20 julho 2009

DENÚNCIA: - Maus Tratos no Transporte Alternativo entre Crato e Juazeiro - Por: Adamo Xenofonte


Escrevo indignado com a estrutura social da cidade do Crato. Passei por uma situação extremamente constrangedora e não sei a quem recorrer. Os habitantes da região do cariri (especificamente Juazeiro e Crato) conhecem uma estrutura alternativa de transportes chamada popularmente de TOPIC’S. Ontem insisti, mais uma vez em fazer uso destes serviços. Estava no Cariri Shopping e antes de entrar no carro perguntei se a rota era direto para a ExpoCrato ou se iriam pelo centro, como eu disse que só iria se fosse pelo centro eles responderam que iriam pelo centro (obviamente, eles sempre são canalhas a este ponto de responder o que o cliente quer). No meio do caminho ele mudou a rota, falei que não ia por lá, mas de forma surpreendente ele mandou-me pegar um ônibus, retruquei informando-o que caso eu estivesse do lado de fora essa afirmativa jamais sairia de seu boca. O cobrador começou a me atacar dizendo que não tinha prometido que horas eu chegaria, mas que iria primeiro pela ExpoCrato, para depois ir me deixar no ponto que eu desejava (para quem conhece a cidade eu queria descer no Hospital Dr. Raimundo, provavelmente ele iria dar a volta, pegar mais passageiros na Praça Cristo Reis e depois de uma longa espera “até lotar” ele me deixariam no ponto desejado).

Pedi pra ele parar o carro e mesmo assim o motorista continuou andando, quando várias pessoas sentiram a mesma dor que eu começaram a falar o motorista parou, desci, paguei a passagem (já estava extremamente insatisfeito) e o cobrador não parava de responder as minhas palavras de indignação, até que ele mandou-me “arrumar o que fazer”... Falei que denunciaria e no auge da impunidade conhecida por todos da cidade o cobrador enfrentou-me e mandou-me ir mesmo anunciando que seu nome era Eduardo (não tenho certeza deste nome porque não posso confiar nas palavras de profissionais irresponsáveis como este) estavam em um carro cuja placa termina em 0645 e tinha a faixa da Cooperativa pintada no lado.

Sou funcionário público, educador, e enfim “arrumei o que fazer”, comecei a procurar contato com a Cooperativa e não encontrei a sede ou representante. Desta forma solicito a população do Crato para cuidar dos seus direitos, no momento que entramos em carros com cobradores como esse (e outros que assim também se posicionam) estamos sujeitos a todo tipo de mentira, destrato e falta de segurança (percebamos o número de acidente com carros de transporte alternativo). O ideal seria que parássemos de usar esses serviços, porém solicito que comecemos a fazer certas exigências junto às Cooperativas e proponho também que, para sermos ouvidos, paremos uma ou duas semanas de andar nestes carros. Façamos greve falando: “Não! Eu não ando de TOPIC!”.

Uma semana sem faturar o que eles recebem, uma semana sem falarem mal com o passageiro, uma semana de envolvimento social. Apenas uma semana poderá mudar esta realidade. Temos duas linhas de ônibus que estão definhando por conta destes transportes alternativos, por culpa nossa. Envio este documento para que possamos refletir sobre o nosso deslocamento intermunicipal dentro do cariri.

--
Adamo Xenofonte
Professor Coordenador do Laboratório Educativo de Informática
Escola SESI - Hermenegildo de Brito Firmeza
blog: quartodereboco.blogspot.com

Nota do Blog do Crato: Professor Adamo, deveria ter pego a placa dessa Topic a fim de encaminharmos melhor às autoridades. Peço a todas as pessoas que forem maltratadas pelos topiqueiros ou por aqueles que se propõe a prestar serviços à população, que anotem os dados, nomes, locais, o máximo de informações. A população não pode ficar à mercê de meia dúzia de canalhas que pelos maus tratos ao povo, acaba por fazer recair a sujeira em cima de toda uma classe de bons trabalhadores. De qualquer forma, fica aqui o registro e a nossa indignação contra esses malfeitores.

Foto Ilustrativa: Nivaldo Soares

7 comentários:

  1. E o pior disso tudo é que há no ar uma probabilidade de termos uma empresa de ônibus a menos entre as duas cidades. Depender somente de uma empresa de ônibus e de alguns "topiqueiros" que lançam mão da truculência é dose.

    ResponderExcluir
  2. È uma pena a bagunça que impera nesse mundo informal. Todos tem direito ao trabalho, mas não se pode tratar as pessoas com descaso.
    Infelizmente é assim. E muita gente acha normal.
    O pior é que esse desrespeito acontece em muitos outros serviços.

    ResponderExcluir
  3. placa era HXN 0465. Eu estava lá e ouvi o cobrador indulgentemente mandar a gente arrumar o que fazer e ainda gritar comigo...

    ResponderExcluir
  4. Além desses mal-tratos com os passageiros também tem imperado o derespeito as leis de trânsitos por muitos desses "topiqueiros" irresponsáveis.

    Há duas semanas, vindo do centro do Juazeiro ao centro do Crato, não menos de três vezes tive que parar o carro por conta de que esses motoristas param as suas topiques praticamente no meio da rua para descer ou subir passageiros.

    Pensei que tivesse sido coincidência, mas ouvi inúmeras pessoas fazerem a mesma reclamação.

    ResponderExcluir
  5. Realizei uma consulta no detran com a referida placa e veio o de uma moto Yamaha, acho que tem alguma letra ou número errado! =/ Alguém por favor tente consultar no site do detran também.

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Meus amigos:
    Não é de hoje que fatos como o comentado a este respeito, é visto por muitas pessôas que usam a famosa (TOPIC) para se deslocar entre as cidades de Crato a Juázeiro.
    Faço uso de Moto entre estas cidades.
    Reconheço que existem alguns Motoqueiros que desrespeitam as regras do transito,mas tambem a falta de respeito de alguns Topiqueiros chegam ao extremo.
    Digo de sã conciencia,se me ofertarem passgens gratis em Topic durante todo o que me resta da minha vida agradeço.
    Obs: Já presenciei há algum tempo atrás Topiqueiro ingerindo bebida usando a propia farda.
    Tenho dito...

    ResponderExcluir
  7. Agradeço o apoio de todos.
    Primeiro esclareço que a placa era HXN 0645 (e não 0465 como Adriana tinha colocado).
    Obrigado Darlan por ter lembrado, todos tem direito ao trabalho, inclusive de transporte alternativo, desde que haja respeito e dignidade no que faz. Os outros serviços passam pelo mesmo desgaste e nós quanto civis é podemos alterar essa prática de maus tratos aos clientes.

    Obrigado a todos e forte abraço!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.