xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/02/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 fevereiro 2009

No espaço caririnse - Notíca polida - Autor: Luiz Domingos de Luna

Nós, que nos aprofundamos nas leituras de jornais, revistas e livros, muitas vezes varamos noites pesquisando a história do dia-a-dia da formação de nossa região do cariri; com sangue suor e lágrimas, damos, diariamente a nossa contribuição para o aprimoramento educacional e intelectual de nossa gente. Esta profissão de fé é uma entrega total a continuidade, ao zelo, pelo estado democrático de Direito. A democracia é um imperativo para que possamos quebrar as arestas dos males presentes e construir um país onde as brechas que originam os tumores sociais, sejam de fato sanadas ou fechadas. Porém, compreendo que o fatalismo, a naturalização das idéias pessimistas, o pensar que estamos diante do caos, em nada colabora para a restauração de um novo espaço político, educacional, social e cultural na querida região do cariri cearense.

Dificilmente acrescentamos algo de novo ao espaço social ou político quando fazemos críticas novas com costumes envelhecidos, com regras obsoletas. Não podemos e não devemos ser a palmatória do mundo, nem tampouco achar que estamos presos na gaiola do egoísmo concentrador, porque o nosso ponto de vista não é levado a sério, ou porque o mínimo lógico, o óbvio, não está sendo praticado. Outrossim, é relevante pensar que vez por outra, passamos por momentos delicados em relação a costumes e valores éticos, mas renunciar à nossa cidadania, alimentar o ódio ou rancor quando a paisagem sócio-política não corrobora com as nossas aspirações não deve ser motivo de desilusão, fracasso ou derrotismo gratuito, pois, em nada colabora para o bem estar da espécie humana enquanto aglomerado social.

Acertos e erros

Penso que o Brasil é um manancial de problemas, pois basta ver as suas dimensões continentais e nossa história é toda baseada numa colonização escravocrata – mais do que isso, dogmática e maniqueísta. É preciso que tenhamos esta compreensão para entender que o processo social, educacional, cultural, político e religioso não é feito de forma abrupta e tem uma duração efêmera. É dever nosso compreender que a harmonia entre o Estado e a sociedade é algo buscado pelo ser humano desde o surgimento do homem na era cenozóico e no período do pleistoceno. Assim, compreendo que a humanidade tem dado inúmeros saltos positivos no aspecto da convivência com seus pares. Urge a necessidade de saber que as futuras gerações do cariri cerense carregarão nas costas os nossos acertos ou os nossos erros, que logo serão incorporados ao processo cultural e levarão muitos anos para serem modificados. Pensando desta forma, creio que a nossa função é procurar aprimorar o nosso espaço cultural, social, político em todas as arestas que formam do eixo central do cariri e toda sua órbita capilarizada com a base epistemológica conseguida com tanta dor e sofrimento pelos nossos antecedentes.

Por: Luiz Domingos de Luna

Dia 2 de Fevereiro, Dia de Yemanjá - Rainha do Mar !



No dia 02 de Fevereiro, comemora-se o dia de Yemanjá, a rainha das águas. Nada mais oportuno que o Blog do Crato, que saúda todas as religiões, também lhe preste essa pequena homenagem, que na verdade é conhecimento para aqueles que quase nada sabem sobre a rainha do mar.

Etimologia:
Iemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja ou Yemoja, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá "Yèyé omo ejá" ("Mãe cujos filhos são peixes"), identificada no jogo do merindilogun pelos odu ejibe e ossá.

