xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/01/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 janeiro 2009

"OFICINA DA ESCRITA"e Agradecimentos - Por Socorro Moreira


Conforme anunciado , encerramos hoje as inscrições para a Oficina da Escrita. As vagas foram devidamente preenchidas (25), graças às parcerias providenciais : URCA , Secretaria de Cultura do Município e o apoio logístico do Blog do Crato. Agradecimentos especiais à Cileide, Arlene , Mônica Araripe, Danielle Esmeraldo , Dihelson Mendonça, Emerson Monteiro , Claude Bloc , e a todos aqueles que, de certa forma , participaram e/ou participarão na produção e realização do evento.

Peródo : 12 a 17 de Janeiro de 2009
Local : Urca
Horário : das 15:00 às 18:30 h

A programação pós-oficina ( noturna ) será divulgada , dia a dia. Fiquem atentos !

Abraços
Socorro Moreira

Ballet no Teatro Municipal do Crato - 09 e 10 de Janeiro de 2009

ENCONTRO DE ARTISTAS PARA PROGRAMAÇÃO DO CALENDÁRIO DO OLHAR CASA DAS ARTES

.
O Olhar Casa das Artes convida todos os artistas, dos diversos segmentos, do Cariri, para planejar o rumo da Casa a partir de 2009. Vamos juntos traçar os nossos passos,organizar exposições , oficinas , saraus poéticos e ações artísticas. Cada artista ou grupo pode contribuir e fazer do Olhar , a sua Casa das Artes. Nesse sábado, dia 10 de Janeiro de 2009, as 16 horas. Venha e traga seu projeto, juntos vamos fortalecer ainda mais a nossa cultura e nossos espaços.

Por: Alessandra Bandeira

Blog do Crato registra 24743 visitas em Dezembro

Clique na imagem para ampliar:


O Blog do Crato registrou através do sistema de estatísticas do servidor, a marca de 24743 visitas no mês de dezembro, um pouco menos dos números dos meses de Outubro, que foi o recorde do ano de 2008, e do mês de novembro. Esperamos que esses valores possam continuar subindo neste mês de janeiro para além dos 25.000 visitantes.


Blog do Crato

HISTÓRIA - Quando o Crato saiu dos Trilhos - Por A. Morais


Este é mais um tema polêmico, complexo. Remota a historia política do Crato ao ano de 1981, convenção do PDS para a eleição dos mandatos de prefeito e vereadores período 1982 a 1988. Complexo e polemico porque tem sentido antagônico, o que agrada a uns desagrada aos outros. Como divide as opiniões vamos ao que Eu entendo daquele episodio histórico de traição e heroísmo.
O PDS tinha exatamente 44 convencionais com direito a voto. As principais lideranças do município, o prefeito Ariovaldo Carvalho, o deputado federal Ossian Alencar Araripe e o Professor Pedro Felício Cavalcante se uniram em torno de uma candidatura que entendiam ser a melhor para a cidade. A lei autorizava o partido disputar a eleição com três sublegendas. Essas três lideranças juntas contavam com 35 votos no diretório, portanto, seria muito fácil dividi-los por três e não deixar oportunidade para um quarto nome que também pretendia participar da disputa. Depois de varias reuniões com o grupo de convencionais foi dividido as partes: 13 convencionais para Francisco Jose Pierre, candidato oficial, 11 para Jose do Vale Arraes Feitosa e 11 para Francisco Rodrigues de Melo que preenchiam as outras duas vagas. Sobravam nove convencionais que seguiam a orientação dos Deputados Humberto Macário de Brito e Raimundo Bezerra que apoiavam a indicação do Walter Peixoto. Como se vê pela soma dos votos sem chance.

Em cada cédula eleitoral foi colocado um sinal indivisível que identificava o voto. Feita à votação e a apuração a surpresa: Francisco Rodrigues de Melo que deveria ter ll votos obteve apenas 10 e o Walter Peixoto surpreendeu com 10 votos, empatando. O presidente do PDS advogado de renome Dr. Luiz de Borba Maranhão tomou a decisão conforme determina a lei: colocar em votação pelos convencionais o fator maior idade. Como Francisco Rodrigues de Melo era mais idoso decidiu a convenção pelo seu nome. Estava eliminada legalmente a participação do Walter Peixoto no pleito.

