xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/01/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 janeiro 2009

Novas regras de trânsito entram em vigor nesta quinta-feira (1º)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou para esta quinta-feira (1º) o início de novas regras para o trânsito. A mudança que afetará diretamente os futuros condutores será o aumento da carga horária dos cursos teórico e prático para tirar a carteira de habilitação. As outras alterações são a restrição do uso de faróis de xenônio, o novo lacre de identificação nas placas e a permissão para multar veículos com placas azuis (de consulados e organismos internacionais).

CNH

Para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o futuro condutor terá de cumprir 45 horas de aulas teóricas. Já o curso de direção veicular, antes com carga horária de 15 horas aula, passa a ser de 20 horas aula.

O curso de prática de direção para motocicleta também sofre modificações, e poderá ser realizado em via pública, com monitoramento pelo instrutor em outro veículo


Kits de xenônio

Além da formação dos condutores, o Contran publicou uma resolução para controlar o uso dos faróis de gás xenônio. Segundo a nova regra, só poderão rodar com esse tipo de farol os veículos que tiverem um sistema que regule a altura das lâmpadas, quando existir desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas.

Outro equipamento de segurança obrigatório é o limpador de farol, que evita que os fachos de luz sejam alterados pela sujeira e atrapalhem a visibilidade dos condutores de outros carros.

Os dois equipamentos são instalados nos veículos que vêm de fábrica com os faróis de xenônio. Ou seja, quem instalou o kit de xenônio depois de comprar o carro terá de retira-lo. As irregularidades são consideradas infração grave, com multa de R$ 127 e retenção do veículo.


Lacre

Carros e motos que forem emplacados a partir desta quinta-feira receberão o novo lacre para placas, que impossibilita fraudes, que visa impossibilitar crimes, como roubo de veículos, clones de placas, desmanches fraudulentos e desvio de carros para as fronteiras.

O lacre é ainda um instrumento para desarticulação das máfias que envolvem setores de emplacamento de veículos.


Placas azuis

Os carros de placas azuis - pertencentes a consulados e organismos internacionais - poderão ser multados, como os demais. A medida visa impedir o abuso de infrações no trânsito. A resolução prevê novo sistema de emplacamento para carros de organismos internacionais, embaixadas e consulados. Esses veículos terão de ser cadastrados no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Fonte: G1

Crato, feliz 2009



Foto: Pachelly Jamacaru

FELIZ BLOG DO CRATO, 2009! -- Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Vivendo num exílio quase que voluntário, há dezenove anos residindo fora da minha terra, sempre aqui retornando cinco ou seis vezes por ano para rever amigos e familiares, matar as saudades da terrinha, beber de sua deliciosa e inesquecível água, não sei dizer se nossa cidade possui um instrumento de informação e divulgação das nossas coisas e da nossa gente, tão poderoso e atual quanto o Blog do Crato. Acredito que muitos dos que aqui vivem desconhecem a importância deste moderno instrumento de comunicação para o cratense que vive fora desta adorável cidade. Nele encontramos virtualmente amigos de infância, gente que ficou gravado em nossa memória para sempre. O mais importante, a alegria de saber que neste espaço democrático surgem novas pessoas teimando em manter a tradição cratense de formar neste sertão distante e esquecido do poder público, um pólo irradiador de cultura. Aqui nossas tradições são preservadas, novas idéias vão surgindo a cada dia e até sentimos o agradável aroma que emana da serra, o eco dos apitos dos engenhos de rapadura que infelizmente não mais existem, a não ser na nossa lembrança, mesmo à distância de quilômetros e quilômetros no tempo e no espaço. E saber que esse blog se mantém graças à vontade de um cratense quase anônimo, que com prejuízo de sua ocupação principal, por noites e noites insones administra, controla e conduz sozinho o Blog do Crato, contando com pouco ou quase nenhum apoio dos cratenses. Para manter um blog desta magnitude Dihelson Mendonça despende mensalmente elevada quantia do seu próprio bolso com energia elétrica, internet, manutenção dos computadores e tantas outras despesas que imagino surgirem a todo instante. Os inúmeros apelos que o Dihelson tem feito aos cratenses para colaborar, parece não haver sensibilizado tanta gente que gosta do blog, faz comentários e alguns até se tornaram membros privilegiados. Portanto, venho conclamar os inúmeros amigos cratenses, residentes ou não nessa abençoada terra, que venham dar uma colaboração mínima ao blog do Crato, assim fazendo estaremos contribuindo para preservar a memória do Crato para o futuro. O Dihelson tem planos de instalar um museu da imagem e do som que servirá não somente para o Crato, mas para toda a região. Por favor, não fiquem indiferentes. Vocês cratenses que também vivem exilados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Natal, Fortaleza, ou qualquer outra parte do Brasil dêem uma colaboração espontânea. Entrem em contato com o Dihelson pelo e-mail: blogdocrato@hotmail.com ou pelo telefone (088) 3523-2272. Para os empresários peço que divulguem seus negócios, suas empresas na principal revista eletrônica do Cariri e que todos possam conclamar: “Feliz Blog do Crato, 2009!

Carlos Eduardo Esmeraldo

Como será a Produção de Vídeos para o Museu da Imagem e do Som do Crato.

Olá, Amigos,

Desenhei um modelo simples, em computador de como penso deve ser a construção do nosso núcleo de produção de vídeo ao lado do estúdio atual já existente, o que baratearia os custos. O Núcleo de vídeo a ser construído serve para a criação de DVDs de Documentários sobre o Crato, Artistas da Região , entrevistas , recuperação de documentos históricos, etc ), que servirá para registrarmos a Arte e a Cultura do nosso tempo às gerações futuras, através da criação do Museu da Imagem e do Som do Crato:


Conto com as almas boas dessa cidade para concretização desse projeto que visa preservar a Arte e a Cultura do nosso tempo! - Para a ampliaão do estúdio já existente ( que trabalha apenas com áudio ), precisaríamos de cerca de R$ 50.000 reais, que podem vir de patrocínios, doações, convênios com entidades como a Secretaria de Cultura do Estado e dos Município, e Banco do Nordeste.

Se Nova Olinda conseguiu, porque o Crato não consegue, já que é muito maior ?

Dihelson Mendonça
.

Desejo a Todos Feliz Ano Novo - Por Bernardo Melgaço

Desejo de coração que nesse ano novo possamos nos libertar de tudo o que é passado. Que nossos vícios – todos eles! – possam ser trabalhados para que de fato se renove o ser, livre da estreita visão de mundo, da pequena sensibilidade ética, da crise de percepção da realidade, da inversão de valores, do egoísmo sub-humano, do consumo acelerado, da destruição da natureza, da indiferença com as diferenças raciais, sociais, culturais, religiosas e morais. Que nesse ano novo possamos ter sensibilidade e inteligência para corrigir a rota do futuro. Para percebermos definitivamente a ilusão do caminho sem visão das possibilidades latentes infinitas em cada um. E assim, encontrarmos na alteridade da filosofia perene uma vida holística e irmã onde o Todo não é simplesmente a soma das partes da nossa riqueza e nem a subtração da oportunidade de vida digna do nosso irmão semelhante. Que assim, possamos perceber as interligações cósmicas em cada micro realização seja do rico, do pobre e excluído. Que a sorte não seja apenas um jogo, mas o produto das energias humanas em busca de uma finalidade maior, ou seja, que a nossa sorte não seja o azar do outro; que nossa riqueza não seja a miséria ou pobreza do outro; que a nossa liberdade não seja a exploração alheia; que o nosso bem não seja o mal em alguém; que o nosso deus não seja o inferno astral e desespero de um irmão.
Desejo a todos de coração que nesse ano novo possamos compreender a dimensão humana do ser integral em si mesmo. Que o conhecimento não seja utilizado apenas para formar ideologias de luta e morte, mas que de fato eleve a consciência humana para níveis jamais imaginados ou se quer pensados existir. Que a infinita potencialidade humana possa fazer-nos ver que somos muito mais que acreditamos ser nesse mundo político, econômico, social, tecnológico ou cultural; que nossa verdade incorpore a essência criadora da natureza ilimitada e invisível. Que o dinheiro não seja apenas uma moeda, um artifício comum de troca-compra-venda, mas a força de mudança social na doação de si para a construção de uma economia solidária e sustentável. Que esse valor monetário não compre a nossa oportunidade de transcendência para ir além dos benefícios e privilégios gerados pela sua circulação. Que a fraternidade seja uma cultura adorada por todos. E que a bondade seja amiga, solidária e irmã. Que nosso discurso incorpore a ética universal dos sábios gregos, do Cristo e de todos os sábios espiritualistas; incorpore o saber e a verdade da consciência maior: luz e caminho da transformação e libertação!
Desejo a todos de coração que cada um escute a voz doce e suave interior que nossos maiores sábios - Gandhi, Jesus, Buda, Einstein, Ami Goswani, Sócrates, Platão, Madre Teresa de Calcutá e tantos outros - perceberam num estado incomum de sensibilidade fina. E assim, guiados pela estrela da verdade possamos descobrir e revelar a verdadeira vida que se oculta em nosso escuro céu de ignorância histórica de sofrimento, insensibilidade, egoísmo e destruição da humanidade. Enfim, que sejamos conscientes de si e do Todo. E que Deus, Cristo, Jeová, Brahmam, Maomé etc., sejam a face pintada do mesmo Criador. E que a ciência não negue a sua alma gêmea: a religião! E que, conforme EINSTEIN, a ciência sem a religião não seja manca, e também que a religião sem a ciência não seja cega. De modo que, possamos andar reto com a visão correta e completa de que a realidade é infinitamente superior e mágica - que nossa vã filosofia ou ciência ou religião possam se quer imaginar!
Desejo a todos um Feliz Ano novo de descobertas e realizações porque nada nos impede de sermos felizes se assim desejarmos com fé, vontade e coração. Pois, toda Criação é o próprio Criador em Ação! Crie, Ame e Viva Feliz de acordo com o nível de compreensão de sua consciência. Pense: Existe Algo Criador que vive em Nós, e não sabemos como Ele em Nós entrou. Ele nunca morre, e não sabemos como viver em harmonia, paz e Amor sem Ele!
Prof. Bernardo Melgaço da Silva – bernardomelgaco@hotmail.com

A História do Blog do Crato desde o Início - Por: Dihelson Mendonça


Alô amigos leitores,
Bem-vindos ao ano de 2009...

Sinceramente, eu nunca esperei que este Blog fosse tão longe quanto estamos agora. Dão-me notícias de gente em Paris, Londres, Barcelona, San Francisco, Comunidades inteiras de cratenses no Rio de Janeiro, São paulo, Brasília...etc...

Tudo isso é bom, é maravilhoso para uma coisa que começou como uma brincadeira. Meu primeiro computador, foi um TK82C, pelos idos de 1984 ( isso mesmo, 1984 ), rodava com um processador Z80. Naquela época, os computadores tinham 1kbyte de memória, coisa absurdamente grande para a época...Mas antes de falarmos em internet, devo lhes contar qu antes dela chegar ao brasil, pelo idos de 1994 em forma de provedores, criei em 1993 um sistema de BBS - Boletim Board System aqui no Crato, que era digamos assim, os primórdios do que viria a ser a internet. As BBS do Brasil formavam redes de computadores através de linhas telefônicas, e em 1994 eu consegui disponibilizar e-mails para meus mais de 120 usuários do cariri. A BBS chamava-se Mega-Star BBS. Era um sistema via computador e modem em que a pessoa se conectava e baixava programas, mandava e-mails via internet ( em troncos de São paulo ). Com a chegada dos grandes provedores no cariri como BaydeJBC e NetCariri, não havia mais sentido manter a BBS, porque os gastos para aquisição de aparelhos, links via embratel seriam astronômicos, então achei que deveria acabar com a BBS. isto coincidiu tambem com o falecimento de meu amado Pai. Com a chegada da internet no Brasil, através da Mandic BBS em São paulo, fui um dos primeiros internautas do Brasil, pois eu já era usuário da Mandic BBS. Naquela época usávamos coisas tão pré-históricas para acessar, que nem vale a pena mencionar, apenas o fato de que os modems tinham velocidade de uns 8400 bits por segundo. Coisa absurdamente lenta.

Desde essa época, vislumbrei um futuro para a integração do cariri. Um grande sonho de juntar, reunir as pessoas do Crato, nossos vizinhos, amigos em um sistema que pudesse tornar as relações entre as pessoas mais humanas. Por muitos anos eu batalhei em cima de tecnologias que pudessem tornar realidade isso. Construí websites...e cheguei em 1998 a transmitir pela primeira vez uma estação de rádio a partir do crato, que foi ouvida e respondida por Brasileiros na Noruega. Mas a internet não estava preparada para a revolução digital pós ano 2000 que presenciamos.

Em 2005 eu construí o "Portal do crato" , website dedicdo ao crato, aonde tínhamos reportagens, listas de hotéis, posadas, etc... era um projeto interessante, mas havia algo que nao deslanchava. Pouca gente acessava. Muito poucos. Como fazer para atrair pessoas ? imaginei que as pessoas não compareciam porque elas não tinham como responder, como se expressar. E foi isso que aconteceu. No final de 2006, eu criei um pequeno Blog, logo eu que detestava a palavra Blog, achava que isso era coisa de adolescente... tsc tsc... mas um Blog nada mais é que um site interativo, um conjunto de pequenas notas, como um mural ou um Fórum. Mas a vantagem de um blog é que se pode trabalhar com multimídia, sons, imagens, vídeos... era o que eu queria!

Meus trabalhos com música e o meu trabalho como webmaster de provedores de internet e webdesign para ganhar uns trocados vendendo homepages para empresas me deram conhecimento em linguagens Html, Java e javascript. De posse disso, comecei a elaborar o Blog do Crato, que não tinha muita pretensão, apenas de servir de apoio para o Portal do Crato. Com o tempo , o Blog do crato passou a ser acessado por muita gente que gostava de responder, de participar, enquanto o Portal do Crato foi minguando...

Resolvi então fechar o portal do crato e transferir todo o coneteúdo para o Blog do Crato. Foi a coisa mais acertada que eu já fiz na informática. O sucesso do Blog do crato começou a disparar, porque havíamos uma sólida estrutura de conhecimentos, uma base de informação coletada do Portal do crato que dava suporte ao Blog. A partir daí, foi apenas uma questão de adaptação de tecnologias, estudar bastante Html e outras coisas.

O FUTURO:

O Blog do crato em 2007 começou a crescer, e em 2008 cresceu assustadoramente. Hoje temos garantidamente acessos em torno de 25.000 por mês, e mais de 65 pessoas da maior qualidade literária que escreve para o Blog. Muita gente que tem inveja de nós acha que começamos ontem, quando não participou , não sabe quantas noites já passei em minha vida acordado mexendo nesse Blog.

Como muitos sabem, minha profissão é Música. Sou pianista profissional há 25 anos. larguei Engenharia Eletrônica para ser músico, pois o talento nos puxa como um imã. Em 1998 construí um estúdio de gravação para CDs. Foi um investimento gigantesco para minhas posses, mas graças a esse estúdio e aos meus inúmeros Concertos de Piano que viajo para as Capitais a fim de tocar, tenho sobrevivido e ganho o pão de cada dia com o suor de meu trabalho. Com o dinheiro desses concertos, apresentações no BNB, e uma ajuda substancial da minha querida mãe, é que tenho mantido o Blog do crato e diversos outros websites que dão suporte a projetos altruísticos, como o "Portal do Jazz", que promove a música instrumental brasileira, e a Radiopiano, uma estação direcionada à música pianística do mundo, website esse visitado por alguns dos maiores pianists do mundo.

Por 3 anos eu mantive esse conjunto de coisas por puro altruísmo, porque acho que é dever de toda pessoa fazer algo de útil para melhorar nosso mundo dentro do nosso âmbito de conhecimento. Tudo ia relativamente bem, até que nosso querido, estimado e idolatrado Blog do crato começou a me tomar horas e horas de edição todo dia. Para resumir, eu devo ser verdadeiro e contar que de alguns meses para cá, minha vida se resume a quase ficar diagramando, corrigindo textos, procurando fotos, escrevendo artigos, fotografando eventos, filmando eventos, com o intuito de nao deixar a peteca cair. As pessoas que acessam nosso blog são muito exigentes quanto ao conteúdo e elas têm toda razão, esse é um caminho sem volta.

