xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/01/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 janeiro 2009

Presidente do ICC pede "paciência" quanto às críticas!

Encontrei-me com o Presidente do ICC - Instituto Cultural do Cariri, Sr. Manoel Patrício de Aquino, que, sabedor das críticas que periodicamente têm sido feitas nos websites da região do cariri, especialmente o Blog do Crato ao modelo atual do ICC, pediu "paciência". Nezim Patrício, como é mais conhecido, falou a este repórter que o Blog do Crato e seu pessoal "tivesse um pouco mais de paciência", pois o Instituto está ainda passando por uma fase de empossar alguns de seus membros, mas espera que até o meio do ano possa dar um grande passo em tornar factível os diversos projetos que aquela entidade tem para oferecer ao povo do Cariri.

De fato, há alguns meses aqui no Blog do Crato foram postadas algumas críticas de que o ICC estaria se comportando como uma espécie de "fábrica de imortais" e que estaria se desviando das verdadeiras atribuições a que tão renomado instituto possa ter. Nezim Patrício declarou em poucas palavras que está atento ao Blog do Crato, como já manifestou em outras oportunidades, e disse que o ICC se prepara para dar prosseguimento a diversos projetos. Nós do Blog do Crato acatamos com muita seriedade esse pedido do presidente do ICC, e desejamos toda a boa sorte nos seus empreendimentos, bem como disponibilizamos todo o Blog do Crato no que se fizer necessário para auxiliar o Instituto Cultural do Cariri naquilo que estiver dentro do nosso alcance para que esses projetos venham a lograr êxito para o bem de toda a comunidade caririense.

Por: Dihelson Mendonça

Por um Cariri Globalizado - Luiz Domingos de Luna

Praça Francisco Sá

No sul do Estado do Ceará pontua uma região que desde os mais remotos tempos carrega em seus ombros todo um conjunto de “habitat humano” característico desde a consolidação da diocese do Crato, ao unificador Padre Cícero Romão Batista, a todo um manancial histórico, artístico, cultural, literário centrado numa verdadeira fonte de talentos que pulverizam o Brasil nas mais diversos estados.

Sempre esta região foi contemplada por pontos de unificação de sua história que é um modelo de vida para qualquer agrupamento humano. A chama de integração social deve ser uma constante para a preservação da identidade e da cultura peculiar ao povo careirense. O Ponto de coesão da estrutura social do cariri é um legado que deve ser renovado e repassado para as futuras gerações, para a continuidade do corpo vivo na história sul cearense, creio que com o advento da internet. a capilarização da unificação desta região é um imperativo para o momento, assim compreendo, que o fluxo normativo do pulsar existencial de todas as cidades que integram este eixo geográfico, poderia ter uma concentração mais uniforme e coesa, do contrário, poderemos dissipar pontos etnográficos que foram tão bem betumados, untados e unificados pela liga da religião, da cultura, da literatura, da história e finalmente pela própria arte do existir.

A Unificação da Mídia Caririense desde o seu eixo central ao pontos tracejados do espaço/tempo na região é uma necessidade para dar continuidade a este corpo vivo, integrado, inteiro a bailar na pisada do poder do estrago temporal da existência do agora para o feixe de luz que haveremos de deixar para as futuras gerações, pois, o alimento intelectual do fazer no momento com certeza será o fabrico do tipo do mel que será consumido na história futura.

É dentro deste foco que entendo a necessidade de uma mídia, coesa, forte e integrada nas entranhas da própria história que levou dezenas de anos para a construção deste quadro epistemológico regional.

Por: Luiz Domingos de Luna
Foto: Dihelson Mendonça
.

Baladinha Coletiva - Coletivo Malungo

.
Coletivo Malungo
Rua Tristão Gonçalves ( Rua da vala ), 567
Crato - CE

Futebol - Por Amilton Silva

.

