06 dezembro 2009

O amor de Raimundo de Oliveira Borges por São Pedro do Cariri - por Armando Lopes Rafael


Entre todos os livros escritos por Dr. Raimundo de Oliveira Borges, nenhum – e afirmo isso sem medo de errar – nenhum foi escrito com tanto carinho, com tanto desvelo e com tanta afeição como "Serra de São Pedro". Em nenhuma outra obra dele aflorou, como em Serra de São Pedro, o seu mais apurado sentimento nativista, o seu mais puro patriotismo...

Impressionante como Dr. Raimundo de Oliveira Borges – ao longo de sua longa vida – nunca perdeu de vista a sua terra natal. Ele tem um amor entranhado pela antiga São Pedro do Cariri, hoje crismado de Caririaçu, o lugar mágico da sua infância, aonde forjou a sua têmpera de homem serrano, ameno como o clima daquele rincão, mas determinado como um juazeiro que insiste em permanecer verde mesmo no mais esturricado verão.

Já dizia Rachel de Queiroz: “Pátria é o lugar de onde se vem”. São Pedro do Cariri sempre foi o horizonte afetivo, cívico e atávico de Raimundo de Oliveira Borges. Por isso, cai bem repetir um pensamento de Gibran Khalil Gibran: “Todos vivemos sob o mesmo céu, mas ninguém tem o mesmo horizonte”.
Ampla e profunda tem sido a participação do Dr. Raimundo de Oliveira Borges na vida cultural do Cariri e do Ceará. Sem esquecer a repercussão da folha de serviços por ele prestada, como chefe de família exemplar, cidadão de escol, promotor público, advogado, diretor das três faculdades que deram origem à Universidade Regional do Cariri, vereador à Câmara Municipal de Crato, presidente do Instituto Cultural do Cariri, presidente da Sub-Secção do Cariri da OAB, presidente da Associação dos Criadores de Crato, dentre tantas e tantas outras atividades – todas benfazejas e meritórias – exercidas ao longo de um século por Dr. Raimundo de Oliveira Borges.

Com mais de vinte livros publicados, abrangendo aspectos variados: como trabalhos históricos, pesquisas, biografias, estudos sociológicos, dentre outros, este homem de lucidez plena e correção ímpar, tornou-se o mais valoroso intelectual da atualidade no nosso Cariri. Raimundo de Oliveira Borges é, em síntese, um humanista e um intelectual que une conhecimento enciclopédico à analise profunda, detida, dos fatos e das idéias. Com uma vantagem extra: sabe escrever com clareza, sem perder a densidade, sobre qualquer tema que pesquisa e transforma em texto.
Texto e postagem: Armando Lopes Rafael

2 comentários:

  1. Armando Rafael

    Parabéns pelo texto! Tenho uma grande admiração pelo Dr. Borges. Tenho muito orgulho de ter sido sua aluna.

    Feliz Natal para você e toda sua família.


    Abraços

    Magali

    ResponderExcluir
  2. Magali,
    Obrigado pelo comentário e pelos votos natalinos.
    De coração desejo ao Carlos, você e demais familiares um Santo Natal, sob as bênçãos do Infante Jesus e de Sua Virginal Mãe e um 2010 de saúde e paz.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.