xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/04/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 abril 2009

Lado a Lado - Por: José Nilton Mariano


Encosto ou não encosto? Só o joelho. O que pode acontecer? Ela dizer “Mr. Lula, please!” Aí eu recolho o joelho, peço desculpas, “aimsórri, aimsórri” e pronto. Se eu soubesse falar inglês, explicaria. Sabe o que é, Elizabeth? Eu estava aqui pensando: quando é que, lá em Pernambuco, eu ia imaginar que um dia estaria sentado ao lado da rainha da Inglaterra? Não sei quem é que me botou aqui para tirar esta fotografia dos G-20. Não acho que tenha sido um pedido seu, “Quero o bonitinho de barba à minha esquerda”. Claro que não. Mas o fato é que estou aqui e o tal do Barack está aí atrás em algum lugar, de pé e se perguntado o que eu tenho que ele não tem. O Sarkozy, com aquele tamanho todo, não deve nem estar aparecendo. Ficou atrás da Merkel e não vai sair na foto. E eu aqui ao seu lado, na primeira fila. Isto significa muito, viu Elizabeth? Lá na minha terra vai ter gente se mordendo de raiva, exalando preconceito por todos os poros. Onde já se viu, aquele retirante nordestino que nem fala direito, sentado à esquerda da rainha da Inglaterra?
Quando eu me elegi muita gente ficou horrorizada: como é que vai ser quando ele, um torneiro mecânico, tiver que nos representar num jantar oferecido, por exemplo, pela coroa inglesa? Vai ser servido na cozinha, para não dar vexame na escolha dos talheres. E aqui estou eu, sentado ao lado – com todo o respeito – da coroa inglesa em pessoa.
Se foi o protocolo que me botou aqui, ele acertou, viu Beth? Você - queira ou não - não é só a rainha dos ingleses; é, simbolicamente, a rainha de todos os loiros de olhos azuis do mundo, incluindo o tal do Barack; de todos os bandidos que causaram esta crise e hoje nos infernizam a vida. E, de certo modo, eu sou o seu oposto. Sou uma espécie de rei republicano dos não-loiros do mundo – ou pelo menos deve ter sido essa a idéia do protocolo aos nos botar lado a lado. Todos os outros chefes de Estado desta fotografia seriam dispensáveis. A foto poderia ser só de nós dois e estariam todos representados. E isto significa outra coisa também, viu Beth? Eu não me contentei em ter nascido na miséria, no Nordeste, e quis mais. Não me contentei em ser um torneiro mecânico em São Paulo e quis mais. Não me contentei em ser um líder sindical e quis mais. Não me contentei em perder eleição atrás de eleição, insisti e acabei presidente. E reeleito.
Agora estou aqui, lado a lado com a rainha da Inglaterra, num dos pontos mais altos da minha carreira, e também quero mais. Por isso minha perna se moveu e meu joelho encostou no seu. De certa forma, o movimento da minha perna foi o passo final da caminhada que começou em Pernambuco, tantos anos atrás. Já que, ao contrário de você, Beth, não posso ficar no poder para sempre.

Autor: Luis Fernando Veríssimo - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva


Os Caretas do Cariri, por Pachelly Jamacaru

Fotos colhidas na cidade de Jardim e de Crato, por ocasião da Semana Santa.









Fotos: Pachelly J.
C/Marca D'água

Cristo vem ? - Por: Dr. José Flávio Vieira


Tenho um dileto amigo muito religioso. Ele não é um católico praticante, desses que fazem da atividade religiosa uma missão e, às vezes, mesmo uma obsessão. No entanto, traz consigo uma fé sedimentada, dessas que reluzem , iluminam e tranqüilizam aqueles que dele se aproximam. Nesta Semana Santa me faz ele uma revelação e me deixa atônito. Os católicos todos esperam a volta do Cristo, os evangélicos o aguardam a qualquer momento, têm até o slogan: “Cristo Vem!” e os judeus estão certos de que o Messias ainda não veio, que Cristo foi apenas um profeta , como Isaias, e imaginam que em breve Ele aqui estará entre nós. Em outras palavras: todos os Cristãos O esperam ansiosamente, uns o retorno, outros a vinda.
Pois bem, meu amigo, do alto da sua espiritualização, em plena Páscoa, mal disfarçando a tristeza, me revela: “Cristo não vem mais à Terra”, é triste mais cheguei a esta drástica conclusão. Absorto, ouço sua argumentação que, segundo ele, foi germinando pouco a pouco no seu coração e, quando menos esperava, brotou como rosa feita, imutável , uma dura constatação.
Há 2000 anos cá Ele esteve entre nós. Sua mensagem sempre foi de paz, de harmonia e de amor entre os homens e seus semelhantes. Revelou um Deus novo que parecia ser à nossa imagem e semelhança. Aquele Deus do Velho Testamento que nos foi apresentado como um Senhor de longas barbas brancas, mais para o temor que para o amor, aquele que pedia a Abraão para sacrificar o filho, que secou o braço de Oza e transformou uma mulher em estátua de sal , de repente, quando se fez homem, foi substituído por um Deus compreensivo, dado à piedade e com todas as características de um pai verdadeiro --- mais afeito ao perdão que à punição.
Ora, me diz o amigo, pois esse Deus, mal conseguiu viver 33 anos e foi levado torturado e sacrificado junto com míseros ladrões comuns. Se Ele retornasse agora, teria destino diferente? Me pergunta ele. Imagine o Sermão da Montanha, teria que ser feito com toda a mídia apoiando e com a turba cantando: “Erguei as mãos e dai glória a Deus!” E já pensou- me retruca ele- o trabalho que teria para expulsar os vendilhões do templo ? Esses mercadores, hoje ,proliferaram de tal maneira, construíram templos próprios e adoram novos e disfarçados bois de ouro, que expulsá-los seria uma hercúlea tarefa. Milagres como o dos peixes, dos pães, de Lázaro, seriam expostos ao ridículo e , certamente, nos domingos, Mister M aparecerá no “Fantástico” , tentando mostrar que foram farsas e simples trucagens. Aquele período da vida do redentor da humanidade, entre os 8 e 30 anos , que os evangelhos nada contam, será apresentado, agora, em versão modernizante, escrita por um jornalista sensacionalista qualquer, como uma “Biografia não autorizada de Cristo” e é fácil se concluir as aterrorizantes revelações que poderão ser inventadas. Meu religioso amigo ainda estende suas preocupações: E a Ceia Larga, já imaginou a quantidade de paparazzi presente? A passagem de São Pedro decepando a orelha do soldado, certamente será apresentada no “Ratinho”. Cristo, certamente, já deve ter chegado à conclusão de que na sua primeira estada na Terra, teve apenas um alcagüete : “Judas”. Já nos seus novos discípulos, seria tão fácil encontrar pessoas em busca de um objetivo comunitário, quando hoje, todos fazem Programação Neuro-Lingüística , com fins de esmagar todos concorrentes e se tornarem os únicos vencedores ? O Julgamento, me diz ele, então ,seria uma barbada, novamente Barrabás iria para o trono com determinação direta do juiz, uma vez que já não há Pilatos para lavar as mãos.
Meu sacro amigo, com ar triste, mas resignado, conclui: E já imaginou a cobertura da tortura e do Gólgota? Seria feita possivelmente por Galvão Bueno, em rede mundial, com a entonação de quem relata o piripaque do Ronaldinho! Cristo não volta, pode ficar certo, afirma o amigo, além do mais, naquele tempo Ele foi crucificado entre dois ladrões e um era bom; imagine hoje onde colocar os ladrões todos crucificados, era preciso destruir a floresta Amazônia para se fazer cruz e crucificá-los no Everest, única montanha capaz de abrigar tantos larápios: do orçamento, da câmara de São Paulo, do INPS, dos Bancos, das privatizações etc.
Digo a meu amigo que talvez ele esteja certo, mas fiquei meditando se na realidade Ele tinha um dia nos deixado. Em apenas alguns anos Cristo modificou todos os rumos da humanidade e continua vivo , como nunca. O Cristianismo instituído é um mero arremedo do que pregou, mas sua palavra é que determina a maior parte das ações críticas do homem neste planeta. O ato da sua ressurreição nos fez ver que todos temos o poder de reviver a cada momento. Nossos crepúsculos não determinam o fim do dia, mas a perspectiva da aurora vindoura. A cada instante podemos ressuscitar na esperança e construir um mundo melhor , mais harmônico e mais justo.