África

Na Mitologia Yoruba, a dona do mar é Olokun que é mãe de Yemojá, ambas de origem Egbá. Yemojá, que é saudada como Odò (rio) ìyá (mãe) pelo povo Egbá, por sua ligação com Olokun, Orixá do mar (masculino (em Benin) ou feminino (em Ifé)), muitas vezes é referida como sendo a rainha do mar em outros países. Cultuada no rio Ògùn em Abeokuta

História

Pierre Verger no livro Dieux D'Afrique[1] registrou: "Iemanjá, é o orixá dos Egbá, uma nação iorubá estabelecida outrora na região entre Ifé e Ibadan, onde existe ainda o rio Yemoja. Com as guerras entre nações iorubás levaram os Egbá a emigrar na direção oeste, para Abeokuta, no início do século XIX. Não lhes foi possível levar o rio, mas, transportaram consigo os objetos sagrados, suportes do axé da divindade, e o rio Ògùn, que atravessa a região, tornou-se, a partir de então, a nova morada de Iemanjá. Este rio Ògùn não deve, entretanto, ser confundido com Ògún, o orixá do ferro e dos ferreiros."

Brasil

Yemanja - escultura de Carybé em madeira (Museu Afro-Brasileiro, Salvador (Bahia), Brasil. No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas. Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de Fevereiro, uma das maiores festas do país em homenagem à "Rainha do Mar". A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados. Outra festa importante dedicada a Iemanjá ocorre durante a passagem de ano no Rio de Janeiro. Milhares de pessoas comparecem e depositam no mar oferendas para a dividade. A celebração também inclui o tradicional "Banho de pipoca" e as sete ondas que os fiéis, ou até mesmo seguidores de outras religiões, pulam como forma de pedir sorte à Orixá. Na Umbanda, é considerada a divindade do mar, além de ser a deusa padroeira dos náufragos. Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta
— Jorge Amado

Além da grande diversidade de nomes africanos pelos quais Iemanjá é conhecida, a forma portuguesa Janaína também é utilizada, embora em raras ocasiões. A alcunha, criada durante a escravidão, foi a maneira mais branda de "sincretismo" encontrada pelos negros para a perpetuação de seus cultos tradicionais sem a intervenção de seus senhores, que consideravam inadimissíveis tais "manifestações pagãs" em suas propriedades[2]. Embora tal invocação tenha caído em desuso, várias composições de autoria popular foram realizadas de forma a saudar a "Janaína do Mar" e como canções litúrgicas.

Qualidades
Yemowô - que na África é mulher de Oxalá,
Iyamassê - é a mãe de Sàngó,
Yewa - rio africano paralelo ao rio Ògún e que frequentemente é confundido em algumas lendas com Yemanjá,
Olossa - lagoa africana na qual desaguam os rios Yewa e Ògún,
Iemanjá Ogunté - que casa com Ògún Alagbedé,
Iemanjá Asèssu - muito voluntariosa e respeitável,
Iemanjá Saba ou Assabá - ela é manca e está sempre fiando algodão é a mais jovem.

* Dia: sábado
* Data: 2 de fevereiro;
* Metal: prata e prateados;
* Cor: prata transparente ou verde água;
* Comida: manjar branco, acaça, peixe de água salgada, bolo de arroz;
* Arquétipo: voluntarioso, fortes, rigorosos, protetores, altivos, algumas vezes, impetuosos e arrogantes.
* Símbolos: abebé prateado

Sincretismo
Oferenda para Iemanjá.

Existe um sincretismo entre a santa católica Nossa Senhora dos Navegantes e a orixá da Mitologia Africana Iemanjá. Em alguns momentos, inclusive festas em homenagem as duas se fundem. No Brasil, tanto Nossa Senhora dos Navegantes como Iemanjá tem sua data festiva no dia 2 de fevereiro. Costuma-se festejar o dia que lhe é dedicado, com uma grande procissão fluvial. Em Pelotas a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes vai até o Porto de Pelotas. Antes do encerramento da festividade católica acontece um dos momentos mais marcantes da festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Pelotas, que em 2008 chegou à 77ª edição. As embarcações param e são recepcionadas por umbandistas que carregavam a imagem de Iemanjá, proporcionando um encontro ecumênico assistido da orla por várias pessoas. No dia 8 de dezembro, outra festa é realizada à beira mar baiana: a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Esse dia, 8 de dezembro, é dedicado à padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, sendo feriado municipal em Salvador. Também nesta data é realizado, na Pedra Furada, no Monte Serrat em Salvador, o presente de Iemanjá, uma manifestação popular que tem origem na devoção dos pescadores locais à Rainha do Mar - também conhecida como Janaína. Na capital da Paraíba, a cidade de João Pessoa, o feriado municipal consagrado a Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro, é o dia de tradicional festa em homenagem a Iemanjá. Todos os anos, na Praia de Tambaú, instala-se um palco circular cercado de bandeiras e fitas azuis e brancas ao redor do qual se aglomeram fiéis oriundos de várias partes do Estado e curiosos para assistir ao desfile dos orixás e, principalmente, da homenageada. Pela praia, encontram-se buracos com velas acesas, flores e presentes. Em 2008, segundo os organizadores da festa, 100 mil pessoas compareceram ao local.