Largada do Campeonato Cearense de 2009

S
erá iniciado neste final de semana o campeonato Cearense da primeira divisão de 2009 com cinco jogos.O jogo de abertura do certame será no estadio Elzir Cabral hoje (10), às 15h30m com o jogo Ferroviário X Horizonte. Amanhã dia 11, no estadio Romeirão em Juazeiro do Norte,O Icasa um dos candidatos ao titulo , enfrentara o Boa Viagem às 16h30m.O Fortaleza ultimo campeao do certame, estreia amanhã dia 11, diante do Itapipoca no estadio Alcides Santos com um time totalmente reformulado. Apenas dois jogadores que jogaram a ultima temporada pelo tricolor serão titulares.O Ceará que perdeu o mando de campo no ultimo jogo pelo certame cearense do ano passado, fará sua estréia diante do Quixadá em Horizonte,no estadio Domingão, às 16h30m com jogo transmitido pela TV Diário.No Junco em Sobral, tambem as 16h30m, o Guarany volta a primeira divisão jogando contra o Maranguape.Diferentemente do ano passado apenas uma equipe cai para segunda divisão.A equipe que ficar na 10ª colocação no final do certame sera rebaixada.Na segunda divisão de 2009,classificarão campeão , vice e terceiro colocados para a primeira divisão de 2010.O cariri conta com dois representantes :Crato e Guarani de Juazeiro do Norte.

Por: Amilton Silva - Comentarista esportivo do Blog do Crato.


SOBRE A SÍNDROME DO NINHO VAZIO - Por: João Marni de Figueiredo


Outro dia presenciei o momento de desespero de um sabiá, quando pousou e não encontrou mais seus filhotes. Com o bico cheio, tal mãe com os peitos repletos, voou para lá e para cá, como quem perde o juízo. Assim, esquecidos de si, ficam todas as mães quando desaparecem os filhos nessa vida louca! Perda simples em ausência, sumiço do bem querer, mesmo que não seja para sempre, mas que nos faz solitários. Quando iniciamos uma família, o primogênito ganha o titulo nobre de príncipe ou princesa. Não é uma questão de classe social: todos nós assim nos comportamos. Com o tempo, logo vêm os irmãos, filhos de iguais títulos. E não importa quanto deles tenhamos. Num certo dia, num desses dias que chegam para os pais que amam – pois para os que não amam jamais chegam – a casa amanhece num silêncio perturbador, sem seus gritos ou o som de suas quedas e o de objetos que eles mudam de lugar e de forma! Então passamos a ouvir o barulho de fantasmas no piso que estala, na janela que não foi devidamente fechada, do vento no telhado, da conversa do vizinho e, se temos um cachorro, do uivo lamuriento dele. Assim sentimos quando saem os filhos, um a um, para estudar longe e, quando adultos, dividem entre as famílias constituídas, o Natal e o ano Novo. É justo, justíssimo! Mas somos chorões demais e nunca nos preparamos. Compreendemos. Mas sofremos. Fazer o quê, se somos sabiás com os bicos cheios? Então é chorar mesmo, voar, derramar nossas lágrimas em dois pequenos cálices, tentar ignorar a saudade, brindar à alegria deles, (pois é nossa), e, num gole só, no xis dos nossos antebraços, agradecermos a Deus por ainda os termos.

A propósito, você está cada vez mais linda, Fátima. Os fogos e o estouro de champanhe que ouvimos agora ao longe, são para nós dois também! Feliz Ano Novo! Feliz Ano Novo para todos!

Crato – CE, 31.12.2008 – João Marni de Figueiredo
Foto ilustrativa: website "com e sem palavras"
.

Doações ao Blog do Crato - Porque é tão difícil conseguir ?

[ Acima: Esperando doações ao Blog do Crato ]


O Blog do Crato é a maior tentativa de colocar a cidade do Crato na Internet. Aqui temos quase 4.000 artigos já escritos por mais d 65 escritores e intelectais. Nosso acesso por mês bate casas de mais de 25000 visitantes, Então, creio que pelo conteúdo, o Blog do Crato presta um grande serviço a essa cidade. Os países civilizados, milhões de websites sobrevivem de doações espontâneas de pessoas que acreditam e acham que o trabalho voluntário dos administradores e os serviços do site merecem. Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, grandes sites são mantidos dessa forma. O Blog do Crato, após 3 anos mantido por mim, toma um novo rumo. Estamos aceitando doações de pessoas que acham que nosso trabalho é válido, e que contribui como veículo de união e divulgação da cidade do Crato. Faça sua doação, ou divulgue sua emprêsa. Doações podem ser feitas por depósito no banco Bradesco, no endereço abaixo. Ou pelo sistema seguro PAYPAL, usado em milhões de websites, clicando no botão acima. Sua doação é muito importante para nós. Temos gastos enormes para manter o Blog do Crato.

