26 outubro 2008

UMA SINCERA HOMENAGEM - Pedro Esmeraldo

Francisco das Chagas Amorim Damasceno, mais conhecido por Chaguinha, desde os dez anos de idade, exerce a profissão de engraxate. Por volta dos anos cinqüenta foi um profissional autêntico, exemplar e eficiente. Chaguinha era de estatura média e vivia numa luta cotidiana pela sobrevivência. Seu ponto de apoio era a Praça Siqueira Campos. Lá, há mais de 50 anos conquistou grandes amizades, equilibrando trabalho com segurança, conseguindo desse modo sua sobrevivência. Simpático entre toda a população cratense, Chaguinha fez da Praça Siqueira Campos seu habitat natural, ali permanecendo até hoje.
Lembramos que, há 55 anos, na data do centenário do Crato à elevação de cidade, Chaguinha engraxou os sapatos do Comandante da 10ª Região Militar, General Humberto de Alencar Castelo Branco, que aqui se encontrava para abrilhantar os festejos comemorativos do centenário da nossa cidade. Anos mais tarde, já Marechal, esse ilustre visitante se tornou o primeiro presidente da república do Regime Militar. Certamente, Chaguinha guarda em sua memória até hoje, a lembrança deste dia.
Nesse mesmo período, havia cerca de dez garotos exercendo juntamente com Chaguinha a profissão de engraxate, disputando espaço na Praça Siqueira Campos. Três desses garotos, cujos nomes não me recordo, conseguiram estudar e trabalhar ao mesmo tempo, com muita dedicação. Esse esforço levou-os à universidade. Um deles se formou em medicina e os outros dois em engenharia.
Está aí um grande exemplo para juventude de hoje. Todos devem se dedicar ao trabalho, deixando de lado o comodismo, o desespero e marchando para o caminho do bem e da prosperidade.
Portanto, quero homenagear esses trabalhadores humildes que se dedicaram de corpo e alma à sua profissão, principalmente afixando uma placa comemorativa ao Chaguinha, que ofertou um trabalho sério e honesto dentro de sua profissão.

Crato, 26 de outubro de 2008

Futebol - Atualização - Por: Amilton Silva

Brasileirão Série A

Rodada com vitórias dos Clubes Cariocas

O futebol carioca que tem quatro representantes na elite do futebol brasileiro: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, foram os grandes vencedores da 31ª rodada, ja que a ultima vez que saíram todos vencedores foi na 21ª rodada realizada nos dias 20 e 21 de agosto passado.O Vasco venceu o Goiás no Serra Dourada por 4 X 2 , O Flamengo aplicou um goleada de 5 X 0 no Coritiba . Ontem (25), o Fluminense venceu o Palmeiras, no Maracanã por 3 X 0 e o Botafogo jogando no Ipatingão derrotou o Ipatinga por 3 X 0.O Botafogo mantem a chance de se classificar para libertadores de 2009, o Flamengo sonha com o Título do Certame , o Fluminense saiu da zona de rebaixamento e o Vasco apesar da excelente vitòria sobre o Goiás fora de casa, continua na zona de rebaixamento.Atlético MG 2 X 2 Internaiconal, Náutico 1 X Portuguesa,Santos 3 X 0 Figueirense , Atléico PR 1 X 0 Cruzeiro completaram a rodada.

Brasileirão Série B

Coringão de volta a Elite do Fubebol brasileiro

Faltando seis rodadas para o término do Brasileirão 2008, o Corinthians, com a vitória de ontem (25), garantiu antecipadamente a classificação para Séria A do Brasileirão 2008.Os gols foram marcados por Douglas e Chicão, o Ceará não ofereceu resistência, e o Corinthians brindou os mais de 32 mil pagantes que compareceram ao Pacaembu com uma excelente vitória.O corinthians foi beneficiado pela derrota do Barueri em casa por 2 X 1 para o Parana.Resta agora o Título da Série B, para brindar a maior torcida , ja que até a rodada de ontem o Coringão colocou mais de 350 mil torcedores como mandante. Outros resultados que completaram a rodada do Brasileirão Série B:

SÃO CAETANHO 3 X 1 BAHIA
AVAI 3 X 1 MARILIA

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato
.

O QUE É POLITICA?

Depois de uma aula de OSPB, Xavier aluno da Escola da Ribeira na Vargeaalegre, disse: Pai preciso fazer um trabalho para escola, posso te fazer uma pergunta? Claro, meu filho, qual é a sua duvida?
O que é política?
Pois bem, política envolve: poder econômico, governo, povo, classe trabalhadora e o futuro do país.
Não entendir. Dá para explicar? Bem, vou usar nossa casa como exemplo: Sou eu quem trás dinheiro para casa, eu sou o poder econômico. Sua mãe administra, gasta o dinheiro, então ela é o governo. Como nós cuidamos das suas necessidades, você é o povo. Seu irmãozinho é o futuro do país e a Zefinha, babá dele é a classe trabalhadora. Entendeu, filho? Mais ou menos, pai. Vou pensar.
Naquela mesma noite, acordado pelo choro do irmãozinho, o Xavier foi ver o que havia de errado. Descobriu que o irmãozinho tinha sujado a fralda e estava todo emporcalhado. Foi ao quarto dos pais e viu que sua mãe estava num sono muito profundo. Foi no quarto da babá e viu, através da fechadura, o pai na cama com ela. Como os dois nem perceberam as batidas na porta, ele voltou para o quarto e dormiu. No outro dia, na hora do café, Xavier falou para o pai. Agora acho que entendi o que é política!
Ótimo filho! Então me explica com suas palavras: Bom pai, eu acho que é assim: Enquanto o poder econômico f... a classe trabalhadora, o governo dorme profundamente, o povo é totalmente ignorado e o futuro do país fica na merda!

