xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/03/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 março 2009

Exposição Cabaré abertura será dia 13


Minha homenagem ao Poeta Maior! - Por: Pachelly Jamacaru



PATATIVAS
Patativa do Assaré


Patativa descontente
Nesta gaiola cativa
Muito embora diferente
eu também sou patativa

Linda avesinha pequena
Temos o mesmo desgosto
Sofremos a mesma pena
Embora em sentido oposto

Teu sofrer e meu penar
clamam a divina lei
tu presa pra cantar
e eu preso porque cantei!

"Musicada por Pachelly J."



Fotos: Pachelly Jamacaru
"Direitos Reservados"

Padre Roserlândio de Souza fala sobre o "Milagre do Juazeiro"

Padre Roserlândio fala sobre o "Milagre de Juazeiro"

Como é salutar o debate!!!

Nas últimas semanas há um debate em foco nos meios de comunicação da região devido o registro do acontecimento HISTÓRICO dos 120 anos do "sangramento da hóstia" na boca da Beata Maria de Araújo e os decorrentes eventos que deram origem aos denominados "Factos do Joaseiro". Inicialmente, ressalto que não falo oficialmente em nome da Diocese de Crato.

Porém, creio que há elementos a serem considerados no debate:

1. Não tenho (mesmo como padre ou leitor constante dos textos publicados a respeito) nenhuma referência ao possível uso dos "paninhos" como elemento que reforce o processo de reabilitação de Padre Cícero ou as romarias em Juazeiro;
2. "Mais uma romaria, onde o objetivo maior (embora sempre negado) é explorar, extorquir até o último centavo, o pobre e indefeso romeiro; desta feita, o lema ou objetivo é comemorar os 120 anos do 'milagre da hóstia'.", diz um dos colunistas. Quais seriam os autores desse processo??
3. As ciências deram passos significativos. Incluindo aí, a própria história, é possível estudarmos livros e textos publicados em décadas mais recentes, para evitarmos o dualismo tradicional dos "prós e contras" simplistas??
4. Maria do Carmo, já não defende a tese do aporte (segundo os parâmetros da parapsicologia). Podemos ver sua nova interpretação e colocá-la em discussão?
5. Segundo informações colhidas até o momento, a reportagem do Jornal O Povo visava a questão do trabalho realizado em torno da reorganizaçao da Biblioteca do Padre Cícero. Por opção do jornalista, deu-se ênfase à descoberta de mais um "sanguíneo". A postura da Diocese não é de colocá-los em exposição para veneração pública.
6. Todos os estudiosos (das mais diferentes áreas) têm sempre defendido que os documentos referentes aos "Factos do Joaseiro" devem ser colocados à disposição dos pesquisadores. Negar a existência dos panos geraria que questionamentos??

É sempre salutar o debate, a reflexão, o estudo... transparentes, abertos às posições contrárias, defendendo convicções, mas sem fechar a possibilidade dos questionamentos.

Pe. Francisco Roserlândio de Souza


Considerações do autor José Nilton Mariano sobre os diversos posicionamentos:

Segundo o site google:

“Até agora, foram levantadas quatro hipóteses para tentar explicar o milagre de Juazeiro.
A primeira, DEFENDIDA PELO PADRE CÍCERO e outros colegas de batina E PRINCIPALMENTE PELO PROF. JOSÉ MARROCOS, atribui ao fato natureza divina, sendo, portanto, milagre;

A segunda, DEFENDIDA OFICIALMENTE PELA IGREJA, diz que tudo não passou de “prodígios vãos e supersticiosos e implicam gravíssima e detestável irreverência e ímpio abuso à Santíssima Eucaristia”;

A terceira, CRIADA PELO PADRE ANTONIO GOMES DE ARAÚJO, historiador caririense, classifica o fato na categoria de embuste, resultado de uma química feita à base de solução de fenolftaleína mais amido, IDEALIZADA PELO PROF. JOSE MARROCOS e a conivência da Beata Maria de Araújo;

E a quarta, mais recente, DEFENDIDA PELA PARAPSICÓLOGA MARIA DO CARMO PAGAN FORTI, diz que “as crucificações e os estigmas miraculosos verificados em Maria de Araújo são resultados, certamente, da imaginação emotiva dela, da influência de seu psiquismo sobre o organismo”, e que a presença do sangue pode ser atribuída a um “caso de aporte” (*).

(*) contribuição literária para determinado fim.