J. Flávio Vieira

Quanto custa manter toda a estrutura Blog do Crato ? - Torne-se um Patrocinador !


Ajude a manter quem divulga e promove a cidade do Crato


O Blog do Crato busca empresas e pessoas físicas que queiram ser nossos parceiros e patrocinadores na manutenção e crescimento dos nossos diversos websites. Oferecemos em troca, serviços de publicidade, ou hospedagem de websites com seriedade. E aos colaboradores, estamos adotando o modelo de milhões de sites espalhados pelo mundo: Aceitamos doações também, via Banco Bradesco. Doe quando e como achar necessário. Lembrando que o Blog do Crato registra mais de 25.000 acessos por mês, sendo o maior Portal da Região do Cariri, o que garante a maior visibilidade da sua empresa na Internet. Faça como AraújoSAT, Mercadinho Matos, Clínica São Raimundo (Várzea Alegre ), Amilton SOM, Ábaco Informática. Ajude quem divulga e promove o melhor da cidade do Crato.

Valores:

Doações e Colaboradores: Referência mínima: 50 reais.
Para Empresas e Patrocinadores: de 100 a 1.000 reais por mês ( contrato ).

O Blog do Crato não é um simples Blog desses que qualquer pessoa pode conseguir no Blogspot. Pelo contrário, é uma estrutura grande e dedicada em que temos custos elevados por mês. Contratamos serviços externos pagos e sistemas de alta velocidade para manter todo o conteúdo multimídia. Para se ter uma idéia, nossos gastos vão desde pagamentos de inúmeros domínios e servidores externos na internet a servidores locais ligados 24 horas por dia somente para a Rádio Chapada do Araripe. Tenho lutado quase sozinho por muitos anos, e só recentemente apareceram algumas empresas e doadores para o Blog. Temos hoje poucas empresas parceiras ( troca de serviços ), mas pretendemos conseguir também empresas patrocinadoras. Com o patrocínio e as doações, será possível investir na criação de mais um estúdio para o Museu da Imagem e do Som do Cariri, se todos colaborarem, além da contratação de profissionais como repórteres, cinegrafistas que tornará realidade nossa TV Chapada do Araripe em breve. Por isso, conclamo a todos: Invistam nessa idéia ! Torne a sua empresa patrocinadora, ou se pessoa física, um Colaborador do Blog do Crato. Entre em contato pelo e-mail: blogdocrato@hotmail.com

Doações podem ser feitas pelo:

BRADESCO
Agência: 0771-4
Conta Corrente: 10558-9
Crato - CE
Depósito identificado.

Estrutura do Sistema Blog do Crato Atual:

A estrutura "Blog do Crato" compreende diversos websites integrados:

- Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Site que divulga a cidade do Crato. Utiliza servidores de conteúdo externo contratados, domínio e sistemas no Dot5hosting.
- Rádio Chapada do Araripe - www.chapadadoararipe.com - Rádio Online - 24h - Necessita 2 computadores ligados 24 h para seu funcionamento, além da contratação de um servidor de rádio externo.
- Rede Blogs do Cariri - www.blogsdocariri.com - Rede de Sites do Cariri - Sistema integrado aos servidores anteriores.
- Portal do Jazz - www.portaldojazz.com - Site que divulga a música Instrumental e Vocal do Brasil. Integrado aos servidores anteriores.
- DM STUDIO - Estúdio para a produção de material audiovisual de grande capacidade e disponibilizado para a produção de entrevistas, vídeos e documentários do sistema Blog do Crato.

