

Por: Beto Fernandes - Revista do Beto


Estudantes dizem que bolsa é essencial


AJUDA DE CUSTO

A estudante Rita Carvalho, do curso de Pedagogia, da Urca, realiza levantamentos do trabalho de pesquisa da professora doutora Zuleide Queiroz (Foto: ELIZÂNGELA SANTOS). Juazeiro do Norte. Na região do Cariri, estudantes desenvolvem trabalhos em várias vertentes de pesquisa, com incentivo das bolsas de iniciação. Uma delas é a estudante Rita de Oliveira de Carvalho, do curso de Pedagogia, da Universidade Regional do Cariri (Urca), que vem realizando levantamentos do trabalho de pesquisa da professora doutora Zuleide Fernandes Queiroz, “Tecendo Rede de Combate à Violência praticada contra as Mulheres no Cariri Cearense: Diagnóstico, Instituições, Movimentos e Ações”. A estudante diz que a bolsa de R$ 300,00 é essencial para estimular o trabalho. No 8º semestre do curso, destaca a atuação do estudante como um pesquisador. Mesmo assim, ela pretende dar continuidade às pesquisas na área e vê o trabalho de iniciação como balizamento necessário. “Esse é um caminho que deve ter mais incentivo. A bolsa é um apoio importante, mas se eu fosse de outro município acredito que não daria para bancar os deslocamentos nas atividades”, afirma Rita. A pesquisa tem sido um ponto importante para a vida da acadêmica, no sentido de proporcionar um aprendizado que não acontece dentro das salas de aula. É ir para campo e buscar na fonte o conhecimento, diz ela, ao acrescentar a necessidade de haver maior incentivo por parte das instituições de fomento. Caso tivesse que custear passagens e alimentação ficaria muito pouco para bancar o essencial, que é o objeto da pesquisa. “Se torna pouco para o educando e a gente não pode ter vínculo empregatício”, explica. A duração da bolsa é de um ano. Na Urca, de acordo com a Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, são cerca de 30 acadêmicos de vários cursos inseridos nos trabalhos de pesquisa dos professores da instituição. Ela destaca o trabalho que vem desenvolvendo, no sentido de proporcionar uma maior amplitude na área de conhecimento relacionado aos crimes contra mulheres, a atuação dos órgãos de defesa, a visão da sociedade e da própria Academia sobre a temática. “Com certeza, essa é uma contribuição social importante e vejo nesses projetos uma base importante para dar continuidade a pesquisa para mestrado na minha área”, completa a estudante Rita.

Zona norte

Hélio Henrique Araújo Costa, 25 anos, é aluno da Universidade Estadual Vale do Acaráu (UVA). Ele diz que chegou a universidade em 2004. Foi aluno assistido pela CNPq e hoje é bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O estudante avalia esta oportunidade como positiva e que a bolsa é uma ajuda muito importante. Fala com orgulho de estar no projeto. “Aqui, posso realizar minhas pesquisas. Com ajuda financeira, consigo pagar algumas taxas que são exigidas pela UVA e alimentação”, comentou ele.

Mestrado

O estudante quer, após terminar as pesquisas que está realizando, continuar estudando e tentar fazer mestrado. “A Funcap garante ajuda para quem quer fazer mestrado, por isso, pretendo concorrer a uma das vagas”. Hélio Henrique, diz que chegou a Funcap por meio de um programa de iniciação científica, já no quarto semestre do curso que desenvolvia na UVA. “Conheci a Funcap depois que comecei a trabalhar com a pessoa que hoje é meu instrutor. Achei interessante e acabei aceitando. Tenho procurando cumprir todas as tarefas, tanto no campo quanto no laboratório para continuar sendo bolsista”, garantiu.

ELIZÂNGELA SANTOS/ WILSON GOMES
Repórter/ Colaborador


Mais informações:
Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Vale do Acaraú
(88) 3677.4211

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

DIA DO ÍNDIO - Por: Elmano Rodrigues Pinheiro





Postado por Elmano Rodrigues Pinheiro

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31