xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/02/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 fevereiro 2009

20-02-2009
Bloco das Virgens leva milhares de foliões às ruas do Crato e abre oficialmente o carnaval no Cariri

A irreverência toma conta das ruas do Crato. Mais de 15 mil foliões cratenses e de várias cidades do interior do Estado participam da abertura do "Carnaval Crato Amado da Folia e da Alegria", que será aberto a partir das 15 horas de hoje, com concentração do Bloco das Virgens, no Centro Cultural do Araripe. Às 16 horas está prevista a saída do bloco, pelas ruas do centro da cidade. Este ano, o percurso será maior. Por questão de segurança, a partir da rua Dr. João Pessoa, no centro comercial da cidade, será proibido o tráfego de veículos. A segurança será fortalecida nas ruas do município e desde cedo estarão sendo realizadas blitz. O Departamento Municipal de Trânsito montou um esquema especial para facilitar o tráfego pela cidade. Também estão envolvidos na organização e segurança a Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Uma ambulância estará de plantão todos os dias, das 17 horas às 24 horas, além de profissionais da saúde. Inspeções sanitárias estão sendo realizadas todos os dias, orientando a higiene dos alimentos comercializados nas ruas, restaurantes da cidade e lanchonetes. Clubes, hotéis, motéis, bares e afins estarão sendo inspecionados neste período. O trabalho de organização do carnaval do Crato envolve um trabalho conjunto das secretarias. A Ação Social realizou uma campanha de combate à venda de bebidas alcoólicas à crianças e adolescentes, de 11 a 18 de fevereiro, por meio de parceria com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). O trabalho continua com a fiscalização desses órgãos durante o carnaval.

Prefeito Samuel Araripe decreta ponto facultativo nos dias 23 e 25

O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, assinou decreto determinando ponto facultativo nos dias 23 e 25 de fevereiro, na próxima segunda-feira de carnaval e quarta-feira de cinzas, respectivamente, considerando o feriado nacional, do dia 24, na terça-feira. Com isso, haverá interrupção das atividades normais, ocasionadas pelo feriado. A medida leva em consideração o princípio da economicidade, com a redução de gastos inerentes a atividade administrativa. Os servidores lotados em serviços essenciais, como o fornecimento de água, atendimento médico-hospitalar de urgência, e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), continuam suas atividades normais.

Campanha contra a dengue toma as ruas do Crato

A Secretaria de Saúde do Crato lançou na manhã de ontem, na Praça Siqueira Campos, com blitze na Asa, bairro Seminário, e na Quadra Bicentenário, a campanha "O Combate à Dengue Começa em Casa", com a participação de agentes de endemias, estudantes e a sociedade. O ato foi uma forma de fazer um alerta à sociedade para a prevenção da doença, principalmente dentro de casa, onde foram detectados ano passado 65% dos focos em tanques, tambores, potes, filtros, tinas e outros depósitos nas residências. Uma tenda educativa foi instalada na praça Siqueira Campos, com distribuição de panfletos e orientações para o combate e prevenção da dengue, além da apresentação do ciclo de vida do mosquito. Estudantes participaram destas atividades. Na próxima semana., continuam sendo realizados os mutirões de limpeza envolvendo moradores e associações de bairros. Na quinta-feira, será a vez da comunidade do gesso fazer também a sua parte, com a presença da Saúde, através da Mobilização Social, nos bairros da cidade.

Mais de 800 tarefas de terra são preparadas para plantio em Crato

Mais de 800 tarefas de terra no município do Crato já passaram por aração e gradagem, por meio da parceria com a Prefeitura Municipal do Crato e pequenos produtores do município, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos. O trabalho continua com a máquina nas pequenas propriedades a fim de que o município, mesmo com precipitações com índice de pluviosidade menor que o ano passado, venha ter uma boa safra. O secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do município do Crato, Francisco Erasmo Ferreira, afirma que também vem sendo feito junto às comunidades um trabalho de orientação aos agricultores, através de entidades representativas O apoio aos pequenos produtores rurais do Crato tem sido um trabalho desenvolvido ao longo da administração, e a pretensão, segundo o secretário Erasmo Ferreira, é que esses serviços possam ser ampliados.