Fonte: google
********************

Para reflexão:

1) Como se vê, das quatro hipóteses levantadas ao longo do tempo (inclusive essa mais recente), temos apenas uma favorável, por motivos óbvios (a do próprio Padre Cícero);
2) Observem a incrível coincidência na citação do professor José Marrocos (amicíssimo do Padre Cícero) na primeira e terceira hipóteses.
3) Quem está com a razão ou quem está a mentir: o Padre Cícero (hipótese primeira) ou a Igreja (hipótese segunda) ???
4) Se houve o emprego de uma "solução química" idealizada pelo Prof. José Marrocos, estaria o próprio mancomunado com o Padre Cícero ???
5) A farta literatura a respeito, disponível na Internet, não nos esclarece uma questão considerada fundamental: qual foi mesmo a “causa mortis” do passamento da beata Maria de Araújo ???

Por: José Nilton Mariano

Intimus - Por: Claude Bloc


Meu sono é pássaro de sono leve
Sedimentando o silêncio
No dorso da noite
Meus sonhos madrugam
Voam
Íntimos como a seiva
E os conflitos.
Sou como essa seiva
Lavada pela chuva.
Sinto-me líquida
Gotejando na noite...
Sigo trincando o silêncio
Vicejando
Na intimidade dos espelhos
Na extensão dos sentidos
Tenho em mim essa solidão dos pássaros
E meu barco singra
As madrugadas e a inércia.
Minhas palavras
Se encerram
Nas primeiras chuvas
No amanhecer das estrelas.


Por: Claude Bloc

Previsão do Tempo para hoje, Sábado, 07 de Março de 2009

Eis a previsão do tempo para o dia de hoje em Crato:


Fonte: Climatempo

07-03-2009
Governo do Crato apresenta projeto de construção do Shopping Popular

Foi apresentado na ultima quinta-feira, dia 5, pelo prefeito Samuel Araripe, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, projeto para a construção do Shopping Popular do Crato. Disponibilizando informações para uma platéia formada pelos atuais vendedores do “camelódromo”, além de autoridades locais como o chefe do corpo de bombeiros, a vigilância sanitária, e o secretariado do município, o prefeito apresentou o projeto para a construção de um shopping center popular para o Crato, que será construído no mesmo local aonde funciona hoje o “camelódromo”. Esse projeto visa solucionar de forma eficiente e definitiva, todos os problemas que o local enfrenta atualmente, como a falta de saneamento, higiene e segurança. O projeto terá um custo total avaliado em cerca de 2 milhões e 800 mil reais, e é uma parceria entre a Prefeitura Municipal do Crato, que fornece o terreno para a sua construção e o Banco do Nordeste do Brasil. O prazo para a construção é de 8 meses a partir do início das obras. O Shopping Popular do Crato terá 2 pavimentos, com praça de alimentação e 300 boxes. Os 160 atuais vendedores, terão prioridade em relação a aquisição dos boxes e o excedente será utilizado para acomodar os vendedores ambulantes que hoje vendem seus produtos no restante da cidade. O chefe do executivo cratense destacou a questão de que cada vendedor do novo shopping popular receberá escritura definitiva do seu loteamento, e o financiamento será pago em 12 anos, com uma parcela inicial estimada em 140 reais para cada permissionário e diminuindo para menos de 100 reais em 6 anos. Nesse contexto foi criado um grupo gestor eleito pelos próprios permissionários que irá administrar o novo shopping. Foi decidido que no shopping popular do Crato não serão comercializados produtos perecíveis, como frutas, verduras nem carnes, e não serão permitidas as vendas de bebidas alcoólicas no local. O projeto uma vez concluído irá beneficiar todo o centro comercial do Crato, pois, oferecerá todas as condições de higiene, segurança e comodidade para a população do Crato.

DEMUTRAN Crato realiza hoje blitz educativa

O Departamento Municipal de Trânsito- DEMUTRAN do Crato, informa a toda a comunidade cratense que está em parceria com a Rádio Tempo FM e que, hoje, dia 7, estará realizando uma blitz educativa em frente aos Mercadinhos São Luiz, na avenida Padre Cícero. Durante a blitz, que tem como parceiros Hemoce Crato e Cajuína São Geraldo, serão distribuídos panfletos que trazem informações relevantes sobre educação para o trânsito. Participem!

Crato participa da comemoração dos cem anos de Patativa do Assaré

O vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho, representando executivo municipal, participou, na ultima quinta-feira, dia 5, em Assaré das comemorações do centenário do poeta popular cearense Patativa do Assaré. Raimundo Filho compareceu a celebração em ação de graças aos cem anos do poeta e enalteceu a riqueza cultural do Cariri conhecida mundialmente. Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu em 5 de março de 1909 na Serra de Santana e morreu em 8 de julho de 2002. Foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina, tendo sido condecorado com títulos e prêmios importantes, entre eles, títulos de Doutor Honoris Causa, homenagens do Ministério da Cultura, entre outros.



Secretária de Cultura do Crato participa do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri


A Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, participou neste dia 3 de março no município de Assaré do Forum de Turismo e Cultura do Cariri. Na ocasião além de vários Secretários dos municípios esteve presentes o Sr. B.C. Neto, Coordenador do Desenvolvimento das Ações Culturais da Secretaria de Cultura do Estado. No Fórum, foram debatidos assuntos referentes ao desenvolvimento turístico e cultural dos municípios cearenses. Em meio a conjuntura, a Secretária Danielle Esmeraldo levantou a questão da insatisfação dos artistas da região em relação ao acesso ao palco dos shows na Exposição do Crato, já sinalizando a necessidade de uma conversa entre artistas, governo estadual e municípios.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato

Vai trocar de operadora ou não vai? - Por: Felipe Serrano - Texto enviado por Tânia Peixoto

São Paulo, 04 (AE) - Está valendo para todo o País a nova regra que permite trocar de operadora e ficar com o mesmo número de telefone fixo ou móvel. A norma, que começou a vigorar na segunda-feira (2), provocará uma verdadeira guerra de gigantes. Só na Grande São Paulo, uma das últimas regiões a ter o serviço, são cinco operadoras de celular. Na telefonia fixa, a Telefônica vê concorrentes como a Net, Embratel e Tim cutucando o mercado em que tinha monopólio. Não há mais nada que impeça você de mudar. Só que, antes de se livrar da operadora atual, surgem as dúvidas: serei melhor atendido, o sinal pegará onde a outra não alcança, os preços serão menores? Ou as reclamações continuarão iguais, e só o nome da empresa muda? Pela experiência de quem tenta trocar de operadora, desfrutar da portabilidade numérica (como é chamado o serviço) tem sido um sufoco. Desde o início de fevereiro, o carioca Victor Rocha de Medeiros, de 29 anos, até se esforça para deixar a operadora, mas cada empresa lhe dá uma desculpa diferente.

"Quero sair da Claro porque acho que a cobertura não está boa, o atendimento é terrível e me cobram para receber ligações fora da cidade", conta Victor, que é tatuador. "Fui na Tim, na Oi e na Vivo e me falaram que não era possível transferir o número, ou que eu tinha de fazer a solicitação para a Claro. Pediram até para levar a nota fiscal do celular, que eu ganhei de presente! Parece que fazem isso para eu desistir."

Não desista, Victor. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nenhuma operadora pode recusar o pedido de portabilidade. Ele até pode ser negado, depois do processo, se você passar dados errados, como o endereço. Mas aí você pode fazer o pedido outra vez e corrigir o erro. O pedido, aliás, só é feito com a operadora para a qual você quer mudar. Não precisa nem comunicar sua empresa atual. E não tem dessa de apresentar nota fiscal do aparelho. E DEPOIS, COMPENSA? - As dificuldades continuam depois de mudar de operadora. Há mais de 10 anos na Vivo, Adriano Carvalho tirou seu número de lá no primeiro dia em que a portabilidade chegou em sua cidade, Itaí (SP), em setembro. Ele mudou para a Claro, mas já pediu para voltar para a Vivo porque não lhe deixaram trocar a linha, que é pré-paga, para pós. "Estava descontente com o excesso de tarifas da Vivo, porém, na Claro me deparei com atendentes despreparados que sequer sabiam o que era portabilidade", conta. "Levar o número ainda não soluciona os problemas. Talvez no futuro, quem sabe, se as empresas aprimorarem a prestação de serviços." De fato, a portabilidade não salva ninguém, mas dá poder de escolha. Se o cliente estiver irritado, troca de operadora e não perde o número. "O objetivo não é aumentar a concorrência, mas disponibilizar um direito do usuário. A concorrência é efeito secundário. As operadoras terão de melhorar a cobertura, o preço e o atendimento", diz Luiz Antonio Moura, que coordena o grupo de implementação da portabilidade, da Anatel. "Espero que não aconteça de o usuário se desiludir (com todas as empresas)." Alex Siqueira, de Bauru (SP) sabe bem o que é isso. Ele já foi cliente de todas as operadoras e levou dois números da Tim para a Vivo em setembro, esperando uma cobertura melhor e um desconto no celular novo. O aparelho é uma maravilha, mas o sinal da Vivo não pega nos mesmos lugares de antes.

"Achei que iria economizar muito mais nas ligações, mas isso não aconteceu. Por enquanto, só valeu a pena ter trocado porque consegui um desconto muito bom na compra dos telefones", diz.

MACWORLD
Qua, 04 Mar - 15h50
Por Filipe Serrano
Texto enviado por: Tânia Peixoto


Os 100 anos de Patativa segundo o Jornalista Beto Fernandes

Produzi esse texto para o Caderno Especial do Jornal O Regional que está circulando em todo o Cariri. Neste 5 de março, aniversário do poeta maior divido aqui com vocês amigos leitores da Revista do Beto, Blog do Juazeiro e Rede de Blogs do Cariri.

Gênio!! Essa é a única palavra da complexa língua portuguesa que pode definir aquele homem baixinho, de óculos escuros, mãos calejadas, apoiando-se na bengala, voz arrastada e um chapéu sempre a protegê-lo. Sim, apenas uma pessoa abençoada por Deus teria tanta genialidade, para sofrer na pele os percalços da vida e dessas dificuldades tirar forças para chamar a atenção das “otoridades” para o povo em forma de arte. Mais que um poeta ele foi um lutador. Mais que um lutador ele foi um defensor da gente nordestina. Suas armas estavam em sua arte, em cada verso, em cada rima contando a sua história, a história de tantos outros sertanejos que passaram e passam adversidades como ele passou. Faltam palavras para expressar o que significam a vida e a obra de Antonio Gonçalves de Oliveira, assim deve apenas ser comparada. O “Pássaro Sertanejo” está para nós como Homero e Hesíodo para Grécia antiga. Se alguém, equivocadamente pensou que ele cairia no ostracismo com sua passagem para um plano espiritual em 8 de julho de 2002, reconhece que ele permanece cada vez mais vivo com sua arte. Seus poemas são cada vez mais atuais e, principalmente, retratando a vida de todos os nordestinos. Seu “deproma” foi conquistado na Escola da Vida. Sua arte, felizmente lhe deu o devido reconhecimento ainda em vida com a concessão do título de Doutor Honoris Causa de pelo menos três universidades. Sua arte ganhou destaque tamanho que confundia a muitos. Seria Patativa do Assaré ou Assaré do Patativa? Se há o orgulho dos conterrâneos por ter ele nascido na Serra de Santana, esse ainda torna-se pequeno comparado ao amor do poeta por seu torrão natal. Seus versos cruzaram fronteiras. Patativa além do Assaré é o Patativa do Cariri, o Patativa do Ceará, o Patativa do Nordeste, o Patativa do Brasil e maior poeta popular do mundo.

Quando em cinco de março chegamos ao primeiro centenário do “Poeta Maior” o meu reconhecimento a sua obra.

Beto Fernandes
Radialista e blogger

O Homem é o Lobo do Homem? Não. - Por: Luiz Domingos de Luna

Enquanto nós, seres humanos, não tivermos a consciência plena de que a sociedade é, foi e sempre será um conglomerado humano heterogênico e que devemos respeitar toda existência humana, seja minoria ou maioria, compreender as opções individuais, orientações sexuais, as manifestações de opiniões, a liberdade de opções, enquanto não pararmos com o uso de adjetivos desqualificativos de escolha, grupos étnicos, religiosos e outros, nós jamais teremos uma mente aberta para o convívio pleno da paz social, da harmonia e do bem estar coletivo. O Tempo usado para depreciar a própria espécie humana, seja fenótipo ou ideológico deveria ser substituído, por um tempo útil, ou seja: por uma política universal do bem estar da humanidade, pois um choque de civilização, de cultura, de ideologia é um mal que vai prejudicar a todos, em um só tempo, em todo tempo, pois, é uma semente de fogo abrasador que coloca o homem contra o próprio homem e em nada colabora para o convívio dos seres humano na esfera maior - Planeta Terra.

Por: Luiz Domingos de Luna

Convite - I Conferência em Gênero e Feminismo do Crato

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense – CMDMC, tem a honra de convidar Vossa Senhoria a participar da I Conferência em Gênero e Feminismo do Crato, que realizar-se-á de 08 a 14 Março do ano em curso no Pavilhão da URCA, Parque de Exposição do Crato.

Cordialmente,

Verônica Neuma das Neves Carvalho
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense
Coordenação do Evento



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30