14 janeiro 2009

Recuperação de imagens sacras deve ser iniciada ainda este mês


A Secretaria de Cultura do Crato fará a restauração de 14 imagens sacras, dois oratórios um sacrário do Museu Histórico do Crato. O trabalho deverá ser iniciado ainda este mês e terá à frente a restauradora italiana, Gabriella Federico, autora do projeto. Algumas imagens estão bastante danificadas pela ação do tempo. São mais de 200 de história cada uma, demonstrando o valor histórico do acervo do Museu.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, anunciou recentemente que a reforma dos museus do Município, onde está resguardada a história local, é uma de suas metas junto à pasta da cultura. Com isso, o Museu Histórico Vicente Leite terá um espaço maior para organizar as peças, ampliando acervo da cultura popular, resgatando a ancestralidade do povo cratense.

O Museu de Artes Vicente Leite, onde estão sendo recuperados alguns quadros pela artista plástica Edilma Saraiva, também terá mudanças. Samuel Araripe, durante entrevista coletiva concedida na última semana à imprensa regional, informou que será realizada a transferência deste Museu para o Centro Cultural do Araripe, onde também será ampliado o espaço para exposição dos trabalhos de artistas plásticos de renome como Sinhá D`amora. Entre as imagens sacras a serem restauradas, a restauradora Gabriella destaca a de São Fidelis, co-padroeiro do Crato.

[ Foto: Imagem de São Fidélis, Co-Padroeiro do Crato ]

Fonte: Website para PMC

2 comentários:

  1. Eu gostei da transferência para aquela bela edificação de frente a praça. Tem mais espaço que o primeiro andar da antiga câmara e cadeia. Dihelson, sei que a notícia é do site oficial, mas você sabe se irão colocar vidros nas grades do prédio? Afinal, os quadros sofrem com a umidade e calor excessivos.

    ResponderExcluir
  2. É como vc falou, Aristides, a fonte é do site oficial, mas eu posso tentar saber dos detalhes, porque o george Macário foi nomeado presidente da Fundação J. de Figueiredo Filho, e eu converso bastante com ele. Talvez até hoje mesmo, durante a Oficina de Escrita Literária. Ou posso ver isso com a Secretária Danielle Esmeraldo.

    Um grande abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.