xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/01/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 janeiro 2009

Saúde do Crato promove mobilização e palestras contra a dengue

A Secretaria de Saúde do Crato, através do Núcleo de Mobilização Social, em parceria com o SESC, estará realizando ações educativas de combate ao mosquito transmissor da dengue. No último dia 26 foi realizada palestra no Mesa Brasil, próximo a RFFSA, para os funcionários do SESC e grupo da terceira idade. Hoje, a atividade segue com panfletagens, no centro comercial da cidade, a partir das 8 horas. O trabalho faz parte de uma ação continuada de combate à dengue, desenvolvida por meio de plano de contingência da Secretaria de Saúde, envolvendo diversos órgãos parceiros.

Fonte: PMC

"As questões religiosas tendenciosas" - Por: José Nilton Mariano Saraiva


Prezado Diácono Policarpo: Cumprimentando-o cordialmente, indagamos-lhe: quem falou ou sugeriu, aqui ou alhures, em algo que levasse à “destruição da Igreja”, como o senhor, maldosamente ou não, se expressou em sua postagem ??? Não teria o senhor se equivocado sobre o que tão didática e transparentemente colocamos ??? Afinal, apenas e tão-somente TRANSCREVEMOS (usando as devidas aspas e citando a fonte), e por concordar em gênero, número e grau, algumas opiniões do Frei Boff, que vivenciou a Igreja em toda a sua intimidade, de uma visão privilegiada, já que de dentro do próprio Vaticano, e é, queiram ou não seus adversários, uma das maiores autoridades do mundo no assunto. E em nenhum momento, pelo que nos foi dado observar, o Frei Boff fala em acabar com a Igreja, fazê-la desaparecer ou coisa parecida, mas, sim, sugere que ela se amolde aos dias atuais, que reveja conceitos e dogmas absolutamente superados, a fim de não perder tantos fiéis, como ocorre atualmente. O celibato, por exemplo, é admissível nos dias atuais ??? A teimosia em sua manutenção, é ou não motivo para a preocupante falta de candidatos a padres ??? Se não se formarem novos padres, como se divulgará a palavra de Deus ??? Portanto, acreditamos seja absolutamente pertinente a preocupação do Frei Boff. Ou não ??? Quando abordamos o tema sabíamos da polemica que iria gerar, pela intolerância de alguns simpatizantes da Igreja, pela falta de argumentos de outros ou até, como colocou com muita propriedade um dos freqüentadores do blog, por ser “... um tema que mexe muito com o imaginário das pessoas e que é muito pouco debatido em público, por conveniência de muitos e por medo de tantos outros”. O senhor mesmo, Diácono Policarpo, chega a se contradizer em sua postagem ao falar que o Mariano tem “...uma visão histórica vesga, pequena e calcada numa única fonte: Leonardo Boff ”, já que, logo adiante, afirma: “...Se Boff, Lutero, Zwinglio, João Hus, Henrique VIII, Calvino e TANTOS OUTROS não conseguiram destruir a Igreja de Jesus Cristo em 2009 anos, quem somos nós para tentar ”. E então, respeitável Diácono, existe só a visão vesga do Boff ou existe todo um exército por detrás dele ???

A propósito, e por mostrar uma Igreja gananciosa. interesseira, mercenária, corrupta e até defensora do emprego da força bruta para alcançar seus objetivos, acreditamos que seria de bom alvitre o senhor comentar as frases postadas pelo mesmo freqüentador do blog, aludido acima, e atribuída aos Papas abaixo:

Papa Honório III (1220): "O amor ao ouro foi sempre o escândalo e o opróbrio da Santa Sé. Quem não oferece dinheiro ou presentes nada obtém de Roma."
Papa Pio II (1460):"A Corte de Roma recolhe todo o dinheiro; ela vende o Espírito Santo, as ordens sacras e os sacramentos; ela perdoa todos os delitos a quem tiver para pagar a absolvição."

