xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/01/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 janeiro 2009

Prefeito Samuel concede entrevista



Prefeito fala sobre os projetos para a solução definitiva do problema do Canal do Rio Grangeiro, a Estrada de Santa Fé e outros assuntos:

Para escutar, clique no player abaixo, ou visite o Blog do Crato : www.blogdocrato.com
Atenção: Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog, canto superior direito.




Gravação e Foto: Dihelson Mendonça

III FESTIVAL BNB do ROCK CORDEL - Por Tânia Peixoto

Dentro da programação oficial do III FESTIVAL BNB do ROCK CORDEL, o Centro Cultural BNB Cariri destinou três apresentações para o Centro Cultural do Araripe (Largo da RFFSA) nos sábados 17, 24 e 31 de janeiro. A Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato indicou seis bandas alternativas para apresentarem-se durante o evento. No dia 17, sábado passado, apresentaram-se a cantora cratense Fatinha Gomes e Banda e o grupo de Fortaleza DI DÓRIS e as "bandas de garagem" KRATUS SK8T ROCK E SMILE 42. Neste sábado, dia 24, após a apresentação dos grupos PIEROHT e TREM DO FUTURO provenientes da capital cearense, as Bandas cratenses TROTSK e Plataforma VIP, demonstraram seus talentos com o melhor do rock nacional, internacional e autoral.

Texto enviado por Tânia Peixoto

NOS BASTIDORES DA MÍDIA - Por: Luiz Domingos de Luna

Penso que a mídia brasileira vem crescendo de forma positiva, ágil, versátil, informatizada; seu poder de informação é amplo, irrestrito, sem fronteiras; os noticiosos são bem aprimorados, toda uma programação que de fato e de direito se posiciona muito bem num Estado Democrático de Direito cumprindo a sua função primeira que é informar a sociedade, mantê-la sempre vigilante e atuante no processo continuo de aprimoramento dos seres humanos no espaço social. Sempre uma luz a pairar no presente, problematizado o nascedouro do futuro e abrindo novas facetas para novas problematizações.

Esta força desenvolvimentista é um imperativo para crescê-lo harmonicamente em sociedade, e de maior valia para a unidade social Brasileira. Porém, com este processo acelerativo do momento presente, onde novas ferramentas são diariamente oferecidas e que tudo deve ser atualizado, pois a informática é um dos setores que está sendo privilegiado, por aprimoramento de instrumentos que impulsionam todo o processo como um todo, o que é uma forma de aprimoramento contínuo, facilitando a vida de todos os cidadãos brasileiros, talvez pela versatilidade da informática, alguns setores que formam a base da estrutura da liga social vem de certa forma, ainda que talvez sem querer, ou por não ter a dimensão de seu poder, esquecendo, ou não priorizando para o momento e que de certa forma vem causado uma falta para a sociedade, pois, se não Vejamos: Todos os demais paises têm um grande orgulho em mostrar para o mundo seus grandes escritores, poetas, contistas e principalmente os agentes culturais do país. Os Fomentadores da cultura sejam: regional (Cariri eixo central: Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha ou nacional). Metrópoles Brasileiras.
Os grandes Veículos de comunicação do Brasil durante o século XIX e até meados do século XX traziam em seu bojo, romance, contos, referencial dos grandes vultos da literatura nacional e a poesia sempre presente.

Creio que a juventude precisa ser oportunizada para leituras de poesias, incentivadas para a leitura dos clássicos nacionais e o fomento as manifestações artísticas e culturais da região do Cariri Cearense, de outras e do país. A iniciativa de projetar para os jovens esta vontade de focar o gosto pela cultura, música, arte e literatura {…} Iria com certeza facilitar o trabalho dos educadores em sala de aula, o relacionamento familiar, empresarial e um fluir de uma nova betumação social com certeza iria nascer, onde todos seriam beneficiados, e a sociedade à luz do por vir sempre na esperança, na fé e no pulsar de um novo horizonte, visto a estrutura está alicerçada nas bases culturais que foram responsáveis pelo processo civilizatório da humanidade.

