12 junho 2009

Carta aberta ao Diretor do Jornal do Cariri, e Blog do Tarso, Sr. Tarso Araújo.


Usar o que as pessoas dizem em proveito próprio é Inadmissível !


Venho por meio desta, exigir a retirada COMPLETA e IMEDIATA do seu site "Blog do Tarso", de todas as colocações feitas por mim, informações, no artigo da minha autoria, sobre a poluição sonora em Crato, que foram roubados infamemente do site "Blog do Crato" e usadas ao Bel prazer para sua própria deturpação, por Tarso Araújo, servindo-se destas a interesses escusos para me usar como instrumento para atacar a administração do Crato, usando-se daquilo que eu escrevi como arma para seus ataques no artigo "Crato: controle da poluição sonora deve ser feita de forma democrática". Sinto-me ultrajado, ao ver meus escritos deturpados em conclusões, do seu editor, e usados no "Blog do Tarso", sem a minha consulta prévia e sem a mínima e devida autorização.

Jamais concedi qualquer autorização para uso, cópia, reprodução, e nem concedo, a quem possa se utilizar de meios tão baixos e mesquinhos, como usar o que as pessoas dizem, para atacar a administração da qual eu faço parte como assessor de imprensa, utilizando-se das minhas próprias palavras para servir de mais um artigo nos seus ataques nefastos.

Creio que já está bem claro para o povo Cratense e Cearense, e mais uma vez, agora comprovadas pelo que ora denuncio, destas práticas hediondas, bizarras, e da malícia característica que rege a conduta daqueles que se dizem "jornalistas" ( ainda que sem carteira ), editores do Blog do Tarso ( e também do Jornal do cariri ), pelo fato de que embora o Blog do Crato exista há 4 anos, e periodicamente temos realizado reportagens sobre a administração do Crato, contendo inúmeras entrevistas e reportagens, ora elogiosas, ora de críticas, e tanto mais agora ,que tenho mais acesso à informação, NUNCA este chamado "Blog do TARSO" publicou qualquer linha sequer de artigos em que elogio as boas coisas da administração, e aproveitando qualquer reportagem que realizei ( e que foram muitas ), em que eu louve a administração atual. Mas na primeira crítica realizada por mim, o Blog do TARSO, se arvora logo em publicar ( e ainda mais, sem autorização, e tirando suas próprias conclusões em cima do que eu falei.

Não preciso de Tradutor não! ( Se eu quisesse tradutor, eu pagaria por um, e não seriam vocês ), para juntar ao seu arsenal de ladainhas por haverem sido excluídos da administração Samuel Araripe, e este nem sequer lhes concede mais entrevistas, devido às divergências sobre o que se diz.

O prefeito Samuel Araripe tem sido um homem que posso chamar de DEMOCRATA, amigo da liberdade em todos os sentidos, pois um dos pré-requisitos para que eu aceitasse o convite que me foi feito por ele, ao assumir a Assessoria de Imprensa, foi que nosso Blog do Crato teria uma atuação totalmente independente, e ficássemos inteiramente à vontade para criticar qualquer setor da administração, se achássemos conveniente, o que o próprio Samuel disse-me prontamente: "Dihelson, a sua atuação no Blog do Crato precisa manter total independência de nós. Não quero de forma nenhuma atrapalhar os trabalhos do seu site". E assim, temos exercido nossa liberdade em criticar qualquer setor da administração. Nunca fui procurado por esse ou aquele, para pedir que eu não reclamasse de algo, nem deixasse de publicar coisa alguma, o que eu também não teria feito, pois não existe preço para a verdade. Não se trocam míseros trocados mensais pelo preço de se falar a verdade, como alguns das práticas nefastas desejam realizar. Portanto, critico sim, mas dentro das normas de educação e de convivência, como fazemos periodicamente, sempre que encontramos algo que merece ser criticado. Todos os secretários de administração são meus amigos, como exemplo claro, o Dr. Nivaldo Soares, em quem fiz crítica recente na minha reportagem. Mas nem por isso o taxei de "incompetente", nem decretei "FALÊNCIA ALGUMA" como escreve o editor do Blog do Tarso, tentando miseravelmente deturpar o que eu disse, em razão de uma birra que ele mantém com o atual gestor. Diz ele na sua edição e reconstrução do meu texto, que eu "Como uma pessoa do governo, com livre trânsito nas várias esferas de poder e conhecimento do assunto, Dihelson exemplificou e mostrou claramente a incompetência da gestão municipal e de outras autoridades..." dentre outras coisas. Tarso, tenta elogiar meu texto, colocando-se do meu lado, e ao mesmo tempo, como se, em luta contra a atual administração, para me usar como seu instrumento sórdido. Cai fora, Jacaré !!! Grande Tarso Araújo, tenho grande admiração pelo seu trabalho como jornalista experiente e atualizado que é, e suas outras reportagens, além da linguagem, mas isso aí foi deveras apelativo, e nunca esperei que você viesse a tentar usar seu próprio amigo dessa forma. Convenhamos, meu amigo. Isso não se faz !

