12 junho 2009

Corpus Christi, os ladrões agindo, governador descansando e a polícia inerte - Por: Tiago Viana

Dou um tempo na terceira pessoa, e agora escrevo em primeira. Acabo de presenciar um terrível “mini-arrastão”, ao meio dia, em um dos cruzamentos da Via Expressa na bela capital cearense que receberá a Copa do Mundo de 2014. Assaltos existem todos os dias, passividade da polícia também. Sinal fechado, vagabundos vitimados pela vagabundagem governamental agindo livremente. A quebrar violentamente o vidro de dois veículos, a machucar violentamente o rosto de um dos passageiros, e deixar todo mundo em pânico, que assim como eu tiveram que avançar o sinal, em tempo de causar uma tragédia maior, para se livrar dos vagabundos tatuados, crias dos vagabundos engravatados. Cinco veículos (dois vitimas dos assaltantes e os outros perplexos pela agilidade dos meliantes) pararam após o avanço de sinal numa rua próxima. O Ronda? Nem sinal. Polícia normal? Nada. Gate? Risos. Nenhuma sombra de Hilluzinha para fazer medo, provocar a sensação de segurança ou tentar ir atrás dos vagabunduzinhos que agem na Via Expressa em pleno meio do dia. Após as a agressão morais e físicas os aprendizes da vagabundagem adquirida saíram armados em disparada a beira da linha do trem, adentrando a uma favela (prontos para a próxima ação).

As vítimas ficaram ao relento, desamparadas, ainda pavorosas, no susto da terrível surpresa, contabilizando os prejuízos, e sem acreditar que ainda estavam vivos. Eram turistas que acabavam de voltar da Praia do Futuro seguindo para um hotel na Beira mar.
Vi que apesar do susto, e de uma das vítimas terem ficado ferido (pelo soco do assaltante ao vidro do carro, que atingiu de cheio a cabeça de um dos passageiros) não era muito grave. Liguei então para a eficiente Polícia cidadã que anda nos carros luxuosos, e segui minha rota. Após quinze minutos passo outra vez pelo local do assalto (via expressa). E no cruzamento vejo agora duas motos da polícia, e dois policiais. Resolvo dar a volta para falar com eles e sentir o drama. Comunico do ocorrido aos policiais, a resposta dos dois oficiais: “é isso ai todo dia acontece aqui”... ...”foi ai que o delegado matou um”... ...”quando a copa do mundo chegar isso se resolverá”. Nenhum movimento, tudo era absolutamente normal. Nada dos policiais saírem para pelo menos fazer uma varredura nas proximidades para procurar os quatro suspeitos. Disse a eles que reconheceria dois (dos quatros vagabundos em ação). Inertes para não criar trabalho para eles. Não sei se na hora do assalto era o horário dos dois policiais motorizados.
A Copa do Mundo esta influenciando até na desculpa para que os policiais não façam seu serviço correto. Saiu da conversa com os homens da Lei frustrado pelo poder da vagabundagem atrelada a todos os lados. De cima com a incompetência do Governador, a passar na coragem ousada dos vagabundos das ruas, e parar bem na conveniência dos policias que só querem ficar sentados em cima de suas motos.

Resolvo passar ao longo da Avenida Via Expressa (aproximadamente 500m do ponto do semáforo onde aconteceu o assalto, e onde agora estavam os dois policiais de moto). O que vejo? O vagabundo mor ainda sem blusa, e sua tatuagem no músculo do braço direito falando despreocupadamente ao celular (seria de uma das suas vitimas?) a beira da linha do trilho, ao lado da Via Expressa. Não acreditei quando vi. Primeiro pela tranqüilidade do assaltante, segundo pela vagabundagem da polícia que fica por isso mesmo, afinal de contas “isso acontece todos os dias”... ...”quando a copa do mundo chegar isso se resolverá”. O ruim é que até se criar respeito com a vida milhares de motoristas, e passageiros, nos cruzamentos de Fortaleza, milhares poderão perder a vida pela culpa ampla da vagabundagem em várias esferas de responsabilidades.
O que falta para aquela área ficar segura? Vergonha na cara dos governantes? Vergonha na cara de pau dos vagabundos meliantes? Honra e respeito dos funcionários públicos que prestam serviço de segurança a população? Mas, quando a Copa chegar tudo se resolverá! Ache bom ou ache ruim, não sei quem é mais malandro o Governo, os policiais ou os assaltantes, é isto!

Por: Tiago Viana, do Blog: Rastreadores de Impurezas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.