Papa Adriano VI (1522):"Sabemos que há muito tempo existem excessos abomináveis na Santa Sé. A corrupção se estendeu da cabeça aos membros, do papa aos prelados; temos todos descarrilados; não há um só que tenha praticado o bem, nem um só!"

Clemente VII escreveu: "Que nos importam, em suma, os dogmas? O que nos convém é uma obediência passiva; o que devemos desejar é que os povos estejam eternamente submetidos ao jugo dos padres e dos reis; e, para conseguir este fim, para prevenir as revoltas, para fazer cessar esses ímpetos de liberdade, que abalam nossos tronos, é preciso empregar a força bruta, transformando em algozes os vossos soldados — os de Carlos V —; é necessário acender fogueiras, matar, incendiar; convém exterminar os sábios, aniquilar a imprensa! Então, tende a certeza de que nossos súditos entrarão na ortodoxia e adorarão de joelhos vossa majestade imperial".

Essas são algumas pérolas proferidas pela autoridade máxima da igreja católica, ou seja o “santo padre” da vez. Pode um negócio desse? Finalmente, prezado Diácono, tomando emprestadas as palavras do mesmo freqüentador (ele não há de se incomodar), só nos resta concluir: “A igreja católica já prestou um grande desserviço à humanidade e continua a fazê-lo nos dias atuais. Precisamos jogar um pouco de luz nessas trevas e fazer com que o povo desperte e, literalmente, não caia mais no conto do vigário”. Façamos um debate de alto nível. A postagem foi feita com tal objetivo.

José Nilton Mariano Saraiva

PS: Só para matar sua curiosidade: somos batizados, crismados, também fizemos primeira comunhão, somos casado, temos filhos, acreditamos na existência de um “Ser Superior”, mas... não acreditamos no Papa e seus multiplicadores.
É pecado, isso ???

O Grande Hotel - Patrimônio Histórico do Crato - Por: Aglézio de Brito

Nos idos do ano de 1982/83, o então Prefeito Municipal do Crato, menos por eficiência administrativa do que por ignorância e por descaso aos valores históricos, deu início à destruição do patrimônio histórico arquitetônico da nossa Terra, quando empreendeu e concretizou a demolição dos prédios antigos existentes na Rua Dr. Miguel Limaverde, no trecho compreendido entre a Praça Siqueira Campos e a Praça da Sé. Transformou em escombros prédios históricos ali existentes, alguns ainda exibindo seus revestimentos com azulejos importados de Portugal. Posteriormente, a sanha da especulação imobiliária destruiu vários outros prédios históricos da Rua Dr. João Pessoa, restando, hoje, ali, somente, quase intacto, no cruzamento com a Rua Bárbara de Alencar, o sobradão de estilo holandês, onde viveu o Coronel Antônio Luis Alves Pequeno, comandante da chamada revolução do Crato , em 1904, tendo sido Prefeito desta cidade por duas vezes, nos anos de 1904 e 1925. Ultimamente, foi a vez do Edifício Filgueiras Teles, mais conhecido por Grande Hotel. Localizado na esquina da Rua Dr. João Pessoa com a Rua José de Alencar, em frente à não menos histórica Praça Siqueira Campos, foi destroçado a golpes inclementes de braços humanos e de tratores, os quais lhe deceparam a parte superior e estirparam as suas entranhas, deixando à mostra somente as paredes exteriores ruinosas, praticando-se um crime cruel contra o nosso patrimônio histórico, deslustrando um dos pontos mais nobres da cidade , atentando-se contra o Código de Postura do Município e desafiando as boas regras da urbanização.

