28 outubro 2008

Começa mobilização no Cariri para Bienal da UNE




O tema da décima Bienal é "Raízes do Brasil: Formação e sentido do povo brasileiro"

Artistas e estudantes da região do Cariri estão se mobilizando para participar da 6ª Bienal de Cultura da União Nacional dos Estudantes – UNE que será realizada no período de 20 a 25 de janeiro, na capital baiana, Salvador. A Bienal é considerada um dos maiores eventos estudantis de arte da América Latina. Nesta terça-feira, dia 04 de novembro, acontecerá na sala de vídeo da URCA, a partir das 19 horas, reunião com a participação de Nah Vieira – da Base da UNE e uma das articuladoras da Bienal no Estado.
A Bienal reúne trabalhos das diversas linguagens artísticas: música, artes plásticas , artes cênicas, literatura, audiovisual, dança e trabalhos científicos. A região do Cariri já participou de edições anteriores. As inscrições já estão abertas e o regulamento e as fichas de inscrição encontram-se disponível no site da UNE: http://www.une.org.br/

Serviço:
6ª. Bienal de Cultura da UNE
Período: 20 a 25 de janeiro de 2009
Salvador Bahia
Site da UNE: http://www.une.org.br/
Nah Vieira (85)88525714 – Diretora Estadual de Cultura da UJS e da Base da UNE

As Chicas


Noite do Vinil no Olhar


Índios Kariri se reúnem com movimentos sociais



Movimentos sociais discutem questão indígena no Crato nestaquarta-feira, dia 29, na Universidade Regional do Cariri – URCA, às 9horas, na sala de Vídeo do Campus Pimenta, a intenção da reunião éfortalecer a luta dos índios Kariri pelo seu reconhecimentoantropológico pela Funai e dar continuidade ao processo de organização e de defesa de políticas públicas. Na cidade do Crato, os Kaririresidem na comunidade do sitio Poço Dantas, no distrito de MonteAlverne e desde o ano passado, eles auto se reconhecem índios.Diversas entidades e órgãos governamentais estão empenhados emcontribuir para a causa indígena no Cariri. Como a URCA, através daPró-Reitoria de Extensão, Instituto Ecológico e Cultural MartinsFilho e Centro de Educação, Funasa, Casa Lilás, Conselho da Mulher,Secretaria de Cultura e da Educação do Crato, Recid, ACB, CaritasDiocesana e o Instituto da Memória do Povo Cearense – IMOPEC. Areunião é aberta para novos parceiros.
Serviço:
Informações adicionais no Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho– IEC – Campus Pimenta – Telefone: (88)3102-1212 ramal 2424 falar comAlexandre Lucas ou Professora indígena Ana Débora (88)9248-0873

DATAS COMEMORATIVAS


SÃO JUDAS TADEU

São Judas Tadeu, nascido em Caná de Galiléia, na Palestina. Seu pai, Alfeu, era irmão de São José e sua mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte do pai como da mãe.Teve um de seus irmãos, Tiago, chamado por Jesus para ser apóstolo. Ao todo São Judas tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé. O relacionamento de sua família com Jesus Cristo, era muito próximo, inclusive no dia em que Jesus o mestre fora crucificado, permaneceram ao pé da cruz, no Calvário, junto com Maria Santíssima , até o final .

A Bíblia refere-se pouco á Judas Tadeu. Porém, segundo relatos, fora escolhido a dedo por Jesus, para apóstolo. Entretanto, a pregação e o testemunho de São Judas Tadeu, foi realizado de modo enérgico e vigoroso, convertendo vários povos ao cristianismo, mostrando então que sua adesão a CRISTO era completa e incondicional, testemunhando sua fé com doação da própria vida.Foi martirizado de modo cruel, violento e desumano; morrendo a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusar a prestar culto à deusa Diana. Devido ao seu martírio, São Judas Tadeu é representado em suas imagens/estátuas segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio.