Conheça o Blog do Crato e sua estrutura atualmente:

Acima: O DM STUDIO, estúdio principal, sala da técnica, estúdio que foi disponibilizado para os serviços do Blog do Crato, Rádio Chapada do Araripe, TV Crato, aonde são gravadas as entrevistas de áudio e vídeo, além de edições para o Blog.


Localizado em outra sala, computador de edição de textos, onde são postados artigos do Blog.


Acima: sequênciador usado como auxiliar para gravação de trilhas de áudio.

Acima: Câmera de alta qualidade ( 3 ccds ) e estúdio de fotografia e vídeo ( localizado em outra sala ), onde são gravadas reportagens e entrevistas em vídeo para o Blog do Crato.


Central de armazenamento de dados em HDs externos ( em sala especial ): Atualmente contendo 8 terabytes em HDs de 1000Gb.

Acima: servidores dos sites da Rádio Chapada do Araripe, servidor de domínios, servidor de Ftp, armazenamento de fotos e vídeos para os diversos sites Blog do Crato, funcionando 24 horas por dia, e mantendo diversos sites hospedados, como o Portal do Jazz, Radiopiano, Rádio Chapada do Araripe 24hs no ar há 4 anos, e são gravadas estações de rádio da cidade, além de servidor para empresas parceiras como a AraujoSAT.

Vista traseira dos servidores.

Sistema de backup para evitar perda de dados de até 4 horas de duração de blackout elétrico.



Armazenamento Externo em HD com 8 Terabytes ( 8.000Gb ).



Outra visão do estúdio de produção de áudio e vídeo utilizado pelo Blog do Crato. Com a ampliação, esse estúdio passará a produzir em breve, documentários para o Museu da Imagem e do Som do Crato. Nosso trabalho é sério e dedicado. Utilizamos os melhores equipamentos e tecnologias existentes para fugir do amadorismo de muitos Blogs e websites da internet. Portanto, se você deseja publicidade na Internet, procure quem a faz com a seriedade e dedicação que sua empresa merece!

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

Ovnis reaparecem em Itatira - Sertões de Canindé - 273 aparições desde novembro.


Objeto fotografado no céu de Itatira. Segundo moradores, ele se move rápido e irradia uma luz forte. Os 17.689 habitantes de Itatira estão evitando andar a noite pelas estradas com medo dos objetos não identificados. Itatira. Os Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis) estão de volta a esta cidade, nos Sertões de Canindé. Moradores das localidades de Contendas, Arisco, Conjunto Novo e Volta da Jurema estão apavorados com a presença dos objetos que voltaram a ocupar o espaço nos céus da região, nos últimos dois meses. Os 17.689 habitantes estão evitando andar à noite pelas estradas. Donas-de-casa, agricultores, estudantes, comerciantes, vaqueiros e motoristas afirmam que já viram objetos luminosos durante a noite em cores azul, vermelha e amarela. Todos na região descrevem da mesma maneira. O objeto se move rápido, irradia uma luz forte, provoca um calor enorme e não emite barulho. Segundo a estudante Luciana Cristina, 17 anos, que reside na comunidade de Contendas, o objeto luminoso surge do nada e irradia uma luz de cor laranja bem forte a ponto de aumentar a temperatura do corpo em segundos. “Foram diversas aparições, mas só consegui fotografar uma, no dia 28 de março, às 20h30, deste ano”, disse. “Muitas pessoas já viram esse objeto estranho, não sabemos precisar o que realmente é, mas que deixa muito medo”. O vaqueiro Adenil Braga dos Santos, 34 anos, ficou três dias sem dormir impressionado com o que viu numa viagem a cavalo de Marcajá, região de Santa Quitéria, para sua residência, no Conjunto Novo, na sede de Itatira. “Era uma luz de cor vermelha, que emitia um calor intenso e, quanto mais eu corria, mais ela me seguia, foi uma noite de pânico”. Quem também jura que viu o objeto luminoso é o evangélico Maximiano Carmo, 82 anos. Segundo ele, uma luz emitiu uma onda de calor sobre ele. “Meu neto gritou: vô, olha a luz e quando olhei para cima desmaiei devido à quentura sobre meu corpo ser acima do normal”.

