xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/01/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 janeiro 2009

O Governo do Crato - Por: Aglézio de Brito


Em Administrações anteriores, não muito distantes, o Município do Crato esteve em mãos de Prefeitos iletrados, cuja administração era conduzida menos pela teleologia do bem-estar social, do que pela vaidade do poder, pela sanha desenfreada do locupletamento ilícito, em detrimento do erário público. A representação popular confiada aos Prefeitos envergonhava os governados. Não sabiam, sequer, fazer uso da palavra e, por assim serem, incultos, nunca mereceram o respeito do Governo do Estado e dos altos escalões da Administração Pública.

Não se admitia que um Município como o Crato, berço de intelectuais, com uma universidade e tudo o mais, tivesse como Prefeitos homens de espírito provinciano, sem a menor capacidade de representar o seu Povo, a sua tradição cultural e libertária. Os ensinamentos dos pensadores do quilate de Platão e Sócrates, na Grécia antiga, quedam-se verossímeis até hoje, no sentido de que a cidade deve ser governada, antes de tudo, por pessoas cultas. Quebrando esse mau costume, que envergonhava a Princesa do Cariri, por algum tempo currada por esses brutamontes que compraram todos os votos que os elegeram, surgiu, para a felicidade de todos, o governo do Dr. Raimundo Bezerra Coelho de Farias, cuja morte precoce deixou o Município órfão e assediado por candidatos não virtuosos e, sobretudo, iletrados, incapazes de ligar duas palavras, apesar de exímios predadores da coisa pública. Eis que, mais uma vez, após o período do governo de Raimundo Coelho Bezerra, as novas eleições, corrompidas pelo abuso do poder econômico, fizeram desfraldar no Poder Executivo do Crato a bandeira da incultura, ensombrando de incipiência administrativa e incompetência governamental os destinos e a boa imagem de nossa Terra.

"Felizmente não há mal que dure para sempre."

Ultimamente, o Crato teve o seu comando administrativo confiado,por quatro anos e renovado por mais quatro, a um homem de cultura, bacharel em Direito e notário público, que não envergonha os seus administrados. Se fez, ou se fará uma boa Administração, o tempo e a história dirão. Até agora, pelo menos, não se sabe de registros de corrupção nem de arrogância administrativa do seu governo. Sabe-se, também, que ele tem uma profissão definida, com renda suficiente para viver e se manter honesto. Não faz da política um meio de vida para enriquecer ilicitamente, pelo que devemos acreditar na frase por ele mesmo dita: “Não tenho outro objetivo que não melhorar a qualidade de vida do Crato.

Por: Aglézio de Brito
Membro do IBDA

A mesma Igreja que Excomungou o Padre Cícero agora quer Canonizá-lo...

Incoerência e conveniência ( $$$ ) da Igreja Católica

Nasci numa família católica na cidade de Farias Brito. O padre Adauto me batizou, e com ele fiz a minha primeira comunhão aos seis anos de idade. Contudo essa minha formação religiosa não me obriga a concordar com as decisões e com o vai e vém das medidas adotadas pela igreja católica na aplicação da sua doutrina incoerente e conveniente.

Cheguei em Crato em 1972 e a partir de então comecei a me interessar pela historia do Padre Cícero Romão Batista. Vivemos na época da comunicação, portanto, facilmente temos acesso à história. Eu fui bem mais prático. Procurei conversar com pessoas que conviveram com o Padre Cícero. Geralmente aquele abastado fazendeiro, proprietário de grandes latifúndios e rebanhos não gostava do padre. Já o homem humilde, sofrido, aquele que era obrigado a reservar quatro dias da semana do seu trabalho para o patrão, o desprovido de quaisquer valores materiais, defendia e venerava o santo padre. Foi da conclusão das muitas conversas que tive com as partes que me certifiquei ser o Padre Cícero um grande ser humano, um servo de Deus.

