xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/04/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 abril 2009

Sociedade "Tecnoburocrática" - Ameaça à Liberdade

O princípio da formação de grupos de poder restritos que se renovam cooptando-se, da sua resistência com relação à renovação, DA SUA TENDÊNCIA A SERVIR-SE DA BASE MAIS DO QUE A SERVI-LA, permaneceu inalterado. Uma sociedade que é pluralista de fachada corre continuamente o risco de transformar-se, atrás da fachada, em uma sociedade policrática, isto é, com muitos centros de poder, onde cada um faz valer suas próprias pretensões, acima dos seus integrantes.
É ingênuo considerar que não exista nas sociedades complexas de hoje outro centro de poder além daquele do Estado no sentido tradicional do termo. E, contudo, quando se invoca a liberdade, no duplo sentido de liberdade negativa e de liberdade positiva, pensa-se sempre e apenas no Estado, na liberdade A PARTIR DO ESTADO OU NO ESTADO.
Certo, a classe burguesa, já emancipada cultural e economicamente, empreendeu sua grande batalha de liberdade, sobretudo contra o Estado; e solucionou o seu problema de liberdade, sobretudo na formação de um novo tipo de Estado, o Estado representativo.
O problema atual da liberdade não pode mais estar restrito ao problema da liberdade em relação AO ESTADO E NO ESTADO, mas diz respeito à organização mesma da inteira sociedade civil, investe não o cidadão enquanto tal, isto é, o homem público, mas o inteiro homem, enquanto ser social.
É inútil recusar-se a ver que a ameaça à liberdade individual e de grupo hoje vem, mais do que do Estado no sentido tradicional da palavra, daquela “...afinal inevitável administração econômica da terra”, da qual falava Nietzsche, e à qual se dá o nome de sociedade tecnocrática, mas que seria melhor chamar de tecnoburocrática.

Autor: Norberto Bobbio - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Problemas técnicos ( de novo....) !!!!!!


Olá, Amigos,

Comunicamos que devido a um problema técnico no nosso provedor de acesso à internet ( AraujoSat ), ficamos na noite passada quase impossibilitados de postar as mensagens para hoje. Esses problemas tem sido crônicos nos últimos dias. Isso não afeta os outros escritores nem os leitores do Blog, mas apenas a minha conexão. Estas poucas mensagens já postadas por mim, hoje foram feitas com grande dificuldade. Da mesma forma, a Rádio Chapada do Araripe está enfrentando problemas intermitentes muito ruins. Esperamos que o sistema volte à normalidade o quanto antes a fim de eu poder alimentar o Blog com as notícias e reportagens. e a Rádio Chapada do Araripe sem esses problemas que temos enfrentado...e justamente agora que fechamos a parceria com a Rádio Universitária FM...

Abraços,

Dihelson Mendonça

CLASSIFICAÇÃO DA AFTOSA - Expocrato pode ficar comprometida

Clique para Ampliar

Bovinois no parque de Exposição do Crato, durante a exposição de animais no ano passado (Foto: Antônio Alves). A Exposição Agropecuária do Crato pode ficar comprometida em função da classificação da aftosa. Crato. Desta vez, não tem prorrogação. O pecuarista que não vacinar o rebanho até o próximo dia 30, será notificado e multado. A advertência é dos técnicos da Ematerce que, a partir desta segunda quinzena de abril, intensificaram a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Cariri. A vacinação do rebanho é de responsabilidade direta dos produtores, cabendo à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) as ações de motivação, capacitação, orientação, apoio e monitoramento. A classificação do Estado para a aftosa, “risco desconhecido”, pode comprometer a realização da Exposição Agropecuária do Crato. A dose de vacina pode ser encontrada nas casas veterinárias e lojas especializadas por um preço médio de R$ 1,20. Os técnicos lembram que o Ceará, segundo a classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é considerado área de risco desconhecido de aftosa. Na primeira etapa de vacinação de 2008, o Estado alcançou um índice de 90,30% e, na segunda etapa, atingiu 87,6% de imunização do rebanho.

“No Cariri, o quadro é mais preocupante em razão da Exposição Agropecuária que é realizada no Crato no mês de julho”, diz o médico veterinário Joaquim Helder Pinheiro. O evento reúne pecuaristas da maioria dos Estados do Nordeste. As barreiras sanitárias, segundo os médicos veterinários, impedirão a saída dos animais e, consequentemente, a comercialização do rebanho com outros Estados. A vacinação é apenas um dos itens exigidos pelo Ministério para mudar a atual classificação do Ceará. O Estado precisa também finalizar o Cadastro Agropecuário do seu rebanho, que deverá ser concluído até o fim deste mês, bem como a estruturação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), com a realização de concurso público, dentre outras exigências. “O Estado vem cumprindo as metas estabelecidas pelo Ministério, buscando assim atingir a situação de médio risco da doença”, diz o médico veterinário Rosifran Lins, destacando o engajamento de prefeitos, secretários municipais de Agricultura, entidades de classe, extensionistas, técnicos e criadores na campanha. A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta os animais de casco fendido, como bovinos. É encontrada na Europa, América do Sul, África e Ásia. O vírus raramente ataca o ser humano. O vírus da doença se concentra nos líquidos das vesículas do animal contaminado. Assim, quando essas vesículas estouram, o vírus passa a infectar os alojamentos, pastos e as estradas por onde passa o animal doente. O vírus pode também espalhar-se por meio do vento e percorrer grandes distâncias. O animal contaminado apresenta febre alta, salivação, depressão, cansaço, anorexia e andar coxo, causado pelas vesículas dolorosas que aparecem nos espaços interdigitais das patas do animal. Embora os animais contaminados percam peso e a capacidade de gerar leite, a taxa de mortalidade é de apenas 5% nos adultos. O perigo maior da aftosa é o fato de ser uma doença altamente contagiosa.

Mais informações:

Ematerce do
Rua Maildes Siqueira, ao lado do Parque de Exposições
(88) 3102.2393
www.ematerce.ce.gov.br

Fonte: Jornal Diário do Nordeste


18-04-2009
Saúde do Crato inicia campanha “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”

A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza , que causa a gripe, tem como principal objetivo reduzir, na população acima de 60 anos as internações causadas pela doença. Dentro desse contexto a Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Saúde do Crato tem como meta vacinar 11.238 (onze mil duzentos e trinta e oito) idosos. O dia D da vacinação contra a gripe será próximo dia 25, e a Secretaria de Saúde do Crato estará funcionando com os Postos de Saúde, Sedes dos distritos e todos os postos de saúde da zona urbana, bem como os seguintes pontos de apoio:

Crato Tênis Clube
Escola Rotary ,no Lameiro
Praça Siqueira Campos
Associação do Bairro da Independência
Escola Presidente Vargas, no Mirandão
Pátio da Prefeitura Municipal

A coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde do Crato, Teresa Cristina avisa que as pessoas deverão levar seus cartões de vacinação e ressalta que a vacina já se encontra nos Postos de Saúde do município.

Secretaria de Saúde implanta projeto “Ler é Conhecimento”


A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Núcleo de mobilização Social, em parceria com a escola Juvêncio Barreto, no bairro Gisélia Pinheiro, implementou o projeto “Ler é Conhecimento”. O projeto tem o objetivo de despertar uma visão crítica da realidade a cerca da cidadania e preservação do meio ambiente. As atividades acontecem mensalmente com uma turma de 30 alunos. O projeto conta com a participação de diversas instituições. Vários temas serão estudados, iniciando com questões relacionadas à dengue. Outros temas serão Código de Trânsito, Cidadania, Uso Racional da Água, Uso Racional de Energia, Coleta Seletiva de Lixo, Leishmaniose visceral e tegumentar, Drogas lícitas e ilícitas e Cultura de Paz. Os temas serão desenvolvidos durante o ano, com programação fechada até o mês de novembro, por vários órgãos ligados a administração como o Demutran, Polícia Militar, Saaec, Coelce, Secretaria de Meio Ambiente e Mobilização Social.

Saúde atua com visitas domiciliares em residências reincidentes em focos

A Secretaria de Saúde do Crato através do Núcleo de Mobilização e Núcleo de Endemias estarão realizando visitas domiciliares nos dias 22, 23 e 24 de abril, no bairro Cacimbas, nas residências que apresentam reincidência de focos do mosquito da dengue. O objetivo da visita é orientar os moradores sobre as formas de combater a proliferação do mosquito da dengue, colocar touca nos potes e cadastrar as residências que necessitam de telas e tampas para vedamento das mesmas.

Ação Social do Crato convoca para recadastramento do Bolsa Família


O Governo Municipal do Crato, através da Secretaria de Ação Social comunica a todas as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família do município que está sendo feito o recadastramento para aquelas famílias que atualizaram os seus cadastros no ano de 2007, bem como para as que mudaram os filhos de escolas ou mudança de endereço. Também se necessitar fazer inclusão de alguma pessoa no seu cadastro. É importante lembrar que se o beneficiário se recadastrou em 2008 e não teve nenhuma alteração só será necessário se recadastrar em 2010.

CRAS Vila Alta promove interação com grupos da terceira idade

O Governo Municipal do Crato através da Secretaria de Ação Social, realizou na última terça-feira, dia l4, a comemoração da páscoa com grupo de Terceira Idade do Centro de Referência em Assistência Social -CRAS Vila Alta, na ocasião houve uma palestra sobre Cuidados na melhor idade proferida por Tereza Costa, com a participação da assistente social Socorro Oliveira e a educadora física Mariana. A equipe do CRAS Vila Alta informa que o próximo encontro do grupo da Terceira Idade será próximo dia 28 às 14 horas.

Contatos:
Prefeitura Municipal do Crato
Assessoria de Imprensa
cratoimprensa@gmail.com
Telefone(88): 3521. 9600
Maiores informações:

www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30