No Grande Hotel, construído nos idos do ano de 1947, em estilo art nouveau, existiu, na sua parte térrea, o famoso Bar Glória e, depois, a Barbearia Siebra, onde Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, de certa feita, cortou o cabelo e fez a barba. Por derradeiro, ali, instalou-se o Bar e Lanchonete Cinelândia, ponto obrigatório freqüentado por artistas, políticos e intelectuais. Luiz Gonzaga, Altemar Dutra, Caubi Peixoto, Orlando Silva, Nelson Gonçalves fizeram shows no segundo andar. O ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, o Senador Tasso Jereissati, o ex-Ministro da Educação , Cristóvão Buarque também estiverem no Grande Hotel. Dr. José Ulisses Peixoto Filho, um dos maiores expoentes da clínica médica do Ceará, recentemente falecido, fazia ponto quase diário no Grande Hotel. No Grande Hotel morou o Dr. Antônio José Gesteira, - Dr. Gesteira -, uma mistura de médico, político, boêmio e mito, sobre cujo túmulo no cemitério do Crato, ainda hoje, os fiéis fazem promessas. No grande Hotel, na Cinelândia que ali funcionava, onde se servia cafezinho, jogava-se “porrinha”, e discutiam-se os assuntos do Crato, a sociedade cultural cratense se encontrava. Mas nem todo o nosso patrimônio histórico arquitetônico está perdido, embora se quede ameaçado se os Poderes Executivo e Legislativo não diligenciarem, urgentemente, no sentido de , através de uma LEI MUNICIPAL, efetiva e austera, proceder ao TOMBAMENTO dos prédios e fachadas históricos que ainda restam em nossa cidade, fazendo cumprir, sob pena de improbidade administrativa, o que vem expresso no ESTATUTO DA CIDADE,, Lei Federal 10.257, de 10 de julho de 2001 , que regulamentou os arts. 182 e 183 da CONSTITUIÇÃO FEDERAL. No tocante ao caso específico do Grande Hotel, cujo estado de destruição e não-utilização ordenada da área entulhada atenta contra as diretrizes do PLANO DIRETOR do Crato, deve o Poder Executivo NOTIFICAR o proprietário no sentido de edificar o local, fixando-lhe condições e prazo não superior a dois anos, sob pena de o imóvel ser transferido ao Poder Público municipal, conforme está expresso nos arts. 5º. § 2º, § 3º, I e 46, § 1º, do ESTATUTO DA CIDADE.

Referências bibliográficas: Aquino, J. Lindenberg de , Roteiro Biográfico das Ruas do Crato, Ed. UFC, 2ª edição, Fortaleza, 1999; Cabral, Humberto. História dos Hotéis do Crato, Jornal do Cariri e Rádio Educadora do Cariri. Farias, Airton de, História do Ceará, Tropical Editora, Fortaleza, 1997 Gonçalves, Candice,

http:\www.overmundo.com.br/overblog/no-cinelandia-café-porrinha-e-senado
Vieira, José Flávio, http://cariricultblogspot.com/2008/09/gesta.html

Por: Aglézio de Brito - Membro do Instituto Brasileiro de Direito Municipal



Carta do leitor - As questões religiosas Tendenciosas - Diácono Policarpo


Caro Dihelson:

Imagino que bater boca por questões religiosas não é nada proveitoso. Sempre acesso o seu blog, pois ele nos faz amar mais o Crato. Muitos artigos deixam a gente em dia com a cidade e seu povo. Todavia, há artigos que estragam o blog: esses que o Mariano está, insistentemente, publicando nesta semana. Denotam uma visão histórica vesga, pequena e calcada numa única fonte: Leonardo Boff. O bom cientista não se escuda em apenas uma visão, mas vai fundo na história e busca outras e outras opiniões. Esse estilo esboçado pelo Mariano (que parece não ter religião) não passa de algo superado no tempo e no espaço. Hoje os cristãos convergem na busca do seguimento de Jesus Cristo. Se Boff, Lutero, Zwinglio, João Hus, Henrique VIII, Calvino e tantos outros não conseguiram destruir a Igreja de Jesus Cristo em 2009 anos, quem somos nós para tentar. Semear ódio nos leva à colheita de mais ódio. Semear paz e concórdia, com os pés no chão e o olhar na história (não na história de apenas um homem) e a fé cristã no coração a gente consegue construir muito mais, mas muito mesmo. Continue com o seu blog Dihelson, mesmo quando cabeças duvidosas aparecem para semear o joio no meio do trigo.