Curiosidades acerca de São Judas Tadeu

•Santa Gertrudes e São Bernardo de Claraval entre muitos outros Santos, também foram fervorosos cultivadores do culto a SÃO JUDAS TADEU. Santa Gertrudes escrevendo sua biografia, conta que JESUS lhe apareceu aconselhando invocar São Judas Tadeu, até nos "casos mais desesperados". A partir de então, cresceu a fé do povo na especial intercessão do Santo, principalmente nos "casos impossíveis".

•Certa vez, Santa Brígida estava orando, quando teve uma visão de Jesus. Este lhe disse: “Invocai com grande confiança ao meu apóstolo Judas Tadeu. prometo socorrer a todos quantos por seu intermedio a mim recorrerem”.

•Conforme conta o historiador Eusébio, Judas Tadeu teria sido o esposo nas núpcias de Caná (bodas de Caná), isso explicaria a presença de Maria e de Jesus.

•Devido à notoriedade de Tiago na Igreja primitiva, Judas Tadeu era sempre lembrado como o irmão de Tiago

•No texto grego São JUDAS é chamado LEBEU que significa: "LEB" - CORDATO, BONDOSO, OU CORAJOSO. TADEU porém, vem da palavra siríaca "THAD" que quer dizer: MISERICORDIOSO, BENIGNO.

•O nome de São JUDAS foi muitas vezes substituído pelo de TADEU, por causa do nome de Judas Iscariotes, o traidor. Os próprios Evangelistas como São João, ao se referirem a São JUDAS TADEU, Apóstolo, diziam: JUDAS, não o Iscariotes ou o traidor.

•Apóstolo cujo nome lembra o "traidor" de JESUS, Judas Iscariotes, teve sua devoção esquecida durante muitos séculos. Mas a Providência Divina se manifestou no momento oportuno, para exaltar as suas qualidades e notável humildade, transformando-o no querido e poderoso Santo intercessor das "causas impossíveis", que consegue junto ao CRIADOR as graças necessárias, em benefício de todos aqueles que buscam e procuram o seu inestimável auxílio.(fonte de pesquisa: site angelfire)

AS CHICAS - Show inédito no Cariri.

REVISTA VIRTUAL CARIRICULT



Mais um jeito, noutro formato, de divulgar a produção literária e afins veiculados no blogger CARIRICULT.
No endereço abaixo, que você pode mandar nos e-mails para os amigos, dá pra visualizar em tela inteira (fullscreen) a revista que pode ser editada mensalmente. Aguardo sugestões!
O endereço é:
http://www.slideboom.com/presentations/24346/cariricult-out2008-S

ELEIÇOES 2008 - 72% É POUCO.

Na Nova Republica, a base de apoio ao governo do Presidente Sarney, denominada Aliança Democratica, constituida por PFL e PMDB venceu as eleições de governadores em todos os Estados do Brasil em 1986. 100%. O PFL elegeu o governador de Sergipe e o PMDB elegeu os governadores dos demais Estados.
Alguém deve lembrar o confisco dos bois pelo governador de São Paulo Orestes Quercia na véspera da eleição! Que moral hem? O congelamento de preços já estava fracassado embora o povo não percebesse.
Fazer prognostico para eleições futuras com base no resultado da anterior é prematuro. Quem imaginava que Fernando Collor de Melo, prefeito de Maceio, eleito pelo PDS enrustido de PRN ia causar tamanho estrago? Saiu desfraldando a bandeira da moralidade e com a ideia de caçador de marajás impois uma fragorosa derrota nas eleições presidenciais inclusive deixando na rabada o presidente do PMDB, da Camara Federal e da Constituinte o mitologico Dr. Ulisses Guimarães.
A mudança é morosa e as vezes nem chega. Nas eleiçoes municipais de 1988 o PDS só venceu em uma capital, São Luís, se elegeu prefeita a senhora Gardenia Gonçalves esposa de João Castelo, esse que se elegeu novamente domingo pelo PSDB. Em 30 anos só mudou o partido, a prefeitura continua entre mulher e marido. O PDS do Paulo Maluf, depois de 30 anos de metamorfose virou PP que elegeu o mesmo numero de prefeitos do PT 554 e 555 conforme dados do TSE.
Estou fazendo um relato de fatos, os leitores deste blog na sua grande maioria não são tão jovens para não serem testemunhas deste período.
A conversinha que bastava botar a mão no ombro e tirar o retrato junto que estaria eleito vazou, passou longe. Se elegeu aquele que convenceu o eleitor com as suas propostas. Alguém tem duvida que parte dos petistas do Crato votou no candidato do PSDB? Eu não tenho. Foi a escolha da melhor proposta.
Eu tenho razão de sobra para exaltar o PMDB. Na minha cidade o meu candidato se elegeu para mais um mandato pelo PMDB. Eu sou um eleitor do PMDB. Estranho é os petistas vibrarem com o desempenho de um partido que não é o seu. O PMDB não é aliado do PT é um socio do Governo. O Presidente Lula governa a metade e o PMDB a outra metade. Tenho acompanhado a conduta do PMDB no Senado. Quando quer barganhar há um levante de quatro ou cinco senadores daqueles que são usados pelos chefes. Não passa nada. E o Governo se abre todo.
O que vemos é um presidente acuado, não vai a Salvador, Porto Alegre com medo do PMDB. Embora não se possa atribuir a derrota a sua ausência, pois esteve em Natal e São Paulo e não houve jeito.
Os petistas devem se alertar. Com esse crescimento todo. o PMDB pode aumentar a sua cota, aí veremos Sarney, Renan, Romero, Jader governando 2/3 e o Presidente 1/3 o que ainda é bastante.

