11 outubro 2009

Turista espacial “palhaço” encerra viagem com show de Gilberto Gil


Vestindo um nariz vermelho de palhaço, Guy Laliberté, fundador do canadense Cirque du Soleil encerrou direto da ISS (Estação Espacial Internacional) sua turnê espacial nesta sexta-feira (9). A ideia de Laliberté sempre foi destacar a escassez de água potável para as pessoas em diversas partes do mundo. Celebridades, incluindo o cantor brasileiro Gilberto Gil, a estrela pop Shakira, o ator Matthew McConaughey, o ex-vice-presidente norte-americano e ativista ambiental Al Gore e o vocalista do U2, Bono Vox, participaram do evento final com leituras e performances através da ligação via satélite entre as 14 cidades, incluindo Nova York, Cidade do México, Joanesburgo, Paris, Mumbai , Montreal, Rio de Janeiro e em Moscou.

Gil se apresentou na Fundação Progresso, no Rio de Janeiro e disse que tem um grande prazer por participar de um evento que luta pela conservação do ambiente. O cantor irlandês Bono Vox, do U2, se apresentou direto da Flórida, dizendo que Guy é o primeiro palhaço espacial da história. Já o ex-vice-presidente americano Al Gore fez uma apresentação em vídeo e falou sobre o aquecimento global – fenômeno que acontece devido a queima de combustíveis fósseis, fazendo com que gases tóxicos formem uma camada na atmosfera, impedindo a liberação do calor no planeta e aumentando a temperatura em todo o globo. Acrobatas do Cirque du Soleil realizaram performances de Montreal e Las Vegas e bailarinos do Ballet Bolshoi, dançaram em Moscou.

Os espetáculos foram transmitidos na internet e por TV via satélite para os Estados Unidos, Canadá e América Latina e Durante o show, os espectadores de diversos foram convidados a se comprometerem a evitar a compra de água engarrafada, instalar dispositivos de economia nos banheiros de casa e fazer outras ações a favor do ambiente. O dono do Cirque Du Soleil gastou US$ 35 milhões (R$ 63 milhões) por uma vaga na nave Soyuz e uma estadia de 12 dias na ISS.

Ao final, ele agradeceu a todos.

- Agradeço pela adesão em massa à minha missão poética e social.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.