02 dezembro 2009

CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - Dia 02 de Dezembro de 2009

Bom Dia!

Bom dia, meus amigos do Blog do Crato. Sobretudo aos nossos leitores, razão maior desse Blog existir. Parece que entre mortos e feridos, todos se salvaram no tocante à censura no Blog do Crato. Hoje mesmo, já tivemos alguns comentários que não foram publicados, em razão da caracterização do anonimato por parte de quem os escreveu. E o Blog do Crato não tolera anônimos. Creio que essas novas medidas de conscientização dos participantes em assumirem a responsabilidade sobre aquilo que escrevem é de suma importância. Mesmo com o maior controle, a quantidade de postagens se manteve nos mesmos níveis, bem como o de comentários. E é assim que deve ser. Também peço aos nossos escritores que passem a escrever mais, para que eu escreva cada vez menos e eu deixe de encher o saco dos nossos colaboradores com tantas mensagens ( rs rs ). Tenham todos um Bom Dia!

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para ontem se confirmou. O Climatempo havia dito que não choveria durante o dia e que seria um dia de sol. De fato, se confirmou. A chuva relatada por nós aqui no Blog, e tão bem reportada hoje por Antonio Vicelmo, como uma chuva de Granizo, ocorreu apenas no período da madrugada ( E já deixou saudades... ), pois talvez o calor venha novamente. A previsão para hoje, é de dia de sol com poucas núvens e não chove. Segundo o site Climatempo, a temperatura máxima será de 29 graus e a minima de 20 graus.

ALMANAQUE

2 de dezembro. Dia de Santa Bibiana ou Viviana

Na época em que Roma estava sob o poder o imperador Juliano, "o Apóstata", aconteceu um dos últimos surtos de perseguição fatal aos cristãos, entre 361 e 363. O tirano, que já tinha renegado seu batismo e abandonado a religião, passou a lutar pela extinção completa do cristianismo. Começou substituindo todos os cristãos que ocupavam empregos civis por pagãos, tentando colocar os primeiros no esquecimento. Mas não parou por aí. Os mais populares e os mais perseverantes eram humilhados, torturados e, por fim, mortos. No ano 363, a família de Bibiana foi executada na sua presença, porque não renunciou à fé cristã. Flaviano, seu pai, morreu com uma marca na testa que o identificava como escravo. Defrosa, sua mãe foi decapitada. Ela e a irmã Demétria, antes, foram levadas para a prisão.

A primeira a morrer foi Demétria, que perseverou na fé após severos suplícios na presença da irmã. Por último, foi o martírio de Bibiana, para a qual, conforme a antiga tradição, o governador local usou outra tática. Foi levada a um bordel de luxo para abandonar a religião ou ser prostituída. Mas os homens não conseguiam aproveitar-se de sua beleza, pois a um simples toque eram tomados por um surto de loucura. Bibiana, então, foi transferida para um asilo de loucos e lá ocorreu o inverso, os doentes eram curados. Sem renegar Cristo, foi entregue aos carrascos para ser chicoteada até a morte e o corpo jogado aos cães selvagens. Outro prodígio aconteceu nesse instante, pois os cães não o tocaram. Ao contrário, mantiveram uma distância respeitosa do corpo da mártir. Os seus restos, então, foram recolhidos pelos demais cristãos e enterrados ao lado dos familiares, num túmulo construído no monte Esquilino, em Roma.

Finalmente, a perseguição sangrenta acabou. A história do seu martírio ganhou uma devoção dos fieis. Santa Bibiana passou a ser incovada contra os males de cabeça e as doenças mentais e a epilepsia. Seu túmulo tornou-se meta de peregrinação e o seu bonito nome escolhido na hora do batismo. Também a conhecida variação, não menos bela, de Viviana se tornou popular na cristandade. A veneração era tão intensa que o papa Simplício mandou construir sob sua sepultura uma pequena igreja dedicada a ela, no ano 407. O culto ganhou um reforço maior ainda quando, por volta de 1625, foi erguida sob as ruínas da antiga igreja uma basílica. Nela, as relíquias de santa Bibiana se encontram guardadas debaixo do altar-mor.