A esta altura já se sabia o nome do convencional que descumpriu o acordo o votou no Walter Peixoto. Com o pedido de anulação da convenção pelos prejudicados caberia ao tribunal tomar a decisão final. Enquanto isso, pelos quatro cantos do Crato já se trabalhava a vitima Walter Peixoto e o governo do estado injetava dinheiro em obras, distribuía empregos via Sudec, um ou dois por residência e usava todo seu poder político no tribunal para uma decisão que finalmente saiu determinando um sorteio que terminou por colocar o Walter Peixoto no pleito.

Por fim vieram as eleições e o Walter venceu e daí por diante conhecemos os desdobramentos com administrações e sucessões desastrosas que talvez não as ocorressem com a eleição do Francisco Jose Pierre. Como falei no inicio o que para uns foi traição, foi heroísmo para outros que saíram juntos em carro aberto pelas ruas da cidade e quem perdeu de verdade foi o Crato, em pelo menos, duas décadas.

Por A. Morais

Espaço do Patrocinador - Clínica São Raimundo - Várzea Alegre


O
Blog do Crato tem o prazer de fazer a publicidade da Clínica São Raimundo, da cidade de Várzea Alegre - CE, que acredita no nosso trabalho como meio de buscar a integração regional. A Clínica São Raimundo é uma empresa conceituada. Comandada pelos renomados médicos Dr. Menezes Filho e da Dra. Ana Micaely de Morais Meneses. Especializada em pediatria, ultrassonografia, fisioterapia especializada, RPG.

Eis algumas fotos da nossa empresa/parceira que fazemos questão de divulgar:



Acima: A Logomarca oficial da Clínica São Raimundo, em Várzea Alegre.


Acima: O Médico, Dr. Menezes Filho em atividade.

Acima: Dra. Ana Micaely de Morais Meneses

Cuidando de seus pacientes com carinho e dedicação...



Clinica São Raimundo.
Rua Dep. Luis Otacilio Correia 129. Várzea-Alegre. Fone (088) 3541-1467.
Especialidade: Pediatria, ultrassonografia, fisioterapia especializada, RPG.

"Cuidando com carinho da saúde do povo de Várzea Alegre !"

Anuncie no Blog do Crato.
Contatos:
blogdocrato@hotmail.com
Tel: 088-3523-2272

Não se Pode Agradar a Todos ! - Sobre o novo visual do Blog do Crato...

Amigos Cratenses e simpatizantes,

Se há uma coisa que aprendi há muito tempo, é que por melhor que se faça algo, sempre haverá reclamações. E quando uma coisa que estiver boa para alguns, mesmo para a maioria, poderá estar terrível para outros, de modo que não se pode agradar a todos. Nem Jesus Cristo conseguiu. Apesar de muita gente ter apreciado as novas alterações que fiz no Blog, como diagramação, cores, expansão da parte de texto para melhor acomodar textos maiores, cores mais claras para se alinhar aos mais modernos websites da internet, tipos de fontes, tudo visando o melhoramento, ainda recebo reclamações que julgo importantes de se levar em consideração. O nosso querido amigo José Milton Arraes, leitor assíduo do Blog do Crato, por exemplo detestou as mudanças. Achou que o espaço para texto ficou grande, preferia como era, naquela tira estreita. Achou as cores claras dificulta a leitura por longos períodos, e me mostrou referências de outros sites que teriam cores mais apropriadas à leitura.

Como eu gostei muito do modelo anterior, em branco, das barras laterais azuis, outros tantos gostaram do modelo em bege, e outros tantos, de cores escuras, resolvi atender a todos: O modelo do Blog vai variar com o passar dos dias, revesando-se: ora branco, ora bege, ora outras cores. Tudo bem. O que não abro mão mesmo é do espaço para texto e para fotos, que foi o grande avanço que eu pretendia obter aqui. E ainda prefiro a cor branca, mas... aqui está uma nova versão, mais suave para os leitores que têm algum problema visual.

É interessante notar pelos comentários expressados no tópico anterior sobre esse assunto, é que as pessoas de mais idade foram as que detestaram as mudanças, e que estas foram aplaudidas pelos mais jovens. Só para registrar esse fato curioso...talvez a mudança cause impacto, ou dificuldades de acomodação visual. Seria bom investigarmos mais sob esse aspecto, o porque de tanta disparidade de opiniões.