Por: Luiz Domingos de Luna
Aurora - CE

Futebol - Atualização - Por: Amilton Silva

Definida Semi-finais da Copinha

Ficou definida na noite de ontem (20), as semi-finais da Copa São Paulo. Quatro jogos foram realizados, Avaí 2 X 1 Paraná, Corínthians 3 X 0 Fluminense, Atlético PR 5 X 4 Cruzeiro e São Paulo 2 X 2 Internacional. Nas penalidades o São Paulo passou para fase seguinte ao vencer o Inter por 5 X 4.Com os resultados , fica demonstrada a supremacia do futebol paulista sobre os outro estados, dos quatros semi-finalistas dois são paulistas, já o futebol carioca de grande tradição em competições nacionais, nenhum clube passou para esta etapa da Copinha.

Paulistão 2009

Será dado o ponta pé inicial do campeonato Paulista de 2009 nesta quarta (21).Será um dos campeonatos mais emocionantes dos últimos anos.Os grandes clubes investiram pesados em grandes contrataçoes.Os tres artilheiros do Brasileirão passados além de Ronaldo serão algumas atrações do certame.A primeira rodada programa para hoje e amanhã os seguintes jogos como marca a tabela abaixo:


Data Hora Local Mandante
Visitante
21/01 16h30 Santa Cruz Santo André x Palmeiras
21/01 19h30 Morumbi São Paulo x Ituano
21/01 19h30 Bento de Abreu Marília x São Caetano
21/01 19h30 Jayme Cintra Paulista x Noroeste
21/01 19h30 Ideonor Picardi Semeghini Oeste x Ponte Preta
21/01 19h30 Papa João Paulo II Mogi Mirim x Mirassol
21/01 21h30 Brinco de Ouro da Princesa Guarani x Portuguesa
22/01 19h30 Santa Cruz Botafogo x Bragantino
22/01 19h30 Pacaembu Corinthians x Barueri
22/01 21h30 Vila Belmiro

Cearense 2009

Três jogos marcados para hoje (21) pela quarta rodada do cearense. O Boa viagem recebe o Ferroviário, no Castelão , em Fortaleza, O Ceará luta pela liderança contra o Maranguape e o Quixadá recebe a visita do Horizonte.