Festa do Rio Vermelho
Imagem de Iemanjá na oferenda.
Iyalorixá e filhos na entrega da oferenda a Iemanjá.

A tradicional Festa de Iemanjá na cidade de Salvador, capital da Bahia, tem lugar na praia do Rio Vermelho todo dia 2 de Fevereiro. Na mesma data, Iemanjá também é cultuada em diversas outras praias brasileiras, onde lhe são ofertadas velas e flores, lançadas ao mar em pequenos barcos artesanais. Uma das maiores festas ocorre em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, devido ao sincretismo com Nossa Senhora dos Navegantes. A festa católica acontece na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, enquanto os terreiros de Candomblé e Umbanda fazem divisões cercadas com cordas, fitas e flores nas praias, delimitando espaço para as casas de santo que realizarão seus trabalhos na areia. No Brasil, Iemanjá na versão de Pierre Verger, representa a mãe que protege os filhos a qualquer custo, a mãe de vários filhos, ou vários peixes, que adora cuidar de crianças e animais domésticos.

Cuba

Em Cuba, Yemayá também possui as cores azul e branca, é uma rainha do mar negra, assume o nome cristão de La Virgen de la Regla e faz parte da Santeria como santa padroeira dos portos de Havana. Lydia Cabrera fala em sete nomes igualmente, especificando bem que apenas uma Iemanjá existe, à qual se chega por sete caminhos. Seu nome indica o lugar onde ela se encontra.

Fonte: Wikipédia

Futebol - Atualização - Por: Amilton Silva - 02 de Fevereiro de 2009

Rodada do Cearense

Os jogos realizados neste domingo (01), válidos pela sétima rodada do cearense 2009, foram vencidos pelos chamados visitantes.Em Juazeiro, no Romeirão, O Icasa mais uma vez decepciona sua torcida e perde para o Ferroviário por 4 X 3. Durante boa parte do segundo tempo o time coral jogou com dois jogadores a menos com as expulsões dos jogadores Wilson e Meneses, mesmo assim foi superior ao adversário e saiu vitorioso. Já o Verdão além da derrota, fica fora da luta pelo título do primeiro turno.No Castelão, em Fortaleza , no Classico rei do futebol cearense, O Ceará levou a melhor e derrotou o Fortaleza por 2 X 1. Além de um grande jogo , outra detalhe positivo foi a presença de mais de 30 mil torcedores no Castelão. Quixada 0 X 1 Guarany e Boa Viagem 1 X 2 Maranguape finalizaram a rodada.

Classificação


Colocação Time PG J V E D GP GC SG %
Maranguape 15 7 4 3 0 17 10 7 71%
Ceará 15 7 4 3 0 15 9 6 71%
Ferroviário 14 7 4 2 1 13 11 2 66%
Fortaleza 11 7 3 2 2 12 9 3 52%
Horizonte 11 7 3 2 2 12 9 3 52%
Guarany 10 7 2 4 1 8 7 1 47%
Itapipoca 7 7 1 4 2 8 14 -6 33%
Icasa 4 7 1 1 5 11 12 -1 19%
Boa Viagem 4 7 1 1 5 8 13 -5 19%
10º Quixadá 3 7 1 0 6 9 18 -9 14%










