xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/11/2008 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 novembro 2008

Stradivarius

Imagem formatada no Photoshop
Um simples mergulho
Neste espaço sonoro
(Partituras emocionais da vida)
E me sinto violino
Onde emoções se libertam...
Stradivarius (não menos)
Virtuosismo intimidando ecos
de um compasso ofegante...
Sou, então, o timbre cintilante
Desse arco mágico
Onde me estendo
Numa execução apaixonada,
Som que vai ao limite do improviso
Música onde revelo minha face
Notas absolutas
Onde me ponho livre.

Texto de Claude Bloc

Futebol - Atualização - Por: Amilton Silva

Série B do Brasileirão

Foi finalizada sexta feira (28) e sábado(29) a 38ª última rodada do Brasileiro Série B. Na sexta dois jogos, Gama 0 X 0 Bahia, Santo André 3 X 2 Paraná.Ontem no Castelão, em Fortaleza, o Fortaleza que brigava para não cair , venceu e convenceu a torcida que compareceu ao Castelão, mais de 48 mil torcedores.O Leão que a duas rodadas encontra-se em uma situação de desespero, venceu seus dois adversários e conseguiu fugir do rebaixamento.Os tres gols da vitória foram marcados no primeiro tempo através de Nei Paraíba aos 12 minutos, Gaúcho de falta aos 19 e Oswaldo aos 43.Com a vitória assegurada , o tricolor criou algumas oportunidades de ampliar o marcador no segundo tempo,porém, não saiu dos 3 X 0 do primeiro tempo.Outros resultados de ontem:

AMÉRICA RN 2 X 0 CORINTHIANS
CRB 1 X 3 ABC
MARILIA 2 X 1 CEARA
AVAI 2 X 2 SÃO CAETANO
PONTE PRETA 3X 1 CRICIÚMA
VILA NOVA 2 X 0 BRAGANTINO
JUVENTUDE 3 X 2 BARUERI

Com os resultados da última rodada, os quatros clubes que farão parte do Brasileirão Série A de 2009 serão:

1 Corínthians 85 PG
2 Santo André 68 PG
3 Avaí 67 PG
4 Barueri 63 PG

Os quatros times rebaixados para Série C 2009 foram : Marília , Criciúma,Gama e CRB.

Brasileirão Série A

A penúltima rododa do Brasileirão Série A 2008, será realizada hoje com 10 jogos, todos às 16 horas (horário do Ceará).O São Paulo líder isolado, enfrenta no Morumbí o Fluminense, e depende de uma vitória para sagrar-se hexa campeão brasileiro.Outros jogos que completarão a 37ª rodada:

NÁUTICO X ATLÉTICO PR
PORTUGUESA X SPORT
FLAMENGO X GOIÁS
VITÓRIA X PALMEIRAS
BOTAFOGO X FIGUEIRENSE
ATLÉTICO MG X SANTOS
INTERNACIONAL X CRUZEIRO
CORITIBA X VASCO
IPATINGA X GRÊMIO

Patrocínio: Amilton SOM - A Maior e Melhor loja de CDs e DVDs do Cariri

As Notícias da Semana no Cariri - Coluna Tarso Araújo - Jornal "O Povo"


As Notícias da Semana no Cariri


Foto: ALEX COSTA

CARROS
A região do Cariri tem uma forte vocação para o setor de automóveis. Principalmente em Juazeiro do Norte, onde ficam sediadas filiais das maiores vendedoras e fabricantes de carros do mundo. Para este fim de ano, algumas empresas já preparam grandes promoções, com o claro objetivo de aumentar as vendas. Neste período, e com a ajuda do décimo terceiro salário, muita gente pode trocar de carro. Os carros populares são ainda muito vendidos, mas alguns, de maior luxo, estão na crista da onde. É o caso do Civic, da Honda, bonito, e com um preço bem acessível.

CONSTRUÇÃO
O setor da construção civil em Juazeiro do Norte vem crescendo, o grande ponto deste crescimento é a questão do auto-financiamento. Os construtores do Cariri têm dinheiro no bolso, constroem, depois vendem. As instituições financeiras têm um forte papel na parceria com o setor. A crise econômica não atingiu este setor no Cariri.

MUDANÇA I
O Aeroporto Regional do Cariri bem que poderia mudar de nome. Sem desmerecer o nome atual de Orlando Bezerra, mas, nos últimos tempos, um empresário juazeirense vem se tornando um verdadeiro baluarte na luta pela melhoria do aeroporto regional. Falo do empresário e vice-prefeito eleito de Juazeiro José Roberto Celestino. O próprio governador Cid Gomes, recentemente, reconheceu o trabalho de Celestino por conseguir verbas para as reformas que o aeroporto necessita.

MUDANÇA II
Outra mudança que sugiro, e espero não causar muita polêmica com isso, é com relação ao estádio Romeirão. Por ser um grande torcedor do Vasco da Gama (que torço, também como vascaíno, para que não caia para a Série B), o nome de monsenhor Murilo de Sá Barreto bem que poderia ser o nome oficial do estádio Romeirão. Mais uma vez repito, sem desmerecer o nome de Mauro Sampaio. Apenas acredito que combina mais com os prédios em questão.

BERRO CARIRI
A cidade de Crato será sede, de 4 a 7 de dezembro, no Parque de Exposição Pedro Felício, da quinta edição do Berro Cariri, uma feira que vem sendo realizada desde 2004 objetivando incrementar o setor da ovinocaprinocultura regional. Serão priorizadas as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, apicultura e mandiocultura. O nome Berro Cariri foi idéia do saudoso monsenhor Francisco Murilo de Sá Barreto. Este, ao ser comunicado - pelo prof. Francisco Cunha, em 2004 - da iniciativa da Universidade Regional do Cariri (Urca) em promover uma Feira Regional da Ovinocaprinocultura, lembrou uma carta do padre Cícero (dirigida ao deputado Floro Bartolomeu) onde o sacerdote dizia: "O Cariri precisa continuar "berrando" na busca da solução dos seus problemas..." O prof. Cunha não teve dúvidas: o nome da Feira será Berro Cariri! E assim foi da 1ª a 5ª versão que será realizada de 4 a 7 de dezembro de 2008.

PROJETO
A partir desta segunda-feira, 1º de dezembro, o projeto Pró-Jovem, na cidade de Juazeiro do Norte, vai inscrever adolescentes visando a formação de novas turmas. Os participantes do programa recebem orientações, através de um curso de iniciação profissional com duração de um ano e meio, e ainda têm direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00. Os novos núcleos do Pró-Jovem irão funcionar nas escolas José Geraldo da Cruz (Salesianos), Manoel de Castro (Tiradentes), José Ferreira de Menezes (Vila Fátima) e na futura escola modelo em construção na localidade denominada Vila Nova. Os interessados devem procurar a Secretaria da Educação para maiores informações.

PRÊMIO
O Demutran de Juazeiro do Norte realiza solenidade de entrega do III Prêmio Demutran de Educação para o Trânsito, no próximo dia 12, no auditório do memorial Padre Cícero. Ao todo, 21 alunos de escolas da rede municipal ocupando as três primeiras colocações e farão jus a microsystem, bicicleta, DVD player, televisor, além de medalhas de honra ao mérito.

ÁGUA
A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec), no próximo dia 4 de dezembro, dará início às obras de implantação da rede de esgoto da rua Tenente João Teotônio, na comunidade do Cajueiro. A obra irá beneficiar 30 famílias e será feita com recursos próprios da Saaec. Equipes técnicas irão fazer todo o trabalho que durará 15 dias.

ORGÂNICOS
A feira de produtos orgânicos, iniciada na Praça José Geraldo da Cruz, já repete o mesmo sucesso na Praça José Ilânio Gondim, no Bairro Lagoa Seca. O objetivo vem sendo atingido que é gerar renda para pequenos produtores da agricultura orgânica residentes na zona rural de Juazeiro. São mais de 30 famílias no município que vivem da agricultura familiar e são beneficiadas com a idéia da feira orgânica. Os produtos são livres de agrotóxicos e podem ser adquiridos diretamente aos produtores na quarta-feira na Praça da Lagoa Seca e, na sexta-feira, na antiga Praça das Cacimbas. São, principalmente, verduras e frutas, mas não faltam ovo e galinha caipira, queijo, bolos e sequilhos, tudo vindo do campo. Além das barracas, a prefeitura dá o apoio logístico, sonorização do evento, balança e freezer.

MESTRES DO MUNDO
O IV Encontro de Mestres do Mundo, evento cultural que acontece no Cariri de 2 a 6 de dezembro, tem como grande atração o Mestre Convida, ou as Terreiradas, momento em que os mestres recebem os convidados em suas casas, mostrando in loco seus costumes, a sua arte. As Terreiradas ocorrem no dia 3, com o Reisado do Mestre Aldenir, no Crato; dia 4, com os Penitentes do Mestre Joaquim Mulato, em Barbalha; e no dia 5, na Lapinha (presépio) da Mestra Dona Tatai, no Juazeiro do Norte. As Terreiradas ocorrem sempre a partir das 20 horas e o público pode participar mediante inscrições, para isso, estão sendo destinadas 40 vagas para cada noite. Mais informações e inscrições no www.mestresdomundo.art.br.

VIOLETA ARRAES
Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), professor Plácido Cidade Nuvens, abriu, em solenidade no auditório do Cine Educadora, em Crato, o 18º Congresso Nacional da Federação dos Arte Educadores do Brasil (18º Confaeb). O evento conta com 700 inscritos de várias partes do Brasil e palestrantes de países Ibero-Americanos. O evento tem continuidade até hoje. Ontem, sábado, em Barbalha, foi inaugurado, com a participação dos integrantes do Congresso, realizado por meio da Federação dos Arte Educadores do Brasil e a Urca, a Escola de Artes Violeta Arraes. Uma justa e honrosa homenagem a uma das maiores benfeitoras da Universidade Regional do Cariri (Urca). Em 1997, a ex-secretária de Cultura, ativista cultural, conhecida pela sua vasta contribuição à cultura brasileira e nordestina, assumiu a Urca, a convite do então governador do Estado, Tasso Jereissati. A expansão material, regional, dos cursos e qualificação do quadro docente foi uma de suas metas, em busca da autonomia da instituição. Com o seu projeto, procurou incansavelmente realizar com coerência a dinamização da cultura do sertão e a valorização do projeto Araripe, cuja linha mestra é o desenvolvimento humano regional sustentável.