Estatuto para consócio de aterro sanitário passa por aprovação

Estiveram mais uma vez reunidos em Crato representantes de municípios da região do Cariri, no intuito de participarem da reunião de aprovação do estatuto que regulamenta o consócio para construção de aterro sanitário, voltado para nove municípios. Esse representa mais um passo na consolidação do aterro. Também foram propostas emendas e aprovações para finalizar o estatuto. A reunião contou com a presença do prefeito do Crato, Samuel Araripe, que no último dia 29 de janeiro, foi eleito por unanimidade pelos prefeitos das outras cidades que fazem parte do consócio, como presidente do Aterro Consorciado, e permanecerá no cargo por dois anos. Existe uma cobrança do governo, da própria sociedade e dos órgãos ambientais, determinando que as cidades possam dar um destino apropriado para o lixo. Os técnicos destacam o benefício gerado ao meio ambiente com a inserção do aterro, já que há muitos anos os municípios da região têm apenas lixão, provocando danos ao meio ambiente e sérios prejuízos para a população. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, destacou a importância do consórcio, por ver nessa possibilidade a saída para se resolver um problema que é do Cariri e do Brasil. "Isso ainda irá gerar ganhos, porque é um projeto de primeiro mundo. O município sede vai ter ganhos de ICMS e geração de emprego", completa.

Pólo Madre Feitosa realiza III Baile da Terceira Idade

A Secretaria de Ação Social, através do Pólo de Atendimento Madre Feitosa realiza hoje, das 14 horas às 16 horas, o III Baile da Terceira Idade do Grupo de Idosos do CRAS – Seminário. Na ocasião, serão realizadas Oficina de Maquiagem, eleição do Rei Momo e da Musa da Terceira Idade, tudo animado com muita música carnavalesca.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato

Futebol - Atualização - Dia 20 de Fevereiro de 2009

Quarta Feira de Muito Futebol

Pelo futebol cearense foi realizada ontem a segunda rodada do campeonato Cearense na sua segunda divisão. O Crato que perdeu a primeira partida no último domingo para o Guarani no Romeirão, voltou a atuar fora de casa, desta feita contra o Maracanã, e obteve uma expressiva vitória por 1 X 0. O Tiradentes assumiu a liderança isolada do certame com seis pontos ao vencer o Aracati por 3 X 1 , jogando no campo do adversario. O Guarani de Juazeiro foi a Limoeiro do Norte e saiu com o empate de 0 X 0 contra a equipe do Limoeiro. São Benedito 1 X 0 Trairiense foi o outro resultado da rodada. A derrota do Trairiense fez a primeira vítima no campeonato, caiu o seu treinador Amilton Rocha, para o seu lugar o Trairiense contratou Jorge Pinheiro.

Copa do Brasil

Vários jogos movimentaram a Copa do Brasil.No Castelão , em Fortaleza, o Icasa vencia até o final do jogo a Portuguesa , cedendo o empate aos 47 minutos do segundo tempo.Outro representante cearense o Fortaleza jogando fora dos seus domínios, empatou em 1 X 1 com a Desportiva do Espírito Santo. Nacional de Patos 0 X 1 Fluminense RJ, Flamengo PI 1 X 4 Vasco da Gama, Americano 2 X 0 Santa Cruz, J Malucelli PR 0 X 2 Guarany SP, Rio Branco AC 1 X 2 Santos e Itabaiana 0 X 5 Atlético MG foram os principais resultados de ontem pela Copa do Brasil.

Libertatdores da America

O Sport Clube de Recife estrou na libertadores jogando fora de casa e saiu com uma ótima vitória diante do Colo Colo do Chile. O São Paulo não saiu de um empate em 1 X 1 Diante do Independiente de Medelin, no Morumbi. O Cruzeiro estréia na competição na noite de hoje no Mineirão, diante do Estudiante.

