xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/04/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 abril 2009

Ode a Bárbara de Alencar - Por: Oscar Araripe


Dona Bárbara de Alencar. Dona Bárbara do Crato. A Brava do Cariri. Oráculo de Santa Bárbara. Diana do Açu. A Iansã do Araripe. Santa de Fortaleza. Heroína do Ceará. Mãe da Independência e da República Brasileira. Minha adorada hexavó, Rainha Esplendorosa dos Álamos do Brasil. Eu te agradeço e a meus pais e a todos meus queridos primos, a oportunidade, o prazer e a honra de retratá-la como heroína para uma medalha e uma bandeira do Centro Cultural Bárbara de Alencar. Alta, forte, inteligente e não só no olhar, feições nem tão masculinas, guerreira, sem dúvida, mas lúcida, bondosa, tantas vezes santa.Uma santa inusitada, pois teve a glória de morrer já bem idosa, em cama amiga, pedindo uma simples rede como esquife, dispensando lápides, portanto, mas vendo a República nascer claudicante mas triunfante, vencedora mesmo, pois já o cruel tirano português estava fora do Brasil -, Bárbara, Mãe do Brasil. Invacilante, humana, foi uma guerreira piedosa. Perdoou seus inimigos cruéis, sendo protegida , quando perseguida, até por Matilde Teles, sua maior inimiga.

Todas elas meninas de fazendas, extensas fazendas pioneiras, de gado, algodão, milho, feijão, arroz, abóbora e jerimum, e árvores frutíferas -, duras meninas de fazendas, sem muitos folguedos, depois matronas de famílias heróicas; alencares e araripes, martinianos, sucupiras, terésios, cabrais e quantos mais ? e que ela frutuosa prosseguia e inaugurava com seu bravos filhos, à frente Tristão Gonçalves de Alencar, o Nobre Herói Cearense, depois e para sempre Araripe, meu admirado e querido pentavô. Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, Pai da Pátria brasileira, Presidente do Ceará, primeiro Presidente da República da Confederação do Equador, logo, primeiro Presidente Republicano do Brasil, Nobre Príncipe do Araripe. Conquistador de Aracati, Fortaleza e Aquiraz. Protetor do ouro da República, filho de Dona Bárbara. Em suas mãos esteve o futuro do Ceará, que ela e ele e os outros heróis da Confederação do Equador não quiseram que fosse um país separado do Brasil. Brasileira, portanto, de primeiríssima hora, foi ela a eterna cearense do Ceará brasileiro. Eis aí a nossa Bárbara maior, a Bárbara de Tiradentes, Felipe dos Santos, Maria Quitéria, Anita Garibaldi, Zumbi e Betinho, e tantos outros, bela síntese de bravos anônimos e injustiçados esquecidos. Bárbara a mulher brasileira.

Iracema, a de Alencar - eis aí uma forte, dupla face da cultura cearense, da bela mulher cearense. Uma de verdade, mítica; outra de ficção, mas até hoje passeando seus lábios de mel nas areias e calçadões da Praia de Iracema, entre palmas caídas de coqueiros. Quem não quereria uma antiga avó heróica e bondosa ? Uma virgem dos lábios de mel ? Existiria harém e Olimpo mais belo e maravilhoso ? E melhores mulheres para os Reis ? E melhores dunas ( maiores e mais quentes) para ver tal belo mar? Ou melhores jangadas pra se arriscar ? Ah... O Ceará, a cearália. Novos rastros de heroínas, nossa heroína maior, retrato/auto-retrato, saudades de vovó. Ouço uma Gymnopédie, uma saudade, de Eric Satie e a vejo de pé em sua bela fazenda branca e azul de alpendre, dona de tudo e de todos, conspirando e fazendo caridade, com suas duas escravas sempre ao lado ( seriam também conselheiras de seu Estado Maior ? ), abolicionista, antes mesmo de todos, mesmo plantando cana de açúcar e criando boi naquele lindo e promissor fim-de-mundo duríssimo, a terra do Sol eterno, da Água Divina e que às vezes vinha do céu - e sempre da Serra do Araripe ( ela às vezes confundia), água dos deuses, e que vinha sempre do céu do Araripe. Araripe, como ela, é aquele que vê do alto e longe. E dali ela viu o Porvir.Oh! Deus, mas como sofreu esta nossa antiga avó. Ganhou, perdeu tudo, recuperou, menos os três filhos, e seus tantos amigos leais, suas maiores riquezas. Vejo-a assim, os cabelos pretos mas já cheios de branco. Mais ou menos fardada. Três estrelas de comando, três botões republicanos.Sua cristandade.O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não, não quis retratá-la sofrendo na tumba viva da Fortaleza, nem nos ferros que a martirizaram e tentaram humilhar. Quis retratá-la heroína, triunfante, invacilante na luta pela justiça, pelas liberdades democráticas na terra brasileira e no mundo. Proponho uma bandeira branca, branca como a da Confederação do Equador, bordada por mulheres do Crato. Uma bandeira-relíquia. E também uma outra, verde e amarela, com seu retrato pintado dentro, uma bandeira nova, que leva a arte consigo, azul e branca e confederada. Uma bandeira listrada, cheia de cores e culturas, antepassados, realidades lutas, presente e futuro. Vitória e gratidão. Uma bandeira do Brasil.