PG Pontos Ganhos
J Jogos Disputados
V Vitórias
E Empates
D Derrotas
GP Gols Pró
GC Gols Contra
SG Saldo de Gols
% Porcentagem de aproveitamento dos pontos

Campeonato Carioca

Resultados dos jogos realizados neste final de semana pelo campeonato Carioca:



31/01 16h São Januário Vasco 3x1 Duque de Caxias
31/01 16h Edson Passos Madureira 2x1 Cabofriense
31/01 18h15 Maracanã Fluminense 3x0 Resende
31/01 20h30 Godofredo Cruz Americano 0x0 Tigres Brasil
01/02 16h Araruama Macaé 1x0 Bangu
01/02 16h30 Eduardo Guinle Friburguense 1x3 Boavista
01/02 17h Raulino de Oliveira Volta Redonda 0x1 Flamengo
01/02 19h10 Edson Passos Mesquita 0x2 Botafogo

Futebol Paulista

Resultado dos jogos realizados pelo Paulistão 2009 neste final de semana:



Data Hora Local Mandante
Visitante
31/01 17h Pacaembu Corinthians 4x1 Oeste
31/01 18h30 Arena Barueri Barueri 2x0 Guarani
31/01 19h10 Papa João Paulo II Mogi Mirim 0x1 São Caetano
31/01 19h10 Bento de Abreu Marília 0x0 Botafogo
1/02 11h Alfredo Castilho Noroeste 1x2 Portuguesa
1/02 17h Moisés Lucarelli Ponte Preta 2x3 Palmeiras
1/02 17h Morumbi São Paulo 0x2 Santo André
1/02 19h10 Novelli Júnior Ituano 2x0 Santos
1/02 19h10 Marcelo Stéfani Bragantino 1x3 Mirassol
1/02 19h10 Jayme Cintra

2009 chegou e as aulas retornam... - Por: Prof. Adamo Xenofonte


02/02 - Dia dois de fevereiro, dia de festa no mar (e na escola).

Chego à escola que eu trabalho e percebo às sete horas da manhã rostos animados, ansiosos e festivos, todos no pátio ouvindo atenciosamente ,em meio a barulhos de alegria, o que a diretora e coordenadoras falam, estão todos querendo ir para a sala e conhecer seus professores, seus colegas, sua forma de passar o ano. Em 2009 começamos como qualquer outro ano, a diferença são as energias, existe muita preocupação com a transição do nosso planeta, a violência incontrolável, o amadurecimento precoce das crianças e a culpa perene da educação. De fato, caso fossemos educados moralmente não passaríamos por certas angústias, o que não devemos é culpar a escola institucional por isso. Talvez a estrutura da família tradicional deva se alterar e se adaptar ao que a criança moderna necessita. Porém, fiquei surpreso ao organizar o ano letivo e perceber, dias depois, que começaríamos hoje, dia dois de fevereiro, dia de Iemanjá (para a Umbanda), dia também de Nossa Senhora dos Navegantes (para o Catolicismo), espírito extremamente evoluído que protegia os navegantes e marinheiros. Desperto por isso comecei a interver certas comparações, nossos alunos são como viajantes, eles navegam em mares de conhecimento e nesse primeiro dia eles partem do porto, do cais, das férias tão seguras que antes tinham. E caso percebamos mais adiante, notaremos que os vossos cansaços ao voltar à praia sem peixe, o vosso desapontamento em apresentar notas tão baixas em casa se comparam ao enfadado marinheiro. Temos então que convir que nada é por acaso, e podemos pensar que a escola é a rainha dos educandos, é ela quem conduz pelo mar tranqüilo e ela também que provoca marés revoltas nos conhecimentos que são, pouco a pouco, fomentados e construídos. O barco não pode navegar sozinho, é uma equipe, é um conjunto, onde vários ícones estão envolvidos, o material do qual é feito, o tamanho da vela ou a capacidade do motor que o carrega, a tensão da água, o bom tempo e uma série de indicadores que criam um painel propenso para a navegação. Esse perfil de ambiente favorável para a navegação é criado dentro da escola, com as propostas pedagógicas e o esforço de todos os professores e membros da Escola, resta agora encorajar nosso pequeno marinheiro à se aventurar por estes mares, conduzi-lo com certos instrumentos, com bússolas, com compassos, réguas e canetas para que os mesmos atinjam os seus objetivos reais, nosso papel é despertar esses objetivos, e deixa-los navegar tranqüilamente por nossos mares.
Em tempos modernos não poderíamos esquecer também que este navegar está apresentando perfis virtuais, e que os monstros dos mares estão em todos os sites e informações vindos da internet, precisamos nortear nosso aluno nesta perspectiva de viajem, transportar-se seguramente pelos ambientes da web, dias de sol quase sempre terminam em grandes tempestades se tomamos direções erradas.
Por fim, espero que católicos, umbandistas, espíritas e estudantes em geral possam ser protegidos por Iemanjá ou por seus professores e correspondentes, mas deixo o meu apelo para que confiem nos seus guias, entregar-se é o fator estruturante de fé, e com fé chegamos a terras distantes e longínquas, nunca dantes imagináveis. Espero que os leitores deste texto repassem entre si, em busca de pensarmos educação como componente diário q deverá desembocar em conhecimento de vida. E lembremos que apesar dos intermediários sempre teremos Jesus como a figura do maior mestre que passou pela terra, é nele que a pedagogia do amor encontra o cerne principal e é com ele que aprenderemos a ética da boa convivência, sendo educados em prol de uma sociedade mais justa e mais fraterna que entenderá a Escola como componente auxiliar na educação dos nossos filhos, como crianças orientadas por nossas práticas sociais, religiosas e culturais, sendo respeitadas como são em todos os ambientes, profissionais ou não, que se encontrarem.

Por: Adamo Xenofonte Professor - Coordenador do Laboratório de Informática

Carta de uma leitora revoltada com a situação do Clube Recreativo Grangeiro !

A Rede do Mal tenta fechar Parceria com o Clube Recreativo Grangeiro

Prezado Dihelson

Recentemente soube da participação do "representante" da rede de rádios Somzoomsat", o que se diz artista Fidelis, em uma reunião no Clube Recreativo Grangeiro, para fazer uma parceria entre a rádio e o CRG. Fiquei muio triste, pois sabemos o quanto o grangeiro é lindo e o quanto a nova diretoria, presidida pelo Sr. Walter Leite, tem feito para a recuperação da sua jardinagem, que por sinal já está bem bonita. Gostaria que você, como enfrentante do Blog do Crato denunciasse essa loucura que o grangeiro vai fazer se fechar essa parceria, pois além de valorizar a "Rede do Mal", vai acabar com o nosso querido clube. Essas festas de forró eletrônico só arrasam por onde passam. O Crato Tênis Clube não renovou o seu contrato exatamente porque não concordou mais com as desgraças que vinham acontecendo lá dentro. Não deixem a diretoria fazer isso com o clube e vamos nos unir pra que eles não se deixem encantar com promessas sem futuro. Essa somzoomsat deveria ser expulsa do Crato. Ela não tem nada de benéfico para a nossa sociedade e só atrapalha o nosso desenvolvimento. Vamos "tomar" essa rádio e transformar ela em um meio da boa música. Ficarei decepcionada se isso acontecer, será uma pena, para um clube tão lindo.

Abraço,

Fernanda Freixeiro

Resposta do Blog do crato:

Prezada, e desde já, amiga Fernanda Freixeiro. Essa notícia só mostra até onde vai o interesse e o poder sorrateiro daqueles que participam da REDE DO MAL, por nós tão combatida. Não é de hoje que recebemos reclamações sobre a situação do CRG - Clube Recreativo Grangeiro, um local que já foi um símbolo do Crato, hoje se encontrar nessa situação decadente de promover a bandalheira do forró eletrônico, cedendo à PUBLICIDADE daqueles que destruíram a música de qualidade do Ceará e formaram um Cartel que sistematicamente está retirando do rádio cearense todos os outros estilos e grupos musicais de outras regiões, porque quem põe pra tocar essa porcaria nos alto-falantes, está fazendo publicidade da Rede do Mal.

Essa rede de satélite, por nós tão combatida, parece querer tomar todos os espaços não só das estações de rádio, mas os espaços físicos do Ceará também. Já se escuta em restaurantes, lanchonetes, praças, e agora pretende investir nos clubes aonde a concentração de pessoas é bem maior a fim de garantir o monopólio. Um verdadeiro bacanal a céu aberto disseminando o que há de pior no ser humano nas letras do forró eletrônico. Não há uma só estação de rádio que não tenha sido engolida por esse cartel maléfico, a não ser as estações religiosas, mas essas não contam muito.

Esperamos que o Clube Recreativo Grangeiro, de grande tradição na preservação dos bons valores, não realize essa parceria com o grupo somzoomsat, pois isto será uma verdadeira tragédia artística e cultural, para um povo que já não tem acesso à informação e à diversidade cultural. Precisamos promover sim, a variedade, a diversidade na Mídia, para que todos possam escolher livremente, sem a pressão do monopólio daqueles que controlam já quase 100% dos meios de comunicação radiofônicos do ceará.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Torne-se um Patrocinador do Blog do Crato. Invista nessa idéia !!

Ajude a manter quem divulga e promove a cidade do Crato

O Blog do Crato está buscando empresas ou mesmo pessoas físicas que queiram ser nossos parceiros na manutenção e crescimento do nosso website. Oferecemos em troca, diversos serviços como publicidade, ou hospedagem de websites. E aos amigos, estamos adotando o modelo de milhões de sites espalhados pelo mundo: Aceitamos DOAÇÕES também, via Banco Bradesco. Doe quando e como achar necessário. Lembrando que o Blog do Crato registra mais de 25.000 acessos por mês, sendo o maior Portal da Região do Cariri, o que garante a maior visibilidade da sua empresa na Internet. Faça como AraújoSAT, Mercadinho Matos, Vídeo Shopp Locadora, Clínica São Raimundo (Várzea Alegre ), Amilton SOM, Ábaco Informática. Ajude quem divulga e promove o melhor da cidade do Crato.

Valores:

Doações e Colaboradores: Referência mínima: 50 reais.
Para Empresas e Patrocinadores: de 100 a 1.000 reais por mês ( contrato ).

Manter um site do porte do Blog do Crato, contendo Rádio Online, servidor dedicado 24h, linha de alta velocidade, além de inúmeros outros serviços requer bastante investimento. Tenho lutado quase sozinho por muitos anos, e só recentemente apareceram algumas empresas e doadores. Temos hoje apenas 4 empresas parceiras ( troca de serviços ), mas pretendemos conseguir também empresas patrocinadoras. Com o patrocínio e as doações, será possível investir na criação de um estúdio para o Museu da Imagem e do Som do Cariri, se todos colaborarem, além da contratação de profissionais como repórteres, cinegrafistas que tornará realidade nossa TV Chapada do Araripe em breve. Por isso, conclamo a todos: Invistam nessa idéia ! Torne a sua empresa patrocinadora, ou se pessoa física, um Colaborador, ou Doador do Blog do Crato. Doações podem ser feitas pelo:

BRADESCO
Agência: 0771-4
Conta Corrente: 10558-9
Crato - CE
Depósito identificado.

Por: Dihelson Mendonça

Publicidade - Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra...

Mais uma empresa parceira une-se ao Blog do Crato: O Mercadinho Matos.

Seguindo a busca por parcerias com algumas das melhores empresas em destaque no seu ramo dentro da cidade do Crato, é que temos o prazer de anunciar que o Mercadinho Matos ( Org. Adiê e Aluísio ), agora também faz parte do nosso quadro de anunciantes. E não é pra menos: O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um dos melhores locais para os Cratenses fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do praço de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_9028

Qualidade dos Produtos...