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato

Natureza morta

-- Estranha natureza morta !
Pensou de boca escancarada enquanto aguardava, sentado na cadeira de suplícios, o dentista que saíra da sala, por um momento. No balcão ao lado, em meio ao emaranhado de instrumentos medievais de tortura , fitou novamente aquela paisagem insólita. Uma bandeja cheiinha de dentaduras, aguardando , desesperançadamente, como crianças a espera de adoção, alguma boca caridosa que lhes desse guarida. A do topo, dupla, apresentava dentes reluzentes e gengivas róseas , com encaixe perfeito, os da frente algo protusos, igualzinho a um maxilar de bode, quando se tira o couro. Os dentes cerravam-se firmemente como se o longínquo dono se visse acometido de alguma dor igualmente distante e indefinida. Caída de um lado, a prótese de dois caninos procurando, desapontada, pelos irmãos de arcada, em meio à nívea e desconhecida paisagem. À frente, uma ponte buscava , algo desesperada, as margens de um rio imponderável, sem compreender bem como uniria o inexistente ao desconhecido. Alguns dentes isolados, em meio àquela floresta ebúrnea, pareciam borregos enjeitados berrando atrás da mãe.No meio da pilha, um inciso de ouro se sobressaía claramente, observando os outros com um ar distante e fidalgal. À esquerda, uma dentadura inferior , com gengivas arroxeadas: se tivesse a língua ao seu lado, gritaria pela alma gêmea , espremida entre as bochechas de algum energúmeno da cidade.
Em feitio de um arqueólogo que se põe diante de um dente de dinossauro e faz detalhadas observações sobre o tamanho e os hábitos do bicho, começou a imaginar a história dos donos daquelas dentaduras. A dupla do topo , pelo jeitão, deve pertencer a um velho lazarino, ranzinza e que gostava muito de chupar cana em tempos idos, terminando meio bicudo. Os dois caninos do canto, ao que parece pertenceria a um sujeito espoletado, metido a cavalo do cão e que teve seus dois centroavantes fraturados, numa porrada, em alguma briga de bar. A ponte, com certeza, pela delicadeza do marfim, uniria os dois molares de uma senhora elegante, delgada , de fala mansa e sussurrante. O dente de ouro incrustado no inciso deixava antever claramente sua origem : um vendedor de bilhete de loteria e que trazia nos lábios a reluzente promessa de riqueza fácil. Os dentes isolados , sem muita história, preencheriam, igualmente , bocas de homens comuns, destes que passam pela vida sem lhes deixar qualquer traço. Só a chapa inferior mostrava-se misteriosa, como se compusesse o aparelho vocal de alguma rezadeira., de algum pai–de-santo.
Suas atividades arqueológicas terminaram com a volta do dentista à sala. Lá estava ele , boca ainda aberta, babador ao pescoço, aguardando , pacientemente, o reinício da seção de suplícios. Suportou o tormento com impressionante abnegação, como se a bandeja à sua frente se fizesse de platéia.
Saiu ,depois , pensativo. Imaginando: Quantas palavras permaneciam silentes em meio àquela selva de gengivas? Quantos beijos se escondiam envergonhados por trás da nudez descarada daquelas arcadas ? Quantos sorrisos pendiam , imóveis, de permeio à brancura ofuscante daqueles dentes ? Havia uma intrigante antítese entre a promessa fulgurante e a realidade insulsa. Matutou com suas cáries, quantas e quantas vezes não ficara de boca aberta diante da vida palpitante, igualzinho como acabara de fazer na cadeira do odontólogo. Seus lábios carregavam consigo segredos igualmente indevassáveis: declarações de amor trituradas e truncadas antes de se pronunciar; gritos sufocados, enforcados no patíbulo dos molares antes de ecoarem no mundo; ósculos que se reprimiram , se esconderam temendo o sutil toque de outros lábios. Não fosse o temor dos pincéis e o esmaecido das tintas escolhidas, quem sabe a aquarela de sua vida teria sido uma acolhedora marina e não esta natureza morta, com a mesma cara da insólita bandeja exposta no consultório do dentista .

J. Flávio Vieira

Abertura da oficina `Pacto das Águas`

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participou, na última sexta-feira, no auditório do Crede 18, no município, da Oficina Pacto das Águas. O prefeito foi o anfitrião de várias autoridades da região e do Estado, e destacou, durante a abertura, a importância da preservação dos aqüíferos do município, ressaltando as riquezas naturais, além do trabalho desenvolvido, durante sua administração, em relação à Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), minimizando o desperdício na cidade, com a instalação de mais hidrômetros, principalmente em áreas onde havia maior gasto de água. Além do chefe do Executivo, esteve presente o Secretário do Meio Ambiente, Nivaldo Soares, e Wanda Lúcia, representante do Núcleo de Meio Ambiente, além de vários representantes do Comdema.

Fonte: Website da PMC

Polêmica na Praça - Obra da Siqueira Campos ainda inacabada - Jornal Diário do Nordeste


Nota do Blog do Crato:

É bom ver que o Diário do Nordeste publicou uma excelente e realística matéria sobre a recente reforma na Praça Siqueira Campos, e ver que nosso artigo aqui do Blog do Crato está implícito nessa matéria, pois ela diz o que nós já dissemos aqui no Blog há mais de 2 meses. E fizemos ainda mais: Na época, trouxemos a própria palavra do Ely Aguiar e do Prefeito Samuel Araripe. Que bom ver a imparcialidade do DN sobre esse assunto, e ver que a sociedade cratense está começando a fiscalizar melhor a sua cidade, em fatos que sem o olho atento da imprensa, não passaria de simples boatos confinados à própria praça, como era, e que fomos lá desenterrar. Então, creio que o Blog do Crato se firma num excelente formador de opinião, pois que quase 2 meses depois, é que outros veículos de informação como o DN estão a percorrer o nosso caminho, que acima de tudo, busca a verdade dos fatos sem partidarismos.

