27 junho 2009

MATEMATICANDO.COM Dr Valdetário.

Esta é a quarta vez que este desafio é postado e, até agora ninguém apresentou a solução. Estou postando mais uma vez apenas para que o mesmo “circule” por mais um fim de semana. Na próxima terça-feira, 30.07.09, estarei publicando a resposta.



MATEMATICANDO – Os Três Discos Brancos.
Consta que um professor de Matemática tinha três alunos geniais. O mestre necessitava preparar melhor um deles para substituí-lo durante dois anos enquanto o professor faria um curso no exterior. Para definir quem seria o substituto o professor chamou os três alunos e contou do seu propósito. Combinou então que lançaria um desafio aos três e aquele que primeiro achasse a resposta ocuparia a vaga. O sonho dos três alunos era exatamente um dia sentar-se na cadeira do mestre. O professor pegou então uma caixa que continha vários discos brancos e vários discos pretos e mostrou aos três alunos, depois, propositadamente, retirou da caixa três discos brancos e colou um nas costas de cada estudante. Em seguida colocou o três alunos numa sala de forma que cada um via os discos dos ouros dois mas não tinha como ver o seu próprio disco. Eles podiam andar livremente pela sala. Nesta sala não havia espelho ou algo que o substituísse. O professor disse-lhes então: “Eu, aleatoriamente, retirei três discos daquela caixa e preguei um em cada um de vocês, vence o desafio quem descobrir a cor do seu disco”. Disse isso e saiu. Um bom tempo depois um dos alunos chamou o professor e disse: “Professor! O meu disco é branco”. Vencendo o desafio. Qual foi o raciocínio desenvolvido por este aluno? Ficarei no aguardo das suas respostas. Um grande abraço. Valdetário.

Um comentário:

  1. Os Três Discos Brancos – Resposta.

    Apenas para facilitar a compreensão do raciocínio, denominaremos os três estudantes por José, Pedro e João. Imaginemos que o José é o mais esperto deles, portanto o vencedor do desafio. José pensou assim: como estou vendo um disco branco no Pedro e outro no João, se nós fôssemos convocados a levantar a mão caso estivéssemos vendo, pelo menos, um disco branco, todos nós levantaríamos a mão. Diante disso, caso o Pedro ou o João avistassem um disco preto nas costas do José estes logo concluiriam que os seus discos eram brancos, assim, como nem Pedro nem o João se pronunciou, José concluiu que o seu disco só poderia ser branco.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.