Abraços,

Dihelson Mendonça


Crato intensifica combate à dengue, com início das chuvas

Continuam sendo realizados os mutirões de limpeza nos terrenos baldios do município do Crato. Cerca de 300 foram catalogados pela Secretaria de Saúde, que tem realizado um trabalho continuado de combate ao mosquito da dengue no município. Tendo em vista o início das chuvas, a preocupação aumenta, segundo a coordenadora da Atenção Básica do Município, Aline Franca. Ela destaca o Plano de Contingência da Saúde, apresentado recentemente a representantes de várias entidades do município e trabalho de parceria que tem sido feito com diversas instituições, no sentido de fortalecer e levar conscientização à população para a prevenção do Aedes aegypti.

Na entrevista concedida ao Blog do Crato na última quarta-feira, o prefeito Samuel Araripe destaca o grande empenho da sua administração em combater a dengue no nosso município, mas ressalta: "O controle dessa epidemia passa também por uma ampla conscientização da própria população." "Há pessoas que jogam o lixo nas ruas, mesmo tendo a vista o carro da coleta. O que acontece ali é que passa por exemplo, um cachorro, derrama aquele lixo. Passa um automóvel e espalha o lixo." "A solução de diversos problemas como o do lixo e do controle do dengue no Crato só será possível com o auxílio de toda a população, e para isso empregaremos todos os meios necessários para buscar essa conscientização"

Referência: Website da PMC

Biquini Cavadão faz show dia 11 no centro cultural do Araripe para grande público


Uma das maiores bandas de Pop Rock do Brasil estará em Crato no próximo domingo, realizando show no Centro Cultural do Araripe (Largo da RFFSA), a partir das 21 horas. O show será aberto às 19 horas com uma banda de Fortaleza. O evento faz parte do projeto do Governo do Estado `Férias no Ceará`, em que várias bandas de renome nacional estão percorrendo os municípios do Estado, com shows gratuitos para a população.

A banda Biquini Cavadão surgiu nos anos 80. São mais de duas décadas sobrevivendo a toda turbulência na qual a Música Popular Brasileira passou e passa nas últimas décadas. Os músicos da banda, roqueiros inveterados, mesclam composições autorais com clássicos do Pop Rock e de MPB. O Biquini Cavadão se notabilizou por performances em festivais e shows para grandes platéias. Os bons músicos contam com o auxílio luxuoso do vocalista e líder, Bruno Gouveia. Mais uma vez a banda chega ao Cariri e agora com apresentação a portas abertas para o grande público, uma oportunidade para que a população avalie a qualidade nas produções musicais que "aterissam`` por estas bandas.

Fonte: Secretaria de Cultura.


Foto do Dia e Previsão do Tempo.

Bom dia, amigos!

Crato amanheceu hoje como aqueles típicos dias de novembro ou dezembro. Muito sol, temperaturas altas. No momento, 29.5 graus. Umidade do ar registrada na Vilalta, 50%. Nada de chuvas ainda. Após o Reveillon tivemos um certo "recesso" de matérias aqui no Blog do Crato, como todo ano é esperado. Nos dias em que antecediam o Natal e Reveillon, tínhamos picos de até 16 mensagens por dia, o que dificultava até a vida dos nossos leitores. Agora, bem menos, mas esse ritmo deve se intensificar em breve novamente, quando nossos Escritores/Autores começarem a retornar do seu merecido descanso.

E agora, vamos à foto do dia:


Crato - Final da Rua Dr. Miguel Limaverde

Acima: Foto do final da Rua Dr. Miguel Limaverde, onde pode-se ver o comêço da Praça da Sé.
E a Previsão do tempo para hoje, segundo o website Climatempo:

Foto: Dihelson Mendonça
BOM DIA!

Profetas das chuvas prevêem “bom inverno”


NOTA: Embora quase nada de chuva ainda tenha caído aqui na região do cariri neste final de ano, os chamados "profetas das chuvas" prevêem um "bom inverno", ou seja, uma temporada de muitas chuvas. Se podemos dizer que 2008 foi um ano de sorte é o fato de não haverem sido registrados incêndios de grandes proporções na nossa querida Chapada do Araripe, ao contrário de 2007, que tivemos a tristeza de noticiar inúmeros incêndios. Mas agora, já no início de 2009, chuva mesmo, só nas profecias...nessa reportagem de Alex Pimentel, para o Jornal Diário do Nordeste:

Diagnóstico popular de rastreadores das chuvas aponta para boa quadra invernosa no Interior do Ceará este ano

Quixadá. “Um bom inverno”. Assim devem afirmar Antônio Lima, Chico Leiteiro, Erasmo Barreira, Paroara e Paulo Costa, ao anunciarem os resultados das observações dos sinais da natureza para antever as chuvas no Estado, durante o tradicional Encontro dos Profetas das Chuvas, na manhã do próximo sábado em Quixadá. Os cinco estão entre os mais reconhecidos na região quando o assunto é previsão popular das chuvas. Seus prognósticos atingem mais de 70% de acerto dos índices pluviométricos que se consolidam a seguir, na estação chuvosa sertaneja. Por conta dos acertos, são ouvidos com atenção pelos agricultores. Apostam nas projeções deles a esperança em boas colheitas nas culturas de sequeiro.

