16 agosto 2009

Dom Fernando Saburrido toma posse


Era de mudanças em Olinda e Recife

Publicado em 16.08.2009

Com apoio do clero e dos leigos, Dom Fernando Saburido assume a diocese que ganhou fama internacional com dom Helder e foi palco de polêmicas sob o comando de dom José . Depois de 24 anos de um comando centralizador, a Arquidiocese de Olinda e Recife volta a ser administrada por um religioso de linha mais participativa, que gosta de evangelizar com o povo, ouvir opiniões antes de tomar decisões e não se incomoda em lidar com pessoas de ideias divergentes. Dom Antônio Fernando Saburido, 62 anos, monge beneditino, toma posse às 16h de hoje com o desafio de dar unidade à igreja que se fragmentou após a aposentadoria de dom Helder Camara, afastando-se de movimentos sociais, e, ao mesmo tempo, ganhou novas características, como a ascensão de grupos de oração.Embora seja esperança de retomada de uma igreja mais preocupada com problemas sociais que a gestão de dom José Cardoso Sobrinho, o novo arcebispo não tem a pretensão de ser um Helder Camara. “Não esperem que dom Fernando seja um dom Helder. Ele vem para somar e catalizar, mas as mudanças ocorrem a partir de Deus. Não joguem no arcebispo uma responsabilidade que é de todos, não só dele”, analisa o abade do Mosteiro de São Bento, dom Felipe Silva, superior da ordem religiosa de Saburido.

Ele acredita que um novo tempo será iniciado na igreja católica de Pernambuco e que a formação no espírito de São Bento ajudará dom Fernando na missão de conciliar os sentimentos da instituição e do povo. Os monges se dedicam à oração, a ouvir as pessoas, ao silêncio e ao zelo pela Igreja e o evangelho. Pela primeira vez no Estado um representante da ordem assume a diocese metropolitana. Dom Fernando é o oitavo arcebispo desde 1901 e irá comandar 102 paróquias, administrar ainda 82 imóveis e supervisionar irmandades, como a Santa Casa de Misericórdia, comunidades e associações. Padre desde 1983, organizou paróquias em Olinda e participou da gestão de dom José, como bispo auxiliar entre 2000 e 2005, época em que tentou ativar o movimento pastoral e atrair sacerdotes que tinham se afastado das reuniões regulares com a cúpula da igreja. Tem experiência administrativa anterior, no Mosteiro e Colégio de São Bento.

Por: Dr. josé Flávio Vieira

Um comentário:

  1. Fui à Praça do Marco Zero ontem, no Bairro do Recife, onde é mais conhecida por todos como "Recife Antigo",para assistir a primeira missa celebrada pelo nosso novo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando de Saburido. Logo após sua posse na Igreja da Madre de Deus, ele saiu em procissão pelas ruas do Centro Histórico até a praça do Marco Zero, onde um mar de pessoas o aguardava. Estavam lá os Párocos das Igrejas da Região Metropolitana do Recife, Arcebispos de quase todo o Estado de Pernambuco e o nosso Bispo Diocesano do Crato, Dom Fernando Panico, fiquei muito feliz em encontrá-lo aqui,pois tenho muita admiração e simpatia por ele. Então está aqui meu testemunho do que aconteceu ontem a tarde aqui na cidade do Recife, seja bem-vindo Dom Fernando Saburido, estamos de braços abertos para ti!!!!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.