Além de ser uma das padroeiras da belíssima cidade de Sevilha, na Espanha, santa Bibiana é, também, padroeira da diocese de Los Angeles, nos Estados Unidos. É celebrada no dia 2 de dezembro, considerado o de sua morte pela fé em Cristo.

Eventos históricos

* 1512 - As pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina são exibidas ao público pela primeira vez.
* 1604 - O autor teatral inglês William Shakespeare apresenta pela primeira vez ao público uma de suas tragédias: Otelo.
* 1768 - O príncipe de Kaunitz, chanceler austríaco, sugere a José II a viabilidade da partilha da Polónia.
* 1804 - Coroação de Napoleão Bonaparte, o imperador de França e sua mulher Josefina de Beauharnais, a imperatriz, na presença do Papa Pio VII, na Catedral de Notre-Dame.
* 1805 - Batalha de Austerlitz - Napoleão Bonaparte aniquila as tropas austro-russas na que é considerada por muitos como a maior vitória da sua carreira militar.
* 1823 - Proclamada a Doutrina Monroe.
* 1825 - Nascimento do Imperador Dom Pedro II.
* 1837 - Criação do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
* 1851 - Luís Bonaparte baixa decreto declarando a dissolução da Assembléia Legislativa e restabelecendo o sufrágio universal.
* 1851 - Victor Hugo se exila.
* 1852 - Luís Bonaparte se auto-intitula Napoleão III de França e proclama o Segundo Império Francês.
* 1860 - Abraham Lincoln é eleito presidente dos Estados Unidos.
* 1870 Estréia no Brasil, em homenagem ao aniversário de Dom Pedro II , no Teatro Lírico Fluminense, a ópera de Carlos Gomes O Guarani.
* 1878 - Fundado em Montevidéu El Bien Público, o periódico mais antigo do Uruguai.
* 1880 - Promulgada uma nova constituição em Honduras, que moderniza a questão política do país.
* 1894 - Dr. Roux anuncia em Paris a descoberta da vacina contra a difteria, doença infecciosa que pode obstruir as vias respiratórias.
* 1901 O americano King Camp Gillette patenteia um aparelho de barbear de lâminas descartáveis. É o início da Gillette Safety Razor Company.
* 1903 - O Conselho Municipal do distrito do Panamá declara sua independência da Colômbia com apoio de Estados Unidos.
* 1912 - Tropas do governo do Paraná combatem sertanejos do Contestado, região no Sul do país disputada pelo Paraná e por Santa Catarina.
* 1918 - A Armênia separa-se do Império Otomano.
* 1927 - É vendido o primeiro Ford A.
* 1936 - O ditador fascista Benito Mussolini proclama a formação do Eixo Roma-Berlim.
* 1937 - Getúlio Vargas extingue, através do Decreto nº 37, todos os partidos políticos.
* 1942 - Em Chicago, o físico italiano Enrico Fermi consegue a fissão do átomo.
* 1944 - Inaugurada no Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho, a Rádio Globo AM.
* 1945 - É inaugurado em Pedras Rubras o aeroporto internacional do Porto.
* 1945 - Eurico Gaspar Dutra é eleito por voto popular presidente do Brasil. O PSD tem maioria na Constituinte.
* 1947- Iniciado o trabalho de tradução da Bíblia para uso das Testemunhas de Jeová.
* 1950 - Dois porto-riquenhos tentam assassinar o presidente norte-americano Harry Truman. O atentado falha e um dos criminosos é morto.
* 1952 - Carlos Ibáñez del Campo é eleito presidente do Chile.
* 1953 - Retomada das relações diplomáticas entre o Irã e a Grã-Bretanha.
* 1953 - Emancipação política do município de Uiraúna, Paraíba
* 1954 - O Senado americano condena o senador Joseph McCarthy por má conduta durante as investigações e caça a suspeitos de comunismo.
