17 novembro 2009

Outras notícias Culturais - Elizângela Santos

11ª Mostra SESC Realiza grande cortejo da Cultura Popular nas Ruas de Juazeiro do Norte

Grande cortejo da cultura popular acontece na tarde de hoje, a partir das 15 horas, com concentração na praça José Geraldo da Cruz (Prefeitura municipal), em Juazeiro do Norte, com a participação dos artistas e população, durante a 11ª Mostra SESC Cariri de Cultura, que entra no seu quinto dia de realização com dezenas de espetáculos nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Barbalha, cidades pólo do evento, além do Circuito Patativa do Assaré, em quase todos os municípios da Região. O cortejo sai às 16 horas da praça, seguindo pela rua São Pedro, até o SESC. Uma forma de reverenciar os artistas, numa verdadeira festa popular que se transforma o Cariri durante os dias da Mostra. Ontem, foi a vez do Crato, com o cortejo, levando alegria e arte para as ruas, demonstrando que a cada ano a população regional está mais envolvida com suas raízes culturais, chamando também as artes de outros países e outros estados brasileiros para essa grande confraternização da cultura universal. A Mostra reúne este ano no Cariri mais de 600 artistas, a presença de 11 países, com grandes espetáculos, além de estar presente com mais um núcleo na cidade de Barbalha, na Escola de Artes Violeta Arraes. Em Nova Olinda, o Teatro Violeta Arraes, na Fundação Casa Grande, sempre lotado com os espetáculos. Um envolvimento total da população, que festeja com a presença maciça nas apresentações. São desde espetáculos infantis, musicais, adultos. Arte e Cultura para todos os gêneros.

Seminário Arte e Pensamento tem boa adesão do público e estudiosos da região

Este ano, a grande novidade tem sido, além dos espetáculos, o Seminário Arte e Pensamento – A Reinvenção do Nordeste, que acontece no Teatro Patativa do Assaré, no SESC – Juazeiro do Norte. O Seminário, uma reflexão sobre as artes produzidas na região e uma forma de esclarecer as suas origens, começou nesta segunda-feira, e conta com a presença de grandes pensadores nacionais, como o professor André Queiroz, doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e organizador do seminário. Ele abriu o evento com a palestra “Haveria um Nordeste atrás do cinema que se faz no Nordeste?”. O seminário vai até o dia 19 e hoje, a partir das 14 horas, o professor Luizan Pinheiro, doutor em Artes Visuais e Crítica da Arte pela UFRJ, realiza a palestra “Ontologia do Cariri: a cidade atravessada por múltiplos olhares”, em que discute a cidade e suas potencialidades estéticas. Em seguida, Luís Manoel Lopes, doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), analisa quais são os sentidos do sertão em “Barbaramente estéreis; maravilhosamente exuberantes: os sertões em variações”.

Já no dia 18, Márcia Tiburi, doutora em Filosofia e integrante do programa de televisão Saia Justa, fala sobre as “Mulheres míticas e mulheres reais: uma fratura sertão”, enquanto Nina Velasco e Cruz realiza a palestra “Paulo Bruscky: um artista nordestino?”. Os debates são seguidos pelo lançamento da 11ª edição da Revista Literária Polichinello, junto com uma exposição das gravuras de Acácio Sobral. O último dia de seminário tem, às 14h, a palestra “A paixão segundo Lampião”, em que o filósofo e sociólogo Daniel Lins discute as facetas de Lampião. No encerramento, o historiador Durval Muniz de Albuquerque Júnior fala sobre “O Nordestino de Saia Rodada e Calcinha Preta ou as novas faces do regionalismo e do machismo no Nordeste”.

“A intenção de todos os seminários é mostrar a qualidade da cultura nordestina; uma manifestação nem melhor, nem pior que as produções do Sudeste, apenas diferente. Trata-se de tentar resgatar as características dessa região, sem submetê-las a aprovações dos grandes centros. Trata-se de uma descentralização do eixo cultural”, explica André Queiroz.

Contato:
AC Comunicação

Texto enviado por Elizângela Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.