( Fevereiro de 2004 )"
Por: Oscar Araripe
Imagem Ilustrativa - "A Liberdade Guiando o Povo" - Delacroix

Verdade Chinesa

Era só isso que eu queria da vida,
Uma cerveja, uma ilusão atrevida,
Que me dissesse uma verdade chinesa,
Com uma intenção de um beijo doce na boca...
A tarde cai, noite levanta a magia,
Quem sabe a gente vai se ver outro dia,
Quem sabe o sonho vai ficar na conversa,
Quem sabe até a vida pague essa promessa...
Muita coisa a gente faz,
Seguindo o caminho que o mundo traçou,
Seguindo a cartilha que alguém ensinou,
Seguindo a receita da vida normal...
Mas o que é vida afinal?
Será que é fazer o que o mestre mandou?
É comer o pão que o diabo amassou?
Perdendo da vida o que tem de melhor...
Senta, se acomoda, à vontade, tá em casa, toma um copo,
Dá um tempo que a tristeza vai passar,
Deixa, prá amanhã tem muito tempo,
O que vale é o sentimento
E o amor que a gente tem no coração... (bis)
*****************************************************
Letra simples, mas que ganha realce no ritmo cadenciado e na voz agradável do Emilio Santiago; permite-nos relaxar e viajar nas asas da imaginação a um daqueles românticos bailes à meia-luz (de outrora), onde literalmente levitávamos abraçados à parceira amada.
Em tempos de forró eletrônico e bailes funk, de popuzudas e boquinha na garrafa, de Carla Perez e Preta Gil, de Latino e Reginaldo Rossi, faz diferença, sim.
E que diferença ...
Cantor: Emilio Santiago - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Patrocínio da SomZoomSat nem por 1 Milhão de Dólares !

Nem por 1 milhão de Dólares em Espécie todo mês !

Fui procurado há algum tempo por uma pessoa que após conversar cerca de uma hora no telefone sobre as grandes dificuldades que eu enfrento para manter o Blog do Crato, se mostrou bastante educado e simpático aos nossos ideais de manutenção do Blog. Ao final, a conversa começou a mudar de rumo, para um negócio meio estranho, quando este começou a criticar nossos posicionamentos em relação à aquilo que eu chamo de "O Cartel da Mídia Cearense", formado pela indústria massificante do forró eletrônico que bestificou as pessoas e está destruindo o forró verdadeiro, a autêntica manifstação musical do povo Nordestino. É por causa desse cartel formado por gente desta estirpe e que se apoderaram das estações de rádio que hoje não se consegue ouvir outra coisa a não ser aquelas PORCARIAS que a Somzoomsat em seu satélite do mal, joga nos ouvidos das pessoas que por falta de opção só escutam isso, e consequentemente, só tem isso como referência. Criou-se um monopólio no sistema de rádio aonde pretendem invadir cada espaço radiofônico e físico. Qual é o jabá que essas estações recebem para se contaminarem dessa forma. É bom que alguem investigue! O sujeito ao telefone ao final disse para meu estarrecimento, que queria patrocinar o Blog do Crato e que ele fazia parte do grupo SomZoomSat. Mas vejam só que coisa absurda!