IMG_9011


IMG_9021

Excelente Atendimento...

mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

Previsão do tempo para hoje, Segunda-Feira, 02 de Fevereiro de 2009

Bom Dia. A previsão do tempo para o Crato hoje, segunda-feira, dia 02 de fevereiro é de sol com algumas núvens e se houver, chuvas rápidas durante o dia, segundo o site climatempo.


Fonte: Climatempo

Cariri - Moradores de área de risco vão ganhar casas - Por: Elizângela Santos

Cariri se prepara para a temporada de Chuvas

Na estrada Barbalha-Arajara o risco é iminente. O local já começa a ceder com as primeiras chuvas (Foto: Elizângela Santos). Em Icó, as primeiras chuvas já destruíram casas (Foto: Honório Barbosa). Juazeiro do Norte. A ausência de obras em áreas de risco durante o inverno preocupa na região. As prefeituras justificam ausência de verbas e dizem estar pleiteando junto aos governos meios de trabalharem paliativos para os locais considerados prioritários, que apresentam problemas mais iminentes. Nos próximos dez dias, será iniciada a construção de 336 casas em Juazeiro do Norte, para a retirada urgente de moradores de áreas de risco. O levantamento desses locais, segundo o secretário de Infra-Estrutura, Edmar Tavares, foi realizado no começo da administração. Ele afirma que o prefeito assinará a ordem de serviço e os moradores de ruas como a avenida Paulo Maia, por onde passará a avenida Pericentral, para desafogar o Centro da cidade, serão os primeiros beneficiados com as novas moradias. Serão liberadas inicialmente 32 casas. Ele diz que moradores de outros bairros, como Alta Tensão, no bairro Triângulo, nas proximidades das Timbaúbas, ruas Domingos Sávio e Rui Barbosa terão moradores contemplados. Todos eles foram cadastrados junto à Secretaria de Ação Social, que esteve nesses locais para realizar levantamento da situação de risco. Outro problema sério tem sido inundação de algumas áreas, pela ausência de drenagem. Um dos pontos mais sérios se encontra na avenida Plácido Aderaldo Castelo, na Lagoa Seca. Em 2008, a rua chegou a ficar interditada e casas foram totalmente inundadas. São 14 áreas que deverão ser recuperadas com verbas do Governo Federal, em Juazeiro. No Crato, uma das mais preocupantes situações está no Canal do Rio Grangeiro, que atravessa todo o Centro da cidade. Desde que teve uma reforma em 2004, a situação no inverno apenas piorou. A população, principalmente a que mora mais próximo da área, se sente prejudicada. São dias de apreensão enquanto o inverno não acaba. Uma moradora destaca a preocupação, ao relatar que, no inverno, o que é felicidade para alguns, para ela são noites sem dormir. O secretário de Infra-Estrutura do Crato, Jefferson Felício Júnior, afirma que há preocupação em relação a correção de alguns trechos do canal. Ele afirma que foram enviados projetos para os governos no sentido de viabilizar condições para tocar essas obras. O prefeito Samuel Araripe anunciou que uma das importantes obras para o município teve o seu projeto licitado. Foi a encosta do Seminário, bairro mais alto da cidade. O local é considerado de risco e várias casas já chegaram a desabar ou serem invadidas por terra e lama que desceram morro abaixo, atingindo moradores. Em Barbalha, o secretário de Infra-Estrutura, Magno Coelho, diz que, até agora, nenhuma obra pode ser realizada por conta de projetos que têm de ser aprovados e licitados. Outras que estavam em andamento, precisaram ser paralisadas. Estão sendo feitos levantamentos sobre as construtoras que executavam os serviços para prestação de contas.

Mais informações:
Secretaria de Infra-Estrutura de Barbalha
(88) 2532.0422
No Crato: (88) 3521.9400

Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30