Por: Tarso Araújo


Quem salvará o Museu ? - por Edilma Saraiva

Sinhá D'amora - artista plástica
Miguel Soares - prefeito Municipal
Júlia Soares - primeira dama
Edilma Saraiva - recepcionista.

(Inauguração do Museu de Arte Vicente leite).

Numa tarde quente do passado , na Rua da Vala , enquanto tomavam um lanche gelado , reuniram-se : Raimundo Pedrosa ( filho de lavras da mangabeira ) , Edilma Saraiva ( jovem com grandes sonhos artísticos) e os fotógrafos , Telma e Edilson Rocha. Questionavam a necessidade de se possuir algumas obras de arte no Crato, que servissem de aprendizado e formação cultural aos jovens da terra. Daí , Pedrosa teve a brilhante idéia de fundar um Museu de Arte, alem do Histórico , fundado por J.de Figueirêdo Filho.
-Mas , como fazer isso ?
Mais tarde , sentados na pça da Sé , eu e Pedrosa começamos a discutir as possibilidades desse movimento artístico.
Pedrosa já era estudante da Escola de Belas Artes do Rio, e possuia um pequeno acervo de desenhos do século XIX , em aquarelas de José Reis de Carvalho, inclusive dois desenhos de Pedro Américo ( renomado pintor da realeza portuguesa) herança de uma tia .Alem disso , gozava de grande prestígio junto aos professores da faculdade e alguns pintores radicados no Rio de Janeiro. Sem vacilos , mostrou-se disposto a doar esse material , em prol da causa. Outros trabalhos seriam solicitados pessoalmente aos amigos da arte.
A partir desse momento , fomos ao prefeito Miguel Soares , que imediatamente acatou a idéia , e nos incumbiu a missão de encontrar o local ideal.
- Mas , que local ?
Do banco da praça nossos olhos avistaram o prédio da antiga Câmara Municipal, desocupado, e exclamamos euforicamente : encontramos !!!
Somente três salas serviriam de abrigo ao nosso museu , em caráter provisório. Enquanto arrumava aquele espaço , o Pedrosa viajou em busca do acervo inicial. Trouxe trabalhos assinados por artistas importantíssimos , premiados no mundo das artes , como :
Jair Picado , Malizza, Jordão de Oliveira , Petrus, Catharius Hubert Beernuzor, Armínio de M.Pascoal , Sandro Donatello, Maria Luiza Pinto , Francesco Mazza ,Hilda Compofiorito, João Batista de Paula , Osvaldo Teixeira , Helena cavalcanti , José Costa silva , Pedro Bertzold , Luiza Maciel , Lenine Salvi , Alberto Pascoal , Cláudio V.Teixeira , etc. E, como se não bastasse , convenceu a Sinhá D'amora a doar toda a sua coleção acadêmica ( trabalhos feitos na Escola de parceria com a colega Celita Vacani) , incluindo algumas esculturas.
Todos os doadores sentiram-se honrados , pelo privilégio de hospedar , permanentemente , os seus trabalhos , na sala de um museu .
Chegou o grande dia da inauguração do Museu de Arte Vicente Leite.Justa homenagem ao nosso primeiro artista , que fez sucesso com suas obras , percorrendo o Brasil inteiro. Ganhou o prêmio de uma viagem à Europa , mas faleceu , antes de concretizar tal sonho.
Na solenidade de inauguração , as presenças do prefeito Miguel Soares e esposa , Dr. Edvar Férrer , Dr. Humberto Macário de Brito , Dr. raimundo de Oliveira Borges , J.Figueirêdo Filho , foram registradas , entre outras. A fita foi cortada pela pintora Fideralina Correia D'amora Maciel.
O tempo passou . O prédio provisório nunca mais foi olhado pelo poder público, com vistas à transferência para um local melhor apropriado.Os trabalhos resistiram ao descaso e ao tempo .Incansáveis anos ... promessas perdidas !
Em 1996 fundei em Fortaleza a Sociedade dos Amigos do Museu do Crato, visando acesso , na qualidade de benfeitora . Registrei no Cartório do Crato, cujos estatutos , foram escritos por Dr. Ossian Alencar Araripe.
Nesta gestão atual , Samuel Araripe , com o apoio de Daniele Esmeraldo ( Secretária de Cultura), ortougaram-me o direito , como restauradora de artes , de salvar o patrimônio do nosso museu .
Posteriomente , será reinaugurado , num prédio totalmente aclimatado e seguro , para garantir às futuras gerações essa riquíssima dádiva.
O Museu de Artes , em breve será o cartão de visitas da cidade cultural do Cariri : O Crato !

Edilma Saraiva Rocha


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30