xmlns:fb="http://www.facebook.com/2008/fbml" xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> Várzea Alegre: Lagoa São Raimundo Nonato - Primeira etapa de Obra é Inaugurada | Blog do Crato - O Crato na Internet
.

VÍDEO - SAAEC entrega água preta de péssima qualidade à Vilalta, em Crato. www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense - Clique em Curtir e Adicione a sua Foto !

09 julho 2009

Várzea Alegre: Lagoa São Raimundo Nonato - Primeira etapa de Obra é Inaugurada

Várzea Alegre

Clique para Ampliar

Primeira etapa de urbanização da Lagoa de São Raimundo Nonato, em Várzea Alegre (Foto: Honório Barbosa)

Várzea Alegre. A primeira etapa das obras de urbanização da Lagoa de São Raimundo Nonato, nesta cidade, será inaugurada hoje, às 19 horas. O projeto representa um sonho de década dos moradores, a conservação ambiental do local e a melhoria do seu entorno, além de assinalar o crescimento do município. A solenidade contará com a presença do governador Cid Gomes, do prefeito Zé Hélder, além de outras lideranças políticas da região Centro-Sul.

A obra começou em janeiro de 2008, mas sofreu paralisações em face das fortes chuvas verificadas naquele ano. Foram investidos R$ 2,5 milhões, com contrapartida do município no valor de R$ 561 mil. A Lagoa de São Raimundo Nonato é o ponto referencial de origem da cidade. A expectativa do prefeito e dos moradores é de que o governador reafirme, na inauguração, o compromisso de liberar, até o fim deste ano, recursos para a realização da segunda etapa da obra. O projeto seria retomado em 2010.

No centro da lagoa, foi implantada uma imagem do padroeiro do município, São Raimundo Nonato, que pode ser vista no alto de um marco escultural. Do mirante, há uma bela vista do local. O município prestou uma homenagem ao ex-deputado Otacílio Correia, com uma estátua do político, no lado oeste do lago.

Considerada a obra do século para Várzea Alegre, a urbanização da Lagoa de São Raimundo Nonato, nas margens da rodovia CE – 060 (conhecida Estrada do Algodão), é um desejo antigo dos moradores. Além de permitir o saneamento do lago, o projeto permite mudanças na estrutura urbana, no tráfego de veículos, no acesso ao Bairro Vazante, criação de áreas de lazer cultural, religioso, esportivo e abre possibilidades de loteamento residencial.

O projeto faz parte do Monitoramento de Ações Prioritárias (Mapp) da Infra-Estrutura, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Estado. O projeto é da empresa Novaes Arquitetura e foi executado pela empresa Teixeira Construções. Em sua fase completa, prevê a construção de três quiosques, 14 caramanchões, marco estrutural, estátua de São Raimundo Nonato, museu histórico, quadras esportivas, anfiteatro, plano de paisagismo, deck, um mirante, avenida, pavimentação e piso, além das instalações telefônicas, elétricas, hidráulicas e sanitárias.

Resgate histórico

Para o prefeito, o projeto de infra-estrutura é o maior presente que Várzea Alegre pode receber, já que o município nasceu no entorno do reservatório. “Esse é mais do que um projeto estruturante. É uma obra que resgata a história e a origem do município”.

Séculos passados, a área era denominada de vazante porque era totalmente utilizada para o plantio de arroz. O espaço assinala a origem da cidade, com o núcleo da família Bezerra. Mais tarde receberia a denominação de São Raimundo Nonato. Um dos objetivos da urbanização é a implantação de rede de esgotamento sanitário no local para despoluir a lagoa.

Mais informações:

Prefeitura de Várzea Alegre
(88) 3541.1337


Honório Barbosa
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=652914

0 comentários:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 8 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Outubro ( 2014 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31