* 1954 - A União Soviética anuncia ajuda militar aos países comunistas.
* 1954 - Início dos conflitos armados na Argélia contra a colonização francesa no país.
* 1956 - Fidel Castro desembarca em Cuba liderando 72 homens. Atacados pelas forças do ditador Batista apenas 12 sobrevivem.
* 1960 - John F. Kennedy vence Richard Nixon nas eleições presidenciais norte-americanas.
* 1961 - Início dos combates entre as forças do Vietnã do Sul e os guerrilheiros Vietcongs.
* 1961 - Em Argel, uma manifestação pelo aniversário dos sete anos de rebelião contra as forças francesas resulta em 77 mortes.
* 1961 - Adolf Eichmann recebe sentença de morte do tribunal israelense - a única pena de morte civil levada a cabo naquele país.
* 1962 - A URSS lança a primeira nave espacial com destino a Marte.
* 1963 - No Vietnã do Sul, o presidente Ngo Dinh Diem e seu irmão Ngo Dinh Nhu são assassinados em um golpe militar.
* 1964 - O Muro de Berlim, construído em 1961, é aberto para a passagem de pessoas acima de 65 anos.
* 1964 - O Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa é destruído por um incêndio.
* 1967 - Omar Bongo é o segundo presidente do Gabão.
* 1968 - Nixon nomeia Henry Kissinger conselheiro da Seguridade Nacional dos Estados Unidos.
* 1969 - O Boeing 747 realiza seu vôo inaugural com 191 pessoas a bordo, a maioria jornalistas e fotógrafos.
* 1970 - Dom Paulo Evaristo Arns assume a arquidiocese de São Paulo.
* 1971 - O presidente Médici torna a Educação Física matéria obrigatória em todas as escolas.
* 1971 - Seis xeques no Golfo Pérsico fundam os Emirados Árabes Unidos.
* 1972 - O Partido dos Trabalhadores ganha a primeira eleição na Austrália desde 1949. Gough Whitam torna-se primeiro-ministro.
* 1974 - A nave Pioneer 11 chega em Júpiter.
* 1979 - O presidente João Figueiredo regulamenta a Lei de Anistia.
* 1979 - A população iraniana vota a favor de uma nova Constituição e dá poderes absolutos ao Aiatolá Khomeini.
* 1988 - Benazir Bhutto toma posse como primeira-ministra do Paquistão para seu primeiro mandato. É a primeira mulher a ocupar este cargo em um estado muçulmano moderno.
* 1990 - Realizada a primeira eleição após a unificação da Alemanha.
o O ônibus espacial Columbia é finalmente lançado, na missão STS-35, após quase sete meses de atraso.
* 1992 - Retorna à Terra a nave norte-americana Columbia com seis astronautas.
* 1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht, que estabelece união monetária, econômica e política da Europa.
* 1994 - O governo australiano concorda em compensar financeiramente os aborígenes australianos que foram recolocados durante os testes nucleares em Maralinga, durante os anos 50 e 60.
o A polícia militar descobre uma gigantesca plantação de maconha, com 500 mil pés espalhados por ilhas no rio São Francisco.
o No Rio de Janeiro, o General Roberto Câmara Sena é designado para comandar a ação militar contra o tráfico de drogas e armas.
* 1995 - O Congresso nacional africano, do presidente Nelson Mandela, vence com 58% dos votos as primeiras eleições municipais multirraciais da África do Sul.
* 1997 - O presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, desativado em 1993, virou um dos maiores centros de pesquisa ambiental da América Latina.
* 1998 - A Autoridade Palestina é ameaçada por extremistas islâmicos depois de prender ativistas do grupo Hamas.
* 2007 - Governo Federal anuncia o início das transmissões da Televisão digital no Brasil.

