xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 31/01/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

31 janeiro 2009

Carta a José Nilton Mariano Saraiva - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Prezado José Nilton Mariano

Veja como nós somos: há alguns dias me posicionei contra as idéias do meu ex-colega do velho Colégio Diocesano e ainda hoje meu amigo Armando Rafael, quando ele criticava o desempenho do Governo Lula e toda carga de rejeição que ele tem aos partidos não alinhados com as idéias dele. Naquela ocasião tive a honra de ser secundado por você. E agora, nas questões levantadas pelo amigo com referência aos artigos publicados com transcrição de textos de Frei Leonardo Boff formulando denúncias contra papas e bispos da igreja católica, me ponho ao lado do Armando, pois não pude acompanhar o séquito daqueles que aplaudiram um tema que realmente leva às grandes discussões, sem nenhuma conclusão, posto que atinge questões de fé, assunto de foro íntimo de cada um. Foi por isso que no comentário que eu fiz em apóio ao diácono Policarpo, a quem não conheço, que escrevi: “o silêncio contra essas palavras ocas deve ser a melhor resposta.” E não foi, portanto nenhuma tentativa de desqualificar as palavras de Frei Leonardo Boff postadas por você. Quis dizer com isso que não tinha a intenção de participar do debate, mesmo porque a legião dos que nesse blog o aplaudiam era incomensurável. Quem se der ao trabalho de pesquisar os artigos do Blog do Crato desta semana de 26 a 31 de janeiro, verificará que foram escritos dez artigos, que no meu entender formam uma tentativa de desqualificar a Igreja Católica, isto somente no corpo principal do Blog, afora os inúmeros comentários que cada um dos textos continha. É preciso entender que a Igreja Católica não é um prédio, nem altares ou riquezas, nem somente papas, bispos, padres e diáconos, mas Igreja somos todos nós, povo de Deus que tem como finalidade continuar a missão de Jesus Cristo na construção do Reino de Deus, que é de Justiça, Paz e Amor, aqui e agora. Ser "cristão é tornar-se um perigo" já dizia uma música da Irmã Cecília Vaz muito cantada há uns dez anos nas igrejas. Isto porque não basta ser batizado, crismado ou ir às missas para se dizer cristão, mas ceder o próprio corpo à pessoa de Jesus Cristo para que ele possa dar prosseguimento à sua missão. E isso é quase uma utopia, pois poucos são os que conhecendo a Palavra de Deus se dispõem a tal. É muito difícil oferecer a outra face, desfazer-se de todos os nossos bens em benefícios dos pobres e perdoar setenta vezes sete, isto é: sempre. Conseguimos fazer, quando muito, apenas poucas tentativas daquilo que Cristo nos ensinou.
Muito se tem escrito aqui, que o blog é democrático, que se “deve debater saudavelmente e em nível elevado”, mas percebemos que isto somente se verifica quando as opiniões são todas convergentes. Qualquer opinião contrária é imediatamente taxada de “desqualificação”, como o amigo citou.
Finalizando, faço meu registro de que as revelações declaradas pelo ex-franciscano Leonardo Boff não são para nós católicos motivos de aplausos ou aprovação. E a nossa fé não será abalada por isso.
As idéias de cada um de nós não são todas da mesma forma. Assim como discordamos em alguns pontos, há muitos outros em que concordamos o que não nos impedirá de sermos amigos, assim como o meu saudoso pai foi amigo do seu.
Meu fraternal abraço.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Os Mal-Entendidos - Por: Dihelson Mendonça

"Por melhor que se diga uma coisa, sempre haverá alguém que não vai entender!"

Murphy

Com essa frase, começo esta breve nota para apontar um grave problema da humanidade, que é o chamado "mal-entendido". Quando alguém diz alguma coisa e outra pessoa entende outra coisa completamente diferente daquilo que você tentou falar. Por exemplo, estive hoje conversando com um amigo, e este me contou que lá na loja dele, entrou um cidadão P. da vida com o Blog do Crato, acusando-nos de tendenciosos porque segundo ele, EU havia dito numa crônica, que iria fazer um bolo para comemorar o fato do Prefeito Samuel Araripe ter tapado um buraco na ladeira da Vilalta. Que mentira! Olha só que coisa mais medonha!