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato


De amigo para amigos - Por: Pedro Esmeraldo

Escrevemos-lhes porque precisamos desabafar com alguém que nos venha assegurar compreensão mútua e destreza em nossas atividades.
Soubemos por intermédio de terceiros que os amigos veem dizendo que a valorização das terras cratenses está abaixo do valor determinado pela mídia empresarial: Puro engano! Declaramos com firmeza que a valorização de terras contíguas é igual as demais. Nada de querer desfazer do nosso patrimônio territorial.
Se alguém citar as nossas terras abaixo do valor é porque tem um pinguinho de inveja. Cremos que, com toda certeza, essas conversas balelas são inventadas pelos inimigos ocultos do Crato.
Confirmamos: Quem foi rei sempre será majestade. Garantimos que não estaremos nem aí com essas conversas torpes e injuriosas.
Nós, os cratenses, usamos de nossas prerrogativas e podemos cantar alto dizendo que os municípios vizinhos e equidistantes devem a nossa cidade, pois além de serem filhos do Crato; foram beneficiados em todas as áreas como: educação, saúde, economia, agricultura, etc e quando acham de querer dilacerar a nossa terra por intermédio de medidas falaciosas, deixando-nos cair numa lacuna discordante, tudo isto causado pelas mazelas de alguns astuciosos que só nos procuram para nos hostilizar, deixando-nos completamente dispersos; já que nem temos força suficiente para reagir. Isto se tornou medida estarrecedora o que nos deixa a ver navios.
Reparem bem, senhores, usem pensamento de homem sério, venham comungar conosco, lutando em defesa da terrinha amargurada e desprezada devido omissão de alguns políticos.
Querem diminuir o Crato, tirando o bom da cidade, levando-o para si suas reservas com o apoio das autoridades estaduais da capital que nos desprestigiam favorecendo a outra localidade.
Talvez dizemos com muita ênfase, pensam que somos atoleimados e que não sabemos onde temos a venta. Esclarecemos que somos cratenses autênticos e não aceitamos de bom grado esses pensamentos astuciosos.
Não falamos à toa, mas confiamos que Crato é uma cidade revolucionária desde os tempos imemoriais, pois participamos das lutas a Revolução de 1817 e da Revolução do Equador (1824).
Portanto, pedimos que respeitem o Crato e ao mesmo tempo invocamos ao Altíssimo, pedindo luz e determinação, pois com sua ajuda devemos ser gigantes por natureza.

Crato-CE, 11 de fevereiro de 2009

Por: Pedro Esmeraldo

"Águas passadas , movem os meus moinhos" - Por : Socorro Moreira




Eu tinha um amigo que adorava mulheres das pernas tortas. E dizia isso com toda razão.
- Imagine o enrosco dessas pernas no meu corpo. Encaixe perfeito!
- E as minhas panturrilhas humildemente, se encolhiam.
Estávamos no Amazonas. Os meninos tomavam cerveja em latinhas, salpicadas de sal e limão. Claro que eu ia de "Baré", e o tira gosto era Tucunaré. Tempo infernal e celestial. Chuvas diárias nas tardes. Banhos nas calçadas, no meio do mundo... Um mambembe coletivo, atiçado e resfriado.
Terra aonde a lepra se espalhava.
- Cuidado menino, com beijo de língua; com mordiscadas na orelha... (Cuidado para não engolir coisas alheias).
E o tempo quebrava o relógio. A estrada era selva, e o rio navegável. Exuberância, nos passeios de lancha (50 HP). De uma margem para outra, nem se tivesse olhar de lince, ou pescoço de girafa... Só se via água e céu... Um mar nublado, sem ondas, sem turmalina... Mas tinha a beleza das garças.
Nas noites, imperava o carimbó. Um violão mineiro...
Num grupo de dez, eu era apenas só!
Cansados das caças, fretamos um avião para gastar dinheiro no "Selton" de Porto - Velho. Os meninos esticaram o vôo até Letícia, na Colômbia, atrás de Old Parr e "Saco Roxo".
Eu fiquei num salão de beleza, pintando os cabelos de vermelho.
Naquela noite, nos banqueteamos, depois de três meses, com filés ao molho madeira.
Digestiva foi a Discoteca. Sons de Tina Turner - Dancing Days. Uns remelexos soltos, e ao mesmo tempo presos, nas meias de lamê.
Benditas diárias, que nos davam chuva, rio, peixe, castanhas e algumas mordomias.
Ontem assisti ao filme "Ensaio sobre a Cegueira”, baseado no livro de Saramago.
Evoquei todas as águas,
Nas quais já me molhei.
Bendisse a vida.
Umedeci a pele,
Folha seca da cegueira.
Agora posso fechar os olhos...
Viver o que deixei passar.
Posso na vida,
Também adiantar o olhar.
Buscar-me, buscar-te...
Entregar alma em mãos...
Confiar!


