26 novembro 2008

Soneto - Para Socorro Moreira


Desde que me pus a escrever, aos 16 anos, encantada com a musicalidade e o ritmo do soneto, com a formalidade de seus versos de rimas rebuscadas, passei a preocupar-me com as palavras e comecei a sentir-lhes a força e, também, o fascínio que exerciam sobre mim. Lia simplesmente tudo o que me vinha às mãos e sob os olhos , esses já inquietos e ávidos. Ainda sou capaz de reproduzir um pequeno trecho de um poema que fiz sob a influência desse aparatado estudo sobre a poesia... Fiz o primeiro, tentei um segundo ainda tateando a melhor maneira de aplicar a teoria que aprendera. O tema já demonstrava as inquietações de uma adolescente que se de defrontava com sentimentos platônicos e amores irrealizados. Creio que a solidão alegada e sentida por mim a essa época da vida, denotava essa incapacidade que o jovem tem muitas vezes de assimilar o mundo de modo diferente daquele idealizado.

Aventurei-me, então, a encaixar meus primeiros versos naquela forma rígida que um soneto impõe: dois quartetos, dois tercetos, rimas encadeadas ou nãoe a mesma quantidade de sílabas (métricas) ... tudo isso ou tudo aquilo. Na primeira tentativa quase tudo rimava com “ão”: coração, emoção etc. etc. Eu mesma me convenci que estava feio aquilo. Perecia um eco, um trem apitando na esquina da vida... E assim, fui burilando as idéias e as palavras, lapidando o pensamento. Claro, minha imaturidade poética ou mesmo emocional não permitiam ainda que eu tivesse a capacidade de criar algo (quase) perfeito no campo da idéias, mas eram apenas os meus primeiros passos.

Meu tema era “solidão” como disse anteriormente. Ouso aqui apresentar a cria tal qual foi concebida naquele tempo: “Solidão // É o que sinto no meu peito agora / É o que fala a alma de quem chora / É esperar sempre esperar alguém. “ Este era um dos tercetos e todo o resto do soneto sucedia-se com rimas –ora/ -ora / -em / -em, porém não me recordo como se processou o restante do poema, com versos decassilábicos. Segui com afinco as orientações do professor de Português: o cuidado para que as palavras que compunham a rima não tivessem a mesma classe gramatical. “Agora” (advérbio de tempo) rimando com “chora” (verbo). Enfim, o cuidado e o esmero para que meu poema fosse funcional como soneto, foram o impulso primordial para que eu me iniciasse no caminho da escrita.

O soneto perdeu-se por aí numa das mudanças que fiz. Restou-me a lembrança desse momento criativo e de como persegui o sonho de escrever. Hoje deixei de lado a métrica de meus sonetos e consigo voar mais alto. Livre e sem rimas. Simples e sem rebuscamento exagerado. E se me ponho a amar em verso e prosa, posso dizer que nunca mais estarei sozinha e enfrentar a solidão.

****
Texto de Claude Bloc

Pérolas do vestibular (Parte 2)


Redação

* Sobrevivência de um aborto vivo (título).
* O Brasil é um país abastardo com um futuro promissório.
* O maior matrimônio do país é a Educação.
* Precisamos tirar as fendas dos olhos para enxergar com clareza o número de famigerados que almenta (sic).
* Os analfabetos nunca tiveram chance de voltar à escola.
* O bem star (sic) dos abtantes endependente (sic) de roça, religião, sexo e vegetarianos, está preocudan-do-nos.
* É preciso melhorar as indiferenças sociais e promover o saneamento de muitas pessoas.
* Também preoculpa (sic) o avanço regesssivo da violência.
* Segundo Darcy Gonçalves (Darcy Ribeiro) e o juiz Nicolau de Melo Neto (Nicolau dos Santos Neto).
* E o presidente onde está? Certamente em sua cadeira, fumando baseado e conversando com o presidente dos EUA.