O que eu falei é justamente o contrário. Redigi uma crítica às administrações que deixaram esse buraco existir por mais de 25 anos, e que pelo fato de ele ter 25 anos de existência, eu de tanto cair nele, já iria comprar duas velinhas ( um 2 e um 5 ) e montar um bolo de aniversário para comemorar a existência do buraco ( como uma forma de protesto, de Ironia a esse problema que nunca se resolvia ). Isso, assim como muitas coisas que já presenciei na minha vida, acerca de mal-entendidos, só serve para demonstrar a velha Lei de Murphy, que por mais explicado que você redija um texto, por mais claro, nítido, explícito, explicado, conciso, direto, que for um texto, sempre haverá alguém ( geralmente alguém de pensamento muito radical ) que não vai entender e distorcer o que você falou.

Entendeu ?
( Eu sei, alguém não vai entender ! ).

Dihelson Mendonça

O Deus de cada um - Antonio Morais.

Às vezes, nos precipitamos e por impulso ou emoção expressamos o nosso pensamento a respeito do nosso sentimento com relação aos que representam o Deus que carregamos no nosso coração. E o resultado muitas vezes é a indiferença dos amigos e de pessoas que nos são valiosas. Ultimamente se tem discutido a exaustão a Igreja Católica. Pelos ensinamentos que recebi e como leigo entendo que o grande erro é alguém se imaginar melhor do que outrem e condena-lo por uma opinião que não seja coincidente com a sua. Tenho amigos que são evangélicos, e fico admirado como eles se acham superiores. Na opinião deles só eles estão no reino a salvos, o resto é lixo.
Jesus Cristo não está só na igreja, ele está em todos os lugares. Um católico todo dia ia a igreja assistir a missa. Morava num sitio e entre este e a igreja tinha uma arvore frondosa com um “oco” quase em toda dimensão do tronco. Cada vez que passava colocava uma pedra no oco da arvore para se um dia precisasse saber quantas missas havia assistido, bastava derrubar a arvore e contar as pedras. Um dia entre a casa e a igreja, foi surpreendido com um acidente e um homem agonizava a espera de socorro. Observou o estado do seu semelhante e se viu diante de um problema: se fosse socorrer o acidentado perderia a missa e se fosse a missa o seu semelhante ia a óbito. Decidiu por fazer o socorro e o seu irmão sarou. Continuou com a mesma pratica, cada vez que ia a missa era uma pedra a mais e assim ficava vaidoso. Um dia decidiu contar as pedras e para sua surpresa encontrou apenas uma, exatamente aquela dedicada ao seu semelhante. Na minha vida Deus me deu a graça de conviver com gente simples, humilde, sem ambição. Na minha fazenda eu tinha sempre um aproximado de 12 famílias, nunca menos, quando uma deixava a fazenda chegava outra, todas com prole numerosa, muitos eram os problemas de saúde, alimentação, criação inadequada etc. Fiz à doação de um terreno para a prefeitura e o Prefeito construiu uma escola e locou professores para cuidar da educação dos adolescentes e adultos. A nenhuma delas faltou alimento ou assistencia. Cada uma dessas famílias me deu a graça de batizar um afilhado. Graças às facilidades de transportes e universidades publicas que se nos oferecem hoje em dia, já existem muitos deles formados.
Todo ano eu fazia uma doação, razoável, para são Raimundo, padroeiro de minha terra, o padre colocava meu nome no livro dos amigos de São Raimundo, eu achava estranho mais não reclamava, porem nunca me envaideci. Um dia me vi diante da situação citada no inicio: Uma criança, na fazenda, nasceu com um grave problema no coração. Entre fazer a doação a São Raimundo ou mandar a criança para São Paulo para fazer a cirurgia e escolhi a segunda hipótese. A criança tinha familiares em São Bernardo do Campo o que facilitou e o hospital fez a cirurgia e o tratamento e o rapaz está em Várzea-Alegre, formado em historia pela Urca e exercendo a profissão de professor e jornalista. O meu nome saiu da lista dos amigos de São Raimundo, embora eu seja. Que os meus amigos não me tenham na qualidade de herege porque não sou e se os aborreci recebam as minhas desculpas. Até um dia.
Postado por Antonio Alves de Morais