Socorro Moreira

UMA PEDAGOGIA PARA O BEM ESTAR SOCIAL

Caro Nilo: bem apresentado e bem urdido o seu pensamento sobre a transdisciplinaridade no curso de medicina. Como somos contemporâneos, sinto orgulho desta geração que teima em pensar apesar da vida burguesa que levamos. Adiante bom professor. Este texto seria um comentário, mas como se trata de um fato objetivo da vida da URCA, resolvi postar o próprio comentário.

Na raiz da questão que o Nilo aponta existem alguns elementos aparentemente supérfluos na abordagem, mas que em última instância se comportam como determinantes. Em primeiro lugar o próprio modelo de ensino-aprendizagem, incluindo aí a forma como os professores são remunerados e a divisão do trabalho se verifica. Nesta questão, certamente o ambiente de ensino-aprendizagem é tudo, pois o espaço físico do aluno e do professor é o próprio espaço social em que as doenças se reproduzem e onde serão curadas. Isso implica em novas operações logísticas para o aluno e para o professor.

Outra questão central se refere a transdisciplinaridade em si. Onde a disciplina não é o corte das especialidades e dos saberes biopsíquicos ou sociológicos tão somente. A disciplina é a própria matéria de domínio do médico cujos recortes precisam ser bem estudados. Aqui se trata de verificar quais domínios são fundamentais, aqueles que serão utilizados pelo profissional em qualquer circunstância e diante de qualquer problema. Como já vês propormos domínios transversais que ocorreriam obrigatório e de modo disciplinado em todo o curso.

Um exemplo. Tentamos discutir com a URCA no tempo de Violeta Arraes, quando se inaugurava o curso de enfermagem, que sabemos tem a mesma natureza dos médicos, resguardados os papéis na divisão do trabalho. O recorte que propomos como domínio fundamental (transversal) para a enfermagem era: metodologia científica (inclusive filosofia da ciência); comunicação e expressão; conhecimento regional e local; situação e promoção da saúde. Neste recorte se incluíam dois suportes: inglês e espanhol como fonte de artigos científicos e pesquisa bibliográfica para estudar situações. Vale ressaltar que, neste caso, o curso já não era dos enfermeiros tão somente, era da geografia, da letra, da economia, e assim por diante.

Outro dado é que, desde o princípio, o curso já era planejado tendo por base uma cesta de demandas regionais. O que isso queria dizer? A URCA promoveria um seminário com as prefeituras da região, incluindo quadros dos serviços de saúde, os conselhos de saúde e personalidades sociais e políticas e nele se tiraria o perfil profissional desejável para os principais problemas regionais. Como isso o curso se estruturaria no enfrentamento destes problemas.