Eu quero dizer aqui em alto e bom som e que isso chegue até os portões dos cartéis das rádios, que enquanto vida eu e meus amigos, compatriotas tiverem, nós lutaremos contra o câncer do forró que se abateu sobre as estações de rádio do Ceará com todas as nossas forças e de todas as formas imagináveis. O Blog do Crato procura patrocinadores, mas não estamos morrendo de fome, nem a perigo. Eu mantive esse site no ar por 3 anos, e agora que tenho algumas parcerias. Da SomZoomSat eu quero é distância, pois ela representa tudo de ruim que eu mais abomino na face da terra. Patrocínio da somzoomsat nem por 1 milhão de dólares mensais e em cash não será aceito pelo Blog do Crato. Quando eu resolvo apoiar uma causa, eu o faço por acreditar que aquilo é o melhor que pode ser. Se eu simpatizar com alguma corrente política, por exemplo, não preciso que A ou B me pague para divulgar o que eu considero útil e verdadeiro. Eu faço de bom grado e de graça. Quando eu apoio uma iniciativa, pode ser até de meus próprios inimigos ou de gente que eu não simpatizo, mas se a idéia é boa, o Blog do Crato estará junto.

Já o mesmo JAMAIS poderá acontecer com o somzoomsat, a não ser que ele deixe de promover essa porcaria de forró ruim, e passe a promover a arte verdadeira, de qualidade. No dia em que isso acontecer, de deixar o forró eletrônico de lado, e promover a música popular brasileira de qualidade, a música clássica, a música instrumental como um todo, pode ser que eu aceite alguma negociação com eles. Até lá, não terá trégua. Estamos organizando o movimento em defêsa da Música Brasileira de Qualidade para combater essa massificação e bestificação ridícula que esses pessoas têm feito, lesando o cérebro do povo do Ceará. Portanto, quando o assunto é Forró Eletrônico, e massificação, saibam os senhores que somos literalmente "INCOMPRÁVEIS", não há dinheiro que compre, e propostas indecentes dessa natureza deixarão de existir. Que morram com o seu dinheiro, ou ofereçam a Judas Iscariotes. Aqui, NÃO terão vez!

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

ZUZA - O Corretor Ortográfico das Placas de Trânsito...

Companheiros do blogdocrato,

Há dias passados comentamos neste instrumento de publicidade sobre aquela placa existente no bairro muriti, onde se lia " Riquesa com "S"),. agora que consertaram, a riqueza ficou correta com "Z". Acontece que no limite de municipio de Crato e Juazeiro do Norte, existe uma placa onde está escrito. DIVISA DE MUNICIPIO, CRATO/JUAZEIRO DO NORTE.Pelas normas do IBGE, a palavra divisa é usada para a separação de Estado, Ex: Divisa de Estado/Ceará e Paraiba. Em caso de países é: Limite de fronteira, Ex: Brasil/Argentina. No Caso de Crato e Juazeiro do Norte o correto é: LIMITE DE MUNICIPIO, Crato/Juazeiro do Norte.

Fica aqui minha colaboração.
A todos voces uma feliz páscoa.

José Carvalho Leite (Zuza)

MEDÍOCRE GRAÇAS A DEUS - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Eu sou tão medíocre que não acredito em Deus e, no entanto, estampo graças a ele. Mas sou medíocre por aqui assim nasci, me criei e ainda vivo. E sou um medíocre compreensivo. Isso eu não nasci, já fui muito mais intolerante. Agora olho para os gênios da raça e sei diferenciar entre pobres coitados que se imaginam além do desvio padrão como um andar próprio e aqueles que lá estão sabendo que são apenas desvios máximos da mediana. Apenas isso, uma categoria estatística nascida da mente humana.