Rádio Chapada do Araripe já é escutada em Miami, Noruega, Londres, Venezuela, San Francisco, Lisboa, Barcelona, Tokyo...


Miami ( USA )


Miami

Oslo ( Noruega )

OsloSnow-1

Londres ( Inglaterra )

Londres_para_Turistas

Caracas ( Venezuela )

caracas-amanecer

A escritora Cida Medeiros, que participa do Blog do Nassif e vários websites da internet , ajuda a divulgar a Rádio Chapada do Araripe através de inúmeros sites no mundo, e além de se dizer grande fã da nossa estação, nos traz esta grande novidade:

"( Dihelson ), desculpe dar uma de tiete, mas é só aqui que se ouve Jackson do Pandeiro - e não somente uma única música dele, mas diversas para podermos apreciar a genialidade dele. Sem falar no restante da programação. Tenho divulgado aos quatro cantos do mundo a maravilha desta rádio porque é boa mesmo. O mérito é todo de vocês. E já estão sendo ouvidos em Miami, Noruega, Londres, Venezuela. Abraços fraternos.

Cida Medeiros

Resposta:
Answer:

Hello, folks,

I´d like to sincerely thanks for all these kind support all of you have done along the last months to our Radio Station. Indeed, we are very pleased that "Radio Chapada do Araripe" is welcomed on all these countries throughout the world. This is really amazing, for sure, and make us believe that our efforts on building a radio broadcasting station whose aim is to divulge the best musical culture of our country Brazil, along with some of the best samples of the great Art of the world have been achieved, at least, on some extent. Your feedback is really important to us, and put us on a position that make us try to improve what we´ve been doing, and try to put the best of ourselves on this project. So, we´d like to thanks to all people on Miami, Norway, London, and Venezuela, and many many other cities like San Francisco, Lisbon, Barcelona, and so on...( the list goes long... ) which listen to Rádio Chapada do Araripe.

All the best,
Thanks to you all.

Dihelson Mendonça

Previsão do Tempo para Sábado, 31 de Janeiro de 2009

Sol com algumas núvens. Chuvas rápidas à tarde e à noite. É a previsão do site Climatempo para o dia de hoje em Crato.