Crianças descobrem a literatura e criam cordel


Lançamento no Cariri

Clique para Ampliar

As crianças lançaram os livros de cordel na feira livre do município do Crato. O tema das obras foi sobre os direitos dos pequenos artistas (Foto: Antônio Vicelmo)

Clique para Ampliar

A apresentação do cordel feito pelas crianças foi um dos projetos da ONG Verde Vida. Agora, os jovens vão ter a oportunidade de aprender novas atividades

Crianças do Projeto Verde Vida, de 6 a 11 anos, desenvolvem trabalho que valoriza a cultura regional no Crato


Crato. A tradicional feira deste município, vitrine dos usos e costumes da zona rural, foi palco de uma apresentação infantil protagonizada por crianças do Tio Catingueira, distrito de Ponta da Serra. Por entre pessoas, roupas, bolsas, sacos de feijões, rapaduras e inúmeros produtos comercializados na feira, as crianças do “Projeto Verde Vida” mostraram seu primeiro cordel “Direitos da Criança”, em parceira com a Editora Coisas do meu Sertão, da Academia dos Cordelistas do Crato, e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

O trabalho foi desenvolvido por 25 crianças, de 6 a 11 anos, que, durante o Programa de Artes Integradas, do Projeto Verde Vida, construíram 20 xilogravuras que comporão as capas dos folhetos destes pequenos cordelistas. Durante três meses foram oferecidas as estas crianças técnicas de desenho, xilogravura e poesia.

Recurso didático

O Programa Artes Integradas, segundo destaca a coordenadora e responsável pelo programa, Ana Cláudia Isidoro, “nasceu do anseio de mostrar as inúmeras possibilidades de explorar a arte como recurso didático, além é claro, de despertar a sensibilidade e chamar a atenção das crianças para a importância das mesmas na vida das pessoas envolvidas no processo de construção de um fazer artístico”.

Para a montagem da exposição, foram selecionados 20 xilogravuras para o primeiro cordel contendo poesia e gravuras desenvolvidas pelos aprendizes, sob a orientação dos educadores e artistas Ana Cláudia Isidoro, Maércio Lopes e, também, Carlos Henrique.

Uma das crianças que participou da elaboração dos livros de cordel foi Aline Souza.

De acordo com Aline , o trabalho de elaboração do cordel “foi uma forma de ensinar às crianças a contar histórias em versos”, disse a garota.

Este foi o primeiro contato das crianças cordelistas com a obra. Alguns nem acreditaram que seus versos, feitos em parceria, seriam transformados em cordel a serem vendidos no meio da feira.

