xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/11/2008 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 novembro 2008

Fim-de-Semana : Telefones Úteis à Sociedade Cratense !

Campanha para Combate à Poluição Sonora !


DENUNCIE ! Não se deixe abater pelos Infratores e gente sem educação. Ajude a combater a Poluição Sonora da nossa cidade, denunciando abusos:

- Secretaria de Meio Ambiente: 3521-9409
- Semace: 3102-1288

- Polícia Militar.

Este pedido é do próprio Secretário do Meio-Ambiente e tem todo o apoio do Blog do Crato e da Rede Blogs do Cariri, que conta com mais de 30 websites Caririenses e mais de 25.000 visitas mensais. Respeitar os direitos das pessoas também é uma questão de cidadania ! Todos têm direito à PAZ.

Dihelson Mendonça
.

Coletivo Camaradas realiza encontro no Crato


Arte contemporânea, marxismo e ações artísticas coletivas serão temáticas discutidas durante o primeiro encontro realizado pelo Coletivo Camaradas, no dia 05 de dezembro, no Olhar Casa das Artes, na cidade do Crato. [ Ao lado, foto de Alexandre lucas ] .O Coletivo foi criado no final de 2007 com o intuito de discutir arte numa perspectiva marxista e participar de ações de defesa da fruição artística para o grande público. Os Camaradas realizaram em abri deste ano a 1ª. Mostra desUSa de Artes Visuais que contou com o envio de trabalhos de artistas de várias regiões do país, no período de junho e julho deste ano liderou uma intensa mobilização contra a exclusão dos artistas Caririenses da Expocrato, participou de duas ações importantes no cenário nacional, do evento Arte e Guerrilha em Salvador e da Teia 2008 no Distrito Federal, além de integrar o Pia - Programa de Interferências Ambientais o qual reúne artistas e coletivos de diversos estados brasileiros. O Coletivo através do Pia deverá realizar ações artísticas em Janeiro de 2009, em Salvador, durante a 6ª. Bienal da UNE. O grupo mantém um blog que é atualizado quase que diariamente e repleto de informações sobre eventos, artigos, editais, imagens trabalhos de artistas locais e nacionais. Para a historiadora e fotografa, Alessandra Bandeira o Encontro será um excelente momento para consolidar o Coletivo que vem se firmando como um grupo de pessoas preocupadas em um fazer artístico com conceito social. O arte/educador Alexandre Lucas frisa que a intenção do encontro é planejar ações que visem favorecer a realização de atividades de arte contemporânea na periferia da cidade. Lucas ressalta é preciso fazer e aproximar a arte do grande público excluído do processo do pensar e fazer artístico.
O evento será destinado para os integrantes do Coletivo e convidados.Interessados em participar do Camaradas devem enviar e-mail para : coletivocamaradas@gmail.com

Serviço:
Encontro do Coletivo Camaradas
Dia 05 de dezembro de 2008 ( sexta-feira)
Horário: durante todo o dia
Local: Olhar Casa das Artes – Praça da Sé,91
blog: www.coletivocamaradas.blogspot.com
(88) 9248-5255 – Alexandre Lucas

Eleições do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense


Aconteceu hoje as 09 horas da manhã no Salão de Atos da URCA, o Seminario Regional sobre a Lei Maria da Penha. O evento contou com a participação das principais entidades sociais, da Secretaria de Ação Social, Camara Municipal e mulheres ativistas , alem de representação de estudantes da UFC. No momento houve tambem a prestação de contas do biênio 2007-2008 e a eleição da nova diretoria para o biênio 2009-2010. A nova diretoria do conselho será composta pelas seguintes mulheres :

Alessandra Bandeira
Lenyana Barbosa
Verônica Neuma
Elza Duarte
Luana Silva
Rafaella Florencio

Tendo como suplentes as seguintes mulheres :Edna Almino, Zuleide Queiroz e Mara Guedes.
Faltando so a indicação das mulheres do Poder Público. Desde ja agradecemos a todas e a todos que fizeram parte do evento. Espero continuar contando com o apoio do Blog e tambem esperamos que na entrevista a ser realizada com o prefeito seja interpelado as politicas publicas do municipio para as mulheres.