Você conta com muita gente boa e de cabeça mais esclarecida.

Atenciosamente.

Diác. Policarpo

Resposta:
Prezado Diácono Policarpo,

Minhas respeitosas saudações.

O Blog do crato, como vês, é um veículo de livre manifestação, aonde as pessoas ( desde que sem anonimato ), podem escrever sobre o que desejam, religião, política, etc, e nossa norma maior é dar espaço para todas as opiniões, assim como o Mariano publica os textos dele ( que nem são dele, mas do Frei leonardo Boff ), também tenho o maior prazer em publicar seu texto que se contrapõe ao dele. Essa coisa de democracia é muito perigosa, porque quando levada ao extremo, pode-se incorrer na anarquia, o que não desejamos. Eu procuro evitar isso, impondo certas regras paralelas, sendo uma delas a da boa convivência, do respeito às opiniões e principalmente ao ser humano. Não posso reprimir qualquer texto que nossos escritores escrevem, o que posso fazer é tentar mostrar outras correntes de pensamento, a fim de que as pessoas possam com seu senso crítico, escolher quem apresenta os melhores embasamentos para sustentar suas convicções. Escrevo isso agora para expressar minha opinião geral acerca das questões, e não a um caso específico. Por isso, sinta-se à vontade para me enviar suas opiniões, pois na medida do possível, a publicarei também. Obrigado pelos cumprimentos e elogios ao nosso trabalho.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Futebol - Atualização - Por: Amilton Silva - 29 de Janeiro de 2009

Campeonato Cearense

Teve iníco na noite de ontem (28), a sexta rodada do campeonato Cearense 2009, com quatro partidas.Em Sobral , no Junco, o Guarany vencia o Icasa até os 45 minutos do segundo tempo, quando cedeu o empate ao time visitante. No estádio Domingão, em Horizonte, o Horizonte foi surpreendido pelo Ceara, e perdeu por 3 X 1. O Boa Viagem, jogando nos seus domínios foi derrotado pelo Quixada por 2 X 1. O Quixadá conseguiu sua primeira vitória no certame.O Ferroviário foi surpreendido na barra do Ceará, e ficou apenas no empate de 1 X 1 com a equipe do Itapipoca.A rodada será completada nesta noite com o jogo entre Maranguape X Fortaleza.

Campeonato Carioca (Taça Guanabara)

A segunda rodada do primeiro turno do Carioca, foi movimentada na noite de ontem. No Maracanã, o Fluminense que perdeu a primeira partida, voltou a jogar mal, e saiu no empate sem gols contra a equipe do Madureira.O Vasco que também começou com a derrota para o Americano por 2 X 0, se recuperou e venceu o Tigres por 4 X 0. Outros resultados da rodada:

RESENDE 3 X1 CABOFRIENSE VOLTA REDONDA 1 X 1 BOA VISTA.

Campeonato Paulista 2009

Cinco partidas movimentaram a terceira rodada do Paulistão, na noite de ontem:
19h30 São Caetano 0 x 1 Grêmio Barueri 19h30 Oeste 1 x 0 Ituano 19h30 Mogi Mirim 2 x 1 Paulista 22h00 Corinthians 2 x 0 Botafogo-SP 22h00 Guarani 0 x 2 São Paulo

Vem aí segunda divisão do campeonato Cearense de 2009, com a participação do Crato e Guarani de Juazeiro do Norte. Nossa equipe de esporte fará cobertura total da segundona.

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato



Ronda do Quarteirão vem ao Crato até o meio deste ano, afirma Ely Aguiar ao Blog do Crato.

Com a crescente onda de insegurança e assaltos em plena luz do dia, os Cratenses começam a cobrar das autoridades medidas mais eficientes no combate à criminalidade. Sabe-se que a onda de criminalidade possui muitos aspectos, e apenas a repressão não é suficiente, como explicarei logo abaixo, mas sem dúvida, havemos de combater o ato em si. Um projeto que tem dado muito certo na capital cearense, é a chamada "Ronda do Quarteirão", onde policiais muito bem treinados combatem o crime. A população do Crato tem feito reivindicações para que esse progrma seja instalado aqui na cidade. Em conversa com o deputado Ely Aguiar, este nos repassou que o programa será lançado no Crato ainda em 2009 e que o primeiro bairro a ser contemplado seria o Alto do Seminário:

"Posso garantir que depois de uma reunião pessoal com o Governo Cid Gomes, o programa "Ronda do Quarteirão " será lançado na cidade do Crato, até o meio deste ano de 2009. A propósito, também fiz um pedido pessoal ao Governo Cid, e, posteriormente através de requerimento meu, aprovado na Assembléia Legislativa, para que o Ronda do Quarteirão, na cidade do Crato, seja iniciado pelo Bairro do Seminário e depois, de forma gradativa, em toda a cidade. De pronto houve o compromisso do Governador Cid, por entender que o Seminário é o maior bairro da cidade e o mais problemático na área policial, com acentuado comércio de drogas. O programa não foi lançado antes em virtude do baixo contingente policial do Crato. Todavia, os novos policiais já estão em fase de treinamento. É assim que estou trabalhando para o Crato. " Afirma o Deputado Ely Aguiar.

A sociedade espera que o projeto ronda do quarteirão possa vir mesmo o quanto antes para nossa cidade. Mas como se sabe, o aumento da criminalidade se dá por diversos motivos, principalmente o fator educacional. Sem educação, os indivíduos perdem a noção de certo e errado, de bem e do mal. Com o inchamento populacional sem qualquer perspectiva de vida promovido pelas classes mais pobres, a tendência é se criar uma periferia marginalizada, sem trabalho, sem educação, e sem as condições mínimas de civilização. Isso faz com que esses indivíduos se voltem para a criminalidade, para garantir o que desejam por meios ilegais, já que por meios legais como o trabalho não lhes é possível. Portanto, somente a repressão ao crime não solucionará o problema, mas a implementação de políticas educacionais e trabalho para as classes menos favorecidas.

Por: Dihelson Mendonça

Seminário visto da Rua José de Alencar - Por: Emerson Monteiro


Carta aos cratenses – Por: Magali de Figueiredo Esmeraldo

Esta carta é destinada aos cratenses que nasceram no Crato, aos cratenses de coração e a todos que, de tanto acessarem o Blog do Crato, criaram laços de amor à nossa terra. Este Blog proporciona as pessoas que moram longe tomar conhecimento de tudo que se relaciona com o Crato. Venho observando que há meses Dihelson convida a todos para colaborar com doações para o Blog, como pessoa física ou como empresa. Admiro a sua persistência, pois sabemos o quanto ele ama o Crato e se dedica a esse trabalho, perdendo horas de sono e ainda destinando parte do seu orçamento para as despesas do Blog.
Vamos ajudar ao Dihelson? Sei que não é fácil praticar esse ato de doação, solidariedade e desprendimento, pois vivemos na sociedade do comprar, do investir e do lucrar. Entretanto, sei também que se fizermos um pequeno esforço de abrir o nosso coração a doação, e se tivermos condições financeiras, poderemos separar um pouquinho do nosso orçamento para uma ajuda mensal, conforme o que Dihelson pediu. Quem não puder colaborar mensalmente, poderá comprar o livro “Histórias que Vi, Ouvi e Contei”, pois além de ajudar ao Blog, dará boas risadas, o que fará bem à saúde. Além do mais, ficará feliz e gratificado por ajudar a uma boa causa.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Boff e a Divisão da Igreja - Por: José Nilton Mariano Saraiva

O progressivo e inquestionável processo de esvaziamento da Igreja Católica tem tudo a ver com sua siderúrgica resistência em acompanhar os ventos da mudança, em acolher o novo, em adaptar-se ao curso da história recente. Insistir, persistir e nunca desistir do emprego de conceitos anacrônicos, de posições claramente ultrapassadas, de retóricas e práticas já desgastadas pela voragem do tempo, inexoravelmente teria que levar a isso, mais cedo ou mais tarde: o fortalecimento de seitas alternativas já existentes (Universal do Reino de Deus) ou mesmo ao exponencial surgimento de novas seitas (Mundial do Reino de Deus, por exemplo), indistintamente estruturadas por antigos católicos e muito bem freqüentadas por uma legião de insatisfeitos com o imobilismo e conservadorismo da Igreja e com o exacerbado poder do Papa. São milhares de desiludidos ex-fiéis que, indo de encontro ao ultrapassado e irremovível celibato, desestimulador e principal barreira ao ingresso de possíveis vocacionados, optaram por constituir família, por colocar em prática a determinação divina do “crescei e multiplicai-vos”, por, enfim, libertar-se das garras do dragão.
O próprio Papa, na medida em que peremptoriamente afirma que igreja mesmo é só a Católica, que as demais igrejas não são igrejas e que as demais religiões necessitam de salvação, acentua e realça de tal maneira a própria doutrina, a inflexibilidade dos fundamentos da Igreja Católica, o radicalismo vigorante no seu seio, que finda por excluir as demais e, isso, no entender de Boff, não parece ser a perspectiva do cristianismo originário, nem a perspectiva bíblica.
Alfim, e no nosso modesto entendimento, a hermética “blindagem” levada a efeito pela cúpula da Igreja Católica não vingou, funcionou às avessas, constituiu-se um malogro de dimensões oceânicas, porquanto responsável pela descrença, pela desconfiança, pela fuga de antigos seguidores.

José Nilton Mariano Saraiva

**************************
“A Igreja hoje é uma Igreja partida, dividida, e há dois modelos em conflito, que é o da Igreja-instituição, da Igreja-hierarquia, da Igreja-poder, que se estrutura em papa, cardeais, bispos, dioceses, paróquias e se reproduz com muita dificuldade, porque há cada vez menos padres para manter a reprodução dessa Igreja. E junto dela está surgindo um novo tipo de Igreja, que eu chamaria Igreja-rede-de-comunidades, que está assentada não no poder, mas na vida. Isto é, no diálogo fé-vida. Nas comunidades, nas associações de moradores, grupos que vivem a fé nos seus encontros e que têm sua força no arquétipo cristão, não na instituição, nas suas tradições, mas o cristianismo como uma instância de esperança, tendo como referência comum a Bíblia, e aberta para a sociedade. Mas não a sociedade portadora de poder de decisão, o pacto velho, quer dizer, a Igreja poder religioso se associa com o poder civil. Não. É a Igreja com as classes emergentes, com os destituídos, pobres, marginalizados, excluídos, que são a grande maioria. Então, para mim, está se dando aí um novo pacto do cristianismo, no sentido dos primórdios, que era feito de escravos, de portuários, de destituídos, de soldados, e estamos vivendo esse tipo de cristianismo, que tem hoje uma dimensão mundial. Muito forte na África, na Ásia, muito forte no Primeiro Mundo: você vai à Alemanha, Itália, Estados Unidos, está cheio de grupos e comunidades do Terceiro Mundo que têm como referência a perspectiva libertária do cristianismo. A outra é o cristianismo da reprodução e é ocidental. É produto da cultura ocidental, de tal forma que não dá pra fazer a história do poder do Ocidente, reis e príncipes, sem fazer simultaneamente a história da Igreja”.

Autor: Leonardo Boff
Postado por: José Nilton Mariano Saraiva

Previsão do Tempo para Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2009

Choverá hoje à tarde e à noite no Crato.


