29 setembro 2009

PARA EMAGRECER EVITE OS VÍCIOS - Por: Izaara Alvarenga


Ei você, caro leitor e leitora! Já pensou ou está pensando em emagrecer? Então agora é hora de relembrar detalhadamente como pretende atingir este objetivo! Vamos falar então a respeito dos vícios de quem quer emagrecer, justamente para que você leitor (a) não cometê-los. Textos que falam sobre dicas para emagrecer se encontram aos montes, mas acho interessante escrever também algo que sirva de alerta quanto àquilo que não se deve fazer quando se quer emagrecer, afinal, algumas atitudes simples podem prejudicar ou até mesmo impedir que o emagrecimento aconteça.

A BALANÇA

Este instrumento deve ser esquecido durante o período de emagrecimento, o ato de se pesar todos os dias causa uma tensão/estresse no organismo, e isso não atua a favor da perda de peso. O ideal é pesar somente nas consultas com o nutricionista, sempre na mesma balança. Caso a curiosidade bata na porta e te leve a pesar, você cara leitora, tenha em mente que no período menstrual ocorre possível inchaço e então elevação de peso, e que durante o dia o peso sofre variação.

FECHAR A BOCA É A SOLUÇÃO

Essa frase é bem famosa, não é? Há quem diga que para emagrecer é só fechar a boca, mero engano! O ideal é emagrecer comendo, ou seja, sem sentir fome, o contrário das dietas milagrosas e que indicam restrições severas demais. Acertar nas calorias e na escolha dos alimentos é sim optar pelo emagrecimento saudável e pela manutenção da saúde.

SEM CARBOIDRATO, SÓ SALADA

Realmente, as saladas são essenciais para o organismo, afinal elas possuem muitas vitaminas e minerais. Mas não devem integrar o plano alimentar sozinhas, para o emagrecimento saudável é necessário ter uma combinação equilibrada de todos os nutrientes, afinal todos eles nas quantidades corretas exercem funções no metabolismo. Assim como o carboidrato, cortar este nutriente é fazer com que o organismo não tenha energia rápida, fazer com que o mesmo forneça energia ao corpo para realizar as atividades diárias. Se você tem receio em consumi-lo, faça com moderação.

MALHAR E NÃO COMER

Muitas pessoas que são adeptas da malhação digamos que ficam com um certo receio de comer depois da atividade física, por pensarem que podem engordar. Uma alimentação bem fracionada e com os nutrientes adequados no pré e no pós exercício é de fundamental importância tanto para quem tem como objetivo a perda de peso e a redução da gordura corporal, quanto para aqueles que pretendem aumentar a massa muscular, reduzir fadiga e melhorar desempenho. Se alimente bem e emagreça com saúde, esta é sem dúvida a melhor dica! Acerte nas dicas e não cometa erros que o levem pelo caminho contrário ao do emagrecimento.

Boa semana!
Izaara Alvarenga
Nutricionista

Sobre a Autora: Izaara Alvarenga

Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, Lavras/MG. Especialista em Exercício Físico, Nutrição e Medicina na Saúde e no esporte, pela UNESP, Botucatu/SP.

2 comentários:

  1. As nutricionistas que me perdoem! Mas se "SALADA" fosse bom, havia restaurantes com rodízio de saladas.

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  2. Bom, Carlos, eu sou fã da Salada. Aqui tenho o hábito de cozinhar legumes apenas no vapor, e um pouquinho de sal. Fica uma delícia, xuxu, beterraba, batata, cenoura, e é sadio.

    Mas melhora ainda mais se for acompanhado de um suculento Bife bem passado...rsrs

    É engraçado como quando a gente não pode comer determinada comida é exatamente essa que dá mais vontade de comer!

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

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