26 novembro 2009

Partido Verde defende insticionalização de metas para o clima


Participando como palestrante, Marina Silva disse que os governos devem assumir o compromisso de fazer os investimentos corretos. A bancada do Partido Verde no Congresso Nacional participou da comissão geral na Câmara dos Deputados que discutiu a posição brasileira nas questões ambientais que serão negociadas na cúpula do clima em Copenhague. A senadora Marina Silva (AC) participou como palestrante, indicada pelo líder do partido, deputado Edson Duarte (BA).

Em seu discurso, Marina falou da apresentação de emenda à Política Nacional sobre Mudança do Clima ou um novo projeto de lei paralelo para institucionalizar as metas brasileiras de redução das emissões de gases de efeito estufa. “O Brasil deve institucionalizar a proposta, e os governos assumirão o compromisso de fazer os investimentos corretos”, defendeu a senadora. Ela criticou a defasagemdo inventário brasileiro sobre as emissões e disse que apresentará requerimento para que o Ministério da Ciência e Tecnologia explique no Parlamento a inexistência desse inventário. O deputado Fernando Gabeira (RJ), por sua vez, afirmou que, se os brasileiros querem ajudar a reverter os efeitos do aquecimento global, a responsabilidade pelas mudanças serão de cada indivíduo.

Para ele, as metas anunciadas pelo governo brasileiro são reflexo de uma mudança de comportamento em outros países, que fizeram com que as próprias empresas brasileiras pedissem ao governo para que adotasse uma posição mais firme para a Convenção do Clima, em Copenhague. Acordo climático O líder do partido, deputado Edson Duarte, disse que considera grave o adiamento, para depois de 2009, do acordo político sobre o clima, a princípio previsto para dezembro em Copenhague. “Há uma esperança de que ainda seja possível um acordo, embora existamas dificuldades impostas pelas condições internas dos EUA. Já estamos muito atrasados não há mais como adiar. Isso nos preocupa” declarou.

Fonte: Partido Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.