Fonte: Climatempo

Juazeiro - Romeiros reclamam das explorações - Por: Elizângela Santos

Festa das Candeias

Ranchos de Romeros instalados em Juazeiro do Norte oferecem condições precárias de alojamento e cobram preços elevados, segundo as reclamações freqüentes feitas pelos devotos do Padre Cícero (Foto: PATRÍCIA ARAÚJO. Ao contrário de antigamente, o romeiro da atualidade precisa ter dinheiro para conseguir visitar Juazeiro do Norte. Juazeiro do Norte. No segundo dia da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, neste município, os romeiros do Padre Cícero e da Mãe das Dores começam a chegar timidamente. Nos últimos dias a vinda se torna mais intensa. Mas os milhares de fiéis, que se fazem perceber nas ruas da cidade estão, em sua grande parte, nos ranchos, principalmente no Centro. E mais uma vez, a reclamação tem sido de que os romeiros estão sendo explorados e as péssimas condições de alguns desses locais. Essa realidade é traduzida pelos próprios visitantes da terra do “Padim”. Em sua maioria, compram pacotes de viagem em torno de R$ 200,00, para quem vem de Alagoas ou Sergipe, pelo menos. Os donos de ranchos são contatados previamente. O desconforto, a falta de cadeiras, as beliches desconfortáveis, muitas vezes até falta de água e higiene nos banheiros estão entre as reclamações de quem passa o ano inteiro juntando dinheiro para passar dias de retiro em Juazeiro do Norte. As péssimas condições são relatadas com freqüência pelos romeiros aos padres. O administrador da Matriz, padre Paulo Lemos, afirma que são constantes as reclamações a respeito das condições ruins de hospedagens oferecidas aos romeiros. No ano passado, ele lembra que, de tanto o bispo dom Fernando Panico ouvir, chamou a atenção dos rancheiros, para que não explorem os romeiros do Padre Cícero. A romeira de Sergipe é uma das hóspedes insatisfeitas. Isabel Nogueira, 58 anos, está pela terceira vez em Juazeiro. Ela pagou R$ 50,00 para ficar no rancho próximo à Capela do Socorro. Os custos totais da viagem chegarão possivelmente a R$ 300,00 já que tem de se alimentar por sua conta. Ela reclama da exploração e diz que os romeiros de sua terra reclamam de Juazeiro do Norte. Possivelmente deixará de vir por conta dos altos preços cobrados. A ausência de conforto e higiene também é relatada pela romeira.

Já Adenilda de Assis dos Santos, 66 anos, de Maceió, decidiu se hospedar próximo da Matriz. Veio num ônibus com mais um grupo. A reclamação era geral dos preços. Ela diz que não vê a hora dos alagoanos deixarem de participar da romaria. “É nossa Senhora que traz a gente mesmo”, diz ela. A residência de dona Lurdes Marques Lima fica em ponto estratégico da cidade. É uma construção antiga, de mais de 100 anos. Faz vizinhança com o Memorial Padre Cícero e a Capela do Socorro, onde ficam os restos mortais do sacerdote. Também faz história. Nela pisou o padre Cícero. Hoje ficam alojadas no local até 70 pessoas. “Uma grande família que deixa saudades. São como parentes”, diz Luzivaldo Marques. Como o grupo que chega ao local já é certo, os preços sempre são negociados e a casa fica disponível para todos.

Há algum tempo tem mantido os preços, algo em torno de R$ 40,00 por romaria. São 30 anos de trabalho que ela afirma que chega a sentir falta, por complementar a sua renda. Uma das alternativas que vem sendo estudada pela administração municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria, é a instalação de um rancho comunitário, após o conclusão do Centro de Apoio ao Romeiro, além da adoção de selo de qualidade para os ranchos. O secretário José Carlos dos Santos explica que essa é uma idéia que visa disciplinar e organizar os ranchos da cidade, como forma de oferecer mais qualidade aos serviços. O Selo de Qualidade do Chapéu seria a alternativa, conforme ele, com níveis de qualificação para os locais. “Da mesma forma que existem os hotéis qualificados com estrelas, aconteceria com os ranchos”, destaca o secretário. Ele ainda aponta um estudo que está sendo desenvolvido em parceria com alunos da Universidade Regional do Cariri (Urca), para avaliar o perfil socioeconômico do romeiro, como se hospedam e se alimentam. O diagnóstico servirá para direcionar os projetos a serem desenvolvidos para estes setores.


ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter



ALTERNATIVA
"Uma das alternativas para melhorar os ranchos é criar o Selo de Qualidade do Chapéu".
José Carlos dos Santos ( Secretário de Turismo e Romaria )

"Muita gente não tem condições de vir à romaria por conta do preço do transporte e da hospedagem". ( Adenilda de Assis dos Santos ) - Dona-de-casa

Mais informações:
Secretaria de Turismo e Romaria
Memorial Padre Cícero
(88) 3511.4040
Secretaria da Igreja Matriz
(88) 3511.2202

Fonte: Jornal Diário do Nordeste


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30