Formato do objeto

Em Contendas, Maria Gomes Anunciação, 73 anos, descreve o formato do objeto. “Uma luz vermelha que clareou a madeira, foi jogada sobre meu corpo. Tive que me abrigar sobre uma árvore para evitar o pior”, conta ela, que vinha da casa de uma amiga. Sua filha, Maria José Duarte, 43 anos, diz que já viu três vezes. “Começou pequena, do tamanho de uma estrela, com uma cor avermelhada, depois foi formando, aumentou e ficou azul paralisado no ar e após ficar cinza sumiu”. Um depoimento que chama atenção é do empregado da Prefeitura de Itatira, Antônio Cavalcante, 39 anos. Ele disse que viu o objeto na localidade de Volta da Jurema. “É tipo um avião de 3 a 4 metros de comprimento. Redondo e comprido. A sua fuselagem é cor prata, tem vidros azuis na frente e um trem de pouso preto”. Ele chegou a desenhar o objeto para provar o que viu. “Emite uma luz vermelha que causa calor intenso, tem cor azul”. Segundo ele, a perseguição durou em torno de 23 minutos. “Fiquei com muito medo. Esse jogo de luz me causou problemas até para dormir. Estou sem conseguir repousar tranquilo há três meses”, contou. José Wilson, da comunidade de Ariscos, perdeu o tempo da marcha de sua moto ao ser perseguido pelo objeto luminoso e teve que jogar o transporte dentro do mato. “Este aparelho, que não sei explicar o que é, ficou jogando uma luz forte sobre minha moto por mais de 15 minutos. Fiquei escondido debaixo de uma árvore. O diâmetro da luz gira em torno de 8 metros, e tomou toda a estrada”, disse. “Quando tentei ir para casa, a bateria da moto estava descarregada”. O ufólogo Agobar Peixoto explica que, de 10 em 10 anos, os objetos se concentram numa área, fazendo uma varredura no Ceará. Esses objetos são do tamanho de um carro normal e emite uma energia luminosa muito forte. Segundo o presidente do Centro de Ufologia Brasileira, Milton Dino Frank Júnior, é importante explicar que Ovni, como o nome sugere, é um objeto voador não identificado e não necessariamente uma nave espacial ou qualquer outra coisa extraterrestre. “Quem trabalha com ufologia não são caçadores de ET (extraterrestre). A ufologia se preocupa com a segurança do espaço áereo”. Para ele, o relato das testemunhas é muito mais importante do que os registros de fotos ou filmagens, por mais que esses relatos não possam ser usados como provas científicas.

Em Itatira, já foram registradas 273 aparições de 21 de novembro de 2008 até a data de 8 de abril de 2009.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Ely Aguiar vai ter seu próprio Programa na TV a partir de HOJE ...

Malas e a Lei

Peeeennnse, numa atração boa, menino! A partir de hoje, Ely Aguiar encara um novo desafio: comandar o programa ´Os malas e a lei´, exibido aos sábados, na TV Diário, de 12h30 às 13h45. Irreverente e dono de um estilo único de fazer matérias policiais, Ely Aguiar pretende lançar um olhar diferenciado sobre os presos, os chamados ´malas´. ´Eles vão poder se expressar da maneira que acharem conveniente, reivindicar direitos, contar histórias e até piadas ou cantar, se for o caso. Os familiares também terão espaço para pedir por justiça´, explica. Ely diz ainda que advogados, promotores, delegados e outras autoridades vão explicar, com linguagem bem direta, questões relacionadas ao sistema prisional e situação dos presos. Segundo Roberto Moreira, diretor de Jornalismo da TV Diário, o programa será dividido em três quadros. Em ´O caldeirão dos malas´, o apresentador irá às delegacias e prisões para manter contato direto com os detentos. É aí que ele usará os jargões que o fizeram tão famoso, como ´pense´, ´pega num pega´ e ´olha aí , macho´. Em outro quadro, o boneco Luiz Aguiar e outros famosos do ´Nas Garras da Patrulha´ contarão histórias policiais. Em ´A casa dos inocentes´, os presos podem pedir melhores condições nas carceragens. ´O programa tem também o caráter de prestador de serviço. Citaremos os locais mais violentos da cidade e alertaremos sobre como os bandidos agem. Tudo para o benefício do público´, conclui Ely Aguiar.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Homenagem a BAISA - Hum ano de Falecimento - Por: Márcia e Erivan Maia


