xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/03/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 março 2009

Prefeito do Crato reúne-se em Brasília com diretores da Agência Nacional do Petróleo sobre a pesquisa de Petróleo no município do Crato


Petróleo no Crato


O Prefeito do Crato Samuel Araripe reuniu-se na manhã do dia 12 em Brasília, no gabinete do Senador Inácio Arruda com o diretor geral da ANP ( Agência Nacional do Petróleo ), Dr. Haroldo Lima, e com o diretor executivo, Allan Kardec. A ANP realiza nesse momento, o plano plurianual, que devido à sua flexibilidade, irá pesquisar petróleo em várias regiões do Brasil, e dentre elas a região do Cariri, e mais especificamente, o município do Crato. Segundo Samuel Araripe, A ANP faz o plano, e envia para o orçamento geral da união. A partir daí, o senador se propõe a conseguir uma emenda com a ajuda de todos os políticos da câmara federal e estadual para efetivar o estudo, quando então, a agência petrolífera envia técnicos para visitarem os municípios a fim de constatar se os mesmos possuem os pré-requisitos para tal. O prefeito do Crato Samuel Araripe manifestou ainda seu grande interesse em fazer parte desta grande mobilização no sentido de convencer a Agência Nacional do Petróleo a realizar a pesquisa petrolífera no município de Crato, por conta da sua localização geográfica estratégica, sendo considerado por técnicos e especialistas, como local propício à pesquisa e possibilidade da prospecção de petróleo, devido a vários fatores em destaque, dentre eles o tipo de vegetação, o solo, e os fósseis já encontrados por toda a região do Cariri.

Fonte:
Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato

Desejos - Da Autoria de Sérgio Jockymann

Desejo, primeiro, que ames e que, amando, também sejas amado
E que, se não for assim, sejas breve em esquecer
E que, depois de esquecer, não guardes rancores
Desejo, pois, que não seja assim, porque, se for, seja sem se desesperar;
Desejo, também, que tenhas amigos
E que, incluindo os maus e incompetentes
Sejam valentes e fiéis e que, pelo menos haja um em quem confiar, sem duvidar, porque a vida é assim;
Desejo, ainda, que tenhas inimigo, nem muito nem poucos, na medida exata
Para que, algumas vezes, questiones tuas próprias certezas
E que, entre eles, haja pelo menos um que seja justo
Para que não te sintas demasiado seguro;
Te desejo, ademais, que sejas útil, mas não insubstituível
E que, nos momentos maus, quando não sobrar mais nada
Essa utilidade seja suficiente para manter-te em pé;
Igualmente te desejo, que sejas tolerante
Não com os que se equivocam pouco, porque isso é fácil
Sim, com os que se equivocam muito e irremediavelmente
E que, fazendo bom uso dessa tolerância, sirvas de exemplo a outros;
Te desejo que, sendo jovem, não amadureças depressa
E que, já maduro, não insistas em rejuvenescer...
E que, sendo velho, não te dediques ao desespero
Porque cada idade tem seu prazer e sua dor e é necessário deixar que fluam entre nós;
Desejo, de pronto, que sejas triste
Não todo o ano, sim apenas um dia
Para que nesse dia descubras que o riso diário é bom
E que o riso habitual é amargo e o riso constante é insalubre;
Desejo que descubras, com máxima urgência
Por cima e apesar de tudo
Que existem e que te rodeiam seres oprimidos
Tratados com injustiça e... pessoas infelizes;
Desejo que acaricieis um cachorro, alimentes um pássaro
E ouças a um pintassilgo erguer triunfante seu canto matinal
Porque dessa maneira te sentirás bom por nada;
Desejo, também, que plantes uma semente, por menor que seja
E a acompanhes em seu crescimento
Para que descubras de quantas vidas é feita uma árvore;
Te desejo, ademais, que tenhas dinheiro
Porque é necessário ser prático
E que, pelo menos uma vez por ano, ponhas parte desse dinheiro frente a ti, e digas: Este e meu !!!
Só para que fique bem claro quem é o dono de quem;
Te desejo, também, que nenhum de teus afetos morra
Porém se morrer algum, podes chorar sem lamentar-te
E sofrer sem sentir-te culpado;
Desejo por fim que, sendo homem, tenhas uma boa mulher
E que, sendo mulher, tenhas um bom homem, amanhã e no dia seguinte
E que, quando estiverem exaustos e sorridentes
Falem sobre amar... para recomeçar;
Se todas essas coisas chegarem a te acontecer
Não tenho mais nada para desejar-te.