E para completar nosso quadro, desde a criação do estúdio de áudio, é meu pensamento que é preciso, de alguma forma que criemos um núcleo de Audiovisual, para filmarmos shows, entrevistas no estúdio, gravar DVDs, documentários e eventos para a criação do Museu da Imagem e do Som. É preciso investir nisso! É preciso preservar em DVD a arte produzida aqui nesse imenso celeiro que se chama CARIRI para a posteridade, antes que eles desapareçam. Há poucos dias faleceu um grande da cultura popular: O mestre "Correinha". Se há muito tempo tivéssemos esse núcleo de produção de audiovisual, quantos documentários não teriam sido produzidos sobre o artista e estariam disponíveis para o público pelo Museu para que todos gratuitamente e democraticamente pudessem usufruir da cultura e Arte produzida aqui ?

Então, eu tenho um projeto. um projeto de que não abro mão. É preciso construirmos esse núcleo de produção de vídeos para a criação do Museu da Arte e do Som. Há muito tempo eu busco patrocínio para essa idéia.

É por isso que vez por outra, lanço campanhas de doações e de patrocínios do Blog do Crato, porque é através disso que um dia conseguiremos construir esse núcleo de Audiovisual. O terreno ja existe, fica ao lado do atual estúdio. Com cerca de R$ 50.000 reais, é possível construir.

Então vem a grande pergunta: Como Ajudar o Blog do Crato ?

Na verdade, para construirmos o núcleo de Audiovisual é preciso patrocínio e doações.
O que eu peço às pessoas não é nada de graça. Algumas pessoas me abordam na rua e perguntam: Como posso ajudar o blog do crato ?
A resposta é simples: A maioria das pessoas possuem algum tipo de negócio... empresas. Essas empresas bem que poderiam divulgar seus produtos e serviços no Blog, como o fazem em milhões de outros sites pelo mundo inteiro, como no Uol, Globo.Com, Terra, Ig, etc... A internet sobrevive de uma única palavra mágica: PUBLICIDADE.

Ofereço-lhes uma troca justa e mundial. Não quero nada sem oferecer algo em troca. Ofereço PUBLICIDADE em troca de patrocínio. Se alguém deseja ajudar e possui uma empresa, divulgue a sua empresa. Se você é médico, advogado, profissional liberal, divulgue o seu negócio, e assim, uma mão lava a outra. Nós fazemos a sua publicidade da melhor forma possível. É uma coisa JUSTA que eu acho que merece prioridade, porque a única finalidade do Blog do Crato é:

01 - Divulgar o que de melhor a cidade possui e as suas belezas, história, etc
02 - Zelar pelo Bom nome da cidade
03 - Congregar os filhos do crato espalhados mundo afora.
04 - promover o intercâmbio entre os cidadãos cratenses.
05 - Defender o Crato de todas as formas.

Se você acha que esses propósitos são nobres e merece a sua ajuda, o seu auxílio, sinta-se à vontade para divulgar a sua empresa, e se quiser, pode contribuir financeiramente através de doações para a construção do Núcleo de Produção Audiovisual.

A única forma de ajudar, é ajudando. Queremos um trabalho justo: Publicidade em troca de Patrocínio. E nosso Blog é um bom local para anunciar. 25.000 acessos por mês não é de alguma empresa jogar fora...

Veja algumas fotos do Blog do Crato e DM Studio atualmente:

Acima: DM STUDIO, estúdio principal construído em 1998, sala da técnica, estúdio onde são gravadas entrevistas de áudio, edições, e de onde sairá a ampliação do espaço para o setor de vídeo.


Localizado em outra sala, computador principal, onde são postados os artigos do Blog.



Acima: sequênciador usado como auxiliar para gravação de trilhas, vinhetas no formato MIDI.

Acima: Câmera de alta qualidade ( 3 ccds ) da Panasonic, onde são gravadas as reportagens e entrevistas para o Blog do crato.


Central de armazenamento de dados em HDs externos: Atualmente contendo 8 terabytes em HDs de 500 e 400 gb.
Acima: servidores dos sites do Blog do Crato, funcionando 24 horas por dia, mantendo diversos sites hospedados, como o Portal do Jazz, Radiopiano, Rádio Chapada do Araripe 24hs no ar há 3 anos, e são gravadas estações de rádio da cidade, além de servidor para empresas parceiras como AraujoSAT.

Vista traseira dos servidores.

Sistema de backup para se evitar perda de dados de até 4 horas de duração de blackout elétrico.



Armazenamento Externo em HDs de 500Gb e 1 Terabyte.



Outra visão do estúdio de produção de áudio. Precisamos agora construir o estúdio de produção de VÍDEO.

Abraços,

Dihelson Mendonça
.

Um Reveillon de Comemoração e de Esperanças para o Crato


No Crato, as festas de Reveillon aconteceram de modo muito tranquilo, conforme o esperado. Alguns se programaram bem antes, fizeram suas roupas luxuosas... Alguns foram aos clubes de serra, tradicionais, aonde puderam desfrutar certamente das melhores e mais badaladas festas do ano em nossa cidade. Outros tantos preferiram ir ao Juazeiro do Norte e apreciar também as festas que a nossa querida cidade vizinha e filha podem oferecer.

Neste ano eu passei um Reveillon bastante diferente. Ao invés daquele tradicional encontro de família, em que invariavelmente tudo é igual, as mesmas caras, o mesmo ritual...fui convidado para fazer parte do reveillon de uma família muito mais ampla em comemoração. A família de uma cidade. Recebi há alguns dias um convite da nossa colega de Blog, Autora, Mônica Araripe para estar com toda a equipe que irá gerir os destinos da nossa cidade pelos próximos 4 anos. Aceitei o convite de imediato. E para minha surpresa, a festa foi uma das mais interessantes de que eu já pude participar. A festa aconteceu em um dos ambientes mais aprazíveis da cidade, o "Lagarta Pintada" lá no distrito do Lameiro, onde fui muito bem recebido pelo seu proprietário. Pensava eu que iria encontrar lá aquelas pessoas "cheias de importância", daqueles que não cabem em si, ... muito pelo contrário, encontrei um ambiente de plena PAZ, de pessoas simples, alegres, alguns com camisas que beiravam aquelas que vestimos ao fazer compras no supermercado. Lugar este onde reinou sobretudo, a união, a sinceridade de gente simples, de pessoas amigas, de velhos conhecidos, sem pompa nem circunstance alguma. Senti-me tão mais em casa do que em muitas casas minhas quase a ponto de tirar os sapatos. Mas não o fiz...

E não faltou assunto. Enquanto alguns dançavam ao som de uma banda muito competente, formada por alguns dos melhores músicos do Cariri, como João Neto ao Contrabaixo, Ibbertson Nobre nos teclados, Saul Brito na bateria, e diversos cantores, outros preferiram ficar nas mesas, onde as tranquilas conversas permearam toda a noite. E assim, por entre estórias engraçadas, que me lembrei bastante daquele outro encontro em que participei com o nosso querido A. Morais, Carlos Eduardo Esmeraldo e José Nilton, é que a noite passou sem que sequer nos déssemos conta.

Já às 05 da manhã, vimos o romper da aurora, celebrado com bastante alegria e um clima de fraternidade e quase silêncio. Conversas longe, pessoas falando baixinho...Alguns poucos ainda ensaiaram uns discursos improvisados, ao que lágrimas rolaram nas faces de outros tantos... em dado momento, o atual prefeito reeleito, Samuel Araripe levantou-se e de improviso disse a todos da sua mesa:

"Esperamos tanto para ver esse romper da aurora feliz, e isso não é a vitória nem resultado de um só homem. Foi uma batalha dura, meus amigos! e de tantos quantos acreditaram, confiaram em nós e de que poderíamos ser capazes de transformar o Crato e fazer desta cidade um lugar melhor de se viver. E certamente faremos, temos mais aí 4 anos para isso melhorar ainda mais, pois é com esse compromisso que o povo nos elegeu."

