xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/03/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 março 2009

As pescarias do De Ferro - Por A. Morais


Ontem o Carlos Eduardo Esmeraldo trouxe a memorável estória de esperteza do De Bronze, um condensado do que encontramos em seu belo livro Historias que vi, ouvi e contei. Estou me recuperando das risadas. Alem de ri a estória me fez lembrar o De Ferro, um conterrâneo dos bons, da Rajalegre. Quando jovem gostava de jogar uma bolinha. Um dia deu um trancão, ocorrência conhecida quando há encontro dos pés adversários, quando a bola fica presa entre os dois. Ele estava descalço e não sofreu nada, porem, arrancou 12 biscoitos da chuteira do adversário. Por essa razão o nome De Ferro. Depois dos 40 anos trocou o esporte da bola, e passou a fazer as suas pescarias.
Muito calmo paciente não se aborrecia com nada. Chegava no açude colocava a isca no anzol, atirava nagua, amarrava o nylon na perna e tirava uma soneca em sua preguiçosa, companheira inseparável. Nessa época “Dengue” era conhecida por murrinha e não fazia medo a ninguém. Portanto ninguém se aperreava em ficar brincando de matar mosquito a paulada. Um belo dia passava pelo local João Calango e Pedro Cafinfin, dois caçadores, e, vendo o De. Ferro no terceiro sono, tiraram o anzol fora dagua, engataram um tatu que traziam no bisaco e soltaram no açude. O bicho meteu dos pés, e o De Ferro acordou atordoado, mas tratou de trazer a pesca para fora dagua. Quando estorvou o anzol, levantou a altura dos olhos, um tatu de três kilos e disse para os amigos: ainda bem que vocês estão aqui. Não vou ficar por mentiroso. Ontem mesmo eu pesquei três desses.
Postado por A. Morais

Amor ao Patrimônio Histórico do Crato !


A Cratense Ana Paula Campos Gurgel, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte demonstrou todo o seu amor e carinho pelo patrimônio histórico do Crato hoje, ao proferir palestra no palácio Alexandre Arraes para uma platéia formada por nada menos que o prefeito Samuel Araripe, e alguns secretários do município. Na ocasião, foi utilizado um DataShow para a projeção de elementos da sua monografia intitulada “Crato. Formação e transformações morfológicas do seu centro histórico”, que abrange as formas arquitetônicas da cidade, desde o século XVII até os dias atuais, e através de gráficos, planilhas e fotos, enfatizou as grandes transformações sofridas ao longo do tempo pelos diversos estilos e ressaltou a necessidade urgente da preservação desse patrimônio, pela requalificação, reabilitação e renovação , pois segundo a mesma, ainda restam cerca de 350 edificações importantes na cidade. Na ocasião, também estiveram presentes a secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, o secretário de meio ambiente Nivaldo Soares, e o secretário de desenvolvimento econômico Duda Alencar.

Falando à nossa reportagem ao final, o prefeito Samuel Araripe destacou a importância da palestra proferida por Ana paula Gurgel para o Crato, e disse que seu espírito está em ressonância com aquilo que foi dito pela palestrante, e que é preciso desenvolver leis de preservação do patrimônio histórico e atrelar isso ao projeto desenvolvido pelo secretário Nivaldo para a despoluição visual do centro da cidade. Assim falou Samuel Araripe:

"A arquiteta Ana Paula está de parabéns pela explanação. Não podemos ressuscitar o que já foi destruído, mas devemos preservar o que ainda resta no Crato em termos de patrimônio histórico. Quando eu cheguei aqui ( na primeira administração ), havia até um projeto absurdo de se tentar fazer passar a avenida Duque de Caxias destruindo o museu de Arte Vicente Leite para que essa avenida passasse também pelo beco do Padre Lauro e chegasse até o canal do Rio Grangeiro. Um verdadeiro absurdo! Hoje já se tomam providências para que jamais isso possa acontecer, quando criamos uma lei que garante a preservação do beco do Padre Lauro, e vamos avançar para outros locais, tentando garantir que nenhum outro prédio histórico seja prejudicado ou destruído na nossa cidade. Isso é um problema muito sério e nossa administração olha com muito carinho para tudo isso."