Então em minha mediocridade, na sinonímia da modéstia (que grande esforço é necessário neste mundo individualista e esta compulsão "patológica" pelo "estrelato"), não sou um budista. Não procuro o caminho do meio. Apenas acho que beirando um dos lados, entendo o outro e por lá toda a estrada. Sou medíocre por expiração, mas não me canso de transpirar para encontrar uma simples, e desnecessária de valor monetária, pedrinha que brilha, só por que brilha ao sol e tão somente nele.

Gosto dos heróis? Racionalmente não: a vida coletiva é de uma dimensão dialógica tal que indivíduo algum pode realizar tal fusão de contrários. Estamos na escala de somatórias e no estrato real do humus (que origina humidade e humilde). Então não gosto de heróis, mas por vício de cultura tenho os meus. Não são objeto de reverência e nem ícones desmaterializados, estão no turbilhão da história e da vida material. Entre tantos, tenho meus heróis, os filósofos da batateira: João de Barros, Biô, Fan, Vicente de Maria Júlia, Zé de Dona Maria e uma lista tão grande em outros continentes e tempos que páro aqui pelo cansaço.

Em minha mediocridade gosto de dialogar com o povo do Cariri Cearense, através dos Blogs Cariricult e do Crato. Gosto mais ainda quando bandeiras são levantadas, de que lado seja, pois aí aquilo entalado na garganta vem a tona, desce de enxurrada como estas enchentes do Crato. Por isso aqui a minha homenagem ao HUGO ESMERALDO SOBREIRA por este verdadeiro grito Brechtiano bem no encerramento da cena. Aquela cena de Galileu Galilei: Triste é o povo que precisa de heróis.

E há quem diga por aí que medíocre é o povo que necessita de heróis.

E-mail enviado ao Dihelson a respeito de um possível fórum aqui no blog - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Dihelson: à partir de hoje pela manhã vou ficar até domingo à noite sem acesso a computadores e à internet. Assim me adianto no assunto e tento resumir por tópicos:

a) A consulta pública sobre a nova lei vai durar 45 dias e se pode por aquele endereço enviar críticas e contribuições,

b) Um roteiro para um fórum: 1) você poderia enviar uma mensagem para certas lideranças da cultura que você conhece da região, inclusive o Rosemberg (seu conterrâneo) que tem bastante experiência com o uso da Lei Rouanet; 2) poderia publicar a minuta da lei que está em consulta pública para que todos pudessem ler; 3) poderia abrir no blog um espaço de fórum para que as pessoas colocassem suas visões; 4) no final poderia haver um texto síntese que representasse o maior número de contribuições da região; 5) esta síntese você poderia publicar no Blog como matéria principal, mostrando para todos nós o resultado do fórum; 6) se houver acesso com o Tarso e o Vicelmo vocês poderiam repercutir esta posição na mídia a que eles têm acesso.; 7) postar a contribuição no endereço do MINC até a data permitida.

c) Diariamente os jornalões estão produzindo matérias polêmicas sobre a nova Lei. As principais: 1) ao privilegiar o Fundo Nacional da Cultura (FNC) ao invés da renúncia fiscal, estaria havendo “dirigismo de governo” na distribuição das verbas (contraponto: ora a lei da renúncia só privilegia o eixo Rio-São Paulo onde se concentra a renda e as empresas brasileiras, então é preciso um esforço redistributivo por parte do Governo); 2) é preciso se prestar atenção na formação dos conselhos pois estes serão instrumentos fundamentais de decisão sobre tal e qual projeto – em outras palavras é preciso uma contribuição que ao menos resolva o problema do desequilíbrio regional, que crie mecanismos de vedação para certos representantes que podem estar lá por representarem grandes corporações, ou empresas de comunicação ou internet etc com grande poder de influências; 3) é preciso que existam mecanismo de contrabalanço para se evitar concentrações de certos tipos de projetos e em certos estados (por exemplo teto máximo permitido em relação ao volume de recursos liberados, coisa do tipo nenhum estado poderá absorver mais de 5% dos recursos etc.);

d) Seria interessante que vocês entendessem como funciona na nova lei a relação entre os entes-federados para se saber em que medida em cada Estado e Municípios sejam necessárias leis locais que contemple o controle social e regras de desconcentração.

e) Numa resposta do Salatiel à minha provocação ele valorizou muito o papel dos centros culturais de empresas e de instituições, eu não sei bem como funcionam tais centros, mas é bem possível que seja afetados por esta nova lei. Vamos procurar entender melhor. De qualquer modo, não é por eles existirem que nos acomodaremos, pois esta lei é o centro de fomento à política cultura no futuro.

f) Estou postando este e-mail no blog.