Animados pelo palhaço “Tranquilino Repuxado”, os pequenos cordelistas leram os versos no local. “É a comunidade rural conquistando seu espaço de destaque no mundo ao qual pertence”, justificou a assessora de imprensa do projeto, Hosana Régia.

Teatro

De acordo com o diretor de teatro do projeto, Alysson Amâncio, um dos objetivos do Verde Vida é trabalhar em vários segmentos. “O programa abrange várias vertentes artísticas, entre as quais, dança, cinema, grupo de reisado, fotografia. Cria, a partir disso, um novo espaço para difundir e divulgar as artes”, destacou o diretor de teatro.

Segundo ele, “em um mundo contemporâneo, que impera a velocidade e milhões de informações, é difícil para qualquer criança ou adolescente, seja em Tókio, Nova Iorque ou Ponta da Serra, se deparar com a futura competitividade e os diversos obstáculos que o mundo real lhe reserva”, analisou.

Sonhos

Alysson conclui afirmando que , “às vezes, dá vontade de desistir e não lutar, mas quando o sonho é concreto e podemos contar com o próximo, é sempre possível ultrapassar barreiras”.

Dentro dessa concepção foi inaugurado um teatro, no meio da Caatinga — o próprio nome da localidade, Sítio Catingueira, identifica a localização do teatro —, homenageando frei Beda Vickermann, idealizador da entidade AktionsKreis Pater Beda (Círculo de Ações Frei Beda), na Alemanha, que financia projetos de ações sociais para o Nordeste brasileiro.

A inauguração do Teatro contou com as apresentações de música com a Banda Flor de Cactos, espetáculos de circo e dança, além de exposições de fotografias, artes plásticas e artesanato. Vale destacar que as performances apresentadas foram desenvolvidas nas oficinas e produzidas pelos educadores e alunos do projeto.


ANTÔNIO VICELMO

Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Fundação ganha prêmio nacional

Casa Grande

Clique para Ampliar

Alemberg Quindins recebeu uma das cinco premiações nas Categorias Nacional de Experimento (Foto: ELIZÂNGELA SANTOS)

O diretor da Casa Grande, Alemberg Quindins, recebeu o Prêmio Valores do Brasil, no fim de semana

Nova Olinda. Mais um reconhecimento nacional ao trabalho desenvolvido na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, aconteceu com a entrega do Prêmio Valores do Brasil. A solenidade de entrega da premiação ocorreu em Brasília, no último fim de semana, com a presença dos diretores da entidade, Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde. Ele recebeu uma das cinco premiações nacionais, dentro das Categorias Nacional de Experimento, na área de “Educação e Geração do Conhecimento”. O reconhecimento é voltado para o gestor da instituição, no sentido de dar visibilidade às pessoas que criam projetos no Brasil que fazem a diferença. Foram mais de 10 mil instituições inscritas nas categorias regional e nacional.

Para Alemberg, o resultado foi uma grande surpresa. O Banco do Brasil, dentro da comemoração dos 200 anos da instituição, fez uma busca em todos os recônditos do País para encontrar as diferenças. No Ceará veio a Fundação Casa Grande. Mais dois Estados nordestino, o Rio Grande do Norte e a Bahia tiveram trabalhos premiados. Além deles, o Paraná e Rio Grande do Sul.

O título do experimento foi “A Escola de gestão cultural da meninada do sertão”. Esse foi o segundo grande prêmio ofertado exclusivamente ao diretor da entidade. O primeiro deles, de uma instituição americana, a Ashoka, pelo reconhecimento aos empreendedores culturais no mundo. Segundo ele, esse prêmio tem uma significativa importância, por o BB ter feito uma espécie de radiografia dos projetos em todo o País.

Dentro da categoria regional ele ressalta as premiações de instituições localizadas em áreas de florestas. A Fundação Casa Grande comemora, em 2008, 16 anos. A instituição já chegou a ser agraciada com vários prêmios de reconhecimento nacional e internacional, pelo trabalho que desenvolve nas áreas social e educacional com crianças e adolescentes do município de Nova Olinda.