BRADESCO: Agência: 0771-4 Conta Corrente: 10.558-9 Depósito identificado. Aguardamos a sua doação. Obrigado desde já pela sua colaboração.

Dihelson Mendonça - Administrador.

NOTÍCIA: Blog do Crato irá entrevistar Todos os Secretários do Município

Comunicado:

Continuando nossa missão de procurar soluções para os problemas do Crato e discuti-los com a sociedade, o Blog do Crato fará uma série de entrevistas. Será a maior série de entrevistas já feita em sequência sobre uma administração. Fizemos recentemente entrevista com o Sr. prefeito Samuel Araripe de mais de 1 hora de duração focalizando os principais problemas da cidade. Entrevista que está sendo publicada hoje. Faremos também entrevistas com o Vice-Prefeito Raimundo Filho, e com todos os secretários. posteriormente, faremos entrevistas com todos os vereadores eleitos a fim de acompanharmos seus planos e projetos para os próximos 4 anos. É uma forma de fazer o povo saber o que pensam os administradores do Crato e o que se pode reivindicar e propor soluções. Participar da vida pública é cidadania, afinal, o povo precisa estar em permanente contato com aqueles que elegeram, e acompanhar passo a passo todos os seus atos. O Blog do Crato estará atento aos compromissos de campanha de todos os eleitos na última eleição.

Em Breve...

Dihelson Mendonça

Foto do Dia e Previsão do Tempo.

A nossa foto do dia foi enviada por João Ludgero Sobreira, chamada: A Palmeira e a Lua, tirada a partir do Grangeiro:


Previsão do Tempo:


Foto: João Ludgero

Entrevista do prefeito Samuel Araripe para o Blog do Crato

Olá, Pessoal,

Para visualizar melhor a recente entrevista concedida ao Blog do Crato pelo Prefeito Samuel Araripe, reunimos todas as 10 partes em uma página separada.

Clique no Link Abaixo:

Entrevista com Samuel Araripe

Ou se Desejar assisti-la por partes:

Parte 1 - Elogios ao Blog do Crato e a Procura do Debate Político

Parte 2 - Enxugamento da Máquina Administrativa

Parte 3 - Reforma da Praça Siqueira Campos

Parte 4 - Reforma - Continuação da Reforma

Parte 5 - Sobre o Campus Universitário


Parte 7 - Mercado Público Municipal

Parte 8 - O Problema do Lixo - Usina de Reciclagem

Parte 9 - Problema da Água da Zona Rural

Parte 10 - Final - A Zona Metropolitana do Cariri

Abraços,

Dihelson Mendonça

A sede do Geopark será feita no Crato. A abertura de licitação foi na última quarta-feira, no valor de R$ 700 mil


GeoPark Araripe

Unesco prevê primeira avaliação só em 2010

Clique para Ampliar

Geotope da Batateira no Crato, um dos nove previstos para composição do Geopark Araripe, que teve prazo ampliado para a primeira avaliação da Unesco (Foto: CID BARBOSA)


Juazeiro do Norte. Com avaliação da Unesco, agora prevista para 2010, e não para o final do início do semestre deste ano, os integrantes de instituições, voltadas para o desenvolvimento do projeto do Geopark Araripe, estão otimistas em relação ao início dos trabalhos na área de infra-estrutura, com investimentos da ordem de R$ 12 milhões na região. O superintendente do Geopark, João de Aquino Limaverde, ressalta a sua preocupação no que diz respeito à vistoria a ser realizada pela Unesco, mas diz não haver possibilidade de se receber um “cartão vermelho” e sim um “amarelo”, tendo em vista o desenvolvimento de um trabalho, incluindo um diagnóstico que, em breve, será iniciado nas áreas dos nove geotopes, pontos estratégicos de delimitações das áreas do Geopark Araripe.