Todos concordaram. Uns mais com as palavras, outros com o olhar. Chegada a hora de ir embora, se despediram, todos se abraçando e desejando dias melhores e um bom ano novo. E assim, para mim, o dia nasceu de uma forma diferente. Eu, que passo as madrugadas cercado desses computadores, máquinas duras, sem coração, pude passar uma madrugada com seres humanos muito emocionados por uma conquista alcançada. Com uma nova esperança que vi em cada olhar dos que ali se encontravam. Uma esperança que tinha antes de tudo, uma certa força de quem nunca perdeu sua fé por um só momento. E assim, também acabei testeminhando momentos únicos, que poucos viram, aliás, mas que certamente ficará na memória dos que ali se encontraram.

...E o nascer do dia primeiro de janeiro, vendo os primeiros raios de 2009 quase do topo da serra do Araripe, é que olhando as luzes ainda piscantes da cidade aos nossos pés por entre a densa e bela folhagem da Chapada, o Crato nasceu feliz e crtamente, renovado de esperanças.

Aqui cabe-nos apenas dizer: Oxalá! Que venham esses dias melhores. Que se cumpra o acordado. Feliz 2009 a todos os Cratenses, e que a esperança de melhores dias possa vingar em frutos verdadeiros para todo um povo que sobretudo deseja a PAZ, o PROGRESSO e a sua Felicidade.

Algumas fotos do evento:
















Isso é Reveillon de verdade...

Por: Dihelson Mendonça
Fotos: Dihelson Mendonça e Wilson Bernardo
.
.

Artistas fazem intervenção sobre a inquisição na virada do ano no Crato

.

Artistas ligados ao Coletivo Camaradas e ao Olhar Casa das Artes realizaram na virada do ano de 2008/2009 uma intervenção artística com o intuito de questionar o processo inquisitório promovido pela Igreja Católica no período medieval. A intervenção consistiu na pintura de um painel feito a várias mãos entre artistas e transeuntes, ao final o painel ficou exposto em frente a Casa das Artes, na Praça da Sé.


Sobre a Inquisição:


As origens da Inquisição remontam a 1183, no averiguação dos cátaros de Albi, no sul de França por parte de delegados pontifícios, enviados pelo Papa. A instituição da Inquisição se deu no Concílio de Verona, no ano seguinte. Numa época em que o poder religioso se confundia com o poder real, o Papa Gregório IX, em 20 de Abril de 1233, editou duas bulas que marcam o reinício da Inquisição. Nos séculos seguintes, ela julgou, absolveu ou condenou e entregou ao Estado (que aplicava a "pena capital", como era comum na época) vários de seus inimigos propagadores de heresias. Convém lembrar que ser cristão era entendido para lá de uma religião. Ser cristão era a maneira comum de ser e pensar. Um inimigo do cristianismo era entendido como inimigo do pensar comum e da identidade nacional. A bula Licet ad capiendos (1233), a qual verdadeiramente marca o início da Inquisição, era dirigida aos dominicanos inquisidores: Onde quer que os ocorra pregar estais facultados, se os pecadores persistem em defender a heresia apesar das advertências, a privá-los para sempre de seus benefícios espirituais e proceder contra eles e todos os outros, sem apelação, solicitando em caso necessário a ajuda das autoridades seculares e vencendo sua oposição, se isto for necessário, por meio de censuras eclesiásticas inapeláveis. A privação de benefícios espirituais era a não administração de sacramentes aos heréticos, que caso houvesse ripostação deveria ser chamada a intervir a autoridade não religiosa (casos de agressão verbal ou física. Se nem assim a pessoa queria arrepender-se era dada, conscientemente, como anátema (reconhecimento oficial da excomunhão): "censuras
eclesiásticas inapeláveis". O uso da tortura era, de facto, bastante restrito e, aos poucos, foi sendo extinto dos processos inquisitoriais. Esta era apenas autorizada quando já houvesse meia-prova, ou quando houvesse testemunhas fidedignas do crime, ou então, quando o sujeito já apresentasse antecedentes como má fama, maus costumes ou tentativas de fuga. E ainda assim, conforme o Concílio de Viena, de 1311, obrigava-se os inquisidores a recorrerem à tortura apenas quando o bispo diocesano, junto de uma comissão julgadora, houvesse aprovado a mesma em cada caso em particular. Também é sabido que a tortura aplicada pela inquisição era, por demais, mais branda que a aplicada pelo poder civil, não permitindo, de forma alguma, amputação de membros (como era comum na época), e não permitindo perigo de morte. Convém explicar que a tortura era um meio incluído no "inquiridio". São mais comuns os casos de endemoninhados ou réus em suspeita mentira.