Por exemplo se fosse escolhido o tema a Saúde da Mulher. Neste caso desde o primeiro ano os alunos iriam exercer um papel de observador, analista e interventor da realidade onde se praticasse atenção à mulher. Neste momento receberia forte apoio das disciplinas citadas: metodologia de observação e análise científica, pesquisa bibliográfica, relatórios escritos e orais e assim por diante. O ambiente de observação e análise seriam os serviços de saúde e as conclusões ocorreriam em salas da urca e dos próprios serviços. Mas em todo caso existiriam conclusões feitas como discurso social e coletivo, incluindo os profissionais dos serviços de saúde, os professores dos diversos cursos da URCA e os alunos. Seria como e a cada ciclo de conclusões o aluno participasse de um exame coletivo, em que se media a capacidade dele de análise e conclusão ao mesmo tempo em que se concluía sobre a própria realidade.

Sobre as disciplinas clássicas da biologia humana e do seu psiquê: a oportunidade de conhecimento, aprendizagem e inovação seria durante as observações, análises e conclusões. Claro que isso implicaria num cuidadoso processo de planejamento didático, pois as oportunidades teriam que cobrir lacunas essenciais que já se conhecem previamente para a formação do profissional de saúde. Considere, também, que nesta observação todo serviço saúde estaria necessariamente posto no contexto social e político e aí o pessoal da geografia humana entraria com todo vapor. Neste caso da contextualização, nitidamente se pretendia a opção metodológica do território-processo tendo como referência brasileira, o Milton Santos.

Na ocasião fomos frustrados por duas questões: a primeira a nossa própria ingenuidade e a segunda como operacionalizar um curso numa universidade baseada em horas aula e em salas próprias?

Devo dizer que professores importantes da URCA se rebelaram e boicotaram até mesmo a possibilidade do debate continuar. Na raiz desta reação existiram dois fatores: a corporação de enfermagem condenando qualquer outro modo de formar enfermeira que não fosse aquele como foi formada. Nesta ocasião não existia no Crato quase nenhuma crítica ao próprio processo como se reproduziram. Aí não deixa de ocorrer que havia uma “briga” das enfermeiras do Ceará com o Carlile Lavour que havia introduzido o agente de saúde no estado. Ele era um dos que pensavam este novo modo. A outra foi comigo, um verdadeiro estrangeiro da região (isso passa na cabeça das pessoas), além do mais médico.

A outra foram os professores dos demais cursos que tinham a própria carga no seu e temiam um tipo de exercício mais aberto ao debate. Por exemplo não se pretendia ensinar português e nem comunicação como uma matéria clássica, mas sim trabalhar com os alunos através de seus textos e de sua comunicações orais. A biblioteca da universidade deixaria de ser um depósito para consulta e estaria envolvida no processo de formação do aluno de enfermagem através da pesquisa bibliográfica, especialmente os atuais recursos da rede mundial de computadores via internet.

Por último quero dizer que tivemos um grande apoio num professor da geografia, que tinha um sobrenome Teles. Este não se resumiu à crítica da operação e nem às dificuldades de planejar uma pedagogia assim.

