19 dezembro 2009

O Amanhecer do Dia - Por: José de Arimatéa dos Santos


Acredito que não tem fenômeno mais bonito e interessante que o amanhecer do dia. Essa é a hora que começa mais um dia e muita das vezes nem se tocamos para fatos tão comuns e corriqueiros que durante toda a nossa existência acontecem. É, não não nos preocupamos devido a rotina do dia a dia e dos nossos compromissos com o trabalho ou com a nossa família. A rotina é inimiga de todos nós que trabalhamos. Abençoado trabalho nosso de cadia! Mas é um corre e corre que não percebemos as coisas mais simples que acontecem ao nosso redor.

Esses dias estava a perceber a quantidade de pássaros que invadiu as nossas cidades e isso é preocupante pelo lado da ecologia. O homem com o desmatamento está empurrando os pássaros para as cidades a procura de alimento e proteção para os seus filhotes. Estão acabando com as matas que é o local natural desses seres vivos. Falei nos pássaros por que no meu local de trabalho, a sala de aula, pude perceber ao ir até a porta da sala um ninho entre as telhas do corredor e as salas. Primeira aula, meus alunos fazendo as tarefas e eu percebia o barulhos dos pássaros na escola. Um frenesi só. Pensei, mas que fantástico! À tarde vi um filhote tentando voar pela primeira vez. Na hora ia passando um colega meu e quase pisou nesse filhote. Capengou para um lado e para o outro e daqui a pouco fez seu primeiro vôo. Vrum! Esqucemos muito que o planeta terra tem outros seres vivos e a maravilha da vida pulsa intensamente sempre.

E o amanhecer do dia representa mais um dia de vida para cada um de nós. E se temos saúde e disposição melhor ainda. Vamos trabalhar, estudar, caminhar, correr e se preparar para um dia bem proveitoso. Significa a nossa utilidade para o bem comum e sempre procurando através da nossa atividade se sentir feliz e transmitir alegria e contentamento naquilo que fazemos para os nossos semelhantes. É renovação da vida com o que tem de mais bonito no ser humano que é a esperança em dias melhores e mais profícuos. Mas o mais importante é a observação em tudo ao nosso redor e em como gira o motor da vida nessa fantástica relação dos seres vivos com o tempo. O amanhecer do dia...

Texto e Foto: José de Arimatéa dos Santos

3 comentários:

  1. Arimatéa, estou indo dormir agora, são quase 4 horas da manhã, e a última coisa que vi aqui no Blog é esse seu belo texto e essa foto linda.

    Vi essa foto e guardei na memória, para que daqui a pouco eu possa sonhar em estar nesse lugar lindo aí.

    Que maravilha!

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu caro Dihelson, essa foto é no rio Bamburro que é mais conhecido por rio Bambú. O proprietário do sítio preservou as margens desse rio e devido a isso vemos árvores nativas da região amazônica.
    O lema da ditadura militar nos anos 70 e 80 aqui no norte do país era: "Integrar para não entregar". Quem ganhava terras tinha como missão derrubar todas as árvores. Grande parte do território de Rondônia está desmatado. Aqui na cidade tem uma organização que trabalha junto com o Ministério Público para plantar árvores nativas nas margens desse rio.
    Tenho várias fotos desse rio para futuramente ilustrar artigos e pensamentos meus a respeito da biodiversidade e da preservação do meio ambiente.
    O meu texto reflete o clima natalino que vivemos e que representa o aniversário do nosso querido amigo J. Cristo.
    Quero agradecer suas palavras pelo meu texto e aproveitar o ensejo para desejar para você, seus amigos e familiares um natal de luz e um 2010 de muitas vitórias!
    Muito obrigado,
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. O desmatamento desenfreado, fruto da ganância do homem destrói belas paisagens da natureza. Essa foto é no rio Bamburro ou Bambú. Local preservado pelo proprietário desse sítio.
    O local é ótimo para piqueniques e as margens do rio é preservada. Daí vemos plantas nativas da região amazônica.
    Agradeço o elogio ao meu texto. Ele reflete o clima natalino e alegria do nascimento de J. Cristo.
    Desejo a você, seus amigos e familiares um natal de luz e um 2010 com mais vitórias.
    Muito obrigado,
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.