xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/02/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 fevereiro 2009

Imagens do Inverno: 21 fevereiro, chove gostoso na terrinha!



Foto: Pachelly Jamacaru
"Pachelly Jamacaru"

Guaramiranga - Um Paraíso deixado por Deus aqui na Terra...

A Serra de Guaramiranga-CE é mesmo um lugar encantador. Venho há cerca de 10 anos para esta região do estado do Ceará, durante o carnaval, tanto para fazer uma espécie de retiro, quanto para curtir o Jazz do Festival de Jazz & Blues que acontece na pequena cidade, mas que atrai milhares de pessoas para cá. A serra é muito bem preservada e a temperatura gira em torno de 20 graus. A floresta é exuberante, com árvores frutíferas e frondosas. Acorda-se com o aroma da floresta e com o magnífico canto dos pássaros silvestres. Isso é mesmo o que eu chamo de paz. E para completar, ainda pega internet 3G por aqui, de modo que posso enviar um pouco da paisagem idílica que temos por aqui:


IMG_9233

Acima: A nossa casa ( do meu amigo Haroldo Ribeiro ) na serra de guaramiranga

IMG_9255

Aqui, a natureza se expressa de modo como poucas vezes vista...
IMG_9314

Atinge-se o que mais o ser humano deseja: PAZ !

IMG_9344

A harmonia, o silêncio das matas vírgens só é quebrado pelo canto dos pássaros ou dos animais domésticos...

IMG_9362

IMG_9235

Pode-se ler um livro debaixo de uma árvore e apreciar o ar puro...

IMG_9241

Levar uma vida em contato com a natureza...

IMG_9249

IMG_9284

IMG_9380

IMG_9384

IMG_9266

IMG_9325

E ainda poder gozar dos confortos da vida moderna em harmonia com a natureza...

IMG_9376


Fotos: Dihelson Mendonça
21-02-2009
Museus do Crato com projetos de revitalização e recuperação de peças sacras

A Secretaria de Cultura do Crato, através da Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho, está dando encaminhamento ao trabalho de recuperação de peças e dos museus Histórico e Vicente Leite, no município. O Museu de Artes Vicente Leite encontra-se interditado por conta do trabalho de recuperação das instalações físicas do prédio. Também será iniciado pela restauradora italiana Gabriella Federico o trabalho de recuperação de importantes imagens sacras, algumas delas com mais de 200 anos, do Museu Histórico. O trabalho é fruto de um trabalho de levantamento realizado pela própria restauradora, que reuniu em seu estudo 14 imagens, dois sacrários e um oratório para serem restaurados. Com isso, ela também fará um trabalho em conjunto com estudantes para capacitá-los na recuperação das peças. Gabriella destaca a importância do acervo do Crato, hoje um dos mais antigos do estado e a importância desse trabalho no sentido de recuperar o que ela considera relíquias.

Fundação encaminha projeto de recuperação de Museu para o Ministério da Cultura

O presidente da Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho, George Macário, anuncia que o Museu Histórico do Crato poderá receber uma nova infra-estrutura e adequação dos espaços. É que foi encaminhado projeto para o Ministério da Cultura, através de edital, para modernização do equipamento cultural, turístico e histórico do município. O projeto está avaliado em mais de R$ 195 mil. O resultado deverá sair nos próximos dias. Com a aprovação, George destaca que o local receberá nova climatização, salas informatizadas, auditório, área de administração totalmente recuperada e modernizada, expositores, investimento em circuito interno de segurança, entre outras mudanças. Com isso, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, encampa uma de suas prioridades que é a recuperação dos museus da cidade, proporcionando um espaço de preservação da memória histórica e cultural. Outro ponto destacado pelo prefeito é a implementação da infra-estrutura turística para o município.

Shopping Popular será apresentado aos membros de associação, em Crato

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município do Crato dá encaminhamento ao projeto do Shopping Popular do Crato, o Camelódromo. Várias reuniões já foram realizadas no sentido de proporcionar uma organização dos permissionários, que hoje tem como representação a Associação de Empreendedores Informais e Autônomos do Crato. Também foi criada uma associação dos membros constituintes do projeto, a exemplo da Associação dos Artesãos Renascer, Associação Comunitária dos Artesãos, Associação dos Fabricantes de Confecções e Associação dos Artesãos do Crato. Após o carnaval, será feita uma apresentação do projeto, com a presença do prefeito do Crato, Samuel Araripe, e um membro do Banco do Nordeste do Brasil, no Teatro Municipal Salviano Arraes.