Abraços


José do Vale Pinheiro Feitosa

Prisão Especial de Araque ! - Por: Fábio Oliveira



Caros amigos,

O Brasil que tanto deseja ser incluído nos países primeiro mundo, ainda não passa de uma República de 5ª categoria. Essa coisa de prisão especial só existe no Brasil. Agora resolveram acabar com a prisão especial, mas permanece para ministros, governadores, secretários estaduais, prefeitos, vereadores, chefes de polícia, parlamentares, magistrados e oficiais das Forças Armadas. Eu acho que esses deveriam ser os primeiros a irem para prisões comuns, pois se supõe que conhecem a Lei e que são os mais esclarecidos da sociedade. Realmente, não dá para entender tamanha hipocrisia. Leiam a notícia abaixo:

CCJ acaba com prisão especial para quem tem curso superior

Fonte: Agência Brasil

Pela proposta do senador Expedito Júnior (PR-RO), o privilégio será restringido aos militares. O projeto de lei será agora analisado pela Câmara dos Deputados. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quinta-feira (8) projeto de lei que extingue a prisão especial para pessoas que tenham concluído curso superior. Como foi aprovado em caráter terminativo, o projeto de lei será agora analisado pela Câmara dos Deputados, exceto se houver recurso para sua apreciação também pelo plenário do Senado. Pela proposta do senador Expedito Júnior (PR-RO), o privilégio da prisão especial será restringido aos militares. Neste caso, o projeto abre uma brecha para que, em última instância, o juiz estabeleça a prisão especial, caso julgue necessário. O projeto de lei mantém, no entanto, o direito a prisão especial para ministros, governadores e secretários estaduais, prefeitos, vereadores e chefes de polícia. Também são privilegiados por este foro parlamentares, magistrados e oficiais das Forças Armadas.

Por: Fábio Oliveira




09-04-2009
Cartões do Garantia Safra serão entregues dia 14 de abril

Os pequenos produtores rurais do município do Crato, inscritos no Programa Garantia Safra, estarão recebendo os cartões do Programa no próximo dia 14. A entrega acontecerá por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) e da Secretaria de Agricultura do município e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, que vêm coordenando os trabalhos junto aos agricultores. A entrega acontecerá das 8 horas às 14 horas, na quadre Bicentenário. A Secretaria ainda solicita dos beneficiários que não deixem de comparecer. O pagamento será efetivado no dia 16 deste mês. Serão repassados 755 cartões.

Prefeito Decreta Ponto Facultativo nesta quinta-feira Santa

Em virtude do feriado da Sexta-Feira Santa, o Prefeito do Crato, Samuel Araripe, decretou Ponto Facultativo para os servidores nesta quinta-feira, dia 09. Com isso, possibilitando o desempenho das atividades prioritárias da administração, principalmente na sexta-feira, com as ações essenciais de prestação de serviço à população.

Curso de Agronomia da UFC deverá funcionar a partir de março de 2010, em Crato

O Curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) deverá funcionar no Crato em março de 2010. A sede do curso está sendo iniciada em terreno de 16 hectares, doado pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe, que pretende transformar a área em um Campus Universitário, com a idéia de propor também a transferência do Campus São Miguel da URCA, para o bairro Muriti. O local também receberá a Faculdade Católica e a sede do Centro de Convenções e Negócios do Cariri. O reitor da UFC, Jesualdo Farias, que ontem esteve na Região, adiantou que estão sendo providenciadas energia elétrica e instalação de água para o terreno, dotando o canteiro de obras de condições necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos. Todas as licitações, segundo ele, foram feitas dentro da normalidade. No início de 2010 ele prevê a inauguração da primeira etapa da obra, possibilitando as condições necessárias para início do período letivo do curso de Agronomia. O prédio também irá sediar o Curso de Pós-Graduação em Agronomia. Para a construção e instalação do curso estão sendo investidos cerca de R$ 1 milhão.