IMPORTANTE ( recebido na redação do Blog do Crato )
Esta poesia, de autoria de Sergio Jockymann, publicada em 1980 no Jornal Folha da Tarde, de Porto Alegre-RS, circula na internet como sendo de autoria de Victor Hugo. Favor desfazer o equívoco e estabeleçer o nome do verdadeiro autor que merece os verdadeiros créditos
http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Politicos/B_SergioJockyman.htm

Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Nem todo Crime é Grosseiro, mas toda grosseria é Crime !

Chegou até minhas mãos nesta manhã uma cópia de e-mail recebido por José Nilton Mariano, vindo do nosso colega Armando Rafael que assim se refere à postagem que eu fiz da matéria dele sobre a morte da beata Maria de Juazeiro:

"Há pouco, recebi dois telefonemas, de duas pessoas próximas, dizendo-se surpresas por eu ter voltado a colaborar no Blog do Crato. Duvidei da informação. Tive de acessar o blog para ver o que estava ocorrendo e, surpreso, vi que o Dihelson havia transcrito - sem meu conhecimento - uma matéria que postei no Cariricult semana passada sobre a Beata Maria de Araújo. "

Armando Rafael

Quero dizer que a matéria foi postada no Blog do Crato sem consultar o Armando desta feita, pois em todas as outras vezes em que tive o desejo de postar matérias da sua autoria, ele mesmo me disse e por escrito nos comentários, que quando eu precisasse e quizesse postar algum texto dele, NEM PRECISARIA COMUNICAR. Sendo assim, me estranha muito esse tipo de atitude, quando Armando afirma "...vi que o Dihelson havia transcrito - sem meu conhecimento - ....". Como se eu tivesse roubado a matéria a fim de publicar aqui. Quero dizer que nós temos muito aprêço pelo Armando Rafael, e nunca foi intenção do Blog do Crato tomar nenhum artigo de ninguém sem autorização, e que só postamos esse artigo, porque havia uma autorização expressa da parte do autor quando ele diz "que nem precisava pedir"...

Sendo assim, se pelo fato de postarmos uma matéria da autoria do Armando ele possa ter se chateado, devemos-lhe desculpas pelo fato, e que isso não se torne a repetir.

É errando que se aprende!

Atenciosamente,

Dihelson Mendonça

Fundação Cultural J.de Figueiredo Filho entrega requerimento a Câmara Municipal do Crato.


O presidente da Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho, George Macário de Brito, entregou ontem, dia 10 de março de 2009, nas mãos do presidente da Camara Municipal, Francisco Helder França, um documento requerendo o Título de Cidadã Cratense (in memorian) `a Bárbara Pereira de Alencar( Dona Bárbara) .


Seja no campo político ou literário, sua família teve uma presença forte no Estado do Ceará. Inegavelmente, Dona Bárbara e seus filhos fizeram do Crato uma vanguarda na luta pela independência, haja vista que o Crato se tornou Republica em 1817, mesmo que por uma semana, “o sonho” de se tornar livre do jugo português foi viável.


Este título será um justo reconhecimento e resgate, a essa Senhora, que muito contribuiu para a história brasileira, lutando pela independência do Brasil, 05 anos antes de D. Pedro I e 72 anos antes do Marechal Deodoro da Fonseca.

Vale salientar, que ela já foi reconhecida com o título de cidadania cearense, inclusive intitulada heroína, mas lamentavelmente, não recebeu o devido e necessário reconhecimento da cidade onde ela escolheu viver e lutar, motivo pelo qual esta instituição se dispõe a fazer justiça ao nosso maior ícone histórico.

PEIXADA CAPIXABA - Por José do Vale Pinheiro Feitosa

Velhos amigos. Um termo apenas: na verdade ainda jovens com longa convivência em Vitória do Espírito Santo. Um foi transferido para o IBAMA de Recife, outra para Salvador, um terceiro ficou em Vitória. A explicação da relativa juventude vem ao caso, pois se trata daquela fase em que as pessoas têm um apetite compatível com uma eficiente digestão. Pois bem, após alguns anos se reencontram em Vitória.

Alegrias, reminiscências, novidades e o papo corre para finalizar num almoço na casa do morador de Vitória. Um excelente cozinheiro. Para uma peixada capixaba, com a qual os baianos devem desculpar-me devido ao peso do dendê, é muito superior a qualquer peixada, inclusive a leitosa de coco cearense. A fome do encontro, a fome dos aperitivos introdutórios, do cheiro ebulindo-se no panelão. A mesa posta tem um poder simbólico fenomenal. Abre-se em iminência alimentar e se houver a simultaneidade dos talhares tinindo na arrumação, a fome se quintuplica em relação a qualquer escala da fome em que já se encontrava.

Finalmente a voz da ordem universal. O dono da casa anuncia que a peixada, fervendo, com pirão, arroz branco, jarras de sucos, um pequeno tonel cheio de uma branquinha de Minas Gerais se encontram à disposição dos comensais. Eram três casais famintos. Assentam-se como no Olimpo, plenos da intemperança dos deuses gregos.
Acontece que Nimiê, a esposa, a dona da casa, era como se diz por aqui: remachona. Para o próprio azar e agonia posterior, a ordem de todos ao sabor fora dada e as bocas nervosas deram conta do recado. Um prato após o outro. Um pirão, mais caldo, uma bem posta posta de peixe. Conversas só no intervalo do prazer, uma bicada no copo e uma colherada cheia como as vontades famélicas.

E Nimiê nada. Lá por dentro de casa. Fazendo o quê? Nem se sabe. Para os que na mesa se encontravam era de sua própria natureza, não necessitavam explicações. E o dono da casa caiu numa encruzilhada entre o céu e o inferno. O prazer da satisfação dos amigos com suas delícias culinárias e as postas de peixe que minguavam cada vez mais e nada da Nimiê.
E agora, como estimular a vinda da mulher do remancho. Estimular sem fazer notar aos amigos que estava na hora de deixarem um pouco para a mulher. E assim começou:

- NIMIÊ! Ô NIMIÊ! VEM!

Mas os deuses sofrem a ingratidão de suas criações. Quem inventara o sabor, não tinha como parar a gula de “pica pau” dos amigos. Gritava novamente:

- NIMIÊ! Ô NIMIÊ! VEM LOGO!

Acrescentara um “logo” ao chamamento com a finalidade de alertar os amigos da situação de penúria que aconteceria se não parassem e para a mulher compreender a realidade do mundo fora da demora. O mundo é urgente mesmo e esta tal de terceira lei da termodinâmica é uma merda total, se tudo tem uma volta, menos o tempo a possui. E nesta altura dos fatos a urgência do dono era completa, só algumas porções de pirão, o resto do caldo com pedaços de tomate cozinhada e uns pedaços de rabos que muitos consideram incomestíveis.

- NIMIÊ! Ô NIMIÊ! VEM LOGO SE NÃO ACABA!

Pronto dissera a frase fatal. Mas infelizmente, para Nimiê, era uma sentença a que só no final os amigos entenderam. Apenas com a frase entendida (eis um efeito da fome contrariando o ditado “para bom entendedor meia palavra basta”) é que os amigos, satisfeitos como uma pessoa rica, viram Nimiê entrando na sala para os sobejos da mesa.

Por José do Vale Pinheiro Feitosa

E o "Inverno" já acabou ?? - Previsão do Tempo para hoje, 11 de Março de 2009


É, amigos. Essa "quadra invernosa" está mesmo fraca nesse ano. Quando se pensava que iria ser uma daquelas estações chuvosas diluviais, temos apenas chuvas fracas aqui em Crato. É como se o inverno ainda não conseguisse atracar de vez. Também com todo esse desmatamento, essa agressão que o homem tem feito no planeta, a própria natureza também reage, e quando esta quer nos castigar, é implacável...

Fonte: Climatempo

Jornal Diário do Nordeste - Crato apresenta projeto do Shopping Popular - Por: Antonio Vicelmo