Nascimentos

* 1746 - Joaquim Xavier Curado, marechal, governador, barão e conde de São João das Duas Barras (m. 1830)
* 1825 - Dom Pedro II, imperador do Brasil (m. 1891).
* 1866 - José Petitinga, espírita e escritor brasileiro (m. 1939).
* 1885 - George Richards Minot, médico estadunidense (m. 1950)
* 1889 - Anita Malfatti, pintora modernista brasileira (m. 1964).
* 1891 - Otto Dix, pintor expressionista alemão (m. 1969).
* 1917 - Deoscoredes M. dos Santos, artista plástico, escritor e sacerdote supremo do culto aos Egungun.
* 1923 - Maria Callas, cantora lírica estadunidense de origem grega (m. 1977).
* 1930 - Gary Stanley Becker, economista estadunidense.
* 1931 - Homero Leite Meira, bispo brasileiro.
* 1936 - Peter Duesberg, professor de biologia molecular e celular.
* 1944 - Ibrahim Rugova, político kosovar (m. 2006).
* 1946 - Gianni Versace, estilista italiano (m. 1997).
* 1949 - Antonín Panenka, ex-futebolista tcheco.
* 1953 - Stephan Nercessian, ator e político brasileiro.
* 1968
o Lucy Liu, atriz estadunidense.
o Massimiliano Lelli, ciclista italiano.
o David Regis, ex-futebolista norte-americano.
o David Batty, ex-futebolista inglês.
o Nate Mendel, músico norte-americano (Foo Fighters).
* 1969 - Zenima, cantora italiana.
* 1970 - Dmitriy Radchenko, ex-futebolista russo.
* 1971
o Julio César Baldivieso, ex-futebolista boliviano.
o Francesco Toldo, goleiro italiano.
* 1972 - Gustavo Borges, ex-nadador brasileiro.
* 1973 - Monica Seles, ex-tenista iugoslava de ascendência húngara.
* 1974 - Líder Paz, futebolista boliviano.
* 1977 - Siyabonga Nomvethe, futebolista sul-africano.
* 1978
o Fábio Braz, futebolista brasileiro.
o Nelly Furtado, cantora e atriz canadense.
o Christopher Wolstenholme, baixista da banda Muse.
o Fonsi Nieto, motociclista espanhol.
o David Rivas, futebolista espanhol.
* 1980 - Marco Engelhardt, futebolista alemão.
* 1980 - Leandro Nassif, músico brasileiro.
* 1981
o Britney Spears, cantora norte-americana.
o Danijel Pranjić, futebolista croata.
* 1984 - Péter Máté, futebolista húngaro.
* 1986
o Claudiu Keserü, futebolista romeno.
o Ronald Vargas, futebolista venezuelano.
* 1987 - Isaac Promise, futebolista nigeriano.
* 1989
o Matteo Darmian, futebolista italiano.
o John Paul Kissock, futebolista inglês.
* 1990 - Abeiku Quansah, futebolista ganês.

Falecimentos

* 1455 - D. Isabel de Aviz, rainha consorte de D. Afonso V de Portugal (n. 1432)
* 1547 - Hernán Cortés, conquistador do México (n. 1485).
* 1552 - São Francisco Xavier, missionário cristão espanhol (n. 1506).
* 1814 - Marquês de Sade, escritor (n. 1740).
* 1828 - William Hyde Wollaston, químico britânico (n. 1766).
* 1858 - Francisco do Monte Alverne, pregador oficial do Império do Brasil.
* 1918 - Edmond Rostand, poeta francês (n. 1868).
* 1972 - Edison Carneiro, escritor brasileiro (n. 1912).
* 1993 - Pablo Escobar, narcotraficante colombiano (n. 1949).
* 2000 - Geraldo Pinho Alves, médico e político brasileiro.

Feriados e Eventos

* Aniversário de Araçatuba - São Paulo
* Dia Internacional para a Abolição da Escravatura
* Dia Nacional do Astrônomo
* Dia das Relações públicas
* Dia do Samba

Fontes: Climatempo, Edições Paulinas, Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.