xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/11/2008 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 novembro 2008

NO TÁXI COM UM MÚSICO


Avenida Rio Branco, nesta sexta feira, às 21h30min. O povo não vai para casa, fica bebericando, conversando, paquerando, esperando, comendo churrasquinho nas calçadas. Saio apressado de uma reunião política e pego um táxi. Jardim Botânico, passando pelo agito da Lapa, Largo do Machado, Laranjeiras, Cosme Velho, Túnel Rebouças e estou em casa.

O táxi veio rápido. O trânsito ainda pesado, mas fluindo bem. O taxista. Um homem magro, cabelos rastafári, negro, um jeito agradável de conversar e ouvir. E aí começo uma entrevista.

Você gosta de música? Eu sou músico. Adivinhei, de cara senti a persona do músico, o quê tocas? Sou baixista. Gosta de rock, blues, reggae, mas curte samba, forró, do tipo pé de serra, não do eletrônico. Por que não o eletrônico? Não dizem nada, é mera repetição. Escuta um disco recém lançado e se imagina que é uma música do ano passado. Gosto do Seu Luiz Gonzaga, do Seu Dominguinhos. Mas este pagode? É a mesma coisa. Só que tem uma, foi este pagode ruim, sem boa letra e nem novidade musical que fez a moçada voltar a gostar do samba. Hoje muito jovem gosta de Almir Guineto, Zeca Pagodinho e veio por este pagode ruim. Igual a música baiana, não tem quem agüente mais. Aquela conquista do frevo de guitarra com as letras do Moraes Moreira era muita doideira. Depois passou da conta. E Funk? Não tenho nada contra, mas não ouço. Mas tem um bocado de coisa aí que é Funk, muita gente não sabe e é coisa boa.

Comecei na música com 20 anos. Foi um caminho estranho. Tava numa dureza total. Sem grana alguma. Um amigo tinha uma banda e me convidou para assistir ao ensaio. Eu conhecia quase todas as músicas, muito mais que o vocalista da banda. Aí quase cantei a noite toda, o vocalista até foi embora. Então ganhei duzentos paus pela noite, aquilo caiu do céu. Fiquei tocando em Madureira uma vez por semana. Depois saiu o baixista e trouxemos uma mulher. Ela transou com todo mundo, mas não tocou nenhuma noite. Então eu fui nesta. Com a cara e a coragem. Depois a banda acabou e outro grupo me chamou. Cheguei lá e o vocalista, toca um lá menor aí. E aí o que faço? Arrastei os dedos junto com o guitarrista, segui as posições e aprendi. Nunca estudei e nunca tive alguém para me dar lições.

Um tempo depois uma banda de Jacarepaguá Sigma 3 me chamou. Vivi como músico mesmo. Toda a noite tocava quatro horas numa casa noturna. Depois tocava duas horas numa e mais duas noutra. Sempre em Jacarepaguá? Não. Em lugares distantes, na Barra, no Recreio, Campo Grande, Bangu. Às vezes levava muito tempo entre um lugar e outro. Começava num restaurante, passava para uma boate e terminava numa festa na casa de alguém. Fui para o Espírito Santo e toquei com uma banda de lá. Hoje toco na Lapa com a Sandra Grego e os Troianos. Gravou? Gravei em banda. Mas ainda tenho um projeto de gravar um CD só meu. Instrumental? Não. Voz.

E o sucesso, como é que você resolve isso? Ih! Eu sou músico, sou artista, não é disso que estou necessitando. Eu faço o que gosto, por isso mesmo é que tenho o táxi para o meu sustento. Para ter independência. E esta questão de crítica, de ser medíocre? Não é por aí, isso não muda nada, nem ser chamado de gênio muda nada. Até atrapalha, um pessoal lá no Espírito Santo me elogiava, fiquei sem iniciativa. Mas e se aparece um caro bom, arrasando, você não fica com inveja, com ciúmes de artista? Não, aí é que fico com vontade de fazer o que ele faz. Aquilo faz é me estimular.

Recebo o troco e explico a entrevista. Vou postar num blog da minha terra. Ele pega um papel: olha aqui em cima, entre na Internet e tem um e-mail, manda isso para mim. Pego e entro num site e o nome Cyro Elias. Demais o papo.

Por: José do Vale Feitosa


As peripécias de Zedoca

PEDRO ESMERALDO

Zedoca, um caboclo afro-descendente, octogenário, nasceu e se criou no Sítio São José, em Crato. Teve sua trajetória no labor diário da agricultura. Fiel, amigo, autodidata, não se aperfeiçoou em seus estudos devido à falta de apoio material, pois teve que trabalhar para o sustento da família. Dedica-se à música, mesmo sem ter conhecimento profundo da arte musical. Aprecia os cantores da velha guarda como Orlando Silva, Carlos Galhardo, Chico Alves, Nélson Gonçalves e outros.

Diz sempre que, se tivesse a oportunidade que essa juventude tem hoje, não ficaria no anônimo. Não se deixaria levar para o obscurantismo e nem cairia nas brumas da ignorância. Apreciaria bons livros. Leria de tudo que fosse de revista, ouviria com freqüência os noticiários do dia-a-dia, andaria de mãos dadas com o saber. Diz que não aprecia essa musica moderna, como o “rock-and–roll”, pois a considera um destempero, não equivalente à musica da velha guarda, como samba, baião, etc.

Zedoca é realmente um senhor cheio de vontade; leva tudo a sério, não vacila nas manifestações políticas ruidosas. Procura sair da ignorância e considera a maioria dos políticos “persona non grata”, vez que esses ditos políticos não levam nada a sério pelo Brasil.

Infelizmente o nordestino é muito ingênuo e cai sempre nas armadilhas, sem saber sair das dificuldades.

Apesar de seu pouco estudo, Zedoca gosta muito de história. Foi um fiel escudeiro, já que se dedicava de corpo e alma à perfeição de seu trabalho.

Observador contumaz, sabe separar o joio do trigo, não fala mal de ninguém, é maneiroso e evita as conversas que prejudicam aos seus semelhantes.

Zedoca é aposentado por tempo de serviço pelo INSS. Obedece às leis da natureza, mora em uma casa pobre, mas de boa qualidade, vive lutando pelo dia de amanhã até quando Deus um dia o chamar.


Crato CE, 24 de novembro de 2008.

Obs.: Postagem em atenção a pedido de seu autor.

Programa Rota & Ação estréia dia 7/12


A partir do dia 7 de dezembro, domingo, a Sertão Pop Produções e Publicidade estará lançando, juntamente com a Quadrante Vídeo Produções, o programa de Tv "Rota & Ação - Esporte, Turismo e Aventura". Esse programa é atualmente a menina dos olhos das duas produtoras que se uniram para colocar no ar um novo conceito em qualidade nos programas de TV local. Então todos os domingos, de 11 ao meio dia, você terá agora muito o que ver sobre o Cariri Cearense. O programa está dividido em quatro blocos onde serão apresentados quadros como: Pé na Trilha, Ponto de Equilíbrio, Tribos e Rumos, Empunhação, Agenda cultural e outros que serão acrescidos no decorrer das apresentações. Essa iniciativa das duas produtoras vem mostrar que a região do Cariri tem muito potencial para ser explorado, seja nos diversos esportes radicais praticados, seja no turismo, na aventura e na cultura do nosso povo. A equipe que faz o programa também é um forte diferencial, pois é formada por profissionais de grande performance na área, e que têm forte identidade com a região, pois são todos filhos do Cariri, portanto conhecem a fundo o que de melhor temos para ser explorado e mostrado para os próprios caririenses que, muita das vezes, nem sabe que existe determinado assunto por aqui. A intenção da equipe é essa, a de mostrar o Cariri que poucos conhecem, mas que, de agora em diante, terão como ter acesso, através de um programa dinâmico, jovem e com um formato bastante moderno. Portanto, domingo dia 7 de dezembro, a partir das 11 horas, liguem seus aparelhos de TV no canal 13, da Tv Verdes Vales e assistam a estréia do nosso programa, um programa feito com muito esmero, coragem e dedicação, porque toda a equipe acredita que a nossa região já está na hora de acontecer e mostrar todo o seu potencial com o que temos de melhor. Obrigado a todos e espalhem para que todo o Cariri esteja "antenado" na nossa estréia. veja o piloto do programa no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=mXY2QjB4OR8
visite o blog da produtora: http://sertaopop.blogspot.com/