Outros prêmios

Entre os prêmios, a Medalha do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Farroupilha, um reconhecimento por meio da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Este ano, pelo trabalho na área de empreendedorismo social, recebeu o prêmio do Afroreggae, do Rio de Janeiro. Também obteve premiação da Time Warner, nos Jogos da Boa Vontade, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A grande maioria da clientela da casa é formada por filhos de agricultores.

O projeto auxiliou no reconhecimento de Nova Olinda como uma das cidades com potencial turístico em toda a região Nordeste.

Durante a solenidade, na última sexta-feira, foi exibido o vídeo “Meu Olhar”, de apresentação da Fundação, feito por um dos integrantes da instituição, Rodrigo Alves, de 11 anos. O prêmio destaca, para o diretor, a geração da tecnologia do conhecimento e passa a visibilizar metodologias de gestão.

Este ano a instituição deverá, praticamente, dobrar o número de crianças e adolescentes na instituição, com a inclusão de um Programa de Esportes. Para englobar esse trabalho passará por toda uma estruturação. A Casa Grande conta com a Escola de Comunicação da Meninada do Sertão, o Teatro Violeta Arraes – Engenho de Artes Cênicas e o Memorial do Homem Kariri.

Durante o mês de outubro, Alemberg e os meninos da Abanda, formada por Aécio, Samuel, Helinho, e Rodrigo percorreram várias cidades da Itália, incluindo Roma, no intuito de realizar oficinas, shows e palestras, como forma de apresentar o trabalho desenvolvido no Interior do Ceará. Para o próximo ano, já estão programadas viagens para Cabo Verde e Portugal. Na bagagem irá uma exposição fotográfica sobre o Cariri, do fotógrafo Augusto Pessoa, tendo como centro a Fundação. Também serão feitas palestras e shows. No fim do ano entra no circuito novamente a Itália. Em seguida, a Alemanha.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

SAIBA MAIS
Prêmio Valores do Brasil

O Prêmio Valores do Brasil tem por objetivo reconhecer, premiar, estimular e difundir iniciativas de relevante valor social e/ou científico no âmbito do desenvolvimento do País, em seus diversos aspectos. Com essa iniciativa, o Banco do Brasil busca incentivar o desenvolvimento econômico e social do País e promover a cultura da sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental em todos os segmentos da sociedade. É aberto a toda empresa ou profissional que atue no Brasil e desenvolva projetos relevantes na área de responsabilidade econômica e sócio-ambiental. É divido em duas categorias, a Nacional e Regional e oferece premiação em dinheiro. Foram premiados projetos nas áreas dos Biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Mais informações:
Secretaria da Fundação Casa Grande/ Memorial do Homem Kariri
Rua Ratisbona, 564, Crato
(88) 3521.8133

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

O AMANHECER - Dedicado a Socorro Moreira

.

O AMANHECER

( Dedicado a Socorro Moreira )

Flutua no ar por entre grãos de poeira
um tênue e belo halo luminoso
traz nas suas asas o espectro do dia que começa
Alma inda pequena e sorrateira que teima em nascer
e desfaz de forma inexorável a névoa silenciosa
das manhãs...

Minha alma enche-se de perfumes e encantos.
fitos no verde infinito das folhagens
olhos famintos devoram as ondulações das cores
em formas geométricas imprecisas e translúcidas

Do Tecido azul e irregular
gotas brilhantes escorrem
para se desmancharem em poesia
que eu recolho em baldes pelo caminho
Sinfonias de azul e vermelho escarlate
ostentam-se já no horizonte.

Nada falo. Nada penso. Que há para dizer ?
A vida pulula em toda a pradaria
em cada gota de néctar
sem que os homens a percebam

Espetáculo multicor de mundos diversos
habitam minh'alma
e ante tal selvagem beleza, humano já não sou
Na impessoalidade, foge-me o espírito,
e me transporto pelo raio de luz inerte,
apenas descrevendo e perscrutando o universo
- de quem já não vive...

Dihelson Mendonça
.