Não demonstrei NADA de clara incompetência no texto, isso aí é a conclusão maliciosa e o VENENO dele ( do editor ), que se utiliza do princípio da MÁ FÉ, para expor um pensamento que ele tem em relação à gestão Samuel Araripe, ( E isso ele tem todo o direito de pensar, contanto que não use as pessoas ), se aproveitando das palavras dos outros, por não ter coragem de assumir o que diz e o que pensa! Pois quem tem coragem de dizer o que pensa, não precisa usar, nem distorcer o que os outros dizem para atingir seus objetivos.

Meus caros, ou Meu Caro Tarso,

01 - Porque vocês não publicam por exemplo, o artigo que fiz sobre a primeira-dama se engajar na luta contra a poluição sonora ? Porque não publicam nada de bom da administração Samuel Araripe ? tantos releases que te envio todo dia ?

02 - Porque vocês não publicam as longas entrevistas que mantive com o secretário Nivaldo Soares sobre a despoluição e os grandes benefícios que ele tem conseguido com a despoluição visual ?

03 - Porque vocês não retransmitem as inúmeras entrevistas que já fiz com o prefeito Samuel Araripe, na íntegra ?

04 - Porque vocês não publicam as entrevistas que já realizei com a secretária Danielle Esmeraldo, com o Secretário George Macário, com Joatan, e com vários outros?

Sabe porque ? Porque não é do seu interesse! Porque a boa visibilidade da administração Samuel Araripe não lhes interessa! Vocês só querem prejudicar a gestão atual. Esse é o interesse de vocês para tentar atingir seus objetivos. Desde quando ele não assinou E NEM HÁ DE ASSINAR qualquer contrato com o também Jornal do Cariri, é alvo de críticas semanais.

Como por exemplo, essas matérias sensacionalistas que o editor Tarso Araújo, publica "Crato e Abaiara serão fiscalizados pelo TCM ." Porque isso SIM, é do seu interesse... MALHAR! !! mas as coisas boas que a administração tem feito, ele não tem a menor intenção em publicar, a não ser que se pague para publicar, é ? Portanto, por esse tipo de atitude, não estranhe, amigo Tarso, que NINGUÉM da administração queira lhes conceder entrevistas, como fazem atualmente, se vocês mesmos não fazem por merecer ?? Este comentário eu já ouvi de várias pessoas. Ninguém na administração tinha absolutamente nada contra você. Mas parece que você está cavando, meu caro!

Afinal, quanto é que querem para publicar coisas verdadeiras sobre a administração ? A que preço está a VERDADE para vocês ?

01 - Talvez vocês queiram o pacote básico, em que fingem-se de mortos, nem atacam, nem defendem...
02 - talvez vocês queiram o pacote PLUS, onde fazem uns raros elogios e algumas poucas críticas.
03 - talvez vocês queiram o pacote PREMIUM, onde toda semana poderiam fazer elogios até sobre o que estiver errado
04 - Ou talvez vocês queiram o pacote MEGA PLUS PREMIUM PLUS, em que botariam a mão no chão para o prefeito não cuspir no piso ?


Seu Jornalismo tendencioso pode até enganar alguns dessa cidade, que não conhecem a verdade dos fatos, e vocês podem até usar outros ingênuos para tentar dizer aquilo que vocês não tem coragem de dizer na cara, usando-se de subterfúgios e de declarações DOS OUTROS, usando-se da sua má fé característica. Como tentaram aí fazer com meu artigo sem minha autorização. Mas agora vocês encontraram um cara que não tem medo de vocês não, que diz o que tem que ser dito, e que não fica se borrando nas calças com medo do seu "jornalismo" tendencioso, que é na verdade, uma colcha de retalhos das informações postadas nos Blogs do Cariri, do Ceará, dos nossos amigos na Internet, com apropriação indébita de diversos artigos que publicamos, com muito esforço, como o do colega Beto Fernandes, que redige, mesmo, e que está furioso com você, TARSO, também, pelo mesmo motivo, e até de foto da minha autoria já foi publicada em seu Jornal, e de inúmeras pessoas em que são usadas fotos sem dar o devido crédito. Jornal que é Jornal de verdade, quando publica uma matéria, coloca os créditos de quem publicou, ou a agência de notícias de onde retirou aquela informação, bem como coloca os créditos das fotos. Não vejo isso e ninguém vê isso no seu jornal, prova é que já tive fotos minhas publicadas sem o menor crédito. Isso é o que eu chamo de uma lástima de jornalismo! É esse o jornalismo que o grande tarso Araújo sonhava em fazer? pelo que conheci há cerca de 1 ano, não era essa a imagem que tinha de você, pelo contrário, era de uma pessoa idônea, de um cidadão de bem.