9ª Malhação do Judas acontece no Sábado de Aleluia, com cortejo pelas ruas do Crato

Com promoção e realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Sociedade Cariri das Artes - Ponto de Cultura Minc/Secult-CE e Cia. Cearense de Teatro Brincante será realizado neste Sábado de Aleluia, no Centro Cultural do Araripe – RFFSA, a 9ª Festa Popular da Malhação do Judas. Este ano, o personagem recebeu o nome de forma temática "PEDOFILINO SAFADUS". A programação será iniciada a partir das 15 horas, com concentração na Bodega do Joquinha, na rua dos Cariris (Centro). Com acompanhamento de Forró pé-de-serra, com o Trio Flor do Pequi, o cortejo sai do local, acompanhado pelo Grupo de Caretas do Distrito da Bela Vista, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Catirinas e Mateus, Boi, Burrinha e Jaraguá de reisados locais. Também atores em seus personagens regionais: Chica Curuja (Joseany Oliveira), Geroplícia (Orleyna Moura), Tranquilino Ripuxado (Pedro Ernesto Morais), Coroné Barduíno (Adauberto Amorim), Zé Bocoió (Aécio Ramos), Maria Matusquela (Teresa Ramos), Zé de Baca (Cacá Araújo), Chicó (Flávio Rocha), Lôra do Banhêro (Françoi Fernandes), Cão-Côxo (Josernany Oliveira), Budeguêra (Joênio Alves), Medusa Bombril (Andecieli Martins), Dona Pomba (Mariana Nunes), Sivirino Cipó Cravo (Franciolli Luciano), Menó Abondonado (Walesvick Pinho), Maria Capionga (Tereza Cândido), Ciça Meropéia (Jonyzia Martins), Fofolete do Sertão (Gabriela Melo), Zefa Miúda (Charline Moura), Cabinha do Babado (Paulo Henrique), Carrim do Sino (Edval Dias), Cacho de Girmum (Vinícius Pinho).

Todos seguem animados com carro-de-som pelo trecho: Centro – Praça 3 de Maio – Praça Siqueira Campos – Bar do Gil – Rua da Vala – Av. Duque de Caxias – Rua São Francisco – Rua Mons. Assis Feitosa – Centro Cultural do Araripe (antigo Largo da RFFSA). Às 17 horas, acontece o tradicional roubo do Sítio do Judas: Os Caretas vigiam o sítio montado e açoitam com chicotadas os que ousarem roubar. A façanha é sair do sítio sem apanhar (e ainda com o roubo). Às 18h30, será feita a Leitura do Testamento do Judas, elaborado em versos (cordel). O ápice da festa é a Malhação do Judas, com show pirotécnico e artistas circenses, com perna-de-pau e malabares de fogo. A festa ainda segue, às 19h30, com forró pé-de-serra com Sílvio e Marcos. Às 22horas a festa será finalizada, com o debandamento.

COMDEMA realiza próxima semana sua 4ª reunião ordinária de 2009

O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente COMDEMA do Crato, Sr. Nivaldo Soares convoca para a 4a Reunião Ordinária do ano de 2009. O Conselho se reunirá no Auditório da Secretária Municipal de Saúde no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato no próximo dia 14, terça-feira às 8h30min. Na ocasião será proferida uma palestra sobre a Destinação das Embalagens Vazias de Agrotóxicos. O conferencista será Engenheiro Agrônomo José de Oliveira Santos – Analista de Risco Agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará ADAGRI – Crato.

Vigilância Sanitária começa hoje vistoria intensiva para a Semana Santa

A partir de hoje as equipes do Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Crato realizarão plantões em virtude da Semana Santa. De acordo com Assilon Freitas, coordenador da Vigilância Sanitária, o trabalho será intensivo nas feiras livres, no mercado municipal, entre outros, onde são vendidos produtos específicos para essa época. Para mais informações ligue 35219400, ramal 247.