Fonte: Climatempo

Itatira - Moradores continuam a ver Objetos Voadores Não-Identificados.


Aparições em Itatira

Moradores de Itatira continuam vendo objetos não identificados. Eles chegaram ao distrito de Lagoa do Mato. Itatira. Pela primeira vez, depois das centenas de aparições relatadas por moradores do Interior de Itatira, há 216 quilômetros de Fortaleza, os Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis), que apavoram a região desde novembro passado, chegaram ao distrito de Lagoa do Mato, o mais populoso do município. Dezenas de moradores presenciaram o que relataram como “uma grande bola parecida com a lua” que pairava sob a serra da comunidade de Mourão, a poucos metros do Centro da cidade. Os moradores da comunidade também testemunharam o objeto que permaneceu por alguns minutos “fixo” no céu e depois “desceu” escondendo-se atrás da serra. Muitos chegaram a tirar fotografias em celulares ou câmeras do que viram na noite de terça-feira, 27. O Batalhão de Polícia do município informou que já atendeu a diversas chamadas feitas pelos moradores que relatavam luzes estranhas no céu, principalmente no interior, mas que não dispõe de meios para investigar as aparições e nem é aconselhado que viaturas da Polícia dêem perseguição ao que considerem como Ovnis. “As pessoas de regiões maiores como Lagoa do Mato e Itatira [sede], imaginavam que essas luzes eram exclusivas do interior, pois acreditavam que na cidade, devido aos postes e aos prédios, eles não viessem. Depois de terça à noite, eles viram que os Ovnis estão dispostos a visitar o distrito também”, diz o morador Raimundo Castro. “Acredito que isso atrai muitos turistas, mas também muito medo. Embora saibamos que essas naves até o momento não nos faça mal, pelo fato de não se saber o que elas são, isso causa estranhamento”.

Muitas pessoas que afirmaram ter visto o Ovni de Lagoa do Mato, por volta das 19h30, não conseguiram parar de olhar para a luz no céu. “Eu fiquei parado, como se estivesse diante da coisa mais linda e misteriosa que já vi na minha vida”, conta Carlos Viana, que não acreditava nos depoimentos dos moradores até ver a luz na sua própria cidade. “Não deu medo, mas eu fiquei paralisado olhando ela. Era linda”. As aparições que se estendem desde o fim do ano passado em Itatira já repercutiram em mais de 200 relatos extraordinários da presença de Ovnis no pequeno município do Sertão Central, uma investigação por parte da Agência Brasileira de Inteligência Nacional (Abin) e a chegada na cidade de diversos ufólogos, professores de universidades e turistas interessados em acampar e observar as “naves”, levando consigo uma fotografia daquilo que agora, tornou-se natural e comum à maioria dos habitantes da cidade.

O objeto permaneceu alguns minutos fixo no céu e desceu por detrás da serra

Segundo a população, as pessoas estão comparando Itatira com Quixadá, onde houve vários relatos semelhantes. Mas, em Itatira, os Ovnis aparecem em baixa altitude e numa freqüência muito boa, que qualquer um pode ver. O prefeito José Ferreira Matheus está entrando em contato com autoridades e especialistas para tentar explicar os fenômenos que, segundo especialistas em Ufologia, devem continuar.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Foto Ilustrativa