Sucesso para todos.

A PRAÇA DA SÉ - Uma Reclamação sobre os Vendedores Ambulantes...

Privilegiadamente localizada ao sopé da Serra do Araripe, na cidade do Crato temos uma gama enorme de belezas – naturais ou não – que impressionam àqueles que têm a oportunidade de conhecê-la.

Um simples exemplo? A extraordinária visão que temos, ao adentrar a cidade, vindo das bandas de Juazeiro e nos deparamos, de frente, com o paredão inexpugnável, imponente e esverdeado da Chapada do Araripe, como que a proteger a cidade. É algo indescritível, ímpar e de uma beleza esfuziante. Uma cena espetacular, um momento particularíssimo, belo e único (e a qualquer hora do dia), que somente a mãe natureza pode nos propiciar (e, para completar, algo que Juazeiro ou os "nossos" maus políticos não nos podem tomar ou destruir).

Dentre tantas belezas, as nossas praças, outrora mantidas arborizadas e sempre tão bem cuidadas, destacavam-se (atentem para o “tempo” do verbo) como autênticos cartões-postais, dignos de orgulho para todos nós, filhos da cidade.

De uns tempos para cá, entretanto, a coisa mudou e mudou para pior.

A Praça da Sé, por exemplo, de inolvidáveis e ternas lembranças, até recentemente ponto turístico e parada obrigatória para nossos visitantes, de favorecida localização, amplos e generosos espaços, cercada de frondosas árvores e clima agradabilíssimo, propício a uma parada estratégica para recuperar o fôlego, tanto para quem vai como para quem sai do centro da cidade, hoje já não é a mesma, constituindo-se, sim, lamentavelmente, uma vergonha para todos nós e uma rota a ser evitada.

Tomada de assalto, de uma ponta a outra, por ambulantes dos mais diversos matizes e produtos, com a complacência irresponsável, criminosa e inadmissível do poder público municipal, aquele agradável logradouro não mais que de repente virou um autêntico mercado persa, (temos coxinha, filhós, bombom, pastel, refrescos, charuto, sorvete, batata, refrigerantes, churros, sanduíches e uma gama infindável de outros), verdadeira torre de babel, um autêntico “beco-da-poeira”, sujo, feio, anti-higiênico, desorganizado e fedorento, onde a simples passagem do transeunte ficou seriamente comprometida, tal o enxame de “comerciantes” (?) que o emporcalham e às suas adjacências (sem se falar que a segurança naturalmente ficou seriamente comprometida).

Seria oportuno, pois, que o BlogdoCrato, com o respeito e a credibilidade que hoje detém, encetasse alguma campanha ou provocasse a manifestação de outros cratenses, visando convencer a Prefeitura da cidade a relocalizar tais “comerciantes” (?) num lugar mais adequado e apropriado, devolvendo a Praça da Sé à cidade e seus visitantes (não custa lembrar que o turismo é, hoje, uma autêntica e rentável indústria).

Afinal, a eleição já passou, o senhor prefeito foi reeleito e já não precisa “fazer média” com ninguém.

Por: José Nilton Mariano Saraiva

Clínica São Raimundo é a mais nova parceira do Blog do Crato !

Buscando sempre formar parcerias com as melhores empresas da região do Cariri e Centro-Sul, que por sua credibilidade, qualidade dos serviços, e por acreditam no Blog do Crato e na Rede Blogs do Cariri como veículos da integração regional na Internet, é que temos o maior prazer em anunciar a mais nova empresa parceira que vem fazer parte desta família de anunciantes que tanto prestigiamos, e que vai estar sendo divulgada periodicamente em toda a rede de blogs do Cariri: Trata-se da Clínica São Raimundo, empresa muito bem organizada e comandada pelos médicos Dr. Menezes Filho e da Dra. Ana Micaely de Morais Meneses, localizada na cidade de Várzea Alegre. Especializada em pediatria, ultrassonografia, fisioterapia especializada, RTG. A Clínica São Raimundo vem fazer parte do quadro de anunciantes do Blog do Crato, aonde temos mais de 25.000 visitas ao mês, e na Rede Blogs do Cariri que já conta com mais de 30 websites em todo o ceará.

Eis algumas fotos da nossa nova empresa/parceira:



Acima: A Logomarca da Clínica São Raimundo, em Várzea Alegre, que irá para a aba lateral dos anunciantes permanentes.


Acima: O Médico, Dr. Menezes Filho em atividade.

Acima: Dra. Ana Micaely de Morais Meneses

Cuidando de seus pacientes com carinho e dedicação...



Clinica São Raimundo.
Rua Dep. Luis Otacilio Correia 129. Várzea-Alegre. Fone (088) 3541-1467.
Especialidade: Pediatria, ultrassonografia, fisioterapia especializada, RTG.

"Cuidando com carinho da saúde do povo de Várzea Alegre !"
.

EXERCITANDO A MENTE.

POR A. MORAIS.
Meia noite o pinto pinica o galo
O galo pinica o pinto
E o pinto quiriquiqui.
Meia noite é o berrado do bode
É o roncado do porco
Que ninguém pode dormir.
Estes versos são parte de uma composição de muito sucesso gravada por Luis Gonzaga cuja letra e musica são da autoria do cratense Audizio Brizeno.
Em sociedade com Mário Oliveira o Audizio foi fundador do Posto Regente, rebatizado posteriormente, nas décadas de 60 e 70, por Posto Crato instalado a Praça Siqueira Campos cuja prestação de serviço era o atendimento ao transporte de pessoas por meio do táxi de aluguel.
A vida social da cidade era intensamente vivida. O Crato era feliz na sua ingenuidade. O coração dos jovens abrigava ternas paixões e sonhos doirados. Dois conjuntos musicais se revezavam nos clubes sociais. O de Hildegardo e o do Irineu. Em cada mesa via-se uma família. Ordem completa. Não se ouvia quebrar um copo. Quando o Orlando, de saudosa memória, ensaiava os acordes de sua musica predileta: AQUARIUS, já se via a Meirinha Brito e o Vicente Ludgero desfilando no salão mostrando a fina arte de dançar.
Entre uma bebida e outra, servida por Fuim e Cabeleira, garçons da maior categoria, o velho Paulo Frota administrava os serviços do restaurante. Diferentemente da era Lula, em que todos possuem seu próprio carro para fazer os seus deslocamentos, naquela época se utilizava muito o serviço de táxi de aluguel.
O Audizio tinha um timbre de voz assemelhado à voz feminina e se danava com muitos desocupados que faziam trotes e que o imitavam. Numa noite de plantão movimentado, lá pras três da manhã, uma senhora liga para o posto e o Audizio se prepara para revidar o trote. Atende: alô! A senhora pergunta educadamente: quem está falando? Portanto, uma voz feminina semelhante a do Audizio: E Ele respondeu irado: porque você não vai imitar a puta que pariu? Bateu o telefone e a senhora caiu no pranto sem entender a razão de tanta agressividade.
Terminada a festa o ponto de encontro era no Pau do Guarda onde era servido um pirão de galinha caipira com farinha de mandioca preparado por dona Raimunda para recuperar as energias.
A barra já estava quebrando e se ouvia ainda, numa mesa ao lado, o violão do Audizio Gomes, o bandolim do Vicente Padeiro acompanhando o Geraldo Maia cantar Marina para os aplausos de uma seleta platéia formada por Jose Landim, Jackson Duarte, Siebra Jr, Elieser Pinheiro, Valdenir Silva, Heleno e Dona Ruth.
Esse era o Crato inocente, Crato livre, livre da maldição das drogas, da frieza dos assaltantes e da traição do colesterol.

Programa BNB de Cultura 2009 seleciona 192 projetos artísticos nordestinos, entre 2.238 inscritos


FORTALEZA, 29.11.2008

Um total de 192 projetos, entre 2.238 inscritos, foi selecionado pelo Programa BNB de Cultura 2009 – uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, com dotação orçamentária de R$ 3,0 milhões, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música e Artes Integradas ou Não-Específicas. A lista de projetos selecionados está disponível no portal do BNB (www.bnb.gov.br). Mais da metade dos recursos (R$ 2,019 milhões, ou 67,3%) serão destinados para projetos com ações culturais em municípios de até 100 mil habitantes, dentro da área de atuação do Banco (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo).

Dos 192 projetos, foram aprovados 40 de Artes Cênicas, 31 de Artes Visuais, 14 de Audiovisual, 29 de Literatura, 44 de Música e 34 de Artes Integradas ou Não-Específicas. Entre 543 inscritos no Ceará, foram contempladas 26 propostas, oriundas de 16 municípios – sendo 5 de Artes Cênicas, 4 de Artes Visuais, 1 de Audiovisual, 3 de Literatura, 7 de Música e 6 de Artes Integradas ou Não-Específicas.

A lista de cidades cearenses com projetos contemplados abrange: Aquiraz, Campos Sales, Fortaleza (oito), Iguatu, Irauçuba, Jaguaretama, Jaguaribara, Juazeiro do Norte (três), Madalena, Meruoca, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Pentecoste, Quixadá e São Gonçalo do Amarante. Desses 20 municípios, apenas dois (Fortaleza e Juazeiro do Norte) têm mais de 100 mil habitantes. Os 192 projetos selecionados procedem de 88 cidades diferentes. 77 propostas (40,1%) foram oriundas de 60 municípios da área de atuação do BNB, com até 100 mil habitantes. Outras 111 (57,8%) foram originárias das nove capitais da Região e mais 17 cidades interioranas localizadas na área de atuação do Banco, com mais de 100 mil habitantes. Houve ainda quatro projetos (2,1%) oriundos das cidades de Belo Horizonte/MG (dois), Mesquita/MG e Vitória/ES. Os 2.238 projetos inscritos foram provenientes de 363 cidades de 17 estados brasileiros – os 11 estados na área de atuação do Banco, mais Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Desse total, um montante de 1.094 (48,9%) propostas veio de 334 municípios interioranos localizados na área de atuação do Banco. Outros 1.068 (47,7%) projetos vieram das nove capitais nordestinas, e mais 39 (1,7%) propostas vieram de 12 cidades situadas nos sete estados retrocitados. 2.162 (96,6%) projetos foram elaborados por proponentes residentes dentro da área de atuação do BNB.

Para a seleção dos projetos culturais, deverão ser considerados os seguintes critérios: qualidade técnica e/ou artística; ineditismo da proposta; atendimento de interesse da comunidade; formação ou aperfeiçoamento profissional; condições de sustentabilidade; viabilidade físico-financeira; potencialidade de consolidação a imagem do BNB junto à sociedade; e ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para municípios da área de atuação do BNB, menos providos de atividades culturais.


Fonte: Programa BNB de Cultura
Fonte da Foto: website: http://www.colegiocruzeiro.com.br

CARIRI SEDIA CONGRESSO NACIONAL DE ARTE-EDUCADORES

18º Congresso Nacional de Arte - Educação será aberto hoje no Cariri

Os maiores nomes da arte-educação Ibero-Americana já se encontram no Cariri para participarem do evento, que conta com mais de 700 inscritos de todo o Brasil. O 18º Congresso Nacional da Federação dos Arte Educadores do Brasil (18º Confaeb) será aberto nesta quinta-feira, a partir das 8 horas, no auditório do Cine Educadora, no município do Crato, com 700 participantes de várias localidades do Brasil e exterior. O evento será histórico na região, por marcar a eleição da nova diretoria da Federação, ser discutida a mudança no estatuto nacional, além da inauguração da Escola de Artes Violeta Arraes, que acontecerá às 8 horas do dia 29, no município de Barbalha. Essa é a primeira vez que o evento acontece no Ceará. Os maiores nomes na arte-educação Ibero-Americana já se encontram no Cariri e estarão presentes durante a solenidade de abertura do Congresso, que será presidida pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Plácido Cidade Nuvens.

O presidente do Congresso, Professor Doutor da URCA, Fábio Rodrigues, afirma que o evento de maior peso na área da arte-educação do Brasil, fará com que a região passe a ser por quatro dias o centro de discussões da área. Ele destaca a conquista da URCA e da Escola de Artes Violeta Arraes, nesse momento inaugural, de estar proporcionando um Congresso com participantes de renome. Entre os palestrantes estão nomes como Doutora Olga Olaya, representante Latino-Americana da Sociedade Mundial de Educação pela Arte; Doutora Teresa Eça, de Portugal, representante da Rede Ibero-Americana de Educação Artística; Doutor José Mauro, da Universidade de Brasília (UnB), Presidente da Federação Nacional de Arte Educadores do Brasil; Juan Carlos Arañó Gisbert, da Universidade de Sevilla-Espanha, representante do Congresso Internacional de Educação Artística. Também estará presente na solenidade o Secretário de Cultura do Estado, Auto Filho.

Matéria enviada por Tânia Peixoto
.

Previsão do Tempo para hoje no Crato

Crato - CE

Sexta-Feira, 28/11 nascer e pôr-do-sol: Horário do nascer do Sol 05h11
Horário do pôr do Sol 17h41
icone
manhã
icone
tarde
icone
noite
max 35ºC
min 19ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva 0mm
0%
Direção e Velocidade do Vento ENE
14km/h
Umidade Relativa máxima e mínima 83%
38%
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Fonte:
Climatempo

RESUMO:
Calor de rachar leito de rio seco.
Nesse momento, mormaço e tempo nublado. Mas não faz diferença nenhuma.
Temperatura local: 30.2 graus na Vilalta à sombra, às 05:38.
Umidade relativa do ar: 41%

Por: Dihelson Mendonça

Frase do dia! - Por: Mônica Araripe


Nunca desvalorize ninguém. Guarde cada pessoa perto do seu coração, porque um dia você pode acordar e perceber que você perdeu um diamante enquanto você estava muito ocupado, colecionando pedras.

Bom Dia!


Preciso do toque


.:.
O tocar é um sonho,
mas o todo do sonho
se constrói aos pedaços.
E se cada parte
não nos dá um inteiro,
há vazios inexplorados.

O bom da fragmentação
é a certeza da integralidade.
Por mais que nos escondamos,
um dia a verdade surge,
fluindo ao nosso tato.

Este sorriso espontâneo
precisa ser visto de perto,
com a língua pra fora,
pois quero beijar
na concretude do toque.

Nijair Araújo Pinto

Crato-CE, 27 de novembro de 2008.
15h26min
.:.

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30