Polêmica na Praça (20/1/2009)

Clique para Ampliar

Reforma da Praça Siqueira Campos, no Crato, é polêmica entre os moradores (Foto: ELIZÂNGELA SANTOS)

Crato. Continua a polêmica em torno da Praça Siqueira Campos, neste município, obra ainda não concluída. Há três décadas, a praça não recebia mudanças. Durante o início dos trabalhos, uma árvore centenária chegou a cair. Todas as outras passaram por uma poda, para suportar o peso das copas.

A praça, um dos pontos de encontro de boêmios e amigos da cidade, recebeu piso em pedra santana, o calcário, e detalhes de granito preto, além de uma pequena torre com um relógio pequeno, que também já foi mudado, após a inauguração. A proposta no orçamento, por meio de emenda parlamentar, foi do deputado estadual Ely Aguiar, para a reforma do local, por meio da empresa vencedora da licitação, Proserv. O recurso foi repassado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, no valor de R$ 96 mil.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, diz que alguns detalhes ainda faltam ser feitos para a conclusão da obra e que só libera para a construtora no momento em que forem concluídos os serviços no local. Ele admite que, após a reforma, a praça ficou melhor do que era. Antes estava com bancos quebrados e o piso estava precisando de mudanças.

Araripe não concorda com o que alguns dizem, que a praça ficou feia. “Particularmente acho mais bonita do que estava. Com a decoração de Natal ficou muito bonita”, diz. Ele ressalta que o construtor cometeu erros gravíssimos. Foi feita a licitação e a empresa de Fortaleza ganhou.

Segundo Samuel Araripe, até o momento foram repassados R$ 33 mil. O motivo é a correção de detalhes como o relógio, colocar mais dois bancos restantes, melhorar a iluminação, envernizar os bancos como era antes, colocar lixeiras e dar tratamento no piso. O prefeito destaca a qualidade do piso já que, na Beira-Mar de Fortaleza, também é usada a pedra de santana. “Estão querendo transformar essa questão em fato político”, diz o prefeito, em relação ao clima que se está querendo gerar entre ele e o deputado Ely Aguiar, eleito com boa votação do município do Crato.

Com relação à história da cidade, o prefeito lembra que a demolição das casas da Rua Miguel Limaverde, no Centro, foi sim a destruição de parte da história da cidade. Ele aborda os trabalhos que têm feito pelo resgate da história da cidade, inclusive com a revitalização do Centro Cultural do Araripe. Ele ressalta a demolição do prédio da Cinelândia, em frente à praça, em que o construtor e proprietário do prédio assumiram o compromisso de preservação. “Isso não foi cumprido e vou entrar em ação agora”, ressalta. O gestor ainda fez questão de acrescentar que não houve, em nenhum momento, superfaturamento da obra e detém todos os documentos. Ainda poderia haver um aditivo no valor de R$ 50 mil.


ENQUETE

O que o Sr. acha da reforma da praça?

Abidoral Jamacaru

Músico e compositor
"Quando se vai mexer num patrimônio arquitetônico, é necessário consultar uma pessoa de competência".

Adil Sampaio

Mototaxista
"A praça realmente estava precisando de uma reforma, mas se esperava a utilização de um material melhor".

RECURSO
R$ 96mil foi o valor aprovado para reforma da Praça Siqueira Campos. O local é um dos pontos de encontro de boêmios e amigos da cidade do Crato e recebeu piso em pedra santana

Mais informações:
Prefeitura do Crato
(88) 3521.9600

Fonte: Jornal Diário do Nordeste



CRATO - Crônica para um Buraco que já durava mais de 20 anos...

