29 janeiro 2009

Comitê discute implantação de Núcleo da Fiocruz no Ceará

Discutir as estratégias de implantação do Núcleo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, com participação do Governo do Estado. Este é o objetivo da reunião que vai acontecer nesta quinta-feira (29/01) e sexta-feira (30/01) na Escola de Saúde Pública do Ceará, a partir das 9 horas. O núcleo vai trabalhar com três linhas de ação: Fortalecimento da Atenção Básica; Desenvolvimento da Indústria de Medicamentos e Desenvolvimento de Novas Tecnologias para as Unidades de Saúde. Nesse primeiro momento, as discussões vão girar em torno da Atenção Básica; mais especificamente em relação à necessidade da implantação de uma pós-graduação em Saúde da Família em nível de mestrado e doutorado. “É fundamental que os profissionais da área de saúde aprofundem seus conhecimentos sobre o PSF desde a graduação. Para isso, é preciso investir na formação de professores”, afirma o médico sanitarista Carlile Lavor, que faz a interlocução entre Governo e Fiocruz. Lavor acrescenta que a Fundação está expandindo suas atividades para várias regiões do País e chega ao Ceará pelas ações já desenvolvidas no Estado na área de Saúde Pública, Pesquisa Científica e Tecnologia em Saúde. “Os pesquisadores cearenses vêm dando uma grande contribuição, com uma produção científica satisfatória, mas chegou a hora de investir também na produção industrial”.
Ao destacar a missão da ESP-CE nesse processo, Lavor lembra que a instituição é parceira permanente, por ser referência em pós-graduação na área de saúde pública. “A Escola dispõe de uma boa estrutura, excelente corpo docente e está ajudando para que este núcleo seja consolidado”.

Presenças

A vice-presidente de Ensino da Fiocruz, Maria do Carmo, e seis professores da instituição estarão no encontro esta quinta-feira. Participam também coordenadores de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Universidade de Fortaleza, além da Escola de Saúde Pública do Ceará. São convidados a estar presentes, na sexta-feira, o secretário-executivo da Saúde do Estado, Arruda Bastos, o secretário da Saúde de Fortaleza, Alex Mont’Alverne, o secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira e gestores das universidades, da ESP-CE e da Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral. Segundo Lavor, esse grupo está representado em um comitê, que trabalha desde julho do ano passado em uma sala da ESP-CE.

Escola de Saúde Pública do Ceará
Assessoria de Comunicação e Marketing
Jornalista Sheila Raquel
Fone: (85) 3101.1412 - 9619.1828 – 8877.8389
www.esp.ce.gov.br ascom@esp.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.