05 maio 2009

SÓ NO CRATO MESMO - Por: Wilton Dedê

A música, principalmente a música clássica, sempre foi atribuída ao academicismo, sempre voltada ao aprendizado daqueles que afortunadamente frequeentaram as cadeiras dos conservatórios. Saídos destes estabelecimentos voltados ao ensino da música a partir da teoria, os novos músicos recheam orquestras que, na maioria das vezes, executam músicas clássicas para deleite dos “Eruditos”.

A cidade de Crato, por duas vezes, protagonizou a quebra desse paradigma.

Primeiro pela orquestra formada por camponeses - leia-se, Orquestra Padre Davi Moreira, da Sociedade Lírica do Belmonte. Já se vão mais de quatro décadas que o Padre Ágio Augusto Moreira, acreditando num sonho, fundou esta “Sociedade”, que abriga uma orquestra com quase setenta componentes, todos camponeses, que se dão à execução de música clássica dentro do padrão de qualquer conservatório.

Na sexta feira, dia 3 de abril, tive o prazer de presenciar e me emocionar com mais uma proeza dos cratenses. A BANDA CABAÇAL DOS IRMÃOS ANICETOS protagonizou um dos mais belos espetáculos musicais já vistos por estas terras.

No Teatro José de Alencar, a Banda Cabaçal se apresentou junto com a Orquestra de Câmera Eleazar de Carvalho e, juntos, executaram músicas compostas pelos próprios integrantes da Banda Cabaçal.

Na oportunidade foi lançado um DVD do referido show que inicia com uma apresentação dos Irmãos Anicetos, e em seguida entra a Orquestra para completar um quadro impar, incomum e perfeito de brasilidade e nordestinidade. Trabalho semelhante, no nordeste, só presenciei em Recife como resultado de um trabalho implementado por Ariano Suassuna quando foi Secretário de Cultura daquele Estado.

Confesso a vocês que não contive a minha emoção. Como tantos outros presentes chorei...de alegria. Tenho certeza de que o desafio foi muito grande para o Maestro uma vez que, para os teóricos da música, são dois extremos que, num golpe de lucidez, se encontram.

A cidade do Crato mais uma vez está de parabéns. São coisas que nos orgulham.

SÓ NO CRATO MESMO
WILTON DEDÊ


2 comentários:

  1. É isso aí Dêde. O Crato, apesar de ser uma cidade do interior distante de sua capital, com toda dificuldade financeira que a cultura local enfrenta, sempre vem se destacando nos meios de comunicação do país com sua diversidade cultural e intelectual. Só quem tem sensibilidade para entender de como é rica nossa cultura, se derrete em lágrimas de satisfação. Abraço Dêde.

    Sim! os Irmãos Aniceto estarão no canal brasil as 20:00 horas da próxima quiinta-feira no som da rural. Programa apresenta por Rogêr de Renór, gravado no Crato no início de abril. Vale conferir.

    ResponderExcluir
  2. Beleza Calazans! É bom lembrar a todos pra se ligarem mesmo no Canal Brasil nesta quinta-feira, 7 de maio, às 20:00 horas.
    Foi um prazer dividir alguns momentos bacanas com você nesse feriadão. E aquela fantástica chuva curtida lá do restaurante "Recanto da Serra", inesquecível!
    Forte abraço amigo.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.