Desenvolvimento Econômico elabora projeto para criar distrito industrial no Crato

A Prefeitura Municipal do Crato dá continuidade ao processo de desenvolvimento sócio-econômico do município e já está elaborando um projeto de criação de um Distrito Industrial. O projeto, segundo o titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, Duda Alencar, será apresentado à superintendência e diretoria do Banco do Nordeste. O intuito, segundo ele, é pleitear uma parceria para implantação o mais rápido possível desse importante empreendimento.

Ponto Facultativo na Prefeitura Municipal na segunda de carnaval e quarta de Cinzas

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, decretou ponto facultativo para os servidores públicos municipais nos dias 23 e 25 de fevereiro, segunda-feira de carnaval e quarta-feira de cinzas, em virtude do feriado nacional da terça-feira. Com isso, haverá interrupção das atividades normais, ocasionadas pelo feriado. A medida leva em consideração o princípio da economicidade, com a redução de gastos inerentes a atividade administrativa. Os servidores lotados em serviços essenciais, como o fornecimento de água, atendimento médico-hospitalar de urgência, e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), continuam suas atividades normais.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato

Dos Deveres das Partes no Código de Processo Civil Brasileiro - Por: Aglézio de Brito

Visando à moralização do devido processo legal, notadamente na coibição das chicanas e alicantinas que certos bacharéis em direito, inescrupulosos, de má fé, costumam usar nas causas que patrocinam, onde os fins justificam os meios antiéticos, o Código de Processo Civil brasileiro, em seu artigo 14, traça diretrizes disciplinadoras para aqueles que submetem suas questões à apreciação do Poder Judiciário. Nessa esteira, estatui o predito dispositivo de lei adjetiva que compete às partes e aos seus procuradores exporem os fatos em juízo conforme a verdade. Ao contrário da teleologia do Código, muitos bacharéis em direito, advindos das quantidades industriais que, a todo ano, as Faculdades lançam no mercado, sem o menor preparo profissional, alteram a verdade dos fatos em suas postulações para conseguir objetivo ilegal, praticam expedientes injustificados para obstacular o andamento do processo, provocam incidentes manifestamente infundados e interpõem recursos com intuito manifestamente procrastinatórios.

Por esses lamentáveis procedimentos, o próprio Código de Processo Civil, no seu artigo 18, comina pena de multa aos bacharéis infratores da ética profissional além de autorizar ao juiz a fixar indenização de até 20% sobre o valor da causa, a ser paga à parte contrária pelos prejuízos sofridos em decorrência de semelhantes e condenáveis procedimentos.

Ocorre que, além daqueles inescrupulosos bacharéis em direito, muitos servidores do Poder Judiciário, dentre eles, juízes, promotores, oficiais de justiça, funcionários das secretarias judiciárias negligenciam no cumprimento de seus deveres, emperram, embaraçam o funcionamento do processo, prejudicando a prestação jurisdicional e estabelecendo a descrença na Justiça.

Tentando disciplinar esses procedimentos espúrios, verificados na máquina da administração da justiça, os responsáveis pelas paulatinas reformas do Código de Processo Civil, através da Lei nº 10.358, de 27 de dezembro de 2001, com vigência a partir do mês de março de 2002, modificaram a redação do artigo 14 do Código e acrescentaram-lhe o inciso V e o parágrafo único, estatuindo que não somente as partes e seus advogados, mas todos aqueles que participam, de qualquer forma do processo, têm o dever de cumprir com exatidão “os provimentos mandamentais e não criar embaraços à efetivação de provimentos judiciais...”. Para os infratores, além das sanções civis e criminais, são cominadas multas de até 20% sobre o valor da causa.

Tanto a dicção antiga, como o novel comando do art. 14 do CPC, repetem, simplesmente, a obviedade vetusta, insofismável do princípio universal da moralidade, imanente à norma jurídica de qualquer sistema de Direito num Estado Democrático, seja de natureza substantiva, ou processual, que não pode ser relegado por quantos participem, de maneira direta, ou indireta, do processo jurisdicional.

