02 agosto 2009

Roberto Burle Marx 100 anos


Criador da linguagem moderna do paisagismo no mundo, Burle Marx é considerado o maior paisagista do século 20. Na década de 1930, ele foi pioneiro ao acrescentar plantas brasileiras em jardins que, até então, só traziam espécies europeias. Sua extensa obra de redesenho da Paisagem está presente em quase todo o Brasil e em algumas da principais cidades do mundo.


Contemporâneo e amigo de Oscar Niemeyer, Burle Marx foi responsável pelo paisagismo de projetos como o aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Eixo Monumental de Brasília. Também é dele o projeto original de paisagismo do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, que não chegou a ser executado completamente. Além disso, tem obras realizadas na Malásia, nos Estados Unidos e na Venezuela, entre outros 17 países. As comemorações dos seus 100 anos de nascimento, se registram no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia, Fortaleza.

  • No Rio de Janeiro Além da primeira edição da Exposição Roberto Burle Marx 100 Anos - A Permanência do Instável, no Paço Imperial Exposição Roberto Burle Marx 100 Anos - A Permanência do Instável, no IMS/ InstitutoMoreira Sales, em sua sede da Gávea, realizará uma extensa programação com exposição fotográfica, debates e lançamento de publicação "Guia dos Jardins de Burle Marx".
  • Em São Paulo A Exposição Roberto Burle Marx 100 Anos - A Permanência do Instável, entre 17/Julho e a 13 de setembro no Museu de Arte Moderna de São Paulo - Parque do Ibirapuera, trata-se de uma retrospectiva que marca o centenário de nascimento de Roberto Burle Marx (1909-1994). A mostra, que já passou pelo Rio de Janeiro, mapeia sua múltipla produção artística, exibindo pinturas, tapeçarias, joias e paisagismos.
  • Em Fortaleza Mais uma edição dos Seminários Colóquios sobre a Paisagem, UNIFOR, em comemoração ao centenáriode nascimento de Roberto Burle Marx, com palestra "Roberto Burle Marx: 100 anos de arte" com Ricardo Marinho(Dia 04/08 Auditório A4 UNIFOR - 18h e 30min), exibição de Video "Eu, Roberto Burle Marx"(06/08 Sala A VIDEOTECA UNIFOR- 19:00h) e visita aos jardins da Sede Administrativa BNB com Arquiteto Marcos Thé(07/08 - 9:00h Av. Paranjana, 5700/ BNB Passaré)

Um comentário:

  1. Uma oportuna homenagem a esse que é um verdadeiro mestre, Burle Marx, e que andava meio esquecido da mídia. 100 anos de muita paixão por aquilo que faz. Um desses homens que se imortalizam por todo um trabalho e sobretudo, talento. Quero evitar ao máximo a palavra gênio, tão desgastada pelo uso, mas aqui melhor não se aplicaria.

    Abraços, querido José Sales.
    Parabéns por trazer esta matéria ao Blog do Crato.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.