História

* O hino nacional francês se chama La Mayonèse...
* Tiradentes, depois de morto, foi decapitulado.
* Resposta a uma pergunta: "Não cei".
* Entres os índios de América, destacam-se os aztecas, os incas, os pirineus, etc.
* A História se divide em 4: Antiga, Média, Moderna e Momentânea (esta, a dos nossos dias).
* Em Esparta as crianças que nasciam mortas eram sacrificadas.
* Resposta à pergunta: "Que entende por helenização?": "Não entendo nada".
* No começo os índios eram muito atrazados mas com o tempo foram se sifilizando.
* Entre os povos orientais os casamentos eram feitos "no escuro" e os noivos só se conheciam na hora h.
* Então o governo precisou contratar oficiais para fortalecer o exército da marinha.
* Em homenagem a Gutenberg, fizeram na Alemanha uma estátua, tirando uma folha do prelo, com os dizeres: "e a luz foi iluminada".
* No tempo colonial o Brasil só dependia do café e de outros produtos extremamente vegetarianos.

Fonte: Wikipédia.

Matando a saudade de Zé Bedeu...

No youtube, website de hospedagem de shows e vídeos, diversos fãs postaram vídeos de Zé Bedeu. Quem quiser ver todos, basta procurar por lá. Há diversos. Trago aqui apenas um deles para matar a saudade do Zé. DICA: Para assistir o vídeo, voce deve parar o player principal da Rádio Chapada do Araripe, logo na entrada no Blog, a fim de evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo!



Visite:
www.youtube.com

Autor do vídeo: desconhecido

Carta a Huberto Cabral pelo cinquentenário da Rádio Educadora do Cariri - Zilberto Cardoso

.

Caro Huberto Cabral:

Foi com grande alegria que recebemos seu convite para participarmos das comemorações do cinqüentenário da ''nossa'' Rádio Educadora do Cariri, que tive a honra de ser um daqueles que viu seu nascimento, nos idos de 1958. Inesquecível e emocionante o momento que coloquei no ar o potente transmissor de 5 kwh pela primeira vez, no dia 22 de novembro de 1958 em caráter experimental. Eu um rapazola de apenas 22 anos, gravei pra sempre na memória, aquele dia memorável.

Tenho orgulho de ter pertencido um dia, aquela equipe de ótimas pessoas e excelentes profissionais que sem dúvida alguma serviram de base sólida para o que é a Rádio Educadora atualmente. Parabéns a todos os radialistas de ontem de hoje e de sempre. A Rádio Educadora com certeza continuará na ''difusão do útil do bem e da verdade'' como afirma seu slogan. Lamento não estarem presentes fisicamente meu querido irmão Zé Cirilo e demais colegas que já se foram, mas espiritualmente estão todos participando.

abraços:

Zilberto Cardoso De Oliveira

Fortaleza, 24/11/2008

Foto: Rádio Educadora - Dihelson Mendonça
.

Perdas...

.

A perda não existe, existe apenas a sensação de perda. Porque é que não há perda? Porque nada se perde, tudo se transforma. A dor que essa sensação de perda causa é quase intolerável, julgamos nós na altura, mas tudo se supera, tudo. O que acontece é que aqueles que amamos, nunca morrem, eles vão apenas para outro plano, transformam-se noutra matéria, uns tempos antes de nós. A morte não existe, é mais uma ilusão nossa, dos que estamos aqui “encravados” na Terra. Será que já pensamos que, quando nascemos há quem fique, lá do outro lado dos Véus, a chorar por nós? Há várias civilizações que comemoram as partidas, porque sabem que, para além de ser uma libertação, mais tarde, irão encontrar novamente os entes queridos.