.
[ Acima: Buraco da Av. Presidente Kennedy foi consertado ]

Os moradores da Vilalta foram surpreendidos na semana passada com a perda de um de seus mais conhecidos símbolos: Uma Cratera que já durava mais de 20 anos. Foi consertada.

Para os moradores da Vilalta, e quem precisa sair da cidade pelo lado norte pela Av. Presidente Kennedy, deve ter se acostumado com uma cratera, um enorme buraco que existia desde que mundo é mundo na nossa cidade. Provavelmente herdado dos guerreiros da tribo Kariri. Na verdade, este repórter reside há 28 anos na Vilalta, e não consigo me lembrar de algum tempo nessa ladeira sem este buraco. Então vamos dar aí um desconto e dizer que são mais de 20 anos. Através do tempo, esse buraco já foi consertado por inúmeros prefeitos e sempre tão teimoso quanto um genuíno filho do Crato, retornava.

Tão famoso era esse buraco para nossa comunidade e para os motoristas que diariamente caíam nele, que comuniquei há poucos dias ao Sr. prefeito Samuel Araripe ( durante a entrevista ao Blog do Crato ), que eu pessoalmente pretendia fazer um bolo de aniversário de 25 anos para comemorar a existência desse buraco e levar alguns amigos até o local. O próprio Samuel Araripe me disse na entrevista que ele mesmo já caiu por diversas vezes naquele buraco. Bem, os cidadãos de uma cidade, normalmente quando quebram seu carro novo em crateras, costumam xingar o prefeito. No caso do próprio prefeito caindo num buraco assim, eu creio que este xingue o Secretário de Obras, rs rs. O certo é que há poucos dias, passando pelo local, vi que resolveram acabar com a festa de aniversário do buraco, e... adeus cratera! Não sei se posso dizer que a Vilalta vai sentir saudades desse que foi um símbolo por muitos anos da nossa cidade: ( Se o leitor observar bem, verá que o crato "Cratera" reside dentro de um buraco, cercado pela Chapada do Araripe ). Mas assim é a vida, amigos da Vilalta: vai-se um buraco, vem outro...como diria nosso nobre poeta Augusto dos Anjos, "escarrar de um abismo noutro abismo"...

Talvez até esse buraco tenha simbolizado o atraso que essa cidade mantêve por mais de 20 anos de políticos indolentes, apoiados por um povo que nunca soube votar nos homens da nossa terra também, e que agora resolveu acordar, e como os novos tempos são de perspectivas de progresso e desenvolvimento, de algum modo, o "sumiço" desta cratera nos leva a refletir sobre o sentido da nossa cidade e até da nossa própria existência. Talvez esse buraco tenha sido providencial para nos mostrar que como Cratenses, devemos acordar e participar do processo dinâmico da nossa cidade. Pois sem a ação, um buraco só tende a crescer. A ação se mostra eficaz e necessária, como foi neste caso. Reflitamos sobre a sua existência, pois afinal de contas, cada um de nós um dia também irá para um grande e definitivo...buraco!

Dihelson Mendonça

Previsão do tempo: Choverá Hoje no Crato !

Pelo menos é o que indica a previsão do tempo do website Climatempo, que não costuma errar. Vamos conferir. De qualquer modo, os Cratenses estão convidados a esta altura, com todas essas nuvens escuras que já se formam no céu sobre nossas cabeças, a tirarem seus guarda-chuvas do armário.