“Existe uma preocupação em relação à avaliação da Unesco, mas não é do tamanho que fazem”, diz o superintendente. Em Santana do Cariri, a “Capital da Paleontologia”, foram iniciadas reforma e ampliação do Museu de Paleontologia, avaliada em mais de R$ 640 mil, onde se encontra um acervo paleontológico de cerca de sete mil exemplares de fósseis. No Crato, onde será construída a sede do Geopark Araripe, foi aberta licitação da obra de R$ 700 mil, a ser construída com verba do Ministério da Integração Nacional, e executada pela Secretaria das Cidades.

Mesmo com essas boas perspectivas de investimentos, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, diz ter todo o interesse de apoiar o projeto do ponto de vista institucional, mas ressalta a necessidade de haver uma sensibilização das entidades e instituições regionais em relação ao governo, por conta da relevância do projeto e a larga amplitude regional que o mesmo possibilita.

Preservação ambiental
Já o prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, destaca o trabalho de parceria que pretende desenvolver junto com o Governo do Estado, no que diz respeito a recuperação da área do Geotope Granito, na Serra do Horto, no município, principalmente no sentido de promover a preservação ambiental da área, evitar a exploração mineral, e promover o turismo religioso e ambiental na área.

Mesmo com todas as preocupações pertinentes, até o momento, nos nove geotopes há apenas a presença dos marcos, os totens, alguns deles depredados, sem placas até, como acontece com o Granito, em Juazeiro do Norte. Os projetos para início das obras de infra-estrutura se encontram a cargo do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, mas até o momento nada foi iniciado. A liberação de R$ 12 milhões, uma parceria do Banco Mundial com o Governo, anima os administradores dos municípios incluídos, demonstra a importância do primeiro Geopark das Américas, mas o desafio ainda está por vir, no que diz respeito à primeira avaliação, após três anos de prazo dado pela Unesco.

Condição remota
Caso, após dois anos de o Estado do Ceará receber o “cartão amarelo” vier um vermelho, será definitivamente desaprovado como Geopark, mas essa é quase uma condição remota, diante de todo o trabalho previsto ainda para o primeiro semestre do ano e o processo de divulgação e pesquisa em outros geoparks de países da Europa empreendidos.

O reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), professor Plácido Cidade Nuvens, diz que a instituição vê com muita apreensão a voracidade do tempo, e o que se tem conseguido se situa muito mais no campo da divulgação, da colocação afetiva do Geopark como assunto de discussão e conhecimento da comunidade regional e até da comunidade estadual, a exemplo do Seminário Internacional a respeito do Geopark, realizado em Fortaleza. A instituição é a gestora oficial do Geopark. “Temos procurado motivar o governo para realizações, em fazer avançar as discussões e as execuções em torno do Geopark, considerando precisamente a avaliação que deverá ser feita”, explica, ao ressaltar que o Governo do Estado tem mostrado sensibilidade e convergência de interesses nesse sentido.

“Tanto é que foi a Secretaria das Cidades que promoveu esse seminário internacional. No campo das realizações têm alguns projetos encaminhados, como o diagnóstico das áreas em torno dos geotopes da Chapada do Araripe, que está em execução com um custo avaliado em R$ 168 mil”, destaca.

Um projeto de estruturação físico-territorial dos geotopes começa a ser encaminhado. Inicia-se na Capital da Paleontologia, Santana do Cariri, as intenções do governo em expandir os demais geotopes com a sinalização de área, pavimentação do acesso em pedra tosca, construção do pórtico, guaritas, depósito e muro, centro didático e centro de apoio aos visitantes, cerca delimitando área, tratamento ambiental da área de estacionamento, abertura de trilhas com pavimentação drenante, tratamento paisagístico em toda a área de 60 tarefas e a construção de réplicas de dinossauros, que serão postos ao longo da entrada de acesso, onde serão construídas três passagens molhadas.

Licitação
Segundo o reitor da Urca, a sinalização positiva do governo Cid Gomes e do secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, está na preparação do geotope de Santana do Cariri, orçada no projeto de R$ 1.713,328. Já a construção da sede do Geopark, que será feita na cidade do Crato, teve abertura de licitação na última quarta-feira, no valor de R$ 700 mil.