A saudade…
Como lidar com a saudade? Poucas são a línguas que têm esta palavra, como sabemos, isto é um sentimento muito lusitano, porque será a saudade tão nossa? A base destruidora de quase tudo e também da saudade talvez seja o medo, o medo do amanhã que conduz ao apego, que por sua vez, conduz ao sofrimento. Se analisarmos isto a fundo, percebemos que é realmente verdade. Se fossemos livres de apegos, não sofreríamos tanto. Há quem pergunte como se pode amar sem apego. A resposta é teoricamente simples: respeitando a liberdade de cada um; dos filhos, dos companheiros, mas acima de tudo a nossa própria. A conquista da nossa liberdade deveria ser a primeira de todas as prioridades, porque no momento em que criamos laços de dependência, cavamos a nossa “sepultura”. Há também quem confunda Amor incondicional com amor de pais, por exemplo, mas se o filho decide optar por um caminho diferente daquele que os pais idealizaram, lá se vai o amor incondicional. “Ah, mas eu como mãe/pai é que sei o que é melhor para eles!” Errado! Quanto muito pode dar conselhos, sábios conselhos, mais do que isso é puro desrespeito. “Pois, mas eu sei que eles vão bater com a cabeça na parede!”

É possível sim, e custa assistir a isto impávidos, mas tem que ser. O que podemos é abrir os braços e curar as feridas quando eles voltarem magoados… Isto é talvez uma forma de Amor Incondicional.

Foto: Fonte: http://www.avassouradabruxa.blogger.com.br
.

Morais, Letra é Isso aqui...


Existem letras e existem Obras de Arte.
Quando eu penso em letras e poemas, não posso esquecer dos maiores gênios da música popular que esse país já teve recentemente: O Chico Buarque de Hollanda, o Tom Jobim e o Vinícius de Moraes, o poetinha. Presta a atenção que maravilha de letra. O drama da separação. Só quem passou por isso sabe o quanto cada palavra é verdadeira:

EU TE AMO

Composição: Tom Jobim / Chico Buarque

Ah, se já perdemos a noção da hora
Se juntos já jogamos tudo fora
Me conta agora como hei de partir

Ah, se ao te conhecer
Dei pra sonhar, fiz tantos desvarios
Rompi com o mundo, queimei meus navios
Me diz pra onde é que inda posso ir

Se nós nas travessuras das noites eternas
Já confundimos tanto as nossas pernas
Diz com que pernas eu devo seguir

Se entornaste a nossa sorte pelo chão
Se na bagunça do teu coração
Meu sangue errou de veia e se perdeu

Como, se na desordem do armário embutido
Meu paletó enlaça o teu vestido
E o meu sapato inda pisa no teu

Como, se nos amamos feito dois pagãos
Teus seios ainda estão nas minhas mãos
Me explica com que cara eu vou sair

Não, acho que estás te fazendo de tonta
Te dei meus olhos pra tomares conta
Agora conta como hei de partir.

....

Amigos, é muita emoção!
"Se na desordem do armário embutido, meu paletó enlaça o teu vestido, e o meu sapato ainda pisa no teu". De onde esse cara foi se lembrar de um detalhe desses ?
Genial...

Abraços,

Dihelson Mendonça
.

Visitem MATOZINHO, porque vale a pena visitar !



Aqui uma dica boa pra vocês:
As cidades fictícias sempre fizeram parte do imaginário popular ( É CLARO ), rs rs. Chico City, Mauridérnia, Craterdã, O Reino de CAMELOT, Shangri La, todas cidades fantásticas, com seus inúmeros personagens pitorescos.

Assim também é Matozinho, uma cidade alegre e hospitaleira, onde acontece de tudo!
Criada em todos os detalhes ( mesmo sem saber jogar SimCity ), pelo Dr. José Flávio Vieira, Matozinho é um mundo em si própria. Visitar matozinho seja pelo excelente livro do Dr. Flávio, ou agora pelo Blog da sua autoria também, é um passeio incrível, uma janela que nos transporta pelo espaço e pelo tempo, um salto quântico, enfim, uma coisa de louco...

E sendo que eu estou sem paciência e sem muita inspiração para escrever aquelas coisas bonitas que a gente escreve quando dorme bem, ( são 7 da manhã e ainda estou por aqui ), eu quero dizer só o seguinte: Vejam o Blog do Zé Flávio. É incrível a quantidade de estórias maravilhosas que ali se encontram. Verdadeiro celeiro de tudo que somos, reflexo das nossas próprias existências.

Vá agora mesmo em:

www.simborapramatozinho.blogspot.com

E se teletransporte ao mundo incrível de Matozinho!

Por: Dihelson Mendonça
.

A. Morais, "Aquele Abraço" ao nosso grande Anfitrião...

Quero agradecer ao meu amigo Antonio Morais e sua magnífica espôsa, por nos ter proporcionado uma noite maravilhosa, ontem, dia 25 de novembro, de muitas muitas estórias e histórias ( muitas de Varjaelegre, rs rs ), em bela companhia do Armando Rafael e espôsa, e o Carlos Eduardo Esmeraldo e a Magali. Para mim, foi simplesmente incrível e o jantar estava delicioso também! Uma noite daquelas que a gente vai se lembrar para o resto de nossas vidas. Mas não precisamos lembrar apenas na memória: Eu tirei algumas fotos, e depois irei publicar aqui no nosso Blog. Ah, Morais...Armando, Carlos Eduardo, gente boa é isso aí...

Abraços a todos,
Ainda sem dormir, trabalhando...

Dihelson Mendonça
.

O Sucesso do filme "Bezerra de Menezes"

.

Primeiro longa-metragem Cearense passado no Século XIX o filme será um marco na Cinematografia do Estado.

Realizado com a mais avançada tecnologia digital e finalizado em 35mm, o longa-metragem “Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito” fará uma fiel reconstituição de época para representar o Ceará e o Rio de Janeiro do Século XIX. Com cuidadosa pesquisa história de Luciano Klein, biógrafo de Bezerra de Menezes, aliada a extensa pesquisa iconográfica nos acervos mais importantes do país, a vida de Bezerra de Menezes será contada com passagens ficcionais e relatos de pesquisadores de sua vida e obra.

A produção teve locações no Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro e contou com o talento do ator Carlos Vereza interpretando Bezerra de Menezes, além de grande elenco Cearense.

TIRADO DO SITE OFICIAL
http://www.bezerrademenezesofilme.com.br/

E finalmente em cartaz no CINECARIRI em Juazeiro do Norte 15h15 | 16h55 | 18h35 | 20h15.
Com mais de 400 mil espectadores e todo Brasil, Bezerra tá fazendo bonito nas salas, mostrando mais uma vez a força do nosso cinema, e gratificando mais ainda, nosso Estado que cresce cada vez mais nas artes em geral.

Leia mais na nossa seçao CINEMANIA CARIRI:
www.cinemaniacariri.blogspot.com

Lula sanciona lei mais rigorosa contra pedofilia na Internet

Durante evento em que sancionou uma lei que torna crime o armazenamento de material pornográfico envolvendo crianças ou adolescentes no computador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não pode haver hipocrisia para tratar do tema. "É preciso acabar com a hipocrisia religiosa que não permite que temas como este sejam tratados à luz do dia. E isso vale para todas as religiões", afirmou.




"É preciso acabar com a hipocrisia religiosa", diz Lula no Rio de Janeiro.
Lula discursou na abertura do 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na noite desta terça-feira (25), na zona oeste do Rio de Janeiro. A nova lei sancionada prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de aplicação de multa.

Lula disse que é preciso haver conscientização dos pais, das crianças e dos adolescentes. "O tema não pode ser tratado com nenhuma hipocrisia, os pais no mundo inteiro devem se conscientizar de que a educação sexual em casa é tão importante quanto dar comida", afirmou o presidente, que defendeu ainda o ensino de educação sexual nas escolas.

"É importante que não tratem a questão da exploração sexual como uma questão dos pobres", afirmou. Lula também criticou a falta de programas culturais na TV, citando que nos canais da televisão a cabo, por exemplo, há programação com sexo de manhã, à tarde e à noite. "Quantos programas culturais temos na TV para que as crianças possam ver?", indagou.

