25 junho 2009

Seminário de Economia Solidária e Desenvolvimento Regional Sustentável
Por Cleudes Pessoa e Amadeu de Freitas


A economia solidária vem se constituindo como estratégica de resistência e luta social contra o desemprego e a pobreza, apontando perspectivas de desenvolvimento local por meio da organização do trabalho coletivo (atividades associativas e autogestionárias, cooperativas e redes), colocando-se como uma alternativa à organização social e econômica capitalista por inverter a lógica de exploração da relação capital-trabalho.
A criação de uma Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES - MTE) no Governo Lula foi fruto desse processo de construção. Também é resultado do mesmo processo a criação do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), que se constituí hoje no principal espaço de aglutinação dos vários setores que no Brasil atuam na economia solidária (empreendimentos, ONGs, OSCIPs, gestores públicos, movimento sindical, universidades e outros). No Ceará, a Economia Solidária é uma realidade tendo como referência a atuação da Rede Cearense de Sócio Economia Solidária (RCSES) e experiências exitosas como a de bancos comunitários.

É importante destacar neste campo o papel dos parlamentares, seja nas Câmaras Municipais ou na Câmara Federal. Um exemplo foi a criação da Frente Nacional Parlamentar de Apoio a Economia Solidária coordenada pelo Deputado Federal Eudes Xavier (PT), como também a proposição da Lei Municipal em Fortaleza e a Lei Geral (Nacional) de Apoio e Fomento a Economia Solidária, por se configurar um caráter público para o fortalecimento da Economia Solidária.

Nos últimos anos muitos avanços foram dados na capacitação, produção, comercialização e finanças solidárias nos marcos da economia solidária. Atualmente existem no Brasil vários entes governamentais executando um conjunto de políticas púbicas de apoio a Economia Solidária (em âmbito federal, estadual e municipal), o que constitui um caráter inovador, e que, também, aos poucos tem se tornado referência para a América Latina. Pela força política e institucional que a economia solidária ganhou, os mandatos parlamentares da Vereadora Mara (PT) no Município do Crato e do Deputado Federal Eudes Xavier promovem o I Seminário de Economia Solidária na Região do Cariri, com o objetivo de estimular a organização de empreendimentos populares solidários visando a geração de trabalho e renda de forma autogestionária. O público são trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, estudantes, organizações comunitárias, cooperativas, sindicatos e curiosos.

Data: 27/06/2009
Local: Cine Teatro Municipal do Crato
Horário: 9 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.