Efêmero - Por: José Nilton Mariano Saraiva

"Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é efêmera, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes.
Muitas flores são colhidas cedo demais; algumas, ainda em botão.
Há sementes que nunca brotam e há outras flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, tranqüilas, vividas, se entregam ao vento.
Mas a gente não sabe adivinhar; a gente não sabe por quanto tempo estará enfeitando esse Éder e tampouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor.
E descuidamos; cuidamos pouco. De nós...dos outros.
Nos entristecemos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosos; perdemos dias, às vezes anos.
Nos calamos quando deveríamos falar; falamos demais quando deveríamos ficar em silêncio.
Não damos o abraço que tanto a nossa alma pede porque algo em nós impede essa aproximação. Não damos um beijo carinhoso “porque não estamos acostumados com isso” e não dizemos que gostamos porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos.
E passa a noite... e chega o dia; o sol nasce... e adormece.
E continuamos os mesmos, fechados em nós.
Reclamamos que não temos ou achamos que não temos o suficiente. Cobramos; dos outros, da vida, de nós mesmos. Nos consumimos.
Costumamos comparar nossas vidas com as daqueles que possuem mais que a gente. E se experimentássemos comparar com aqueles que possuem menos ? Isso faria uma grande diferença.
E o tempo passa... passamos pela vida; não vivemos; sobrevivemos.
Porque não sabemos fazer uma outra coisa.
Até que inesperadamente acordamos e olhamos para trás. E então nos perguntamos: e agora ?
Agora, hoje, ainda é tempo de reconstruir alguma coisa, de dar um abraço amigo, de dizer uma palavra carinhosa, de agradecer pelo que temos.
Nunca se é velho demais ou jovem demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso. Não olhe para trás. O que passou... passou. O que perdemos...perdemos. Ficaram as lições; os ensinamentos. Olhe para frente.
Ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor. Ainda é tempo de voltar-se para Deus e agradecer pela vida que, mesma efêmera, ainda está em nós.
Pense... VOCÊ AINDA TEM TEMPO.
Não o perca mais".
(à poetisa Claude Bloc)
Autor: desconhecido - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Pra voce - Silvio Cesar.

De Silvio Cesar com a interpretação de Roberto Carlos. Se não gostar não se aborreça. Pule a pagina. Tenha um bom dia.

Postado Por A. Morais

Prova Inconteste - Por: Claude Bloc


Já me falaram que o tempo não existe. Que o inventamos e o aprisionamos nos ponteiros dos relógios, nas caixinhas que o guardam e que o mostram. Dizem que o tempo ficou prenhe dos calendários, que os dias se contam para exaltá-lo.

Dizem! E nem ousarei discutir essa questão escancarada sobre a passagem de um momento. Não me embrenharia nessa altercação filosófica, existencial ou coisa que o/a valha. Basta pensar.

Se o tempo não passa, como passo? Se ele não existe, eu existo! Com se explica essa imagem que vejo refletida no espelho?

O tempo certamente é responsável pelo que se passa comigo. Interfere no meu olhar, hoje mais agudo e mais atento.

Perdi no tempo as imagens da infância. A grandeza das coisas. As passarelas infinitas onde a vida corria. As portas e janelas voltadas para um mundo irreal.

O tempo ajustou minhas retinas, deu nova proporção às minhas ilusões. O tempo apontou minhas fraquezas, quebrou minha rotina, me fez experimentar o carinho sereno do dia e o mar revolto das madrugadas.

O tempo desintegrou o medo, estilhaçou o amor. Desarrumou a grandeza dos meus afetos. Então, o que dizer do tempo? Uma simples fantasia?

Com as mãos desnudas alcanço seus galhos num pulo. E eis a prova inconteste: o tempo existe! O tempo altera o talhe e a proporção das coisas. A gente vai crescendo e o tempo nos vai modelando em seu encalço.
.
Por: Claude Bloc

19-02-2009
Prefeitura do Crato lança hoje grande Campanha de combate à dengue

Com o tema 'O Combate à Dengue Começa em Casa', será iniciada a partir das 8 horas de hoje, uma grande campanha de prevenção e combate da dengue no município do Crato, que nos últimos anos vem reduzindo os índices da doença consideravelmente. Os registros nas Secretarias de Saúde do Município e Estado são exemplo desse esforço empreendido pela Secretaria de Saúde nos últimos anos. Segundo dados da Saúde do Crato, este ano não foi confirmado nem um caso da doença. 19 foram notificados e encaminhados para exames em Fortaleza. Segundo a Secretária de Saúde do Município, se trabalha com uma perspectiva otimista em relação à redução dos índices, mas é importante a população colaborar e se manter alerta, principalmente durante o período de chuvas. A campanha contará com uma grande mobilização no Centro da cidade com estudantes, agentes de endemias, técnicos da saúde e a população, com a participação da Banda de Música do Crato. Tendas serão instaladas na praça Siqueira Campos, no intuito de se realizar orientações e amostragens do mosquito para o conhecimento da população. O trabalho de combate ao Aedes aegypti tem sido permanente no município, tanto que as estatísticas têm comprovado o resultado do trabalho, acompanhado de forma efetiva pela Secretária de Saúde, Nizete Tavares, e pelo prefeito Samuel Araripe, que solicita o apoio efetivo da sociedade para juntos, poder público e população, se vencer essa batalha contra o mosquito da dengue. A campanha, segundo a secretária de Saúde, tem como base as estatísticas colhidas no ano passado, em que 65 por cento dos focos foram encontrados em tanques, tambores, potes, filtros e tinas e outros depósitos nas residências. O trabalho da Secretaria envolve uma atividade intensificada, principalmente nas áreas de maior incidência, com distribuição de toucas para potes e cobertas para caixas de água, dentre outros meios de prevenção adotados. É importante salientar o trabalho educativo desenvolvido em todo o município, por meio da Mobilização Social.