No entanto, e bem mais tarde, já em pleno século XV, os reis de Castela e Aragão, Isabel e Fernando, solicitam, e obtêm do Papa a autorização para a introdução de um Tribunal do Santo Ofício: a Inquisição. Tal instituição afigurava-se-lhes necessária para garantir a coesão num país em unificação (foi do casamento destes dois monarcas que resultou a Espanha) e que recentemente conquistara terras aos mouros muçulmanos na Península Ibérica e expulsara alguns dos judeus, por forma a obter «unidade» nacional que até ali nunca existira. A acção do Tribunal do Santo Ofício tratou de mais casos depois da conversão de alguns judeus e mouros que integravam o novo reino. Alguns judeus e mouros preferiram renegar as suas religiões, e abraçar o cristianismo, a abandonar a nova terra conquistada. A estes é dado o nome de "cristãos-novos": alguns esqueciam de facto a religião dos seus antepassados, outros continuavam a praticar secretamente a antiga religião. Eram frequentes os levantamentos populares e muitas denuncias por parte dos "cristãos velhos". Sendo essencialmente um tribunal eclesiástico, desde cedo o reino, o poder régio se apossou do mesmo, por forma a prosseguir os seus particulares fins económicos, esquecendo o fundamental "inquiridio" aos réus por motivos religiosos. Tomado pelo poder régio, o Tribunal da Santa Inquisição, em Espanha, deu azo a uma persistente propaganda por parte dos inimigos da Espanha católica: ao sujeitar o poder da fé ao poder da lei, da coação, e da violência, a Inquisição espanhola tornou-se, no imaginário colectivo, uma das mais tenebrosas realizações da Humanidade. Mais tarde, em certas regiões da Itália, e em Portugal, o Papa autorizou a introdução de instituições similares, em condições diferentes. No caso de Portugal, a recusa do Papa ao pedido, tendo visto os abusos da Espanha, mereceu que o rei tivesse como alternativa ameaçar com a criação de uma "inquisição" régia, que segundo ele era coisa urgente para o reino. De facto, a introdução da Inquisição em Portugal resultou das pressões espanholas que, para além de uma sinceridade zelota, não queriam ver o reino rival beneficiar com os judeus e mouriscos expulsos de Espanha.

Fonte: Wikipédia

Enviado por: Alexandre Lucas do Coletivo Camaradas - Crato
.

Meu primeiro de janeiro ...


As despedidas
explodem fogos
dentro e fora de mim...
Ficam resíduos
adubos que se absorvem
removem a terra por si ,
e algo volta a florir

O novo é sempre verde
sem desprezo à folha seca
que o vento deixou cair
Esta é a zoada do tempo...
lembranças no pensamento ...
no secar das minhas águas
abro as valas do sorriso
Pra que debochar da vida ?
Ela sente , e escarra em mim

Cheiros de tinta fresca
para esta noite de festa
Banhos de alecrim, canela ...
No ralo , culpas têm fim

365 dias
apostando na alegria ...
Disparo de novas bombas :
chocolate e sapoti !
A cidade me convida ...
Abraços já amarrados
nos afetos dos meus dias

Acendo uma lua em mim
Apago a lua do quarto
No toucador do banheiro
tem um perfume de mato
Aspiro desejos fartos
suspiro um ai do passado
e vejo que o futuro
já está encadernado.

Amor disperso , condenso
pudim de leite , que adoro
Reparto com todos vós
Irmãos por parte de avós.

Blogs de tantas palavras
em minhas horas de buscas
fizeram a sua parte ...
E os versos que nunca digo
gravados em fita virgem
recolhem os meus desabafos.

Quem é o Santo do Ano ?
Ainda nem descobri ...
Se for Oxossi ,
eu garanto ...
de verde vou me vestir !

Por: Socorro Moreira

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30