Êta notícia boa...
Site: Climatempo

Consórcio fará obras no Hospital do Cariri


Saúde Pública

Clique para Ampliar

O HRC está localizado em ponto estratégico da região, no conhecido Triângulo Crajubar, na saída da área urbana de Juazeiro do Norte. Na última fase de licitação serão incluídos equipamentos e recursos humanos (Foto: ELIZÂNGELA SANTOS)

Até agora, ainda não existe data confirmada para assinatura da ordem de serviço das obras do hospital do Cariri

Juazeiro do Norte. Ainda não há data marcada para assinatura da ordem de serviço para início das obras do Hospital Regional do Cariri (HRC) pelo governador do Estado, Cid Gomes, que acaba de chegar de viagem de férias, conforme a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). A previsão é de que até o fim do mês isso aconteça, já que ele estará na região no próximo dia 27, nos municípios de Tarrafas e Penaforte. O consórcio de empresas Fujita/Palma estará responsável pela construção do Hospital Regional do Cariri, de acordo com o resultado final da licitação para a obra. O terreno foi adquirido em 2007 por R$ 1,4 milhão, pelo Estado. Várias críticas e até cobranças pessoais já foram feitas ao governador para o início das obras do Hospital, orçado em cerca de R$ 68 milhões, numa área estratégica do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). Esse valor é fora a compra dos equipamentos, incluindo tecnologias para exames de alta complexidade, orçados em R$ 23,7 milhões. O hospital ocupará uma área construída de 40 mil metros quadrados. Os atendimentos em diversas especialidades se voltarão para os 28 municípios que formam a região, desafogando serviços especializados, como a unidade de queimados e serviços na área de cirurgia plástica. O prazo para que as outras empresas que participaram da licitação pudessem recorrer foi concluído às 18 horas de ontem, não restando tantos entraves burocráticos para início da obra. Ano passado, a maquete eletrônica do hospital foi apresentada no Cariri, durante reunião do Governo Itinerante, pelo subsecretário de Saúde do Estado, Marcelo Sobreira. Ele destacou, na ocasião, o ponto estratégico de escolha para a construção do empreendimento na área de saúde, numa das maiores cidades do Interior do Estado, que apresenta carências na área da saúde.

Juazeiro é uma das cidades do Interior que tem sido penalizada pelos serviços de atendimento na área hospitalar de urgência e emergência. Tanto que uma intervenção foi feita pela Prefeitura local, no início da noite da última quinta-feira, no Hospital Santo Inácio, pertencente a uma sociedade médica, para que mais atendimentos sejam feitos sem que haja tantos prejuízos para a sociedade local. O Hospital Regional vem atender a uma demanda regional, para desafogar atendimentos na Capital, a exemplo do Instituto José Frota, e facilitar a vida dos usuários das diversas regiões do Estado. O HRC está localizado em ponto estratégico da região, no conhecido Triângulo Crajubar, na saída da área urbana de Juazeiro. A última fase de licitação serão incluídos equipamentos e recursos humanos. A proposta de administração do hospital será de forma diferenciada, dentro de um regime de organização social, conforme ressaltou o subsecretário.

Funcionamento
O local cobrirá uma área de abrangência de 150 quilômetros, em média. Em um ano a unidade deverá estar em funcionamento. A aquisição do terreno aconteceu após várias análises de espaços em Juazeiro. Debates com a sociedade civil e representantes da saúde foram travados no intuito de adaptar a idéia do governo à realidade regional, inclusive levando em consideração a instalação de cursos superiores na área da saúde, em Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, principalmente das duas faculdades de Medicina. O critério de escolha da cidade-sede do hospital partiu de um comum acordo das administrações dos municípios com o governo, nas reuniões itinerantes.

Especialidades
Serão instalados 269 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI neonatal, 30 leitos de UTI intermediária, 20 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI Pediátrica, oito salas cirúrgicas e quatro salas para cirurgias ambulatoriais. As especialidades serão cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia bucomaxilofacial, clínica geral, cirurgia toráxica, Cardiologia, referência em trauma, Neurologia, tratamento de Ortopedia, Urologia, gineco-obstetrícia, Angiologia e cirurgia vascular. Um dos graves problemas que tem se registrado na região é o pequeno número de leitos de UTI, atualmente uma grande carência nos maiores hospitais do Cariri. O hospital vai contemplar toda as especialidades na área de urgência clínica e cirúrgica, além de um centro de atendimento para casos de envenenamento, doenças transmissíveis, traumas e unidade de queimados. Irá atuar como unidade reguladora, atender estudantes da área de saúde, se destacando como um grande centro de formação na área. O município de Barbalha também será contemplado na área de saúde com a construção de uma policlínica nesta cidade.