[ Foto ao lado: Erasmo Barreira que observa sinais na natureza como a casa do João-de-Barro, para prever chuvas, está entre os participantes do encontro em Quixadá (Foto: ALEX PIMENTEL) ]



As observações otimistas do quinteto já foram concluídas. Apontam o início das chuvas ainda no fim de janeiro, mas serão esparsas. A quadra deverá se configurar mesmo somente no começo de março. Até lá devem ocorrer precipitações em fevereiro, mas irregulares, segundo apontam. Eles não precisam quando as nuvens mais carregadas chegarão, mas até a consolidação do período devem ser o suficiente para o início do trato das lavouras. Os estudos do grupo indicam a continuidade do quadro até o fim de junho, quando ocorrerá o fenômeno atmosférico de forma mais intensa.

Boas indicações
Embora utilizando elementos diferentes para a confirmação de suas análises, os diagnósticos de todos têm como base os sinais da natureza. Na flora, na fauna, na atmosfera e nos astros, os fenômenos apreciados a partir do fechamento da estação anterior indicam-lhes as boas perspectivas para 2009. Assim como ocorreu no ano passado, as chuvas favorecerão o cultivo de legumes. Paulo Costa e Paroara afirmam que as chuvas devem ficar na média de ocorrência em períodos passados. Já Antônio Lima e Chico Leiteiro garantem chuvas mais freqüentes no fim do período. Erasmo Barreira é mais otimista. Vai ter muita água em toda a estação, segundo prevê.

Apesar do quadro favorável, eles não descartam a possibilidade de redução pluviométrica em algumas áreas do Estado, na comparação com o ano de 2007. Associam a situação a degradação do meio ambiente. As enchentes registradas recentemente no Sul do Brasil é um exemplo. “Se sobra muita água em um determinado lugar, noutro pode faltar”, comentou outro profeta, Chico Leite, respeitado por suas exposições seguras. Mesmo assim, ele e os colegas descartam a escassez de água no Nordeste. Definem a possibilidade adversa como um inverno regular.

[ Chico Leite é outro profeta que se mostra otimista quanto às chuvas neste primeiro semestre ]

Clima de expectativa
As previsões do restante dos cientistas populares será conhecido somente depois de amanhã, durante o encontro em Quixadá. Até lá, o clima ainda será de expectativa. São esperados mais de 30 profetas das chuvas de todo o Estado. Luiz Gonzaga representará o município de Camocim.

O geógrafo Cáio Lóssio Boetlho, com mais de 40 anos dedicados aos estudos climáticos do semi-árido nordestino, deverá estar presente. Ele não participou do último encontro. Técnicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também são esperados.

A respeito do controle de participantes, um dos organizadores do Encontro, João Soares, apontou como certa a oportunidade para todos os profetas que têm se pronunciado nos Encontros anteriores. Ninguém será impedido de apresentar suas previsões. Também não serão questionados acerca da credibilidade de suas experiências.

ALEX PIMENTEL
Colaborador

O QUE ELES PENSAM

Sinais da natureza são estudados

"Tenho sentido sopro do vento de madrugadas. Está dos bons, lento e rasteiro. Se tivesse avexado, era para se preocupar. Vi besouro serrador cortar juazeiro, algaroba e jucá. Mostra que não vai faltar inverno".
Paroara
Poeta

"O cururu anda cantando. As colméias crescem e a primeira lua de janeiro surgiu com barra enorme. Tem mais sinal bom. Se o inverno não for igual ao de 2008, será melhor".
Chico Leiteiro
Agricultor

"Quando o João de Barro constrói a casa e deixa a porta virada pra o poente é certeza de chuva. O cacho de inchuí gordo é sinal de chuva. No fim fevereiro, começa a cair água".
Erasmo Barreira
Aposentado

"Observei pássaros, cupins e formigas com cuidado. Não há porque não termos um inverno bom. A agitação é a mesma de 2008. Apenas não temos como apontar se serão esticadas".
Antônio Lima
Agricultor

"Vamos nos deparar com um quadro atípico. Chove em janeiro e fevereiro, água leve. Depois, chuvas localizadas. As precipitações não serão frequentes".
Paulo Costa
Odontologista

Mais informações:
Instituto de Pesquisas de Violas e Poesia Cultural do Sertão Central
(88) 3445.0020
E-mail: josoaresdefreitas@hotmail.com

INPE

Pluviometria deve ser dentro do “normal”
Quixadá. o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já divulgou previsão climática para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2009. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o fenômeno La Niña voltará a se intensificar no Brasil nesse período.