Por: Dihelson Mendonça

Solenidade de Matrícula dos Atiradores da Turma 2009 do Tiro-de-Guerra - Crato

MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
CMNE - 10ª RM
TIRO-DE-GUERRA 10-004 (CRATO-CE)

SOLENIDADE DE MATRÍCULA DOS ATIRADORES
DA TURMA DE 2009

1. No dia 27 de fevereiro de 2009, foi realizada às 1900 horas nas dependências do Tiro-de-Guerra, a Solenidade de Matrícula dos Atiradores da Turma de 2009, com a presença do Senhor Raimundo Coelho Bezerra de Farias Filho, Vice-Prefeito do Crato, representando o excelentíssimo senhor Prefeito Municipal e Diretor do Tiro-de-Guerra, Samuel Vilar de Alencar Araripe e demais autoridades, convidados e familiares dos novos Atiradores.

2. Os Instrutores do Tiro-de-Guerra 10-004 agradecem a todos que com suas presenças abrilhantarem a solenidade.

Crato, 16 de fevereiro de 2009.
_______________________________________
MARCOS ANTONIO BRATZ – 1º Sargento
Chefe da Instrução do TG 10-004




Texto e Fotos: Sargento Marcos Antonio - Chefe de Instrução - TG Crato.

Parabéns !!! - Por Teresa Abath

O.B.S - É incomum que o Blog do Crato como veículo de informação possa publicar recados familiares, a não ser, ocasionalmente. Vendo esse belo texto enviado até nós pela Teresa Abath, é praticamente impossível dizer "não", exatamente por ser uma justa homenagem:

Dihelson Mendonça

"Parabéns para minha mãe. Mais uma flor colhida no jardim da santidade. Uma data tão linda 87 anos completa minha querida mamãe Edístia de Figueiredo Abath Pereira, nossa família toda se alegra contigo. Para todos nós sua vida nos inspira e nos ensina a cada dia recomeçar e perseverar. Desde muito cedo ao lado do seu pai Theopisto abath e sua mãe Maria começou seu aprendizado na humildade e simplicidade. Todos nós: esposo, filhas, genros, netos, netas e irmãos, enfim todos e todas que aprenderam e aprendem algo contigo e com carinho querem partilhar esse momento de felicidade e agradecer ao Deus todo poderoso e nossa Mãe Rainha pelo dom de sua vida. Queremos hoje dia 6 de março consagrar-lhe a Deus e mesmo de longe transmitir-lhe nosso carinho do fundo do nosso coração. Que a sua linda devoção a Nossa Senhora do Rosário se estenda a inúmeros devotos. Mamãezinha receba essas flores que nada mais são que mais um ornamento no seu jardim onde a senhora é a rosa mais linda!!!

Beijos de sua filha Teresa Maria e de toda sua família..."

Teresa Abath Brasília-DF

Sobre Significados e Escolhas - Por: Denísia de Oliveira



Todo mundo tem um dom. Mas há quem chame, a habilidade que nasce junto com a gente, de inclinação, vocação, direcionamento e outros tantos nomes que resultam sempre na mesma coisa. Para ser sincera, prefiro dom porque acho que existe algo de divino nessa palavra. Cada ser nasce com o dom de que precisa porque esse foi o jeito que Deus achou de colocar em nós um pedacinho dele. Muitos o descobrem cedo, outros, tarde. Infelizmente alguns passam pela vida sem conhecer o traço de Deus que se manifesta neles. Quem tem um dom não tem medo de errar naquilo que faz. É algo espontâneo, inquieto, que pede para ser manifestado. Mas é preciso estar atento pois às vezes nossos dons são reprimidos, até ignorados e isto é muito perigoso. O dom nasce na alma do ser humano. Em algum lugar muito profundo e permanece durante toda a nossa existência. A diferença está em como utilizamos nosso dom, na maioria das vezes é pelo resultado das nossas ações que somos lembrados depois que partimos. Conheço pessoas que quando crianças rabiscavam todas as paredes da casa e mais tarde se tornaram grandes artistas. Algumas, entre tantos brinquedos, preferiam instrumentos e depois, tornaram-se grandes músicos.

Acredito que meu dom seja a palavra escrita, afinal existem aqueles que nasceram para a oralidade. No início, eu era fascinada pelos seus contornos, formas e cores. Depois que descobri seus significados, entendi que as palavras eram, além de belas, muito poderosas. Quando aprendi a ler me vi devorando livros, outdoors, placas, fachadas, rótulos e até as bulas de remédio, aí me dei conta de que este era meu mundo. Depois que aprendi a escrever, rabisquei paredes, as mesas, a terra e até os guardanapos. Com o tempo, surgiam aquelas vontades repentinas de escrever desesperadamente. E era preciso escrever, seja em que fosse e com o que fosse, porque senão o pensamento se perdia para sempre. Descobri que aquilo que se chamava inspiração e descobri além disso, que eu tinha péssima memória. Cresci entre papéis, poemas e histórias. De grandes mentes e da minha própria, que eu ainda não conheço o tamanho.Na hora de escolher uma profissão, eu não poderia fazer outra coisa a não ser escrever e o jornalismo caiu como uma luva.

Vejo o jornalista como alguém que precisa ter intimidade com as palavras, deve conhecê-las bem e saber até que ponto são necessárias. É preciso ter tato para usá-las, sensibilidade suficiente para saber dizer o que se pensa e ousadia para trilhar caminhos além dos que já existem. O desafio hoje é tocar a alma humana através de uma realidade desgastada pelas tragédias do mundo, pelas mazelas sociais, pelas crises econômicas e pelas catástrofes ambientais. O jornalismo é a ferramenta para a mudança. Se for feito de maneira construtiva poderá ser o agente transformador dessa sociedade que não sabe onde está nem aonde vai.

Por: Denísia de Oliveira

Crato Estréia no Mirandão - Por: Amilton Silva

Crato Estréia no Mirandão

Após jogar três partidas fora do seu domínio, a equipe do Crato estreou neste último domingo dia primeiro de março, no Mirandão, em Crato, diante do Aracati. Após um começo arrasador fazendo 2 X 0, o Crato não resistiu à pressão do Aracati e a partida terminou empatada em de 2 X 2. O Crato volta a atuar pela segundona na próxima terça feira dia 03 no Mirandão diante do Trairiense. Outros jogos foram realizados neste final de semana pela segunda divisão do Cearense. No sábado em Juazeiro, O Guarani foi derrotado pelo Trairiense por 1 X 0, São Benedito 2 X 2 Limoeiro e Maracanã 4 X 1 Tiradentes.


Texto e Fotos: Amilton Silva


A COMÉDIA DA MALDIÇÃO
UM FILME DE CACÁ ARAÚJO
INÍCIO DAS GRAVAÇÕES EM JUNHO DE 2009
"A história de uma bela jovem que se amancebou com o vigário e foi condenada a uma terrível maldição: virar Mula-sem-cabeça!"
DIREÇÃO:
CACÁ ARAÚJO, JACKSON BANTIM E GLAUCO VIEIRA
ROTEIRO DE CACÁ ARAÚJO
ELENCO DA CIA. CEARENSE DE TEATRO BRINCANTE E CONVIDADOS
PARCERIA: SOCIEDADE CARIRI DAS ARTES, IMAGO/URCA E SECRETARIA DE CULTURA DO CRATO
CRATO-CARIRI-CEARÁ

Oi, de casa! - Por João Paulo Fernandes

Assim as visitas se anunciavam e eram recebidas, nos bons tempos.

Sim, a visita, entidade subitamente tornada anacrônica pela influência hipnótica da televisão e sobretudo da internet. Antigamente, era muito comum as pessoas se visitarem.

Vizinhos, parentes, amigos ou simples conhecidos revezavam-se nessas excursões sociais, que serviam para alimentar o espírito de camaradagem e o apego à maledicência.

Hoje, a visita é uma instituição obsoleta. Já ninguém, para espantá-las, precisa esconder a vassoura atrás da porta, de cabeça para baixo, ou jogar sal no fogo. Não há mais comadres, as dondocas estão por um fio e a novela das oito espanta meio mundo.

Visitar alguém na hora da novela é um insulto. As próprias colunas sociais, onde se pretende cultivar a mentalidade da fofoca, retratam a falência do relacionamento a domicílio, salvo em casos de morte ou festinhas de aniversário, ninguém sai de casa para um dedo de prosa ou falar da vida alheia. A violência urbana espanta, o trânsito desencoraja.

O carimbo com os dizeres ´em sociedade tudo se sabe´, aplicado ao pé de cada furo ou repasse, é um derradeiro esforço para garantir a sobrevivência da mística. Uma coisa que fascinava: diante das visitas, os adultos da casa adotavam um comportamento diferente, tratando a gente com uma solicitude teatral, que não se incluía, com certeza, nos seus hábitos diários.

Quando a visita era pessoa de nível econômico mais elevado, a gente ficava com orgulho porque o carro estacionado na porta enchia de inveja os meninos da vizinhança.

Era assim no tempo das visitas. Elas eram o nosso jornal falado, nosso rádio, nossa televisão, nossa internet. Traziam-nos as últimas novidades e nos deslumbravam com seus modos artificiais, fruto de longos ensaios em visitas imemoriais.

Fonte: http://poucasouquasenada.blogspot.

Amor e Solidariedade – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Praticar o amor e a solidariedade está muito difícil nos dias de hoje. As pessoas estão cada vez mais ocupadas lutando pela sobrevivência, se esquecem de olhar o outro e vão se tornando individualistas. Ninguém quer abrir o coração para o próximo, prefere se fechar ao amor. Às vezes até num elevador muitos ficam de cabeça baixa, olhando para o chão, para não ter que conversar com o outro. Vivendo a nossa vida com solidariedade e amor seremos muito mais felizes e estaremos fazendo a nossa parte para transformar o mundo. Viver numa sociedade mais humana e mais solidária é bom para todos nós. Sempre que nos fechamos ao amor nos afastamos mais ainda de Deus. A primeira carta de João, 4, 7-9 nos diz que “O amor vem de Deus e quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor". Deus nos amou tanto que enviou seu Filho Jesus Cristo para nos salvar e para nos ensinar a amar. E foi Jesus quem mais nos deu exemplo de amor e solidariedade. Para manifestarmos nosso amor a Deus temos que amar o próximo. O mundo está precisando entender o verdadeiro sentido do amor para que possa ter paz.. Mas não devemos desanimar, pois sabemos que há muitas pessoas praticando o amor e a solidariedade, por exemplo: a comunidade católica Toca de Assis, que faz um trabalho ajudando os pobres e excluídos da sociedade (há um grupo trabalhando no Crato), o Desafio Jovem (do Dr. Silas Munguba), que recupera usuários de drogas, os Emaús que, ajudam aos pobres do Pirambú, os Vicentinos, que visitam os pobres e ajudam com cestas básicas etc. Conheço muitas religiosas que fazem trabalho de evangelização e promoção humana. No Crato temos Irmã Leonor e Irmã Paula, em Fortaleza, as irmãs salesianas do Felipe Smaldone, que trabalham com crianças surdas. As irmãs da Casa do Menino Jesus, que acolhem as crianças que vêm à Fortaleza para fazer tratamento de Câncer; e muitas outras pessoas, grupos, Ong’s, instituições e igrejas, que fazem trabalho de solidariedade. Nós podemos seguir esses exemplos, fazendo a nossa parte para transformarmos essa sociedade numa sociedade mais justa e mais humana.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Ausência - Por A. Morais

Estou sentindo a falta de muitos amigos comentaristas do Blog do Sanharol, não sei em que desagradei. Não sei como os aborreci. Se o fiz me perdoem e voltem a comentar. Você é, pois, uma criatura especial, e não deixe que uma simples divergência de opinião sirva para azedar sua vida. Se você tem uma pedra no sapato, não culpe o sapato por isso. Pare, remova a pedra, calce o sapato e vá em frente. Continue insistindo na procura da paz, porque ela é possível. Lembre-se sempre de que onde houver uma vontade haverá sempre uma conquista.
Um bom dia pra todos.
Um grande abraço
Por A. Morais

Rádio Chapada do Araripe está de Volta !


Comunicamos que a Rádio Chapada do Araripe - Internet já está no ar novamente desde o dia de ontem. Trazendo sempre uma programação cultural de valores regionais e universais, a Rádio Chapada do Araripe tem se firmado como uma das estações prediletas aos apreciadores da música de qualidade. Pode ser ouvida em toda a Rede de Blogs do Cariri, composta por mais de 30 websites, e diversos sites independentes, sendo adicionada em websites das américas e da Europa. A estação está no ar há 4 anos e é uma das pioneiras do Nordeste na internet.

Por: Dihelson Mendonça

Publicidade - Clínica São Raimundo - Cuidando do Povo de Várzea Alegre !

O Blog do Crato tem o prazer de fazer a publicidade da Clínica São Raimundo, da cidade de Várzea Alegre - CE, que acredita no nosso trabalho como meio de buscar a integração regional. A Clínica São Raimundo é uma empresa conceituada. Comandada pelos renomados médicos Dr. Menezes Filho e da Dra. Ana Micaely de Morais Meneses. Especializada em pediatria, ultrassonografia, fisioterapia especializada, RPG.

Eis algumas fotos da nossa empresa/parceira que fazemos questão de divulgar:



Acima: A Logomarca oficial da Clínica São Raimundo, em Várzea Alegre.


Acima: O Médico, Dr. Menezes Filho em atividade.

Acima: Dra. Ana Micaely de Morais Meneses

Cuidando de seus pacientes com carinho e dedicação...



Clinica São Raimundo.
Rua Dep. Luis Otacilio Correia 129. Várzea-Alegre. Fone (088) 3541-1467.
Especialidade: Pediatria, ultrassonografia, fisioterapia especializada, RPG.

"Cuidando com carinho e responsabilidade do povo de Várzea Alegre !"

Anuncie no Blog do Crato.
Contatos:
blogdocrato@hotmail.com
Tel: 088-3523-2272

Previsão do Tempo para Hoje, Segunda-feira, 02 de Março de 2009

Pois é, gente!
Após um breve período em Fortaleza e Guaramiranga, cá estou de volta à terrinha ( Aliás, desde sábado ), e já a encontro com essas chuvas intermitentes, ora sol, ora chuva... Falando nisso, essa é a previsão do tempo para hoje, dia 02 de Março de 2009, Segunda-feira, dia da feira em Crato:

Num oferecimento de:



Fonte: Site Climatempo

Criança e Deus - Texto enviado por Rosália Cardoso


Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:
- "Dizem-me que estarei sendo enviado à Terra amanhã... Como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?"
E Deus disse:
- "Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você."
Criança:
- "Mas diga-me: aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?"
Deus:
- "Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz."
Criança:
- "Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?"
Deus:
- "Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar."
Criança:
- "E o que farei quando eu quiser Te falar?"
Deus:
- "Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar."
Criança:
- "Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?"
Deus:
- "Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida."
Criança:
- "Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais."
Deus:
- "Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre dentro de você."
Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas. A criança, apressada, pediu suavemente:
- "Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo."
E Deus respondeu :
- "Você chamará seu anjo de ... MÃE!"

( Autor desconhecido )

por: Maria Rosalia Holanda Cardoso

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30