19 novembro 2009

Grupo de flautas da Escola Rotary se apresentará hoje no Rotary Club do Crato

Por Carlos Rafael Dias
Um grupo de flautas formado por alunos da Escola Rotary se apresentará hoje, 19/11, na plenária do Rotary Club do Crato - RCC, quando será comemorado o Dia da Música, cujo transcurso ocorrerá no próximo dia 22 de novembro.

Cerca de vinte crianças da Educação Infantil e do Ensino Médio da Escola Rotary integram o referido grupo, formado no âmbito de um projeto musical recentemente reativado a partir da idéia da coordenadora da Casa de Amizade do Crato, Rose Herculano, de prestar homenagem ao ex-presidente e fundador do RCC, Jefferson de Albuquerque por ocasião do transcurso do seu centenário, que ocorrerá em breve. O pensamento inicial era formar um coral de crianças da Escola para se apresentar no evento, mas a idéia tomou uma dimensão maior quando a professora Maria Ivanete Paulino dos Santos propôs a reativação de um projeto de iniciação musical que existia na Escola. Rose Herculano encampou a idéia e, para tanto, foi contratado o professor de música Antonio Almeida, o Tom, que já presta serviço semelhante em outras escolas da rede pública municipal de educação. Tom, que é do quadro efetivo da Secretaria de Educação do Crato, ministra duas aulas semanais na Escola Rotary, promovendo a prática de instrumento, no caso da flauta, e recebe um salário custeado pela Casa da Amizade do Crato.
A professora Ivanete dos Santos, que coordena o projeto, destaca a importância do ensino de música enquanto um importante instrumento de formação de cidadãos conscientes e atuantes, além da Escola cumprir da melhor forma possível uma diretriz do Ministério da Educação que obriga a inclusão da educação musical e artistíca no currículo da Educação Básica. O projeto conta com o apoio integral da diretora Leônia Ribeiro Barbosa e de todo o quadro de professores e funcionários da Escola.

Na apresentação de logo mais, o grupo de flautas executará um diversificado repertório, tendo como base músicas populares infantis, como as tradicionais cantigas de roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.