Não compreendo, porque a Diocese o submeteu em vida, a tantas humilhações como: suspensão, excomunhão, e processos outros que se encontram no vaticano. Hoje, na mesma Diocese, sacristão, padre, monsenhor e bispo andam de caneta e papel na mão a fazer abaixo-assinado para reabilitá-lo dos processos e penalidades que ela própria atribuiu e aplicou. A igreja chega sempre tarde! Aos escravos pediu perdão 100 anos depois. Aos judeus 70 anos mais tarde. E ao Padre Cícero já se passou um bom tempo e até agora, nada... Como nos velhos tempos, o romeiro não tinha nenhum valor para a igreja, e hoje em dia tem, ( $$$ ), pode ser que um dia, a Igreja peça perdão pelos males causados ao padre Cícero, embora tardio. Ou existe por acaso alguma acusação sobre o Padre Cícero que não tenha sido iniciada pela própria Igreja Católica ?

Constata-se então que a Igreja mente em qualquer dos casos. Ou mentiu quando acusou o Padre Cícero e o excomungou, ou está mentindo agora quando quer canonizá-lo para servir meramente aos seus próprios interesses financeiros de arrecadação das enormes quantias provindas das romarias.

Dihelson Mendonça

Estrada Crato-Arajara ainda sem conserto... - Heládio Duarte

.

Caro Dihelson,

Veja o estado da rodovia Crato-Arajara. Este descaso vai completar um ano, sem que nenhuma autoridade estadual tome uma providência! Existe Dert, Der ou qualquer coisa semelhante ainda no nosso Estado?

Heladio Duarte

Alô, Alô, Paracuru - Matando as saudades de José do Vale Pinheiro Feitosa





Um pingo d'água no oceano


É uma imagem poética muito antiga e usada.
O insignificante querendo ser individual.
Ser algo diante da vasta matéria,
e energia do espaço-tempo universal.
Mas eu vi, foi o primeiro a cair,Ploft,
e sua onda se espalhou na água,
tenho plena consciência,
aquele foi "um" pingo.
Que caiu em cheio na memória,
durou uma pequena fração do meu tempo,
mas teve tempo suficiente,
para ter o mesmo conhecimento,
das nebulosas cósmicas.

Rio de Janeiro(RJ), 1988
Por Jose do Vale Pinheiro Feitosa

O Prazer dos Tucanos em Demitir - By André do Blog Consciência Política

Quem pensa que FHC está morto, está enganado, ele só precisa de oportunidades para relembrar como governou o nosso país. DEMISSÃO FOI A MARCA DO SEU GOVERNO !

Por causa de reações negativas a entrevista concedida ao Estado, o maestro John Neschling foi demitido ontem da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) por e-mail. A decisão, assinada pelo presidente do Conselho de Administração da Fundação Osesp, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi unânime. Por meio de assessor, Neschling, que está na Grécia, afirmou que recebeu a carta por e-mail ontem à tarde, que vai conversar com algumas pessoas para entender melhor a situação e que não vai se pronunciar sobre a demissão até seu retorno, no final da próxima semana. Neschling já havia comunicado, em 13 de junho do ano passado, que só permaneceria à frente da orquestra até 31 de outubro de 2010. Mas, diz a carta de FHC, como as declarações do maestro ao Estado, em entrevista publicada no dia 9 de dezembro, repercutiram negativamente entre os músicos, o conselho reuniu-se para analisar a entrevista e "estimar seu efeito" nas condições em que a sucessão no comando da orquestra se daria "nos quase dois anos ainda por decorrer até a expiração do atual contrato".
"À luz da gravidade dos termos daquela entrevista, que coroa uma série de manifestações na mesma direção, o Conselho de Administração, com pesar, mas no cumprimento de seu dever estatutário (...), decidiu, por unanimidade, pela ruptura contratual imediata", afirma o texto. "A manifestação pública de Vossa Senhoria deixa poucas dúvidas quanto à possibilidade - como era nossa intenção - de uma convivência harmoniosa, no processo de sucessão, evidenciando conduta indesejável e inconciliável com o desempenho das atribuições contratuais", prossegue a carta.
''PROJETO MEU''
Na entrevista, Neschling criticou ter sido marginalizado do processo sucessório. "Estou preocupado com a maneira como a sucessão está sendo feita. E magoado por ter sido excluído do processo", disse. Ele também declarou que há 12 anos a Osesp "era inexistente, existia mal e porcamente, estava acabando" e que, sob seu comando, "uma orquestra que não existia fez de São Paulo um centro sinfônico". Ele afirmou ter proposto uma transição "mais lenta" e "pacífica". "Pedi mais dois anos de contrato ao longo dos quais eu regeria menos e ajudaria a procurar um substituto. Não obtive resposta", declarou. Neschling afirmou também estar preocupado com o futuro. "A Osesp é um projeto meu, não deles. Mas, agora, é deles, daqueles que não me quiseram mais na orquestra, a responsabilidade de levá-la adiante. O perigo é imenso. A possibilidade de dar errado é grande porque não há um projeto claro. "Na carta de demissão, Fernando Henrique Cardoso lamenta que "o passo natural de renovação" não tenha sido "percorrido de melhor maneira" e encerra com "justas homenagens pelo admirável trabalho realizado".