Para a Região Nordeste, o estudo indica maior probabilidade de chuvas dentro das categorias normal (40% de chances) e abaixo da média histórica (35%). As chances de precipitações acima da média história são estimadas em 25%. Quanto as temperaturas, a previsão indica temperaturas próximas à média histórica para a Região Nordeste.

De acordo com o estudo meteorológico, após mostrar contínuo enfraquecimento durante três a quatro meses, o fenômeno do La Niña mostrou sinais de intensificação no Oceano Pacífico durante novembro de 2008, dado levado em consideração para as previsões futuras da estação esperada.

Enquanto isso, como tem ocorrido nos últimos anos, as previsões dos cientistas populares antecedem o diagnóstico apresentado pela Funceme. O órgão estadual de monitoramento do clima e tempo apresentará seus estudos somente daqui a três semanas. Os especialistas se reúnem no dia 19 e no dia seguinte divulgam o prognóstico oficial.

Segundo a assessoria de imprensa da Funceme, a análise final depende das observações da zona de convergência intertropical do Oceano Atlântico. Se ficar próxima da linha do Equador o quadro não será favorável, terá poucas chuvas. Eles já colheram os estudos dos fenômenos registrados no Pacifico. Os efeitos do “El Nino” e “La Niña” foram neutros.

Sobre a participação no Encontro dos Profetas das Chuvas justifica, os organizadores justificam que apenas os considerados “intrusos ocasionais”, serão orientados a não utilizarem o espaço para fazerem exibicionismos como brincadeiras de que “se cair água é porque vai chover ou se não chover nada vai ser ano de seca”.

“Há mais de uma década temos nos preocupado com esse importante segmento da cultura do nosso povo. Trabalhamos pela preservação dessas metodologias de observação da natureza, herdadas geração a geração. A nossa preocupação consiste na manutenção e respeitabilidade desses costumes. Embora pareça algo muito simples, o sertanejo ainda deposita suas esperanças nas previsões desses homens. Suas considerações ganharam destaque nacional e internacional”, ressaltou João Soares, que diz esperar boa participação.

PARTICIPANTES

30 profetas das chuvas de todo o Estado do Ceará são esperados para participarem do encontro, que acontecerá, no próximo sábado, no município de Quixadá, no Sertão Central


Reportagem: Alex Pimentel
Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Juazeiro: Gestão ou Congestão ?


Alguem em sã consciência consegue explicar afinal, o que está acontecendo com o prefeito Santana do Juazeiro, que parece ter surtado de vez, já trocou de secretários mais de 15 vezes, quando se sabe, por mais inexperiente que seja um gestor, que todo secretário, para começar a entender o cargo, precisa de uns 5 a 6 meses. Ele troca de secretário como quem troca de roupa. E agora trocou até o pessoal da contabilidade. Imaginem só o abacaxi para a outra equipe pegar de onde parou. Anteontem o "moço" se envolveu até em briga que foi parar na delegacia com direito a BO e tudo. Essa balbúrdia toda só me lembra a velha musiquinha do Pato, pata aqui pata acolá...e o triste final...

O que é isso ?

A salvação de Juazeiro ainda é que é uma cidade que até sem prefeito, cresce, pelo enorme comércio e infraestrutura já instalada. Então, o conselho seria: Santana, sai do meio! não atrapalhe, fique pelo menos parado, que a cidade já cresce sozinha, embora esteja para muitos como um esgoto a céu aberto! - Mas a quantidade de verbas que vem para o Juazeiro é enorme, e mesmo se colocasse o "Didi Mocó" para prefeito, a cidade continuaria. Hoje, dedicamos esta letra, por sinal muito apropriada a toda essa situação que vive a nossa vizinha cidade, e as excentricidades de um gestor Sui Generis, que ninguém consegue prever qual será a próxima confusão na cidade. Cidade-Modelo ? Tá ruim !!

Lá vem o pato
Pata aqui, pata acolá
La vem o pato
Para ver o que é que há.

O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo

Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela.


Letra: Vinícius de Moraes

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30