Foto: Fonte: http://atuleirus.weblog.com.pt
.

UMA NOITE DE GRAÇAS.

Por A. Morais.
Conforme a tradição bíblica, único documento histórico confiável disponível, a bondade de Deus é tão grande que em suas criações renova a imagem anteriormente criada.
Ontem, juntamente com um grupo seleto de amigos nos reunimos na residência do Doutor Tales Esmeraldo e esposa, no sitio São José. Nunca vi tanta gentileza, lhaneza no trato e cordialidade. Esses meninos são dois brilhantes que Deus doou ao Carlos e a Magali, lapidados a semelhança dos avós Aníbal Viana e Jose Esmeraldo. Aos anfitriões, dedicamos estes versos extraídos do Livro “Mil Razoes para Viver” de Dom Helder Câmara:
Vive o mistério da criação
Fazendo de cada dia
Um cântico das criaturas
E tendo a confiante audácia
De exercer
Tua incrível missão
De co-criador.

Vive o mistério da Encarnação Redentora
Imitando o Filho de Deus
Que se esqueceu de Si
E de sua gloria, de seu poder.
Para assumir, de cheio.
Os problemas dos homens
De quem se fez irmão.

Vive o mistério da Eucaristia
Unindo-te as missas
Que restabelecem
O equilíbrio do mundo
E sabendo que só se une ao Cristo,
Na comunhão,
Quem se torna um
Com seus irmãos.

Centro de zoonoses continua com campanha de vacinação anti-rábica

.
SAÚDE

Iniciada, no ultimo sábado a campanha anti-rábica de vacinação de cães e gatos. A campanha, coordenada pelo Centro de Zoonoses do Crato, ligado a Secretaria de Saúde do Município, visa vacinar cerca de 13 mil cães e 5 mil gatos, bem como atender toda área territorial do município o Centro envolverá mais de 100 vacinadores e 125 postos fixos de vacinação, em bairros da cidade. Dentro desse contexto o Centro de Zoonoses vacinou até agora 5.245 cães, o quer equivale a um percentual de 38,50% e 2.335 gatos, que equivale a um percentual de 48,55%. Nos últimos dias 25 e 26 foram feitas vacinações nos Postos de Saúde da Vila Lobo, Romualdo, Currais Chico Gomes, Jacó, São Vicente e Romeiro, Sitio Luanda, Sitio Rosto, Bebida Nova, Cajazeiras, Coruja e Lopes. A partir do dia 2 de dezembro serão realizadas as vacinações em todos os distritos e localidades mais afastadas. No dia 2 as localidades atendidas serão: Batateiras, no Posto de Saúde e Escola Gisélia Pinheiro), São Gonçalo, Sitio Pelado, Campo Alegre, Guaribas, Almécegas, Anil, Serrinha e Sitio Páscoa.

Fonte: Prefeitura Municipal do Crato
.

Torne-se um Patrocinador do Blog do Crato. Invista nessa idéia !!

Ajude a manter quem divulga e promove a cidade do Crato

O Blog do Crato está procurando empresas ou mesmo pessoas físicas que queiram ser nossos parceiros para manutenção e crescimento do nosso website. Oferecemos em troca publicidade, ou espaço para hospedagem de homepages, e se quiser, website personalizado com www, dependendo do cliente. E aos amigos, estamos adotando o modelo de milhões de sites espalhados pelo mundo afora: Aceitamos DOAÇÕES via conta no Banco Bradesco. Lembrando que o Blog do Crato registra mais de 25.000 acessos por mês, sendo o maior Portal da Região do Cariri, o que garante a maior visibilidade da sua empresa na Internet.

Valores:

Para empresas: de 100 a 1.000 reais por mês.
Para pessoa física, a referência mínima para doações: 50 reais.

Mas qualquer valor é útil. Para manter um site deste tamanho e contendo Rádio Online, servidor dedicado 24h, linha de alta velocidade é preciso bastante investimento. Tenho lutado quase que sozinho por muitos anos e só recentemente apareceram algumas empresas e doadores. Temos hoje 4 empresas parceiras, mas pretendemos aumentar esse número para 12 a 14. Pretendemos investir na criação de um Museu da Imagem e do Som se todos colaborarem, além da contratação de profissionais como repórteres, cinegrafistas que tornará realidade nossa TV Chapada do Araripe em breve...

Por isso, conclamo todos: Invistam nessa idéia !
Seja sua empresa patrocinadora, ou se pessoa física, um Colaborador, ou Doador ao Blog do Crato. Doações podem ser feitas pelo:

BRADESCO
Agência: 0771-4
Conta Corrente: 10558-9
Crato - CE

Depósito identificado, de preferência.

Faça como AraujoSat, Clínica São Raimundo, AmiltonSOM. Venha ser parceiro nesse empreendimento que divulga, promove e enobrece a cidade do Crato: BLOG DO CRATO. Entre em contato pelo e-mail: blogdocrato@hotmail.com ou pelo telefone (088) 3523-2272.

Empresas e Pessoas que ajudam a manter o Blog do Crato:

Foto acima: "Boris", músico e comerciante do "Empório dos Freios".


Parceria. Esse é um termo sempre em moda, e muito importante. Principalmente quando se pretende montar um Portal para uma cidade, voltado para a divulgação das notícias, a cultura, a história e os valores de um povo. O Blog do Crato tem feito investimentos elevados em equipamentos para podermos manter toda essa estrutura funcionando e com ampliações que se farão notar em breve, como o nosso canal de TV, a TV Chapada do Araripe ( TVCrato ), o primeiro canal de webTV da região. Já estão sendo produzidos vários documentários para alimentar esse canal de TV, com programas semanais, videoclips, etc. Algumas reportagens já tem ido ao ar, e podem ser vistas na página da TVCrato, mas seguramente, o melhor ainda está por vir, quando inaugurarmos o nosso estúdio B, um estúdio completamente dedicado à produção audiovisual, com todo o aparato necessário: Câmeras, Tripés, Cenários, Iluminação... equipamentos que custam caro ao cidadão comum, e que só nos é possível adquirir mediante o auxílio de patrocinadores. [ Ao lado - Foto de Araújo da AraújoSAT ].


Com a TVCrato, esperamos produzir inúmeros documentários e a construção de um acervo audiovisual para o Museu da Imagem e do Som, e a preservação da memória da nossa era. Inúmeras personalidades de todas as áreas: Artísticas, Políticas, Históricas serão convidadas a ser entrevistadas, e sua vida e obra registradas em DVDcom a máxima qualidade. É um projeto ambicioso ? Definitivamente, É. Mas alguém tem que fazer. Já era pra ter sido feito.



Acima: Amilton da loja "Amilton Som", proprietário da maior loja de CDs e DVDs do Cariri.

Alguém precisa registrar em vídeo o trabalho das pessoas da nossa geração. Com o ambiente apropriado do estúdio, e iluminação controlada, será possível realizarmos também shows e programas de auditório e portanto, valorizar o trabalho dos nossos artistas. E para que isto tudo funcione na prática, é preciso investimentos, parcerias. Estamos começando uma grande campanha para conseguir parcerias para custeio das grandes despesas do investimento, ou pelo menos para a manutenção e ampliação do que temos realizado.

Portanto, quero convidar mais empresas e pessoas que se interessarem por nosso projeto de patrocínio, para que nos procurem, e que possamos explicar em detalhes os benefícios de ser um patrocinador, um parceiro do Blog do Crato.

Acima: Dr. José Flávio Vieira, médico e escritor, e um grande apoiador do Blog do Crato desde o início, atendendo no seu consultório.


Gostaria de agradecer às empresas parceiras, ainda poucas, porém valiosas:

Araújo Sat, Clínica São Raimundo ( Várzea Alegre ), Amiltom SOM, e Ábaco Informática, que sem eles, seria muito mais difícil manter o Blog do Crato no ar durante todo esse tempo.

E às pessoas físicas que contribuem para a manutenção do Blog com doações nesses dias: Carlos Eduardo Esmeraldo, Mônica Araripe, Dr. José Flávio Vieira.

Entre em contato pelo e-mail: blogdocrato@hotmail.com ou pelo telefone (088) 3523-2272.

Por: Dihelson Mendonça
.

Previsão do Tempo para Crato. Hoje, 29 de Novembro, Sábado

Crato - CE
Sábado, 29/11 nascer e pôr-do-sol: Horário do nascer do Sol 05h11
Horário do pôr do Sol 17h41
icone
manhã
icone
tarde
icone
noite
max 35ºC
min 23ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva 0mm
0%
Direção e Velocidade do Vento ENE
13km/h
Umidade Relativa máxima e mínima 84%
45%
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Fonte: website: Climatempo.

Dicas de Como Utilizar melhor o Blog do Crato



Pra que serve aquele "Lápis" embaixo de cada mensagem ?

Dica 01
- Para que serve aquele "Lápis" que fica embaixo de cada mensagem?. Perto do nome "comentários" ? Serve para cada autor editar seu própiro texto. Ao escrever um texto, às vezes acontecem erros de digitação que só serão notados por outras pessoas. Cada autor pode utilizando-se desse recurso, editar seus próprios textos, corrigi-los e acrescentar fotos.


Como Postar Comentários no Blog:

Dica 02 - Só quem consegue postar comentários no Blog são os Autores/Escritores ( pessoas nomeadas pelo administrador por suas capacidades de escrita e contribuição ao Blog ) e os outros, qualquer pessoa que possua conta no site Google. Isso é próprio do sistema, já que o Google é o proprietário do site hospedeiro. Se você deseja postar comentários, abra uma conta no google ou Gmail : www.gmail.com e use seu login e senha fornecidos lá como sua senha para a postagem de comentários. Qualquer um pode. A diferença entre o comentário de um autor e outro de uma pessoa comum, é que os autores postam comentários diretamente, sem passar por censura, ao passo que os outros, qualquer um, todos os comentários passam primeiro pelas mãos do administrador para serem liberados. mas em tese, qualquer pessoa pode escrever comentários.

Porque os comentários demoram para serem publicados ?

Dica 03 - Quando meu comentário será publicado ? - Todos os Comentários escritos no Blog passam pelas mãos do administrador para serem liberados. Só quem posta direto sem qualquer crivo de censura, são os membros permanentes do Blog, atualmente em número aprox. igual a 50 pessoas. As outras, os comentários ocasionais só são liberados após revisão. Como o administrador nem sempre tem tempo de estar lendo os comentários, há casos de liberações que variam de 1 a 12 horas. O máximo é de 24h. Se após esse prazo seu comentário não aparecer no Blog, entre em contato com o administrador pelo e-mail blogdocrato@hotmail.com pois algum problema pode ter acontecido.


Porque o Blog do Crato é tão pesado ?

Dica 04
- O Blog do Crato é feito pensando no futuro. Aqui carregamos milhares de fotos, vídeos, mais de 4.000 artigos...isso tudo pesa hoje, mas daqui a um tempo, veremos como foi importante ter ilustrado cada artigo com fotos, e termos uma estação de Rádio e TV no Blog. O Blog do Crato é um website completo, o Portal da cidade. A solução é conseguir uma conexão de maior velocidade com a internet, como Velox 600 ou Velox 1.000, e um computador razoável também. Uma dica importante que melhora MUITO a velocidade é ver o Blog todos os dias. Porque as imagens ficarão armazenadas no cache do navegador, facilitando muito as coisas. Se você acessa o Blog todo dia, ele não se torna pesado, porque nem dá tempo das imagens serem apagadas. Mas se você só acessa de semana em semana ou através de linha discada, ih...cara! fica realmente muito lento. Meu conselho: Adquira uma conexão de alta velocidade.

Por: Dihelson Mendonça
.

Existe uma Reforma na Praça da Sé prevista e novamente o Povo do Crato não será Consultado ?

Mais uma vez o Povo não será Consultado ??



Creio que todos se lembram do escândalo que foi e é aquela história da reforma da Praça Siqueira Campos, em que se gastaram vultosas somas e isso nunca ficou de todo esclarecido. Quem quiser ler, basta olhar o Blog do Crato meses atrás. Na época o que o povo mais odiou foi o fato de a própria população nao haver sido consultada sobre que tipo de reforma gostaria, a maquete do projeto, etc... tudo foi feito sem a participação popular, que é o maior interessado, e ninguém ligado às artes locais foi consultado pela questão estética. A questão agora é que recebemos uma mensagem do Dr. Heládio Duarte que diz que "a partir do dia 02/01/2009, o sr. prefeito eleito ( dr. Samuel ) vai dar início a tão sonhada reforma da praça." Não sabemos de todo a veracidade desta informação, dita por terceiros, mas aqui já fica o alerta para os Cratenses ficarem de orelha em pé...

Mas como se vai fazer essa reforma?
Sem consultar o Povo do Crato novamente ?
Será que vão simplesmente interditar DO DIA PARA A NOITE a praça da Sé como fizeram com a praça Siqueira Campos, sem maiores satisfações, sem maquete, sem projeto organizado, e sobretudo sem participação popular?

O que é Isso?
Estamos vivendo numa espécie de Ditadura ???
Aguardamos qualquer resposta por parte de alguém da Administração municipal sobre o assunto e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento.

Por: Dihelson Mendonça
.

Lutheria Brasil registra participação reduzida


Cariri

Clique para Ampliar

Mestre Chico da Banda Cabaçal Santo Antônio, de Juazeiro do Norte, participa da Lutheria Brasil mostrando a fabricação de zabumba (Foto: ANTÔNIO VICELMO)

Clique para Ampliar

Hary Schweizer integrante da Orquestra Sinfônica de Brasília, mostrou como acontece a construção do fagote, instrumento utilizado na música erudita

Mesmo com proposta inovadora de reunir luthiers de todo o Brasil no Cariri, evento quase não se realizou

Juazeiro do Norte. Termina amanhã, nesse município a Lutheria Brasil, evento de âmbito nacional voltado para a promoção, visibilidade, oferta de produtos, serviços especializados e fomento de negócios na lutheria artesanal brasileira (fabricação de instrumentos). O encontro, aberto na última quarta-feira, reúne os melhores luthiers do País, numa troca de experiências, com exposições, oficinas, shows de música popular brasileira e concertos eruditos. A falta de verbas prejudicou a programação. O encontro esteve na iminência de não ser realizado.

Na Feira de Construtores Artesanais de Instrumentos Musicais, um contraste entre o popular e o clássico. De um lado, uma exposição de instrumentos da banda cabaçal e instrumentos de cordas feitos de cabaça. Do outro, os instrumentos eruditos: fagote, violino e também violoncelo.

Entre os famosos construtores de instrumentos como violino, viola e violão, chamou a atenção um fabricante de banda cabaçal: José Antônio da Silva, conhecido por “Mestre Chico”, que levou a sua oficina para o Ginásio Poliesportivo, onde foi instalada a Feira de Construtores Artesanais de Instrumentos Musicais.