Ex-Prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo deixa o PSDB

O Ex-prefeito de Juazeiro do Norte Raimundo Macedo está deixando o PSDB partido que ajudou a fundar no Cariri e pelo qual militou ao longo de quase 20 anos. Entrevistei Raimundão ontem à noite e a apresentarei logo mais às 12:00h dentro do Jornal Progresso da AM 1.310. Raimundão com o ato confirmou sua pretensão de deixar o “ninho tucano” após ter perdido a convenção em julho do ano passado a disputa interna do partido para tentar a reeleição. Raimundão disse a esse blogger que está avaliando vários partidos e esteve conversando dentre outros, com lideranças do PT (Ministro José Pimentel) e do PMDB (deputado federal Eunício Oliveira). “Minha idéia inicial é ficar num partido da base aliada do Presidente Lula. Estou conversando com os amigos, com aqueles que seguem a nossa orientação para ver qual o partido que tem mais receptividade junto ao nosso eleitorado”, explicou. Seu futuro político pode até ser antecipado, mas a tendência é que apenas em abril haja o anúncio oficialmente aos correligionários. Wilton Almeida, presidente do PSDB local já recebeu o pedido de desfiliação e ratificou junto a Justiça Eleitoral do nosso município. No PSDB Raimundo Macedo elegeu-se deputado estadual para três legislaturas (1994/1998 – 1998/2002 – 2002/2004. No terceiro mandato exerceu apenas dois anos porque saiu candidato a Prefeito e vitorioso exercendo seu mandato até 31 de dezembro último. Raimunbdão foi também vice-prefeito de Juazeiro do Norte no mandato do ex-prefeito Carlos Cruz na gestão 1988/1992. Raimundão reafirmou o que disse em várias outras oportunidades após a convenção do seu partido. “A forma com que se deu o resultado daquela convenção impossibilitou a minha permanência no partido. Deixo vários amigos lá e procuro novos rumos políticos e partidários”, concluiu.

Fonte: Beto Fernandes

Comitê discute implantação de Núcleo da Fiocruz no Ceará

Discutir as estratégias de implantação do Núcleo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, com participação do Governo do Estado. Este é o objetivo da reunião que vai acontecer nesta quinta-feira (29/01) e sexta-feira (30/01) na Escola de Saúde Pública do Ceará, a partir das 9 horas. O núcleo vai trabalhar com três linhas de ação: Fortalecimento da Atenção Básica; Desenvolvimento da Indústria de Medicamentos e Desenvolvimento de Novas Tecnologias para as Unidades de Saúde. Nesse primeiro momento, as discussões vão girar em torno da Atenção Básica; mais especificamente em relação à necessidade da implantação de uma pós-graduação em Saúde da Família em nível de mestrado e doutorado. “É fundamental que os profissionais da área de saúde aprofundem seus conhecimentos sobre o PSF desde a graduação. Para isso, é preciso investir na formação de professores”, afirma o médico sanitarista Carlile Lavor, que faz a interlocução entre Governo e Fiocruz. Lavor acrescenta que a Fundação está expandindo suas atividades para várias regiões do País e chega ao Ceará pelas ações já desenvolvidas no Estado na área de Saúde Pública, Pesquisa Científica e Tecnologia em Saúde. “Os pesquisadores cearenses vêm dando uma grande contribuição, com uma produção científica satisfatória, mas chegou a hora de investir também na produção industrial”.
Ao destacar a missão da ESP-CE nesse processo, Lavor lembra que a instituição é parceira permanente, por ser referência em pós-graduação na área de saúde pública. “A Escola dispõe de uma boa estrutura, excelente corpo docente e está ajudando para que este núcleo seja consolidado”.

Presenças

A vice-presidente de Ensino da Fiocruz, Maria do Carmo, e seis professores da instituição estarão no encontro esta quinta-feira. Participam também coordenadores de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Universidade de Fortaleza, além da Escola de Saúde Pública do Ceará. São convidados a estar presentes, na sexta-feira, o secretário-executivo da Saúde do Estado, Arruda Bastos, o secretário da Saúde de Fortaleza, Alex Mont’Alverne, o secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira e gestores das universidades, da ESP-CE e da Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral. Segundo Lavor, esse grupo está representado em um comitê, que trabalha desde julho do ano passado em uma sala da ESP-CE.

Escola de Saúde Pública do Ceará
Assessoria de Comunicação e Marketing
Jornalista Sheila Raquel
Fone: (85) 3101.1412 - 9619.1828 – 8877.8389
www.esp.ce.gov.br ascom@esp.ce.gov.br


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30