19 fevereiro 2009


19-02-2009
Prefeitura do Crato lança hoje grande Campanha de combate à dengue

Com o tema 'O Combate à Dengue Começa em Casa', será iniciada a partir das 8 horas de hoje, uma grande campanha de prevenção e combate da dengue no município do Crato, que nos últimos anos vem reduzindo os índices da doença consideravelmente. Os registros nas Secretarias de Saúde do Município e Estado são exemplo desse esforço empreendido pela Secretaria de Saúde nos últimos anos. Segundo dados da Saúde do Crato, este ano não foi confirmado nem um caso da doença. 19 foram notificados e encaminhados para exames em Fortaleza. Segundo a Secretária de Saúde do Município, se trabalha com uma perspectiva otimista em relação à redução dos índices, mas é importante a população colaborar e se manter alerta, principalmente durante o período de chuvas. A campanha contará com uma grande mobilização no Centro da cidade com estudantes, agentes de endemias, técnicos da saúde e a população, com a participação da Banda de Música do Crato. Tendas serão instaladas na praça Siqueira Campos, no intuito de se realizar orientações e amostragens do mosquito para o conhecimento da população. O trabalho de combate ao Aedes aegypti tem sido permanente no município, tanto que as estatísticas têm comprovado o resultado do trabalho, acompanhado de forma efetiva pela Secretária de Saúde, Nizete Tavares, e pelo prefeito Samuel Araripe, que solicita o apoio efetivo da sociedade para juntos, poder público e população, se vencer essa batalha contra o mosquito da dengue. A campanha, segundo a secretária de Saúde, tem como base as estatísticas colhidas no ano passado, em que 65 por cento dos focos foram encontrados em tanques, tambores, potes, filtros e tinas e outros depósitos nas residências. O trabalho da Secretaria envolve uma atividade intensificada, principalmente nas áreas de maior incidência, com distribuição de toucas para potes e cobertas para caixas de água, dentre outros meios de prevenção adotados. É importante salientar o trabalho educativo desenvolvido em todo o município, por meio da Mobilização Social.

Prefeito Samuel Araripe decreta ponto facultativo nos dias 23 e 25

O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, assinou decreto determinando ponto facultativo nos dias 23 e 25 de fevereiro, na próxima segunda-feira de carnaval e quarta-feira de cinzas, respectivamente, considerando o feriado nacional, do dia 24, na terça-feira. Com isso, haverá interrupção das atividades normais, ocasionadas pelo feriado, no dia anterior e posterior. A medida leva em consideração o princípio da economicidade, com a redução de gastos inerentes a atividade administrativa. Os servidores lotados em serviços essenciais, como o fornecimento de água, atendimento médico-hospitalar de urgência, e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), continuam suas atividades normais.

Ultimados preparativos do "Carnaval Crato amado da folia e da alegria"

Estão sendo ultimados os preparativos para o Carnaval 2009 no município do Crato, com uma larga programação que se estende nos cinco dias de folia momina. Este ano o tema escolhido para os festejos carnavalescos foi "Carnaval Crato amado da folia e da alegria". O Bloco das Virgens abre a festa na tarde de amanhã, com concentração de foliões a partir das 15 horas do Bloco das Virgens, de frente a antiga Eventus. O maior bloco do interior do estado se desloca pelas ruas da cidade a partir das 16 horas, seguindo pelo centro da até a quadre Bicentenária, seguindo este ano pela Avenida Pericentral até a Duque de Caxias com encerramento no Centro Cultural do Araripe. A partir da rua Dr. João Pessoa, no centro comercial, não será permitido o trânsito de veículos. Todos os foliões, por medida de segurança, seguirão a pé atrás do trio elétrico. São mais de 15 mil foliões no Bloco das Virgens, uma brincadeira de amigos, que se tornou uma grande festa de domínio público. A intervenção do poder público na festa se tornou essencial pela grande multidão que se forma nas ruas. A secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, esteve reunida com órgãos de segurança, a exemplo da Guarda Municipal, Demutran, Polícia Militar e corpo de Bombeiros, no sentido de esquematizar junto a esses órgãos o trabalho que será desenvolvido durante o carnaval no Crato, para que tudo transcorra num clima de normalidade. Uma ambulância estará à disposição da população.

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização durante o carnaval

Desde o último dia 10, vem sendo realizado em Crato um vasto trabalho de fiscalização, com inspeções sanitárias por parte da Secretaria de Saúde, através da Unidade de Vigilância Sanitária, em hotéis, motéis, pousadas, clubes, chalés, balneários e congêneres. Nesses locais está sendo observada prioritariamente a higiene sanitária, além da renovação dos alvarás sanitários desses estabelecimentos. Em todos os clubes do Crato, durante os bailes, a equipe técnica da Secretaria de Saúde estará presente verificando as condições de funcionamento. Também será distribuído material como hipoclorito de sódio, toucas, luvas, cartazes informativos e panfletos. Além disso, a campanha contra a Aids e doenças sexualmente transmissíveis será efetivada, com distribuição de material informativo e camisinhas. Mais de sessenta barraqueiros estarão instalados no Centro Cultural do Araripe. O trabalho da Vigilância também se estenderá no local, com orientações e distribuição de material para manipulação de alimentos. Em todos os dias de carnaval estará presente no Cento Cultural uma equipe de apoio à saúde, das 17 horas às 24 horas. Serão seis fiscais sanitários atuando, uma viatura e um motorista, duas auxiliares de enfermagem e uma ambulância.

Campanha previne venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes

Uma equipe da Secretaria de Ação Social do Crato, esteve, durante a manhã de ontem, realizando blitze nos bairros e centro da cidade, no intuito de levar a mensagem "Celebrar a vida para não chorar depois". O tema faz parte de uma campanha preventiva desencadeada pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Pela manhã, a equipe esteve fazendo abordagens aos condutores, na praça da Sé, e colocando adesivos nos veículos com a mensagem-tema. O trabalho visa combater a comercialização de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, sensibilizando a população para o problema. É importante lembrar que é proibido por lei a venda de cigarros e bebidas para pessoas com idade inferior a 18 anos. Ontem, aconteceu a culminância da campanha, iniciada no último dia 11.

Declaração de parentesco para servidores em cargos comissionados e gratificados

De acordo com a Súmula vinculante nº 13, do Superior Tribunal Federal (STF), que disciplina o exercício de cargos, por parte de parentes de gestores, no âmbito da administração pública, a Secretaria de Administração do Município do Crato e Procuradoria do Município, estão realizando um trabalho para obter declarações de relação de parentesco junto aos servidores em cargos de comissão ou gratificados. O trabalho tem como base o perecer da Procuradoria Geral da República. O secretário de Administração, Christiano Siebra, no intuito de obter as declarações, editou ordem de serviço, em que é apresentado um questionário para ser respondido pelo funcionário e entregue até o próximo dia 20 junto ao Departamento Pessoal da Prefeitura. O objetivo é detectar os parentescos dentro da administração. A declaração estará disponível para ser preenchida no site da Prefeitura do Crato.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.