Criar dispositivos processuais para dizer que as partes e todos que participam do processo devem cumprir os provimentos judiciais e não criar embaraços à efetivação de provimentos judiciais é, no mínimo, admitir que antes esse comando não era obrigatório, ou, por outra, que a compulsoriedade do seu cumprimento foi exterminada pelo costume daquelas pessoas que, à margem da lei, não sofrem qualquer sanção pela desobediência aos princípios da moralidade e da legalidade que fazem parte da fisiologia da norma jurídica.

Penso, com tristeza, que a questão dos deveres de todos aqueles que participam do processo judiciário é de caráter cultural, institucional, e não de natureza processual, a ser resolvida com a edição de mais uma lei, dentre um calhamaço piramidal de tantas outras, que melhor utilidade teriam se destinadas às toaletes do Brasil.

Por: Aglézio de Brito

Futebol - Atualização - Amilton Silva

Crato Joga Hoje

A equipe do Crato volta a atuar hoje pelo campeonato cearense da segunda divisão, desta feita diante do líder Tiradentes. A partida está programada para 15h30, no estádio Elzir Cabral , em Fortaleza.

Ceará Vence
Com um gol de Alex Gaibu aos 19 minutos do primeiro tempo, o Ceará venceu a primeira partida decisiva do primeiro turno do campeonato Cearense. A partida foi realizada no Castelão, rendeu mais de 143 mil reais com público de 11.343 pagantes.As duas equipes voltam a se enfrentar no dia primeiro de março, com o Ceará jogando pelo simples empate, para sagrar-se campeão do primeiro turno.

Taça Libertadores

Em partida isolada, o Cruzeiro recebeu a visita do Estudiante da Argentina , no Mineirão, em Belo Horizonte. Após um 0 X 0 no primeiro tempo, o Cruzeiro voltou para segunda etapa mais determinado e terminou com a vitória por 3 X 0. O atacante Kleber ex Palmeiras, entrou aos 15 minutos do segundo tempo e foi o destaque da partida , marcou dois gols e foi expulso logo após marcar o seu segundo gol.O outro gol do Cruzeiro foi assinalado pelo lateral esquerdo Fernandinho de pênalte sofrido pelo atacante Wellington Paulista.

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato


Felicidade - Por: Rosalia Cardoso

FELICIDADE

Wanderlino Arruda

Felicidade não tem peso,
nem tem medida,
não pode ser comprada,
não se empresta, não se toma emprestada,
não resiste a cálculos, porque não material,
nos padrões materiais do nosso mundo.
Só pode ser legítima.
Felicidade falsa não é felicidade,
é ilusão.
Mas, se eu soubesse fazer contas na medida do bem,
diria que a felicidade pode ter tamanho,
pode ser grande, pequena,
cabendo nas conchas da mão,
ou ser do tamanhão do mundo.
Felicidade é sabedoria,
esperança,vontade de ir, vontade de ficar,
presente, passado, futuro.
Felicidade é confiança:
fé e crença,trabalho e ação.
Não se pode ter pressa de ser feliz,
porque a felicidade vem devagarinho,
como quem não quer nada.
Ser feliz não depende de dinheiro,
não depende de saúde,
nem de poder.
Felicidade não é fruto da ostentação,
nem do luxo.
Felicidade é desprendimento,
não é ambição.
Só é feliz quem sabe suportar,
perder, sofrer e perdoar.
Só é feliz quem sabe, sobretudo, amar.

Enviado por Rósalia Holanda Cardoso

Um carnaval com muita paz e alegria!!


Nesta época festiva,Deseja-se a todos os Povos...Um Carnaval Cheio de Páscoas...E um Natal cheio de Anos Novos....Que as Renas do Pai Natal, Surjam nos Céus a Voar,Tilintando alegremente...Com o Rudolph a piscar! Que o Pai Natal e os Duendes, Façam raves a bombar...E não se baralhem nas botas... Na altura de ofertar!....Que o presépio de Natal, Tenha estrelas sorridentes, Ovelhinhas e Pastores...E Reis Magos bué Contentes! Que tudo surja em sorrisos ,Com muita Paz e Carinho...E que o coelho da Páscoa, Se esmere no sapatinho! Que se tenha nesta quadra, Muito Amor e Alegria...Rabanadas e filhóses Arroz doce e Aletria!

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31