Proprietário da Banda Cabaçal Santo Antônio, de Juazeiro do Norte, Mestre Chico mostrou como se faz um zabumba, uma caixa e os pífanos. Há 50 anos, quando ele começou a fabricar as primeiras bandas cabaçais, consumia mais de 15 dias de trabalho. Hoje, o conjunto é feito em três dias.

Mestre Chico explica que, no passado, o zabumba era feito de tronco de timbaúba, Hoje é feito de folha de compensado, muito mais prático e mais barato. Porém reconhece que o som não é o mesmo. Ele levou um zabumba de timbaúba, fabricado em 1934, no ano em que o Padre Cícero morreu, para mostrar a qualidade de som do instrumento.

Do outro lado, o construtor de fagote Hary Schweizer, integrante da Orquestra Sinfônica de Brasília. Apesar do nome alemão, Hary é brasileiro da gema. Foi na qualidade de professor de seu instrumento que mais sentiu a carência de fagotes no Brasil, ora por seus elevados custos, ora pelas dificuldades de importação, pois o fagote era, até então, um instrumento não fabricado no País. O preço do instrumento o torna mais seleto ainda. Um importado custa em torno de 20 euros, quase R$ 60 mil. O construído por Hary é vendido por menor preço, mas chega a R$ 12 mil.

Daí nasceu à idéia de um fagote brasileiro que, depois de muitos percalços, buscas, custos e até improvisações, foi inaugurado com sucesso em 1991. Usando madeiras brasileiras e uma autonomia quase total em termos de ferramentas, materiais e tecnologia, Hary Schweizer tornou-se o único construtor de fagotes na América Latina, o que já mereceu na imprensa especializada dos Estados Unidos, Argentina e Alemanha, terra do fagote moderno, artigos em várias revistas sobre o músico.

Insatisfação
É neste confronto de culturas que está sendo realizada a Lutheria Brasil. Os organizadores dizem que o projeto foi prejudicado porque a Petrobras, principal patrocinador, não cumpriu o prazo para liberação da verba no valor de R$ 100 mil. “O dinheiro só foi confirmado na quinta-feira, depois da abertura do encontro”, revelou a assessora de Imprensa Márcia Vaisman, acrescentando que, por conta da indefinição, alguns luthiers não vieram.

A situação gerou um clima de insatisfação entre os artistas. Alguns não quiseram dar entrevistas. Um dos poucos que falou foi o cearense de Sobral, residente no Estado do Espírito Santo, Paulo Mouta, construtor de violinos. Mouta lamentou a desorganização do evento, afirmando que faltou divulgação. Ele disse que não tinha condições de fazer uma avaliação do encontro. Destacou, entretanto, o intercâmbio entre a cultura popular e a erudita.

Estava prevista para o primeiro dia uma oficina de lutheria de violão, rabeca, violino, flauta, caixa de ruflo, zabumba, regulagem de instrumentos de corda, marchetaria, processamento e beneficiamento de madeira para produção de instrumentos, fundamentos de acústica musical, técnicas de conservação, manutenção e reparo de instrumentos. Porém, as oficinas não foram realizadas porque faltou público.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter

Mais informações:
Lutheria Brasil, encontro nacional que acontece até amanhã no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte, Av. Padre Cícero, ao lado do Triângulo Crajubar

Reportagem:
Antonio Vicelmo.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste
.
Foto por Claude Bloc (efeitos PhotoShop)

Antes de tudo sou mulher
E nesta gama de gestos
Que compõem o meu todo
Sou poeta,
Sou menina
Sou felina
Escrevo e me transformo
A cada palavra
Sou caminho e pensamento
E ponho em versos
As razões todas do meu tempo
Sou a pausa
Sou a pressa
Sou o prumo
Sou a prosa...
Sou urgente nas vontades...
Sou o poema
Em plena metamorfose...


Texto de Claude Bloc

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30