O congresso mundial, que tem a primeira-dama Marisa Letícia como presidente de honra, realiza sua terceira edição no Brasil após encontros na Suécia (1996) e no Japão (2001).

Fonte: Universo On-Line ( UOL )
.

CARIRI - Hospital de Mauriti está superlotado !

Representantes de diferentes segmentos de Mauriti debateram o impasse da sobrecarga de atendimento em hospital

Mauriti. O Hospital e Maternidade São José, neste município, está sobrecarregado de consultas e atendimentos ambulatoriais. 95% dos serviços hospitalares são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Somente este ano, entre janeiro e outubro, 48.606 pacientes passaram pelo hospital. Ao apresentar estes números, o diretor clínico Antônio Severino advertiu que o hospital não tem condições de atender à demanda de pacientes. Os recursos repassados pela Prefeitura são insuficientes para o atendimento dos clientes do SUS.

Preocupados com esta situação, o Ministério Público do Estado do Ceará e o promotor de Justiça da comarca de Mauriti, Ythalo Frota Loureiro, promoveram uma audiência pública, com a participação da promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Maria Salustiano Arruda Porto, e a titular da Coordenação de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria Estadual de Saúde, Lílian Alves Amorim Beltrão, na sede da Câmara Municipal, com a presença de representantes da Prefeitura, Poder Legislativo e também do hospital.

O objetivo da audiência, segundo o promotor Ithalo Frota, foi ouvir as diversas partes envolvidas com a saúde pública do município para que a população não seja prejudicada. O próprio prefeito de Mauriti, Isaac Gomes, admite que o atendimento da rede de postos de saúde da Prefeitura é falho.

Isaac afirmou que o município de Mauriti possui dez equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), quando seriam necessárias, segundo o prefeito, mais quatro equipes. “O município não possui recursos para realizar a assistência básica de forma plena, em face da ausência de funcionamento dos postos de saúde a noite e nos finais de semana”, reconheceu o Isaac Gomes.

Mais recursos
Ao destacar a contribuição que o Hospital e Maternidade São José tem dado para o atendimento da população, o prefeito promete viabilizar mais recursos e melhorar o atendimento dos postos de saúde para que a população não seja prejudicada. As palavras do prefeito foram reforçadas pelo secretário de Saúde do município, Glaiton Bezerra da Cruz, que solicitou mais participação da população nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde.

A promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Maria Salustiano, lembrou que o Hospital e Maternidade São José é a única unidade de saúde do município de Mauriti, uma entidade filantrópica, que a cidade deve acolher para completar o serviço de atendimento público, uma vez que é obrigação do município promover o atendimento básico.

A audiência foi transmitida, ao vivo, pela Rádio “União FM”, de Mauriti. O público presente, que lotou plenário da Câmara Municipal, questionou alguns procedimentos como, por exemplo, a prescrição de medicamentos que não podem ser substituídos pelos genéricos disponíveis na farmácia popular existente na cidade.

A orientação da Promotoria é para que o médico indique o remédio que o paciente possa receber gratuitamente na farmácia popular, a fim de evitar a dependência política, isto é, não permitir que o paciente procure um vereador para financiar o medicamento.

O promotor de Justiça orientou também que o médico não deve induzir o paciente a procurar o atendimento particular. Por fim, foi formada uma comissão de representantes de todos os órgãos do sistema de saúde da cidade, para apresentar uma solução ao problema.

A promotora de Justiça da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde Pública, Lílian Alves Amorim Beltrão, falou sobre a natureza do sistema tripartite de financiamento, sendo necessário, segundo afirmou, saber quais são os investimentos do Município de Mauriti no Hospital e Maternidade São José, e não apenas o repasse dos recursos federais ao hospital, por meio de convênio com a Secretaria Municipal.