Elizângela Santos
Repórter

CUSTOS
R$ 93 milhões, aproximadamente, deverão fechar os recursos totais para a finalização do Hospital Regional do Cariri, incluindo obras, compras do terreno e de equipamentos para a nova unidade

Mais informações:
Secretaria de Saúde do Estado
(85) 3101.5123

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Vestibular da URCA será iniciado hoje, para mais de 6.000 alunos

Com a aplicação das provas de Física, Geografia e Química, começa hoje o vestibular 2009.1 da Universidade Regional do Cariri (URCA), que será realizado em cinco municípios da região do Cariri e centro sul. Foram inscritos no processo seletivo mais de seis mil alunos, de várias partes do Nordeste, para participarem do vestibular direcionado a 16 cursos da URCA. Segundo o presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), Ricardo Bacurau, houve uma significativa adesão de interessados pelos cursos da instituição. A segurança em todos os locais de aplicação das provas foi providenciada e os alunos deverão estar nas salas onde serão entregues os testes às 8 horas. Ontem, os portões da Universidade foram fechados para finalização dos trabalhos de organização. Nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu serão aplicados os testes. Amanhã será a vez das provas de Matemática, Biologia e História e, encerrando o Processo Seletivo, as de Língua Portuguesa e Brasileira, Língua Estrangeira e Redação. Os cursos do Departamento de Artes, em Barbalha, recém-inaugurados, contarão com sua segunda turma, abrindo 40 vagas para Artes Visuais e Teatro.

Fonte: Universidade Regional do Cariri
Elizângela Santos.



Voltar ao Crato - Por: Claude Bloc

Crato visto de longe - Foto por Claude Bloc
***
Ultimamente tenho vivido à deriva. Sonhos esparramados pelas estradas do mundo. Sombras espalhadas pelas janelas da vida, sufocando meus íntimos desejos de felicidade. Tenho sucumbido à luz opaca de um amor que não vinga, enfileirando dias mornos, defenestrando as vozes noturnas de minha agonia. Mas ir ao Crato, me fez retomar meu rumo certo. Me fez repor as claves de sol, na pauta dos meus sonhos. Solfejar os bemóis e gorjear as doces mínimas de uma sinfonia que não pára. Ir ao Crato me fez remoçar as vontades. Todas elas. E minha voz passou a ecoar pelas escarpas da Serra em tons de anil, alimentando minha esperança e crença à luz de meus anseios.

Foram muitos os vales e as serras pelos quais passei. Mares revoltos. Dias obscuros. Mas tudo isso é nada. Sinto-me agora liberta dessa sina sombria do passado. Apresso meu passo em busca de remediar a falta do calor da amizade. A falta do olhar que faz enfunar as velas dos sentimentos. A falta do calor das mãos que apertam e desnudam as saudades. A falta dos mínimos momentos de alegria pura e cristalina, nos simples sorrisos que tilintam aos meus ouvidos prometendo a felicidade.

Poderia começar dizendo: uma parte de mim, deixei no Crato. Sim, poderia e não estaria mentindo. Ficaram por aí lembranças tantas que nem sei mais porque ou como consigo sobreviver ao silêncio dessas vozes que agora preenchem o vazio que minh’alma sentia.

Foi sobre isto que me debrucei indo ao Crato. Sobre essas coisas todas que me fazem falta aqui onde (re)pouso quando estou ausente. Doei-me. Entreguei-me apaixonadamente ao meu projeto, ao meu regresso ao Crato. Experimentei o sabor de cada sorriso genuinamente ofertado em verso e prosa. Voei nas asas do vento em sol a pino... Revi os anjos dos amores mais puros... Agucei minha espiritualidade. Mergulhei em plena luz de minh’alma... Renasci!
.
Texto de Claude Bloc

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30