09 outubro 2009

Este é que é "O Cara": Barack Obama, Prêmio Nobel da Paz


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, venceu o Nobel da Paz no ano de 2009, segundo a Fundação Nobel. O anúncio oficial foi feito na manhã desta sexta-feira.
A Fundação Nobel anunciou que o prêmio se deve pelos seus "esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre as pessoas".
"Obama foi um presidente que criou um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral ganhou novamente uma posição central, com ênfase no papel das Nações Unidas e de outras instituições internacionais. A visão de um mundo livre das armas nucleares têm estimulado muito o desarmamento e as negociações sobre o controle de armas. Obrigado à iniciativa de Obama", afirmou a fundação em comunicado.
O número de concorrentes em 2009 superou o recorde anterior, registrado em 2005, quando 199 pessoas e instituições disputaram o prêmio.
Os prêmios - 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,4 milhão), uma medalha de ouro e um diploma - são custeados pelos rendimentos oriundos do legado de Nobel. O valor em dinheiro, no entanto, não foi tão substancioso desde o início da premiação. Na primeira edição, o valor correspondia a cerca da metade do que é hoje. O idealizador do prêmio via a entrega de dinheiro como uma maneira de ajudar os vencedores a darem continuidade a seus projetos com independência.
Fonte: Site Terra
Postagem: Armando Lopes Rafael

5 comentários:

  1. Puxa Vida...

    Até o LULA seria melhor para ganhar esse prêmio Nobel da Paz. O que foi que Obama fez pra merecer isso, um cara que promove a guerra e a defende como solução para intervir nos outros países ? Essa aí eu juro que não entendi...

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  2. sem querer polemizar, mas o lula ainda eh o cara, segundo o proprio obama. nem ele mesmo, o obama esperava tal indicaçao.

    ResponderExcluir
  3. Caro Dihelson
    Obama é o presidente da nação mais rica e poderosa do mundo. Precisaria de predicado maior que esse?

    ResponderExcluir
  4. Convenhamos que Obama E o Lula são, ambos, líderes inspiradores que sempre procuram semear em suas palavras a paz. Obama não promove a guerra, ele está agindo, da forma como pode, para tornar os EUA uma nação mais útil ao mundo do que uma nação destrutiva - legado do Bush. O Nobel da Paz é prematuro para Obama porque ele efetivamente não fez muita coisa, talvez queiram motiva-lo a se manter assim, sei la, ou fizeram uma tremenda média. O fato é que as eleições de Obama mobilizaram o mundo todo, e ele inspirava sim, a cada discurso, a postura, serenidade e sabedoria que um verdadeiro líder deve ter, coisa que o Lula, nesse quesito, não foi tão efetivo.

    ResponderExcluir
  5. Obama é um cara muito caro (no duplo sentido).

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.