Contatos:
Prefeitura Municipal do Crato
Assessoria de Imprensa
cratoimprensa@gmail.com
Telefone(88): 3521. 9600
Maiores informações:

www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

SEMI-ÁRIDO - Solar sediará centro de pesquisa

Autoridades da Prefeitura de Barbalha e da UFC visitaram ontem o prédio histórico (Foto: Elizângela Santos). Barbalha. O Centro de Pesquisa e Pós-Graduação do Semi-Árido será criado neste município. O primeiro passo foi dado ontem, com cessão do prédio histórico, o Solar Maria Olímpia. A assinatura de convênio interinstitucional com a Prefeitura do município e a Universidade Federal do Ceará (UFC) aconteceu em solenidade na Faculdade de Medicina de Barbalha, com a presença do prefeito local, José Leite, e do reitor da UFC, Jesualdo Farias, coordenadores de cursos de departamentos e direção do Campus na região. Ele anunciou a criação do Mestrado de Desenvolvimento Regional Sustentável. O Centro servirá de suporte para estudos. São 21 doutores da Universidade que já realizam pesquisas na região, dentro das questões que envolvem o semi-árido na região. Esse fator, segundo o reitor da UFC, servirá de suporte necessário para o credenciamento junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que acompanha, regulamenta e avalia os programas de pós-graduação no Brasil. Ele afirma que o próprio Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), vê de forma positiva os investimentos numa região rica como o Cariri. “Temos um grupo de doutores experientes, que já atuam na área e há uma importância no que esse curso representa para o Cariri”, diz ele. A avaliação deverá ser feita ainda neste ano. Em 2009, o curso deverá estar em funcionamento. Também foi assinado convênio de cooperação interinstitucional com o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), para o desenvolvimento de ações em conjunto e implementação de projetos que resultarão em intercâmbio de informações científicas e tecnológicas. A primeira ação dessa parceria será a criação do Curso de Especialização em Geologia.

Programa de cooperação

Já com a Prefeitura de Juazeiro do Norte, o convênio estabelece a implantação, em regime de colaboração, de um Programa de Cooperação Técnico-Científica e Administrativa, de formação de recursos humanos e de prestação de serviços de saúde, que serão delimitados em termos aditivos. Um dos objetivos é a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) para a consecução da universalidade de acesso e integralidade das ações da saúde. Jesualdo Farias lembrou dos 50 anos da UFC no Estado e somente a partir de 2001, a primeira ação efetiva no Interior, com a criação da Faculdade de Medicina, em Barbalha, e agora os novos cursos, com a implantação do Campus da UFC-Cariri. Mais tarde poderá ser uma universidade regional, conforme o reitor, como em outros Estados. Hoje, diz ele, são cerca de mil alunos em seis cursos. No próximo ano, ele anunciou o início de mais cinco. Passarão a funcionar os cursos de Comunicação Social (Jornalismo), Educação Musical, Design de Produtos, Engenharia de Materiais e Gestão Pública e Social, todos voltados para uma demanda interna da região do Cariri. O reitor disse que ainda este ano estarão sendo lançados editais de concursos para admissão dos professores. Serão cerca de 200 professores a serem contratados, 68 editais para concursos. Há três anos em funcionamento, o curso de Agronomia da UFC está tendo a sua sede construída no Crato, num investimento de mais de R$ 1 milhão. De acordo com Jesualdo Farias, a primeira etapa deverá ser inaugurada em março do próximo ano. O prefeito de Barbalha, José Leite, destacou a disponibilidade da administração em colaborar com o desenvolvimento dos centros de estudos da UFC no município e a importância da criação do Centro de Pesquisa, que será alocado num prédio de referência para a cidade, já tombado pela Secult e incluído no projeto de 50 edificações a serem tomadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Mais informações:

Universidade Federal do Ceará
Av. da Universidade, 2853
(85) 3366. 7300

Reportagem: Elizângela Santos
Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31