Prefeito Samuel Araripe decreta ponto facultativo nos dias 23 e 25

O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, assinou decreto determinando ponto facultativo nos dias 23 e 25 de fevereiro, na próxima segunda-feira de carnaval e quarta-feira de cinzas, respectivamente, considerando o feriado nacional, do dia 24, na terça-feira. Com isso, haverá interrupção das atividades normais, ocasionadas pelo feriado, no dia anterior e posterior. A medida leva em consideração o princípio da economicidade, com a redução de gastos inerentes a atividade administrativa. Os servidores lotados em serviços essenciais, como o fornecimento de água, atendimento médico-hospitalar de urgência, e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), continuam suas atividades normais.

Ultimados preparativos do "Carnaval Crato amado da folia e da alegria"

Estão sendo ultimados os preparativos para o Carnaval 2009 no município do Crato, com uma larga programação que se estende nos cinco dias de folia momina. Este ano o tema escolhido para os festejos carnavalescos foi "Carnaval Crato amado da folia e da alegria". O Bloco das Virgens abre a festa na tarde de amanhã, com concentração de foliões a partir das 15 horas do Bloco das Virgens, de frente a antiga Eventus. O maior bloco do interior do estado se desloca pelas ruas da cidade a partir das 16 horas, seguindo pelo centro da até a quadre Bicentenária, seguindo este ano pela Avenida Pericentral até a Duque de Caxias com encerramento no Centro Cultural do Araripe. A partir da rua Dr. João Pessoa, no centro comercial, não será permitido o trânsito de veículos. Todos os foliões, por medida de segurança, seguirão a pé atrás do trio elétrico. São mais de 15 mil foliões no Bloco das Virgens, uma brincadeira de amigos, que se tornou uma grande festa de domínio público. A intervenção do poder público na festa se tornou essencial pela grande multidão que se forma nas ruas. A secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, esteve reunida com órgãos de segurança, a exemplo da Guarda Municipal, Demutran, Polícia Militar e corpo de Bombeiros, no sentido de esquematizar junto a esses órgãos o trabalho que será desenvolvido durante o carnaval no Crato, para que tudo transcorra num clima de normalidade. Uma ambulância estará à disposição da população.

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização durante o carnaval

Desde o último dia 10, vem sendo realizado em Crato um vasto trabalho de fiscalização, com inspeções sanitárias por parte da Secretaria de Saúde, através da Unidade de Vigilância Sanitária, em hotéis, motéis, pousadas, clubes, chalés, balneários e congêneres. Nesses locais está sendo observada prioritariamente a higiene sanitária, além da renovação dos alvarás sanitários desses estabelecimentos. Em todos os clubes do Crato, durante os bailes, a equipe técnica da Secretaria de Saúde estará presente verificando as condições de funcionamento. Também será distribuído material como hipoclorito de sódio, toucas, luvas, cartazes informativos e panfletos. Além disso, a campanha contra a Aids e doenças sexualmente transmissíveis será efetivada, com distribuição de material informativo e camisinhas. Mais de sessenta barraqueiros estarão instalados no Centro Cultural do Araripe. O trabalho da Vigilância também se estenderá no local, com orientações e distribuição de material para manipulação de alimentos. Em todos os dias de carnaval estará presente no Cento Cultural uma equipe de apoio à saúde, das 17 horas às 24 horas. Serão seis fiscais sanitários atuando, uma viatura e um motorista, duas auxiliares de enfermagem e uma ambulância.