Portanto, para finalizar, desde que meu artigo foi USADO para outros fins, e sem que eu tenha tido qualquer conhecimento prévio, nem dado o consentimento necessário, e ainda por cima, deturpado para tirar conclusões do editor sobre o que escrevi, a fim de atacar pessoas da minha mais alta estima e consideração, é que venho por meio desta, solicitar a retirada imediata e completa de todas as informações, texto, e opiniões de editor acrescentadas sobre o meu artigo. original. Como disse, usado de muita má fé, para servir unicamente aos interesses maquiavélicos. Um homem honrdo nunca deveria fazer uma coisa dessas.

E lembrem-se: Da próxima vez em que forem publicar algo que não lhes pertence, consultem primeiro se o autor autoriza a sua reprodução, se o autor autoriza o uso de fotos, se o autor permite a mudança, ou adulteração do texto. Jornalismo é para ser exercido com seriedade, e mesmo sem a carteira de jornalista de uma universidade, espera-se que as pessoas que tratam da informação, possam ter a mínima qualidade necessária para se lidar com a palavra: Que eles tenham sobretudo, Caráter e Profissionalismo, o que deveria ser esperado por gente que se diz tão experiente no assunto...

Após a publicação dessa resposta que ora lhe escrevo, e que deve ficar exposta em seu site como minha resposta à sua infame reportagem, solicito que sejam retirados do seu site, no prazo de 48 horas a partir de agora, data de publicação, o meu artigo original em sua matéria sobre a poluição sonora, que foi usado sem autorização, e logo após isso, quero de antemão, declarar publicamente, que INFELIZMENTE, ( mesmo a contragosto, pela consideração que ainda nutria pelo Tarso Araújo ), após a data de hoje, 12 de junho de 2009, para "O BLOG DO TARSO, JORNAL DO CARIRI, CARIRI AGORA, e todo e qualquer site ligado à rede a que pertencem "Tarso Araújo, e seus colegas de jornal", a nível local e nacional, eu, Dihelson Mendonça, proíbo até data posterior, a veiculação de qualquer material, informação, trecho de artigo, artigo da minha autoria, presente, passado e futuro, publicado por mim, e por qualquer outro membro no "Blog do Crato", e de qualquer outro site da minha autoria, edição minha, como outros 30 Blogs em que dou assistência, e mesmo artigos meus, mensagens, reproduzidos em sites da internet, jornais, e qualquer outro veículo de comunicação, em que não foi pedida a minha autorização, bem como fotos, e todo tipo de conteúdo nosso.

Quando se precisa de um artigo, deve-se pedir antes. Solicitem, que poderei ver caso a caso.

Mas por favor, não tentem me meter nem me usar nas suas perpetrações Sórdidas!

E Isso vale para todos os Sites também da Internet.

Reproduções, somente mediante Autorização. Os violadores destas determinações, serão processados judicialmente até as últimas consequências legais, nas formas previstas nas Leis de direitos autorais e de Propriedade Intelectual. A apropriação indébita de artigos de terceiros, bem como de fotos e outros produtos, caracteriza roubo intelectual, também considerado crime, passível de inúmeras penas previstas em lei. E contra jornalistas inescrupulosos, a única e melhor arma do cidadão ainda é a LEI, de estou totalmente e firmemente disposto a acionar, se for preciso. Lamentavelmente.

Crato, 12 de Junho de 2009
Dihelson Mendonça
Imagem ilustrativa - fonte - : http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br

2 comentários:

  1. Está resolvido o problema. É inútil gastar palavras para comprar arrependimento.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. O Sr. Tarso Araújo respondeu aos nossos questionamentos, e retirou a mensagem por ele postada no seu Blog em que fazia uso de trechos da minha matéria.

    Quem quiser ler as suas respostas, visite o site BLOG DO TARSO:

    http://tarsoaraujo.blogspot.com/

    Que contém o desfecho das respostas de um e de outro.
    Não postaremos aqui no Blog do Crato as matérias já veiculadas num e noutro Blog a fim de não gerar mais polêmica. A questão já foi resolvida, e dou por encerrada, com a retirada da matéria anterior.

    É importante que qualquer meio de comunicação, ao usar matérias, fotos e reportagens de outros sites, sempre cite as fontes originais, em respeito aos proprietários das matérias.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir