xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/12/2008 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 dezembro 2008

CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL - Por A. Morais


Primeiro de Janeiro é dia dedicado à confraternização dos povos onde todos se cumprimentam desejando que o ano que vai nascer, que vai surgir, seja melhor, superior ao que está por terminar, que haja muita saúde, dinheiro, paz, alegria, e prosperidade; enfim! Que todos os sonhos se realizem. São os nossos votos para todos os amigos do Blog do Crato. Agradecemos o carinho, a tolerância e consideração recebida ao longo deste ano, por todos que fazem este veiculo de comunicação tão importante e necessário.

A minha participação no Blog do Crato, em 2008, encerra-se com um comentário do meu dileto amigo Elmano Pinheiro Rodrigues, que na minha avaliação, conseguiu manifestar da forma mais pura, terna e sublime o seu apreço e sentimento pelo mestre José do Vale Arraes Feitosa.
Ei-lo:

“Algumas coisas me tocam fundo no coração. A emoção bate forte e profundamente, sempre que me vem à lembrança a imagem desse que para mim, foi o mestre dos mestres. Guardo dele, o carinho, a amizade, o afeto, o sentimento de honra e da dignidade humana, e a saudade de uma mão amiga, que sempre me fez ver a vida, com os olhos daqueles que conseguem olhar o horizonte com altivez. Essa homenagem, para nós filhos adotivos, é um canto de amor, a todos que acreditam no ser humano, como uma fonte de continuidade de vida”.

Por: Antonio Morais
.

Precisamos da confirmação dessas pessoas !

Olá, Pessoal,

Precisamos obter a confirmação de algumas pessoas na participação da Oficina de produção Literária e Confraternização dos participantes dos Blogs do cariri que acontecerá em Janeiro, de 12 a 17.

A lista de pessoas que gostaríamos que confirmasse sua participação na Oficina é a seguinte;

Mônica Araripe
Armando Rafael
Joaquim Pinheiro
Darcy Libório
Lupeu
Kaika Luiz
W.Bernardo
Calazans
Edivânia

Abraços,

Dihelson Mendonça

DICA: Se alguém estiver com dificuldades de contato através do e-mail do Blog

Olá, Pessoal,

Várias pessoas não estão conseguindo contato através do nosso e-mail blogdocrato@hotmail.com

Não sei do que se trata. Eu recebo muitos e-mails. Mas quem nao conseguir através deste, pode usar outro email:

dihelson@yahoo.com SEM BR

Abraços,

Dihelson Mendonça

PARA SABER SOBRE O BRASIL, SÓ NA IMPRENSA ESTRANGEIRA


Transcrevo um comentário de um leitor do Blog do Luis Carlos Azenha sobre um sensacional feito tecnológico do Brasil, que não foi noticiado pela grande imprensa brasileira. (C.E.E.)

Marcos D. (27/12/2008 - 14:42)
"Azenha, o Brasil obteve mais uma vitória significativa, na área da Ciência e da Tecnologia, mas a Mídia brasileira não noticiou.

O Brasil lançou, com sucesso, o VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites).

Mas, sabe onde que li tal notícia? No site do 'Pravda'! Isso mesmo... num site russo. Agora, é assim, Azenha: para ficarmos bem informados sobre os avanços do Brasil, teremos que ler o 'Pravda', pois se dependermos da 'Veja', 'Globo', 'Folha', 'Estadão' e cia. estaremos em maus lençóis."

Veja isso, Azenha:

"Excessivamente preocupados com a crise financeira, os órgãos de informação brasileiros não informaram o sucesso do lançamento do míssil espacial VLS-1, feito com sucesso no dia 20 de outubro de 2008, partindo da base de São José dos Campos, e não de Alcântara, como era costume.".

http://port.pravda.ru/cplp/brasil/23-12-2008/25666-foguetevls-0

A REVISTA "VEJA"

“O maior fenômeno de antijornalismo dos últimos anos foi o que ocorreu com a revista VEJA. Gradativamente, o maior semanário brasileiro foi se transformando em um pasquim sem compromisso com o jornalismo, recorrendo a ataques desqualificadores contra quem atravessasse seu caminho, envolvendo-se em guerras comerciais e aceitando que suas páginas e sites abrigassem matérias e colunas do mais puro esgoto jornalístico.
Para entender o que se passou com a revista nesse período, é necessário juntar um conjunto de peças.
De um lado há fenômenos gerais que modificaram profundamente a imprensa mundial nos últimos anos. A linguagem ofensiva, herança dos “neocons” americanos, foi adotada por parte da imprensa brasileira como se fosse a última moda. Durante todos os anos 90 a VEJA havia desenvolvido um estilo jornalístico onde campeavam alusões a defeitos físicos, agressões e manipulação de declarações de fonte. Quando o estilo “neocon” ganhou espaço no EUA, não foi difícil à revista radicalizar seu próprio estilo.
Um segundo fenômeno desse período foi a identificação de uma profunda antipatia da chamada classe média midiática em relação ao governo Lula, fruto dos escândalos do “mensalão”, agravado por um forte preconceito de classe. Esse sentimento combinava com a catarse proporcionada pelo estilo “neocon”. Outros jornalistas utilizavam com talento, nenhum com a fúria grotesca com que a VEJA enveredou pelos novos caminhos jornalísticos.
Outro fenômeno recorrente, esse ainda nos anos 90, foi a da terceirização das denúncias e o uso de notas como ferramenta para disputas empresariais e jurídicas. A marketinização da notícia e a falta de estrutura e de talento para a reportagem tornaram muitos jornalistas meros receptadores de dossiês preparados por lobistas.
Ao longo de toda a década, esse tipo de jogo criou uma promiscuidade perigosa entre jornalistas e lobistas. Havia um círculo férreo, que afetou em muito as revistas semanais. E um personagem que passou a cumprir, nas redações, o papel sujo antes desempenhado pelos repórteres policiais: os chamados repórteres de dossiês.”

Luis Nassif

Arte e Cultura do CARIRI são citadas por 2 vezes em menos de 24 horas no Blog do Nassif. Agradeçamos!

Olá, gente,

Por 2 vezes em menos de 24 horas nosso Blog do Crato e região do Cariri é citada e elogiada em um dos mais conceituados websites do Brasil, verdadeiro campeão de audiência. Basta digitar o nome de Nassif no Google e ver de quem se trata em termos de Jornalismo HOJE no Brasil, e o excelente trabalho que tem realizado. E eles estão de olho no que se está escrevendo aqui.

Trabalho par assim, com tal empenho e dedicação temos nós também realizado voluntariamente em prol da difusão da cultura e Arte caririense para que o mundo veja e reconheça. E nessas matérias postadas no blog do Luis Nassif, o que tenho visto é o carinho, o reconhecimento por tudo que se tem feito aqui, elogios à parte também pela excelente programação da Rádio Chapada do Araripe.

Então, ( um mero pedido meu ), gostaria que vocês, autores, escritores do Blog do Crato, essa grande família nossa de cada dia, desse um pulinho lá no blog do Nassif, cada um, e engrossasse o cordão de agradecimentos que iniciei ontem quando da postagem da Cida Medeiros sobre nosso trabalho. Acho que é o mínimo que podemos fazer para retribuir tal gentileza.

O link para a postagem no Blog do Nassif da matéria da Cida Medeiros logo abaixo:

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2008/12/26/uma-radio-para-curtir/


Escrevam seus comentários e agradecimentos, por gentileza!


Em meu nome, Dihelson Mendonça, e creio que falo por muitos que compõe o Blog do Crato, a rede de Blogs do Cariri, formada por mais de 30 websites, e mais de 25.000 acessos por mês, agradeço por tão gentil artigo em que exalta a Arte e a Cultura Caririense, que eu, embora em menores proporções, também faço parte como artista, músico e divulgador.

Atenciosamente,

Dihelson Mendonça
.

Pneumotórax - Dedicado a Dr. José Flávio Vieira


Dedicado a um certo Dr. José Flávio Vieira, grande comediante...




Pneumotórax

Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:

— Diga trinta e três.
— Trinta e três . . . trinta e três . . . trinta e três . . .
— Respire.

........................................................................


— O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.

— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?

— Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.




Manuel Bandeira
Por: Dihelson Mendonça

.

Concurso garota Blog do Crato tem Prazo Prorrogado...

Uma Boa notícia para as garotas que ainda desejam participar do nosso concurso "Garota Blog do Crato", e de muitas que ainda precisamos fazer as fotos, é que finalmente estou ficando com tempo mais livre após alguns meses de trabalho árduo, para fazer os books de cada garota interessada, e sendo assim, a final do concurso edição 2008 ficará adiado para o novo prazo de Agosto de 2009, mudando de nome. Ao invés de Concurso Garota Blog do Crato - Edição 2008, ficará apenas "Primeiro Concurso garota Blog do Crato". Em breve, publicaremos as regras, mas basicamente pouco mudou: O Concurso é reservado para as garotas da cidade do Crato, ou de ascendência Cratense,( maiores de idade e menor ou igual a 26 anos ), e visa retratar a beleza da mulher Cratense. As garotas são por mim fotografadas, em estúdio profissional, com auxiliar, maquiadora, e cenários, e todas ganham inicialmente um DVD com as fotografias que liberarem para publicação no nosso espaço "A Garota da Semana", totalmente grátis. Ao final do concurso, serão escolhidas 12 garotas, e depois as 3 finalistas. R$ 1.000,00 em dinheiro está reservado às 3 finalistas, sendo 500 reais para o primeiro lugar, 300 reais para o segundo, e 200 reais para o terceiro lugar. o conjunto de todas as regras com as novas alterações será divulgado aqui no Blog do Crato em breve!

Aguardamos o seu contato, caso haja interesse em participar, pelo e-mail:
blogdocrato@hotmail.com
Ou Telefone: (088) - 3523-2272 - Telefone do Blog do Crato.

Dihelson Mendonça .

CINEMA - O Esplendor e o Horror da Civilização Maia em Filme.






Olá, Amigos,

Como sempre, na "dica de cinema", trago um filme interessantíssimo, chamado APOCALYPTO, dirigido por Mel Gibson, de 2006, que embora traga uma história de um guerreiro que tem sua tribo dizimada e levada ao cativeiro, também mostra em algumas partes, a fase áurea dessa civilização, que como alguns sabem, possuía costumes esquisitos, como cortar arrancar o coração de pessoas vivas do alto de uma grande pirâmide e oferecê-lo ainda batendo ao deus Sol. É um filme de muita violência, eu diria, banhado de sangue, mas vale a pena pela imensa produção necessária para retratar a civilização Maia.

Quem Foram os Maias:

A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México). Este povo nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia.

Nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos vizinhos. As cidades formavam o núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático.O império maia era considerado um representante dos deuses no Planeta Terra. A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.

A economia era baseada na agricultura, principalmente de milho, feijão e tubérculos. Suas técnicas de irrigação do solo eram muito avançadas para a época. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império.Ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço arquitetônico. O artesanato também se destacou: fiação de tecidos, uso de tintas em tecidos e roupas.

A religião deste povo era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. Elaboraram um eficiente e complexo calendário que estabelecia com exatidão os 365 dias do ano.

Assim como os egípcios, usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, guerras e outros dados importantes. Desenvolveram muito a matemática, com destaque para a invenção das casas decimais e o valor zero.

Fonte do texto sobre os maias: Wikipédia.

Por: Dihelson Mendonça
.

Volta às compras: após Natal, comércio realiza saldões



SÃO PAULO - A maioria das lojas ficou aberta até as 22 horas do dia 24 para que os brasileiros pudessem fazer as últimas compras de Natal. Menos de 48 horas depois, grande parte delas já está aberta novamente, com mais uma tática para atrair os consumidores: os descontos pós-Natal.

A prática, comum ao varejo nesse período do ano, é responsável por inflar os ganhos dos lojistas, que em 2008 enfrentaram um Natal de vendas consideradas apenas razoáveis - na cidade de São Paulo, o crescimento no varejo foi de 1,1% -, em grande parte influenciadas pela crise financeira, que encurtou os prazos dos financiamentos e elevou os juros do crédito. Além disso, o clima de incerteza levou às compras um consumidor mais cauteloso, que gastou menos com os presentes para a data.

De olho no consumidor que quer gastar menos e que poupou durante as compras de final de ano, Casas Bahia, Extra e Tok Stok reabrem suas portas com diversos produtos em promoção. As lojas virtuais Submarino, Americanas, Ponto Frio, Pernambucanas e Mmartan também reduziram seus preços.

Descontos e facilidade de pagamento

# Casas Bahia: está realizando saldão em todas as lojas dos 10 estados onde atua. A grande aposta da rede para atrair os clientes é facilitar o pagamento. Todas as compras realizadas durante o período de promoção poderão ser pagas em 24 vezes no cartão Casas Bahia ou em 10 vezes sem juro nos cartões de crédito. Quem optar pelo carnê poderá deixar o pagamento da primeira parcela para depois do Carnaval;


# Tok & Stok: sem muitos detalhes, a Tok & Stok enviou aos seus clientes um e-mail marketing informando que realizaria uma liquidação com descontos imperdíveis até o final do estoque. Embora não tenha informado até quanto de desconto poderá ser obtido em suas lojas, em seu site a loja oferece, por exemplo, um banco regulável, que custava R$ 319, por R$ 159 (50,16% mais barato) e um sofá de dois lugares, que antes custava R$ 832, por R$ 388 (desconto de 114,43%);


# Extra: chamado de Saldão do Papai Leléu, o saldão do Extra promete descontos de até 70%. De acordo com a empresa, a promoção é válida nos 107 hipermercados da rede em todo o Brasil e atinge mais de mil produtos. As ofertas, em vigor até o dia 31, focam nos produtos não-alimentícios e atingem os eletroeletrônicos, portáteis, eletrodomésticos, CDS, DVDs, moda, entre outras categorias.


Preços menores e frete grátis

# Submarino e Americanas: essas duas lojas virtuais apostam na mesma fórmula para atrair os clientes: preços menores, frete grátis (para compras acima de R$ 49) e parcelamento em até 12 vezes sem juros. Na primeira é possível, por exemplo, comprar um computador da Semp Toshiba, que custava R$ 1.249, por R$ 999, ou uma bicicleta mountain bike Caloi, que custava R$ 819, por R$ 699. Na segunda loja, um GPS Automotivo Evolute, que estava por R$ 749, agora sai por R$ 499, e o barbeador Philips, que custava R$ 399, agora custa R$ 299;


# Ponto Frio: a loja promove em seu site um saldão de Natal com ofertas nas seções de eletrônicos, eletrodomésticos, cine&foto, entre outras. Além disso, a rede promete frete grátis (sem limitação de valores) e parcelamento em até 12 vezes sem juros. Por lá, uma TV de LCD da Samsung, que está custando R$ 1.299, antes valia R$ 1.599; já a lavadora de roupas Consul teve seu preço reduzido de R$ 1.299 para R$ 1.090;


# Pernambucanas: os consumidores das regiões Sul e Sudeste também terão frete grátis nas compras feitas pelo site das Pernambucanas, além de poder pagar em 12 vezes sem juros e aproveitar os descontos nas lojas de cama, banho, cortinas, informática e eletrodomésticos. Para se ter uma idéia, o notebook Itautec, que custava R$ 2.083,90, sai agora por R$ 1.799, e o Refrigerador Frost Free Eletrolux teve seu preço reduzido de R$ 1.729 para R$ 1.489;


# MMartan: o Saldo de Balanço da MMartan leva ao consumidor descontos de até 50% em edredons, jogos de lençol, colchas, toalhas, entre outros produtos. Além disso, a empresa oferece frete grátis nas compras acima de R$ 200.

Fonte: UOL - Universo OnLine


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30