Envolvido por os atos litúrgicos da Semana Santa, onde o espírito Católico nos faz refletir sobre os nossos sentimentos e crenças,veio a sentimentos incontidos do amor a Deus, e a saudade dos nossos entre queridos, que hoje desfrutam junto a Ele (JESUS), a felicidade celeste. Neste afã comemorativo estamos hoje lembrando aos parentes e amigos, filha, genro, netos e bisnetos que em 08 (oito) de abril do ano proximo passado, no Hospital Santo Inácio em Barbalha, as 19:00hs, portanto completados 1 (HUM) ANO, se deu o falecimento de BAISA, aquela cabeleleira (profissional) que trouxe a nossa região com maestria, as técnicas mais avançadas de embelezamento dos seus inúmeros clientes. Pela sua falta de egoísmo, não quis que seus conhecimentos ficasse só para si. Formou um grande numero de novos profissionais, dentro do seu próprio ambiente de trabalho, e que hoje existe, tanto na nossa urbe, como em outras cidade e quiças outros estados.Demonstrando-lhes inclusive, a força do seu caráter e libada honestidade, que era a mola mestre da sua posição social. Deu a muitas famílias necessitadas AJUDA, sem deixar transmitir a fé em Deus para aceitar os seus desígnios. Deu emprego e arranjou outros tantos para amenizar a falta de subsistência nos lares.Tronou-se política onde alcançou uma vereança(1992 a 1995) prestando a sua cidade adotiva-CRATO (nascida em Santana do Cariri), relevantes serviços sociais.Amou e foi Amada com uma força tão intensa pelo seu também já falecido esposo PATU, que até em seus últimos momentos de vida,dizia que estava prestes a se realizar, o encontro de seus almas.Era lindo ver e ouvir isso,pois brotava de se, como se fosse uma oração.Falaceu sem que estivéssemos presentes,mais dentro dos nossos corações o calor dos seus ensinamentos ainda arde através do sentimento puro Chamado SAUDADE, SAUDADE, SAUDADE.

Por Márcia e Erivan Maia.


Carta do leitor em Solidariedade ao Blog do Crato - Eduardo Júnior


Luta pela Democratização dos Meios de Comunicação

Meu caro Dihelson bom dia, segue aqui a minha solidariedade e apoio ao repúdio e recusa da sua parte, em aceitar que grupos de extermínio do autêntico Forró Pé-de-Serra se apuderassem de um dos últimos meios de comunicação online e informações escritas por grandes colaboradores e Jornalistas viessem a se entregar por quantias boas mas que pudesem redirecionar para o lado ruim a boa Música tocada pela Radio do Blog do Crato ( Rádio Chapada do Araripe ). Aproveito a oportunidade para parabenizar o Blog do Crato pela brilhante matéria sobre a poluição visual do nosso Crato Querido e amado. Quanto a simpatia por divulgar a verdade isso é que faz de você pessoa confiável até para os politicos que usam o lado bom da imprensa para se promoverem politicamente, mas com obras sérias e que atendem os anseios dos menos favorecidos, e finalisando digo com muita firmeza. ESTAMOS DE PARABÉNS por ter o blog do Crato e a Rádio Chapada fazendo Justiça com conhecimento de causa.

Eduardo Júnior, Músico Cantor, Compositor e Radialista

Nota do Blog do Crato:

Prezado desde já amigo Eduardo Júnior, muito obrigado por suas palavras de apoio, de solidariedade a estas causas nobres que defendemos. É bom que as pessoas de bem, que ainda existem muitas, graças à Deus, entrem para essa "Corrente do Bem" e que possamos lutar com todas as forças para ver um mundo melhor, um mundo aonde o ser humano seja respeitado, e possa ter escolhas segundo a sua própria vontade. Um mundo sem guerras, sem fome, sem pestes, sem doenças incuráveis, e sem o famigerado e massificante Forró Eletrônico, que é produto de uma indústria perversa que se apossou dos meios de comunicação como um câncer se espalha por um organismo. Lutemos pelo florescimento da Arte e da Cultura verdadeira, ou pelo menos pela diversidade das idéias. Que venha a geração do ser humano pensante, que tanto almejamos, e que não voltemos à mentalidade do homem das cavernas do puro instinto, que essa podre indústria pretende levar a humanidade.

E quanto às notícias políticas, sempre estivemos abertos à todos os políticos, homens públicos que nos procuram sem fazer qualquer distinção. Evidentemente que só nos aproximamos de quem tem simpatia por nós também. Não podemos nos aproximar de um cachorro louco que morde! Infelizmente alguns políticos da nossa região não se deram conta do Blog do Crato e da nossa força, e também não se importam em divulgar os seus feitos aqui, quer porque também não possuem nada para divulgar ou porque também não querem. De modo que desde o início, aqui estamos de portas abertas à todas as correntes do pensamento. De um mês para cá, por exemplo, divulgamos comunicados dos Deputados Ely Aguiar, Sineval Roque, das alas do PT representados por Amadeu de Freitas e da administração Samuel Araripe, que constantemente nos envia textos e tem grande consideração pelo Blog do Crato. Da mesma forma respeitamos aos que nos respeitam, e sempre divulgamos TODOS os comunicados de todos os homens públicos que nos têm chegado, porque acreditamos que a diversidade de pensamentos ( verdadeiros ) é que trará benefício à nossa cidade. O Blog do Crato é do CRATO. Não pertence a nenhuma facção política nem ideologias. Aqui, todos têm vez e sempre tiveram. Basta nos contactar. Aliás, estou esperando há muito tempo por esses outros políticos e me perguntando porque será que eles não entram em contato conosco. Nosso e-mail está aí para quem quiser.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça


Páscoa - "Pai-Nosso" em Aramaico - Por: Zilberto cardoso

É desta oração que derivou a versão atual do "Pai-Nosso". Ela está escrita em aramaico, numa pedra branca de mármore, em Jerusalém, no Monte das Oliveiras, na forma que era invocada pelo Mestre Jesus. O aramaico é um idioma originário da Alta Mesopotâmia, ( séc VI ac), e era a língua usual do povo, enquanto o hebraico era mais utilizado em ritos religiosos. Jesus sempre falava ao povo em aramaico. A tradução direta do aramaico para o português, (sem a interferência da Igreja), nos mostra como esta oração é bela, profunda e verdadeira, condizente com o Mestre Jesus.

Texto do PAI NOSSO em Aramaico Transliterado

"Abvum d'bashmaia
Netcádash shimóch
Tetê malcutách Una
Nehuê tcevianách aicana
d'bashimáia af b'arha
Hôvlan lácma d'suncanán
Iaomána
Uashbocan háubein uahtehin
Aicána dáf quinan shbuocán
L'haiabéin
Uêla tahlan l'nesiúna.
Êla patssan min bíxa
Metúl dilahie malcutá
Uaháila
Uateshbúcta láhlám.
ALMÍN. "

Tradução do PAI NOSSO, a partir do Aramaico

" Pai-Mãe, respiração da Vida, Fonte do som, Ação sem palavras, Criador do Cosmos ! Faça sua Luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós para que possamos torná-la útil. Ajude-nos a seguir nosso caminho Respirando apenas o sentimento que emana de Você. Nosso EU, no mesmo passo, possa estar com o Seu, para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as outras criaturas. Que o Seu e o nosso desejo sejam um só, em toda a Luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim como em todas as comunidades. Faça-nos sentir a alma da Terra dentro de nós, pois assim, sentiremos a Sabedoria que existe em tudo. Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas do mundo nos iluda, E nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento. Não nos deixe sermos tomados pelo esquecimento de que Você é o Poder e a Glória do mundo, a Canção que se renova de tempos em tempos e que a tudo embeleza. Possa o Seu amor ser o solo onde crescem nossas ações.

AMÉM.

Por: Zilberto Cardoso

Radiodifusora PONTA DA SERRA é Destaque !


Após a primeira matéria publicada no Diário do Nordeste, em 25 de agosto de 2008, pelo jornalista Antonio Vicelmo sobre o serviço prestado à comunidade pela nossa Radiosifusora Ponta da Serra, um serviço de amplificadora, conhecido também, em algumas regiões do Brasil, como “Radio a cabo”, despertou o interesse da equipe da FGF - Faculdade da Grande Fortaleza. No mesmo dia em que a reportagem foi divulgada recebemos uma ligação de um dos alunos do curso de letras desta faculdade que dizia que sua professora, Andréia Turolo, coordenadora do Curso de letras, havia demonstrado interesse em incluir este nosso trabalho em uma das cenas em um vídeo de num projeto de pesquisa sobre a língua portuguesa para o MEC/MCT. Passado alguns dias recebemos uma ligação telefônica da professora Andréia confirmando seu interesse de enviar até nós sua equipe de produção de vídeos. Passando mais algumas semanas recebemos uma ligação da produtora Jeanne Feijão confirmando a vinda do pessoal para fazer as gravações. E, de fato, recebemos no final do ano passado toda a equipe que fez um belíssimo trabalho ora disponibilizado na Internet no seguinte endereço: www.apec.org.br/paideia

Na segunda matéria do Vicelmo, de 29 de dezembro, a professora Andréia Turolo disse que o trabalho tem como objetivo valorizar os falares cearenses, dentro da concepção de que cada região tem um linguajar próprio, além de destacar a função social da amplificadora, um meio de comunicação que está desaparecendo. Andréia confirmou que a reportagem publicada no jornal despertou o interesse da equipe para o trabalho que estava sendo editado.
Finalmente, o vídeo está pronto e disponível na Internet, e terá o objetivo de servir de complemento de conteúdo escolare a ser utilizado nas escolas de ensino médio em todo o Brasil. Portanto, acesse o site acima e confirme o belo trabalho da equipe da FGF- Faculdade Integrada da Grande Fortaleza ,”um grande motivo de orgulho para nós.”

Antonio Correia Lima

Nota:
Parabéns, amigo "Toinho", por mais essa conquista para a Radiodifusora "Ponta da Serra", trabalho muito belo, elogios merecidos por quem na realidade trabalha pelo bem de todos.



Entre a noite e o dia - Por Claude Bloc


....Gosto dessa eterna alternância entre a noite e o dia, entre a claridade e a escuridão. Gosto desse balanço, por entre pêndulos, desses pequenos rasgos de luz que cortam os céus à noite, gosto dessas poções de luz que (i)lustram meu ser durante o dia. E nesta guerra permanente, entre a luz e a sua ausência, deixo-me ficar inerte, nessa hora, no instante exato em que os nossos mundos se roçam pelo espaço. Mesmo que depois, partamos em direções opostas, rumo à claridade, fechados na saudade.
....Gosto do eco da noite e da voz do dia. Gosto do silêncio que tocou a minha alma, para sempre.
....Gosto de pensar e escrever à noite Alimento-me da quietude, me apraz! 
....Gosto da noite que explode como catarse, liberadora de todas as paixões, de todos os excessos reprimidos durante o dia. Gosto de ouvir meus próprios passos durante a madrugada, quando, em silêncio, pareço apenas querer testemunhar a solidão das esquinas e das calçadas. 
....Gosto de viver a força das marés noturnas e de banhar-me nessas ondas. Gosto da noite quando irrompem as primeiras claridades do dia.
....E é assim que chega o dia e me povoa a casa e me invade o quarto, dividindo espaço no mundo da vigília.

Por: Claude Bloc

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30