Saudações Geopolíticas
João Ludgero
Arte ilustrativa: Dálcio

Futebol - Atualização - Por: Amilton Silva - 22 de Janeiro

Paulistão foi iniciado ontem
A primeira rodada do Paulistão 2009, foi iniciada ontem(21), com um baixo índice de gols assinalados. O último campeão Brasileiro e favorito ao título paulista não passou de um empate com o Ituense em 1 X 1 , jogando no Morumbi em São Paulo. O São Paulo abriu o marcador aos 11 minutos do primeiro tempo através do meia Hugo.O gol do empate da equipe de Itu, foi assinalado aos 36 do primeiro tempo , com o zagueiro Sao Paulino Miranda marcando contra o seu próprio gol. Resultados das outras partidas realizadas ontem.


Data Hora Local Mandante
Visitante
21/01 16h30 Santa Cruz Santo André 0x1 Palmeiras
21/01 19h30 Morumbi São Paulo 1x1 Ituano
21/01 19h30 Bento de Abreu Marília 0x2 São Caetano
21/01 19h30 Jayme Cintra Paulista 2x0 Noroeste
21/01 19h30 Ideonor Picardi Semeghini Oeste 0x0 Ponte Preta
21/01 19h30 Papa João Paulo II Mogi Mirim 0x2 Mirassol
21/01 21h30 Brinco de Ouro da Princesa Guarani 1x0 Portuguesa

Mais três partidas completam hoje a primeira rodada do Paulistão

22/01 19h30 Santa Cruz Botafogo x Bragantino
22/01 19h30 Pacaembu Corinthians x Barueri
22/01 21h30 Vila Belmiro Santos x Guaratinguetá

Campeonato Cearense

Três partidas estavam marcadas para o dia de ontem (21), pela quarta rodada do Cearense 2009. Apenas duas foram realizadas. Devido as fortes chuvas caídas em nossa capital, o jogo entre Ceará e Maranguape foi adiada para hoje à noite.O Horizonte assumiu a liderança do certame provisoriamente ao golear o Quixadá por 4 X 1, no campo do adversário. Outra partida realizada ontem foi entre Boa Viagem e Ferroviário que terminou com a Vitória do Ferrão por 2 X 1. A rodada será completada hoje com duas partidas. No Romeirão em Juazeiro, o Icasa busca a primeira vitória no campeonato diante do Fortaleza.Em Sobral, no Junco o Guarany recebe a visita do Itapipoca.

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato



O Fotógrafo que virou Pianista e o Pianista, Fotógrafo !


Homenagem a Pachelly Jamacaru

D
urante o ensaio fotográfico que fiz para o meu CD, pelo fotógrafo Pachelly Jamacaru, os papéis se inverteram por poucos instantes. Ao tentar demonstrar algumas posições possíveis, o grande mestre da fotografia deixou-se ser fotografado por mim, que rapidamente fiz esse ensaio, que agora repasso como uma singela homenagem ao grande Pachelly Jamacaru, que pelas poses, até que seria um ótimo pianista...