Ela lembrou que os recursos para atendimento hospitalar são superiores aos procedimentos realizados, enquanto que a verba para o atendimento ambulatorial nunca é suficiente, ultrapassando o limite financeiro. Lílian recomendou a identificação de todas as metas na área de saúde e o acompanhamento do Conselho Municipal de Saúde.

PACIENTES
95% dos atendimentos feitos pelo Hospital e Maternidade de São José, em Mauriti, são destinados ao SUS. A unidade registrou 48.606 pacientes de janeiro a outubro, número considerado superior à capacidade de serviços

Mais informações:
Hospital e Maternidade São José
Avenida Sinval Lacerda, 395
(88) 3552.1290
Promotoria de Justiça de Mauriti
(88) 3552.1785

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
.

(Dest)Arte

Fotomontagem: Claude Bloc (efeitos no PhotoShop)


Cênicas artes
(entre)telas
(entre)linhas
Cor e pincel
O solstício
O solilóquio
No meu papel
Espaço aberto
(entre)tecendo
(entre)cortando
Esse (vo)lume
Luzes no céu
São tantas vozes
Meus interlúdios
Teus interlóquios
Beijos de fel
São o meu pranto
Minha risada
A solutide e o meu cinzel.
Cênicas luzes
Cores da íris
Aura vital
(I)material

*****

Texto de Claude Bloc

Pérolas de vestibular (Parte 1)



Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigenio.
O nervo otico transmite ideias luminosas ao cérebro.
O vento e uma imensa quantidade de ar.
O terremoto e um pequeno movimento de terras nao cultivadas.
Os egipcios antigos desenvolveram a arte funeraria para que os mortos pudessem viver melhor.
Pericles foi o principal ditador da democracia grega.
O problema fundamental do terceiro mundo e a superabundancia de necessidades.
O petroleo apareceu ha muitos seculos, numa epoca em que os peixes se afogavam dentro d'agua.
A principal funcao da raiz e se enterrar.
A igreja vem perdendo muita clientela.
O Sol nos da luz, calor e turistas.
As aves tem na boca um dente chamado bico.
A unidade de forca e o Newton, que significa a forca que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrario.
Lenda e toda narracao em prosa de um tema confuso.
A harpa e uma rosa que toca.
A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo.
Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes.
O coracao e o unico orgao que nao deixa de funcionar 24 horas por dia.
Quando um animal irracional nao tem agua para beber, so sobrevive se for empalhado.
A insonia consiste em dormir ao contrario.
A arquitetura gotica se notabilizou por fazer edificios verticais.
A diferenca entre o Romantismo e o Realismo e que os romanticos escrevem romances e os realistas nos mostram como esta a situacao do pais.
O Chile e um pais muito alto e magro.
As mumias tinham um profundo conhecimento de Anatomia.
O batismo e uma especie de detergente do pecado original.
Na Grecia, a democracia funcionava muito bem, porque os que nao estavam de acordo, se envenenavam.
A prosopopeia e o comeco de uma epopeia.
Os hermafroditas nascem unidos pelo corpo.
As glandulas salivares so trabalham quando a gente tem vontade de cuspir.
A fe e uma graca atraves da qual podemos ver o que nao vemos.
Os estuarios e os deltas foram os primeiros habitantes da Mesopotamia.
O objetivo da Sociedade Anonima e ter muitas fabricas desconhecidas.
A Previdencia Social assegura o direito a enfermidade coletiva.
O Ateismo e uma religiao anonima.
A respiracao anaerobica e a respiracao sem ar, que nao deve passar de tres minutos.
O calor e a quantidade de calorias armazenadas numa unidade de tempo.
Antes de ser criada a Justica, todo mundo era injusto.
Caracteres sexuais secundarios sao as modificacoes morfologicas sofridas por um individuo apos manter relacoes sexuais.

Fonte do Texto: http://intervox.nce.ufrj.br/~jobis/PIA3.HTML
Fonte da imagem: http://jms-oasno.blogspot.com/

Por: Samuel Teles