Crato apresenta projeto do Shopping Popular

São quase 500 pequenos comércios que se amontoam no atual ´camelódromo´ do Crato (Foto: ANTÕNIO VICELMO). Projeto avaliado em R$ 2,8 milhões vai organizar melhor o comércio popular no município do Crato. Crato. Está pronto o projeto de construção do Shopping Popular do município, que será erguido no mesmo local onde funciona hoje o camelódromo, uma área nobre do Centro da cidade que abriga um amontoado de boxes e restaurantes, sem as mínimas condições de saneamento e segurança. O Shopping Popular do Crato, segundo destaca o prefeito Samuel Araripe, que apresentou o projeto, “vai solucionar, de forma eficiente e definitiva, todos os problemas que aquele local enfrenta atualmente”. O projeto, avaliado em R$ 2,8 milhões, é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, que fornece o terreno para a sua construção (avaliado em R$ 1,2 milhão representando cerca de 45% do projeto), e o Banco do Nordeste, que vai financiar os pequenos comerciantes. O prazo para a construção do local é de oito meses a partir do início das obras. “O Shopping Popular do Crato será um verdadeiro shopping center em todos os sentidos”, garantiu o prefeito, acrescentando que será construído em dois pavimentos, com praça de alimentação, resultado de um “projeto arrojado”. Contará com 300 boxes com prioridade para os 160 vendedores que ocupam o camelódromo. O excedente será utilizado para acomodar os vendedores ambulantes que hoje vendem seus produtos nas ruas. Na apresentação foi destacado que cada vendedor do novo Shopping Popular receberá escritura definitiva do seu loteamento, e o financiamento será pago em 12 anos, com uma parcela inicial estimada em R$ 140,00 para cada permissionário, diminuindo para menos de R$ 100,00 em seis anos. Foi criada também uma comissão para contatar diretamente com o Banco do Nordeste, congregando as cinco associações existentes no local atualmente, ao mesmo tempo em que foi formado um grupo gestor eleito pelos próprios permissionários que irá administrar o novo local. De acordo com o projeto, não serão comercializados no espaço produtos perecíveis, como frutas, verduras nem carnes. Também não será aceita a venda de bebidas alcoólicas nas lojinhas.

Diferentes demandas

“O projeto, uma vez concluído, irá beneficiar todo o Centro comercial do Crato”, disse o prefeito Samuel Araripe ( Foto: Dihelson mendonça ), destacando que o empreendimento visa garantir a satisfação de todas as partes envolvidas, como forma de compatibilizar as diferentes demandas, seja da parte dos vendedores, seja para os consumidores, que não se resumem somente à população do Crato, mas também de diversos municípios da região do Cariri. O secretário de Desenvolvimento econômico, Duda Alencar, ressaltou os benefícios. “Todos ganham com o novo projeto. Ganha a população, que terá um local apropriado com todas as condições de higiene e segurança para realizar suas compras no Centro da cidade com tranqüilidade, ganham também os próprios vendedores que, oferecendo melhores serviços, atrairão novos clientes para o local. Ganha também o comércio como um todo, que passa a conviver com mais segurança”.

Melhoria das condições

O novo prédio será construído no mesmo local, que fica ao lado das Lojas Americanas. A idéia da Prefeitura é trazer para dentro do Shopping Popular todos estes vendedores com o objetivo de oferecer melhores condições a compradores e vendedores. O projeto está na dependência da liberação de recursos por parte do Banco do Nordeste, que já se comprometeu a financiar o novo empreendimento. A construção de um outro local de trabalho é uma velha reivindicação dos pequenos comerciantes que ocupam um espaço no Centro da cidade, no meio de um amontoado de bancas, lanchonetes e armarinhos, sem as mínimas condições de higiene. São quase 500 comerciantes que se comprimem num espaço de 2 mil metros quadrados, um antigo mercado entre as ruas Santos Dumont e José Carvalho, ao lado da Prefeitura. Para o superintendente do Banco do Nordeste, Isidro Moraes, a construção deste shopping é uma “questão de honra. Faz parte da linha de ação do banco”.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter

OTIMISMO

"O sonho vai ser concretizado. Não é promessa, é uma realidade para o desenvolvimento".
Francisco Pereira da Silva
Assc. dos Comerciantes Informais

"Se depender de nós, comerciantes, a obra começa no próximo mês. Agora boto fé".
José Paulino
Assoc. dos Comerciantes Informais

Mais informações:
Prefeitura Municipal do Crato
Largo Júlio Saraiva, S/N
Centro
(88) 3521.8969
(88) 3521.7960

Fonte: Jornal Diário do Nordeste



11-03-2009
Projovem realiza trabalhos educativos


Aconteceu ontem no ProJovem do Alto da Penha, apresentação sobre saúde e Dst’s, a palestra foi proferida pela Bióloga da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado , Jane Mary Batista. Hoje, às 17h, será realizada uma comemoração em alusão ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido no último dia 8, onde serão homenageadas as mães dos alunos do ProJovem do Centro de Referência em Assistência Social CRAS - do Alto da Penha. Próximo dia 23, às 15h, também no ProJovem Alto da Penha, “União da Força Jovem”, será realizada palestra com o soldado Aurélio do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerj. Segundo a orientadora Social do Projovem, Júlia Batista, todos esses eventos procuram promover a inclusão do jovem, bem como melhorar sua qualidade de vida. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem foi criado para enfrentar as altas taxas de abandono escolar e desemprego juvenil registradas no Brasil. Ele é o resultado da integração de diversos programas para a juventude do Governo Federal e tem como objetivo promover a reintegração desses jovens ao processo educacional oferecendo oportunidade de qualificação profissional e de desenvolvimento humano. O Governo Municipal do Crato prima pela eficiência de projetos como esse que oferecem melhores condições de vida para os seus munícipes.

Saúde do Crato trabalhando no combate a dengue em Ponta da Serra

A Secretaria de Saúde do Crato, através das equipes de Mobilização Social, PSF, Agentes Comunitários da Saúde e Endemias estarão realizando hoje visitas domiciliares na Vila São Francisco, no distrito de Ponta da Serra. O objetivo das visitas é dar continuidade a distribuição de materiais para prevenção contra o mosquito da dengue. As visitas terão inicio, às 8h.

Visitas domiciliares continuam

Continua com o trabalho de combate à dengue nas comunidades, levando educação e mobilização social aos moradores das diversas localidades do município. Localidades como o Baixio das Palmeiras e comunidade do gesso já foram contempladas com o trabalho da saúde. A intensificação das atividades continua nas residências com orientação, tratamento e combate dos focos da dengue, principalmente nos bairros onde os índices do mosquito são altos. Recentemente foi lançada campanha de combate à dengue, visando principalmente o combate do mosquito dentro de casa, onde foram identificados o maior número de focos ano passado, chegando a 65%.

Mobilização Social e Vigilância Sanitária realizam trabalho preventivo contra a Hepatite B

As equipes dos Núcleos de Mobilização Social e Vigilância Sanitária estão dando continuidade até amanhã, as visitas aos salões e barbearias do Crato, para disponibilizar informações sobre a prevenção a Hepatite B. As visitas objetivam também realizar a inspeção sanitária e a emissão de alvará.

Ação Social do Crato realiza cadastro do projeto de Ações Sócio-Educativas a Família

O governo Municipal do Crato, através da Secretaria de Ação Social, comunica a todos os munícipes que está sendo realizado o cadastro familiar do Projeto ASEF- Ações Sócio-Educativas a Família com crianças de 0 a 6 anos, nas creches dos bairros e distritos da cidade. A Secretária de Ação Social Liduína Andrade, ressalta a importância desse projeto, bem como sua prioridade e conta com a colaboração das famílias para se fazerem presentes. O cadastro começou a ser feito desde o último dia 2 e irá até o próximo dia 16. Hoje, dia 11, no Liceu Diocesano, dias 12 e 13, na Creche São Miguel, dia 16, na Creche Clotário Ribeiro, na Vila São Bento, no CEI da Vila Padre Cícero, na Creche São José na Ponta da Serra, na Creche Santo Inácio, em Monte Alverne e na Creche Raimundo de Sousa Sobrinho em Dom Quintino. É importante salientar que o cadastro é sempre feito nos períodos manhã e tarde.


Prefeitura do Crato, SAAEC e CDL, promovem palestra sobre Estratégia de Desenvolvimento Sustentável

O Governo Municipal do Crato, A Sociedade Anônima de Água e Esgoto – SAAEC e o Clube de Diretores Lojistas - CDL Crato, convidam a comunidade cratense a participar da palestra sobre “Estratégia de Desenvolvimento Sustentável: A Eficiência da SAAEC No Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto Em CRATO”, que será proferida pelo presidente da Saaec, engenheiro José Procópio da Silveira, que é Pós - Graduado em Engenharia Urbana, Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão Integrada de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas. A Palestra acontecerá na sede do CDL Crato, no próximo dia 13, sexta-feira, as 19h30 e terá como temas. A legislação pertinente ao uso da água; Panorâmica gerencial SAAEC, de 2005 a 2009; A evolução patrimonial da SAAEC; Estratégias de gerenciamento Técnico-operacional; Políticas de Saneamento em médio e longo prazo. É de suma importância o comparecimento da comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Crato (CE) 11 de março de 2009


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30