Pachelly como pianista 2

O fotógrafo senta-se ao piano e é fotografado...

Pachelly como pianista 3

Demonstra posições como aquele que verdadeiramente nos toca o coração...

Pachelly pianista

Vive a sua música...

Pachelly como pianista 1

E aguarda pacientemente, sem saber que é de fato, o centro do espetáculo...

Pachelly Pianista c

Versão em P&B


Fotos: Dihelson Mendonça
.

Foto do Dia e Previsão do Tempo. - 22 de Janeiro de 2009

Diga-se de passagem: O Crato amanheceu chovendo hoje!
Conforme o site Climatempo previu, houve chuva na cidade do Crato ontem. Nada que se possa dizer assim: Oh! chuva intensa...mas de qualquer modo, uma pequena neblina em certos locais da cidade. Aqui vai a foto do dia e a previsão para o dia de hoje, 22 de janeiro de 2009:



Fonte: Site Climatempo

Proteja-se da Doença que mais mata no Brasil - AVC



ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: O QUE FAZER DIANTE DO DERRAME

O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente por derrame cerebral, é uma doença séria que pode causar seqüelas irreversíveis se a pessoa não for atendida rapidamente. Conheça suas causas, formas de tratamento e reabilitação.

Como identificar se uma pessoa está tendo um AVC ?
* Pedir em primeiro lugar para que a pessoa sorria. Se ela mover sua face só para um dos lados, pode estar tendo um AVC.
* Pedir para que que levante os braços. Caso haja dificuldades para levantar um deles ou, após levantar os dois, um deles caia, procurar socorro médico.
* Dê uma ordem ou peça que a pessoa repita alguma frase. ( tipo: "O Brasil é o País do Futebol" Se ela não responder ao pedido, ou responder de forma desordenada, pode estar sofrendo um derrame cerebral.

O que é AVC
O acidente vascular cerebral (AVC) é caracterizado pela lesão no cérebro causada por um "acidente" em um dos vasos sangüineos que irrigam a região cerebral. Pode ocorrer por um entupimento desses vasos, impedindo a circulação sangüínea, caracterizando o "AVC isquêmico", ou, ainda, um vaso sangüineo pode se romper provocando um sangramento no cérebro. Nesse caso, a denominação é "AVC hemorrágico".

O que provoca

O AVC pode ser causado por várias doenças, mas também existem fatores de risco. Os mais comuns para os tipos isquêmicos são pressão alta, diabetes, doenças cardíacas e taxas de colesterol e triglicérides altas. Pode acometer pessoas fumantes. No caso do AVC hemorrágico, os fatores que o ocasionam são a pressão alta, distúrbios de coagulação e, eventualmente, a presença de aneurisma cerebral (dilatação das paredes de artérias ou veias), que é congênito (a pessoa nasce com ele).

Quais os sintomas

Os sintomas do AVC dependem da parte do cérebro que foi lesada. Em geral, pode haver dificuldade na fala e nos movimentos ou alterações na visão. Formigamento ou fraqueza em uma das partes do corpo também é comum, além de dor de cabeça repentina. Estes sintomas são os mais comuns e podem até ter relação com outro problema, mas a recomendação é que a pessoa procure imediatamente um hospital.

Seqüelas

O AVC, em geral, deixa seqüelas que são mais ou menos graves, dependendo da área do cérebro afetada e do tempo que o paciente levou para ser atendido. As mais comuns são paralisia total ou parcial (de um lado do corpo, pode ser esquerdo ou direito); a alteração da fala, tanto no que diz respeito a expressão, quanto na compreensão; alterações visuais, dificuldades que podem atingir um lado do campo esquerdo ou direito e alterações de memória.

Tratamento

A pessoa que sofre AVC isquêmico deve procurar imediatamente um médico neurologista para prescrição de medicamentos apropriados para dissolver os coágulos, causado por entupimento de vaso, para que o sangue volte a circular normalmente na região cerebral atingida.

Reabilitação

A reabilitação de quem sofre AVC é importante no tratamento, passado o momento agudo do acidente. Existem várias formas de reabilitação e sua aplicação vai depender do tipo de comprometimento neurológico que a pessoa tiver. Por exemplo, no comprometimento motor, há intervenções fisioterápicas de várias naturezas. Se o paciente tiver alteração na fala, a Fonoaudiologia pode ser recomendada. Outros tipos de distúrbios neuropsicológicos, por exemplo, distúrbio de atenção, podem ser reabilitados com tratamentos neuropsicológicos. Existem recursos e reabilitação em várias esferas. Somente um especialista pode prescrever o melhor tratamento e a reabilitação adequados para cada caso.

Faixas etárias atingidas

O AVC atinge todas as faixas etárias, sendo raro na infância. É mais freqüente nas pessoas acima de 45 anos. Há isquemias relacionadas com os pacientes que têm diabetes e hipertensão arterial, mas existem outros fatores de risco que são comuns em pacientes mais jovens, como os sangramentos cerebrais por aneurisma, que podem acontecer entre a terceira e quarta décadas da vida. Há também casos de AVC causados por uso de pílula anticoncepcional ou consumo de drogas.

Veja dicas para se prevenir do AVC:
- Mantenha a pressão arterial sob controle.
- Evite o consumo de sal em excesso.
- Modere a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Não fume.
- Controle o peso.
- Tenha uma alimentação saudável: evite gorduras e frituras, coma bastante frutas, verduras e fibras.
- Pratique exercícios físicos regularmente.
- Evite o estresse: faça atividades relaxantes como uma caminhada ao ar livre, conversar com amigos, passear com o cachorro.

Fonte: Texto extraído do Jornal da AME-Associação Metroviários dos Excepcionais, ANO IV - no. 23 - setembro de 2000. Jornal da Saúde. Wikipédia.


Chove ou não Chove ? - Funceme prevê chuvas dentro da normalidade


Prognóstico Oficial

David Ferran destacou ontem que a Funceme fundamenta seu trabalho em previsões que a instituição não tem como dar estatísticas 100% exatas, diante da imprevisibilidade dos sistemas estudados (Foto: ADRIANA PIMENTEL)

Ontem pela manhã após vários dias secos e quentes, o Crato registrou chuvas, trazendo esperanças de uma boa estação invernosa. Mesmo anunciando probabilidades, a Funceme realizará novos estudos para melhor definir as previsões pluviométricas

Fortaleza. Sinônimo de folia carnavalesca, fevereiro não se resume apenas em festa, afinal, o mês também marca o início da estação de inverno no Ceará. De acordo com as previsões meteorológicas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a expectativa é de que nos próximos quatro meses, as chuvas estejam dentro da normalidade. “Este ano, teremos uma quadra bem irregular no Estado. Em relação a 2008, poderemos ter menos chuvas”, garantiu, ontem, o gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme, David Ferran, no XI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semi-Árido, em Fortaleza.

Durante a estação de chuva do ano passado, foram registrados cerca de 791mm em todo o Estado. O cálculo dos especialistas apontava para um período de altos índices pluviométricos. E assim foi. 2008 entrou para a lista dos dez anos acima da média histórica, e o Cariri foi uma das regiões mais beneficiadas pelas águas. David Ferran relembra que a região surpreendeu por se destacar como “bem acima da média”. Mas, quanto a este ano, há um bom motivo para o quadro chuvoso mudar. Os estudos climáticos identificam que, apesar do Oceano Pacífico estar frio, propiciando a formação de nuvens (fenômeno “La Ninã”), a diferença de temperaturas no Atlântico Norte e Sul dificulta a ocorrência das chuvas.

Apesar de boa expectativa para o ano, não se pode prever os rumos da agricultura

Como o tempo muda constantemente, a Funceme ainda pretende discutir sobre o assunto para ter cada vez mais certeza sobre as probabilidades definidas. “É importante lembrar que nosso trabalho se fundamenta em previsões. Não temos como dar estatísticas 100% exatas”, adianta, acrescentando que ainda existem 25% de chances das chuvas ocorreram abaixo da média normal e 35% para acontecerem acima. Já o professor de Antropologia da Unicamp, Renzo Taddei, ressalta que, apesar de uma boa expectativa para este ano, não se pode querer prever os rumos da agricultura, por exemplo. “A meteorologia faz um prognóstico do tempo e não dos plantios, das epidemias ou dos eventos que necessitarão da Defesa Civil”, explica. Mesmo sem dados determinados, a Funceme sabe qual a milimetragem de chuvas por macrorregiões do Ceará. Assim, é esperado 705 a 1.016 mm (Litoral Norte); 729 a 1.073 mm(Litoral do Pecém); 798 a 1.121 mm (Litoral de Fortaleza); 690 a 911 mm (Maciço de Baturité); 729 a 1.044 mm (Região da Ibiapaba); 555 a 692 mm (Região Jaguaribana); 449 a 605 mm (Sertão Central/Inhamuns); 567 a 729 mm (região do Cariri). As projeções do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) convergem com as da Funceme. Segundo o geógrafo Tércio Penha, 2009 nem será de muita nem de pouca água. “Nada configura que teremos regiões com seca. A época é de chuvas dentro da média. Mas, como a situação pode mudar a qualquer momento, é melhor evitar dados fechados”, diz. O prognóstico da Funceme também não destoa muito das previsões feitas pelos profetas das chuvas. No recente encontro em Quixadá, esses estudiosos dos fenômenos naturais foram unâmines em afirmar que o Estado terá um bom inverno, com precipitações que não decepcionarão os agricultores.

Edgel Joseph
Especial para o Regional

PROBABILIDADE

40% é a estimativa, de acordo com a Funceme, para a estação chuvosa acontecer dentro da normalidade, este ano. 25% é a probalidade para ser abaixo da média e 35% para ser acima

SAIBA MAIS

Oceanos
Os oceanos Pacífico e Atlântico são responsáveis pelos índices pluviométricos durante a quadra chuvosa no Estado. Apesar de não ser o único paradigma, a temperatura das águas dos mares atraem ou empurram os ventos para a superfície do Ceará

Fenômenos
Quando as águas do Pacífico estão aquecidas, fenômeno conhecido por ´El Niño´, a circulação de ar na região do Atlântico é efetada, o que inibe a formação de nuvens próximas ao Estado. Se o Pacífico estiver frio, fenômeno conhecido por ´La Niña´, os ventos empurram as nuvens com mais facilidade

Nuvens
Já se as águas do Atlântico Norte estiverem mais frias do que as do Sul, as nuvens descem e garantem chuvas no Estado. Mas se o Atlântico Sul estiver frio, as chances de chover por aqui é menor

Frentes Frias
Nos meses de dezembro e janeiro, temos as chamadas chuvas de pré-estação. Essas não são contabilizadas pela Funceme na quadra chuvosa. O motivo das precipitações são as frentes frias que vêm do Sul do Brasil

Mais informações:
Funceme
Avenida Rui Barbosa, 1246 Fortaleza
(85) 3101.1126
www.funceme.br

PLUVIOMETRIA

Cariri volta a registrar precipitações

Há vários dias o céu se apresenta nublado na região e as chuvas são isoladas

CRATO. Depois de vários dias secos e quentes, uma pequena chuva volta a animar os pequenos produtores do Cariri, mas nada que deixe o trabalhador rural otimista quanto ao bom inverno este ano. Pelo menos essa á a perspectiva repassada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município do Crato, José Hildo Silva. Há vários dias o céu se apresenta nublado na região e as chuvas são isoladas. As primeiras precipitações, na chamada pré-estação, em dezembro, foi motivo para alguns produtores já aproveitarem as sementes caboclas para o plantio. Em algumas áreas, para os que conseguiram manter o plantio desde dezembro, já estão com o plantio florando, como é o caso do feijão, na localidade de Monte Alverne, no Crato. As chuvas têm se apresentado de forma isolada na região. A ansiedade dos agricultores, conforme José Hildo, faz com que muitos cheguem a plantar de forma precipitada. Normalmente, segundo ele, o inverno chega a se caracterizar a partir de fevereiro. A região do Cariri é caracteriza no Estado como a área onde a estação chuvosa começa primeiro. O Governo do Estado lançou o Programa de Distribuição de Sementes de Mudas ainda em dezembro. No Crato, a distribuição ainda está acontecendo, mas o presidente do STR ressalta que também estão sendo entregues, principalmente, sementes de milho e amendoim. O Programa Garantia Safra beneficia cerca de 2.750 pequenos agricultores. O prazo para entrega dos boletos foi encerrado no último dia 12 e mais de 300 pequenos produtores deixaram de receber. Conforme José Hildo, essa passa a ser uma preocupação por conta da falta de chuvas para o plantio.

Vale do Jaguaribe
As chuvas no Vale do Jaguaribe estão começando bem pelo litoral. Desde a madrugada e por toda a manhã de ontem, com breves pausas, choveu no município de Icapuí, levando as pessoas a se banhar ainda na madrugada nas biqueiras das calçadas, entre os telhados das casas. Um dia antes, Itaiçaba havia registrado a maior chuva na região jaguaribana, com 24,4mm de segunda para terça-feira, ainda que só um começo para o período invernoso que se aproxima. Aracati também registrou chuva, mas fraca. E também foi na madrugada de ontem que Limoeiro do Norte teve a sua primeira chuva. A cidade ficou nublada por todo o dia. Apesar da breve condensação, já se pode conferir poças de água em algumas ruas do Centro. Hoje, em Nova Jaguaribara, acontece a reunião do Pacto das Águas, para a comunidade participar do Plano Estratégico dos Recursos Hídricos do Ceará.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

A Dihelson - Por Claude Bloc


A

Diz-se que as estrelas
Inspiram-se no horizonte
Harpejam a melodia
Eterna do universo
Luzem na Primavera
Suspiram ao aneitecer
Oscilam a cada noite
No colo do amanhecer...

Meu agradecimento sincero!


***

A maior isenção da condição humana é poder saborear as estrelas ao relento da noite sossegada, cambalear em sonhos e sentimentos, perder-me onde nunca me encontrei.

Que sua estrela brilhe sempre

Abraço,

Por: Claude Bloc

Duas pessoas morrem atingidas por raio no interior


Mal começou a quadra invernosa no Ceará e as mortes em conseqüência da queda de raios já provocaram a morte de duas pessoas. Os dois casos aconteceram, nesta quarta-feira (21), no Interior, deixando, entre as vítimas, um adolescente de apenas 16 anos. O primeiro óbito foi registrado na localidade de Sítio Ramada, na zona rural do Município do Crato, na Região do Cariri (a 540 quilômetros de Fortaleza). A dona-de-casa Eva Inácio Silva Farias, 43 anos, natural de Recife (PE), foi atingida pela descarga elétrica fatal quando se encontrava no quintal da casa de seus pais. Segundo apurou a Polícia, no momento em que o raio caiu não estava chovendo. Eva tentava recolher algumas roupas que estavam no varal, um longo arame que atravessava toda a extensão do quintal, quando foi atingida pela descarga elétrica. Segundo inspetor Mário Gomes, da Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato, a morte de Eva aconteceu no dia em que ela iria retornar para Pernambuco, onde morava. O outro caso fatal aconteceu no Centro da cidade de Catunda, na Zona Norte do Estado (a 273 quilômetros da Capital). A vítima foi o estudante Johnson Wagner Pereira Rodrigues, 16 anos. Por volta de 15h30, chovia forte naquele Município e o rapaz estava no quintal de casa, tomando banho próximo de um coqueiro, quando um raio caiu, atingiu a árvore e a descarga se dissipou pela fiação elétrica da residência, atingindo o estudante. O jovem teve morte instantânea.

Fonte: Portal Verdes Mares
.

Shopping RESIDENCE - No Crato, você compra bem...


IMG_0959


Compre bem! Compre nas lojas do Shopping Residence, em Crato.
Conforto e Qualidade.

Dsc04012


Dsc03933



Dsc03892



Dsc03980


Shopping RESIDENCE - Parceiro do Blog do Crato

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30