11 novembro 2009

Luz volta em boa parte do país após quase 6h de apagão


O fornecimento de energia já voltou ao normal em boa parte do país na madrugada desta quarta-feira (11) após o blecaute que atingiu ao menos dez Estados e o Distrito Federal. O apagão generalizado começou pouco depois das 22h e afetou os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco e mais o Distrito Federal. A falta de luz nas ruas das cidades provocou diverso transtornos. Houve registro de arrastões no Rio e em São Paulo. Trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na capital paulista, ficaram parados nos trilhos e os usuários precisaram continuar o percurso a pé. Ainda em São Paulo, clientes deixaram restaurantes sem pagar as contas.

Por volta das 23h30, o ministro de Minas e Energia,Edison Lobão, disse que o apagão foi de 14 mil megawatts e que o problema começou com a falha em uma linha de transmissão da usina hidrelétrica de Itaipu. Em nota, a empresa informou que o sistema de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste do país, também foi afetado. O fenômeno é chamado de efeito dominó pela usina. Imediatamente após o apagão, a usina de Itaipu estava com suas máquinas ligadas, girando no vazio, porém, sem possibilidade de transmitir energia, pois as linhas de transmissão que conectam Itaipu ao sistema brasileiro estavam desligadas, diz a nota. De acordo com a usina, o sistema paraguaio começou a ser suprido por Itaipu após aproximadamente 15 minutos. No São Paulo, o apagão também foi sentido no interior do Estado. Ribeirão Preto teve falta de luz rápida. As cidades de Bauru, Sorocaba e São José do Rio Preto, São José dos Campos e Bragança Paulista também sofreram com a queda de energia.

A situação mais grave, segundo informou o ministro Lobão, foi no Rio de Janeiro, onde o fornecimento de energia foi completamente interrompido. Em Santa Catarina, as regiões de Joinvile e Blumenau tiveram oscilação de energia. Em itajaí, um bairro ficou sem luz. No Nordeste, há informações de faltou luz apenas em Pernambuco. O apagão no Brasil ganhou destaque na imprensa internacional. Também afetado pelo evento, o Paraguai foi o primeiro a destacar, com direito a manchete no ABC Color, a falta de energia que atingiu o Brasil. Este foi o terceiro blecaute em dez anos sofrido pelo Brasil. O primeiro grande apagão brasileiro aconteceu em 17 de setembro de 1985, quando nove Estados ficaram sem luz por cerca de três horas. Mas o termo apagão ficou “conhecido” mesmo no país em 1999, quando dez Estados e o Distrito Federal ficaram cerca de quatro horas no escuro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir na manhã desta quarta-feira (11) com o ministro de Minas e Energia para discutir as causas do apagão.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.