Campanha previne venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes

Uma equipe da Secretaria de Ação Social do Crato, esteve, durante a manhã de ontem, realizando blitze nos bairros e centro da cidade, no intuito de levar a mensagem "Celebrar a vida para não chorar depois". O tema faz parte de uma campanha preventiva desencadeada pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Pela manhã, a equipe esteve fazendo abordagens aos condutores, na praça da Sé, e colocando adesivos nos veículos com a mensagem-tema. O trabalho visa combater a comercialização de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, sensibilizando a população para o problema. É importante lembrar que é proibido por lei a venda de cigarros e bebidas para pessoas com idade inferior a 18 anos. Ontem, aconteceu a culminância da campanha, iniciada no último dia 11.

Declaração de parentesco para servidores em cargos comissionados e gratificados

De acordo com a Súmula vinculante nº 13, do Superior Tribunal Federal (STF), que disciplina o exercício de cargos, por parte de parentes de gestores, no âmbito da administração pública, a Secretaria de Administração do Município do Crato e Procuradoria do Município, estão realizando um trabalho para obter declarações de relação de parentesco junto aos servidores em cargos de comissão ou gratificados. O trabalho tem como base o perecer da Procuradoria Geral da República. O secretário de Administração, Christiano Siebra, no intuito de obter as declarações, editou ordem de serviço, em que é apresentado um questionário para ser respondido pelo funcionário e entregue até o próximo dia 20 junto ao Departamento Pessoal da Prefeitura. O objetivo é detectar os parentescos dentro da administração. A declaração estará disponível para ser preenchida no site da Prefeitura do Crato.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato

Futebol - Atualização - Dia 19 de Fevereiro de 2009

Futebol Cearense

A segunda rodada da segundona do Cearense será realizada nesta quarta feira. O Crato tentara sua primeira vitoria diante do Maracanã, às 20 horas no estádio Carlos Jereisatti. Tres partidas completam a rodada: São Benedito X Trairiense, Limoeiro X Guarani de Juazeiro e Aracati X Tiradentes. O Icasa estréia na Copa do Brasil, diante da Portuguesa de Desportos, o jogo será realizado do Castelão. O Verdão do Cariri, atuará no Castelão, em virtude de ter perdido um mando de campo, quando foi punido na competição no último jogo realizado no Romeirão, pela Copa do Brasil de 2008, diante do Criciúma. O Icasa foi goleado pela equipe adversária, e ao final do jogo, parte da torcida revoltada com a derrota, invadiu o gramado do romeirão.

Copa Libertadores

O Palmeiras que vinha de nove vitórias consecutivas em jogos ofícias, foi a Quito e volta com uma derrota na fase de grupos da Libertadores. O LDU aproveitando a altitude e o apoio de sua torcida derrotou o Palmeiras por 3 X 2. O São Paulo estréia na competição na noite de hoje no Morumbi, diante da equipe do Universidad do Chile.

Futebol Carioca

Detentor da melhor campanha na Taça Guanabara, O Vasco da Gama está fora das semi finais da competição em virtude de ter escalado o jogador Jéferson ( o jogador não estava regularizado) na primeira partida do campeonato diante do Americano, apesar de ter perdido por 2 X 0 o Vasco ainda perdeu 6 pontos.O TJD manteve a punição por 7 X 1. Os quatros semi finalistas da Taça Guanabara ficou definido assim: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Resende. A FERJ confirmou para sábado Flamengo X Resende e quarta feira de cinzas Fluminense X Botafogo.

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30