11 novembro 2009

Notícias da URCA - Universidade Regional do cariri - Dia 11 de Novembro de 2009


Prédio onde funcionará Campus da URCA em Iguatu custará R$ 16 milhões


A Comissão Gestora do Campus Avançado de Iguatu, da Universidade Regional do Cariri - URCA, esteve reunida em audiência com o Governador Cid Ferreira Gomes, último dia 4, na cidade de Icó, quando foi realizado mais uma edição do Governo Itinerante. Na oportunidade, o Governador conversou com o Presidente do Campus Prof. José Ivo Ferreira, e os Professores Ramon Gabriel Cavalcante e Eduarda Rodrigues, respectivamente coordenadores dos cursos de Direito e Enfermagem. Na pauta projetos para capacitação dos professores do Campus, através da concessão de bolsas para Mestrado e Doutorado através da FUNCAP e outros investimentos. Na oportunidade o Governador anunciou a abertura dos envelopes que conclui, dia 20 próximo, o Processo de Licitação da Cidade Universitária, que funcionará na antiga CIDAO. O prédio abrigará, além da URCA, a FECLI e a nova FATEC. No mesmo dia será anunciada a construtora responsável pela Obra, ressalvadas as possibilidades de recurso. O investimento para a construção do Campus Multiinstitucional gira em torno de R$ 16 milhões e tão logo a Licitação estiver concluída, o Governador estará em Iguatu para assinar a Ordem de Serviço.

Curso de Introdução ao Audiovisual é iniciado para jovens da periferia

Jovens de diversos bairros do Crato iniciaram, no último sábado, dia 07, na Universidade Regional do Cariri (URCA), o Curso de Introdução do Audiovisual. O trabalho faz parte do Projeto Fazendo Arte, que é uma iniciativa do Projeto Nova Vida em parceria com instituições alemãs como ‘Aktionskreis Pater Beda, Kinder Missionswerk e a Missionswerk Die Sternsinger’ e a Universidade Regional do Cariri - URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão- Proex, Secretarias de Cultura e Educação, SESC e o Coletivo Camaradas. O Projeto Fazendo Arte contempla rodas de conversas com artistas, visitas aos espaços de circulação e produção da arte como museus, galerias, terreiros da cultura popular, ateliês e cerca de 14 cursos nas mais diversas linguagens artísticas. O Curso de Audiovisual está sendo ministrado pelos cineastas Glauco Vieira, Ythallo Rodrigues e pelo fotógrafo, Allan Bastos. A finalização do curso resultará na produção de dois vídeos. Para a coordenadora do Projeto Fazendo Arte, Fatinha Gomes, o curso está atendendo às expectativas, além de envolver grandes profissionais da área artística. Ela destaca um grande interesse por parte dos alunos em conhecer e produzir arte.

Cursos na Cadeia Pública do Crato são encerrados com entrega de certificados

Encerrados no último final de semana, no prédio da Cadeia Pública local, os cursos de Biojóias, Corte e Costura e Pintura em Tela, ocasião em que foram entregues certificados a 28 alunos participantes, entre detentos e detentas. Estiveram presentes a solenidade de entrega o Juiz da Vara das Execuções Penais, Djalma Sobreira Dantas Júnior, o Defensor Público da 1ª Vara, Tútlio Iumatti, os artistas Alexandre Lucas e Fatinha Gomes, do Coletivo Camaradas, Maria Lúcia e Nailza Cabral, respectivamente Coordenadora e Auxiliar de Recursos Humanos da Singer do Brasil-Unidade de Juazeiro do Norte, Celso Frata, Supervisor de Qualidade também da Singer, representante da Pastoral Carcerária, Evandro, representante da OAB/Subseção de Crato, Jobson Bacurau de Alencar, além de outros convidados. Também estavam presentes os instrutores ministrantes dos cursos, a Professora Nilva Lima, de Corte e Costura, José Victor, de Biojóias, e Paulo Bento, de pintura em tela.

A solenidade teve a coordenação do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Subseção de Crato, Hermano José de Sousa, que ao fazer uso da palavra falou sobre a importância do PROJETO CADEIA É LUGAR DE CIDADANIA, através do qual vem sendo realizados os cursos em parceria com a Universidade Regional do Cariri-URCA/Pró-Reitoria de Extensão, Cadeia Pública de Crato, Projeto Nova Vida, Juiz da Vara das Execuções Penais, Coletivo Camaradas e apoio financeiro da Aktionskreis P. Beda. Outros cursos como o de Colagem, Origami, artesanato em jornal usado e Macramê estão sendo programados para os próximos meses, todos com o objetivo de contribuir com o processo de reeducação e formação profissional dos detentos. Na solenidade, a equipe da Singer do Brasil fez convite a Comissão de Direitos Humanos para expor todo o material na sede da Singer/Unidade de Juazeiro do Norte, em data a ser marcada, enquanto o Dr. Djalma informou do interesse que a Faculdade Paraíso tem de fazer uma exposição com os produtos confeccionados pelos presos da Cadeia Pública de Crato.

Contato:

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Elizangela Santos
Crato, 11 de novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.