“Temos esse investimento imediato de pelo menos R$ 2,5 milhões. Como se trata de um processo que tem uma amplitude até interestadual, esse início de trabalho vai representar no compromisso efetivo em fazer todos os esforços possíveis para honrar os compromissos assumidos com a Unesco”, diz.

O planejamento do encontro panamericano de parques nacionais, com a I Conferência Panamericana de Geopark, a ser realizada este ano no Cariri, será uma forma de motivar a preparação de novas comunidades com o interesse de obter o selo do Geopark.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

O QUE ELES PENSAM

Instituições se empenham na execução

"A Urca é a gestora do Geopark Araripe ao lado da comissão. Temos desenvolvido um trabalho no envolvimento das Pró-reitorias de Pós-Graduação e de Pesquisa e também de Extensão, com um projeto muito claro de fazer no Sítio Fundão, no Crato, um núcleo de apoio de pesquisa e trabalho de sistematização do processo de educação ambiental".
Plácido Cidade Nuvens
Reitor da Urca

"Juazeiro vai ser parceiro do Governo do Estado nas ações de qualificação do nosso Geotope Granito. A nossa preocupação diz respeito à Serra do Horto, da flora natural e os recursos minerais, para evitar a exploração ilegal. A outra preocupação é quanto ao saneamento ambiental. Há uma ocupação desordenada da serra. Precisamos impedir".
Manoel Santana
Prefeito de Juazeiro do Norte

"Vejo com grande preocupação a possibilidade de perda do Selo da Unesco. O Geopark Araripe tem uma importância ímpar para a região, o turismo religioso, a economia regional, sendo um meio fundamental para a divulgação do Cariri. Se torna urgente um trabalho efetivo do Governo do Estado para a infra-estrutura, uma exigência da Unesco".
Samuel Araripe
Prefeito do Crato

"Existe uma preocupação em relação à avaliação da Unesco, mas não é do tamanho que fazem. A comissão da Unesco poderá vir somente em 2010 para realizar vistoria. Se não tivermos feito o dever de casa bem feito, poderemos recebe um “cartão amarelo”, e, somente após dois anos, um “vermelho”, caso não tenha sido feito nada".
João de Aquino Limaverde
Superintendente do Geopark Araripe

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ações para desenvolver projeto
Juazeiro do Norte. A secretária executiva da Secretaria das Cidades do Estado, Vânia Araripe, destaca a preocupação do governo em adotar uma série de ações para estimular o desenvolvimento do Geopark Araripe. Destaca, entre elas, a participação de uma delegação, chefiada pelo vice-governador Francisco Pinheiro, na 3ª Conferência Internacional de Geoparks, em Osnabrück, na Alemanha. Durante esse período, o Governo do Estado recebeu da Unesco a missão de realizar a 1ª Conferência Panamericana de Geopark e de fomentar o surgimento de novos geoparks no Brasil e nas Américas. No mesmo período, a Secretaria das Cidades realizou uma missão técnica a geoparks em Portugal e na Alemanha, para colher subsídios para o projeto de estruturação do Geopark Araripe. “As experiências colhidas nestas duas missões foram divulgadas durante dois seminários promovidos pela Secretaria das Cidades, sendo um em Fortaleza e o outro na região do Cariri”, lembra. Além disso, diz ela, a Secretaria das Cidades promoveu em novembro do ano passado o 1ºSeminário Internacional sobre Geoparks e Geoturismo, em Fortaleza, que contou com a participação de especialistas internacionais e nacionais e com a representação da Unesco. O evento teve o objetivo de divulgar o programa global de geoparks e destacar a importância do Geopark Araripe para o desenvolvimento do Cariri.

Segundo Vânia Araripe, um grupo multisetorial se reúne periodicamente para tratar dos projetos voltados para o Geopark Araripe, nos mais diversos aspectos, tais como o ambiental, educacional, científico, estrutural, entre outros.

Do ponto de vista da Secretaria das Cidades, o Geopark Araripe está inserido dentro de um projeto de desenvolvimento regional, chamado Cidades do Ceará/ Cariri Central.

Mais informações:
Universidade Regional do Cariri
(88) 3102.1202
Escritório do Geopark Araripe, no Crato, Rua Teófilo Siqueira, 754, Centro, (88) 3101.5646

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30