AMAR É POSSÍVEL - Carlos Eduardo Esmeraldo

O Evangelho que é proclamado nas missas deste domingo nos fala que os fariseus perguntaram a Jesus qual o maior dos mandamentos. (Mateus, 22,34-40). Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” Em seguida, acrescentou: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Vimos assim, que Jesus nivelou em importância o amor a Deus e o amor que nós devemos ter pelo próximo. “Quem não ama o irmão que vê, como pode amar a Deus que não vê?” (São João). Segundo Eric From, amar é uma arte e como todas as artes devemos aprendê-la. É fácil amar as pessoas com as quais convivemos, aquelas que consideramos normais dentro de padrões de comportamento estabelecidos. O difícil é amar as pessoas invisíveis pela sociedade: os catadores de lixo, os desvalidos que vivem perambulando pelas ruas, sem um travesseiro onde recostar a cabeça, os alcoólatras, os menores abandonados, os mendigos, os de partidos políticos contrários ao nosso. Vejam que belo exemplo da força do amor: aqui em Fortaleza, conheci a Casa do Menino de Jesus. É uma instituição que abriga menores cancerosos do interior do Estado e suas mães ou outras acompanhantes durante o tratamento a que aqui se submetem. Ao ver tamanha organização, o visitante imediatamente pergunta quem mantém aquela obra grandiosa. Apenas duas mulheres pobres através de donativos. A irmã Conceição e uma sua companheira de congregação, únicas religiosas que compõem a congregação a que pertencem. Outro exemplo de como saber amar, li há uns dez anos em uma publicação da Campanha da Fraternidade. Era dia de visita no extinto presídio Carandiru, em São Paulo. Um sacerdote conversava em um dos bancos do pátio do presídio com um preso, quando observou uma senhora entrando com uma sacola enorme, indo ao encontro de um rapaz que estava sentado num banco próximo. Ao avistar esse rapaz, a mulher abraçou-o,beijou-o, e em seguida retirou da sacola, roupas e um bolo que foram entregues ao rapaz, tendo se mantido ao lado dele conversando animadamente. O padre, então comentou com o presidiário com o qual conversava. “Como é bonito o amor de mãe!” “Padre essa senhora não é a mãe dele. Ela é a mãe do rapaz que ele matou.” Respondeu-lhe o presidiário. Enfim, devemos refletir que o próximo é aquele que encontramos no nosso caminho.

Amigos de FORTALEZA, preciso de uma Ajuda Crucial de Vocês !!

Melhor Gráfica em Fortaleza. Qual ??


Bom Domingo, gente!

É o seguinte: Estou prestes a levar meu CD para a fábrica CD+.
Acontece que o trabalho gráfico que essa fábrica vem desenvolvendo, pelo que tenho visto, está simplesmente horrível. Fotos enviadas em alta resolução estão vindo nos encartes dos CDs como se fossem tiradas com telefones celulares. Dá pra notar até um serrilhado nas fotos, e borradas.

Eu sou um cara altissimamente perfeccionista, principalmente quando o assunto é imagem.
Gostaria de saber quais as MELHORES gráficas de Fortaleza que eu pudesse confiar e fazer separadamente o encarte do meu CD. O Encarte consta na maior parte de fotos, então eu preciso de uma gráfica que consiga me dar a qualidade de uma impressão como aqueles livros de fotografia de turismo, ou seja, primorosa, sem falhas. Nada de borrões, nem cores distorcidas, nem ruído na imagem. Existe gráfica assim no Ceará, ou eu vou ter que procurar por Rio de Janeiro e São Paulo ???

E eu pergunto:
Que gráfica eu obtenho a máxima qualidade e excelente dedicação e atendimento ?
Uma que imprima fotos tão bem quanto a qualidade que se vê num monitor de cristal líquido LCD ? ou próximo disso no papel ?

Estou realmente muito aflito a essa altura, pois o encarte do meu CD vai ter umas 60 páginas, e não vou botar o trabalho de nmeses de dedicação a perder mandando pra uma gráfica vagabunda que faz tudo de qualquer jeito não. Esse trabalho gráfico tem que ser simplesmente perfeito, ou próximo disso.

Preciso de dicas de quem puder me ajudar!

Abraços,

Dihelson Mendonça

As Notícias da Semana - Coluna Tarso Araújo

As Notícias da Semana no Cariri

IDOSOS
Realizada reunião na Pró-Reitoria de Extensão da Urca, coordenada pela pró-reitora Maria Arlerne Pessoa da Silva, com a presença do presidente da Organização Não Governamental de Assistência à Melhor Idade (Ongami), Juracy Barbosa Alves, no último dia 14. A entidade desenvolve um trabalho com idosos, em Juazeiro do Norte. A reunião teve o objetivo de discutir e planejar ações conjuntas, envolvendo a participação dos departamentos de Enfermagem, Educação Física e curso de Direito, em algumas ações e serviços de orientação e encaminhamentos dos idosos aos vários serviços oferecidos no município. Essa visão de trabalho constitui direitos garantidos na legislação de proteção à pessoa idosa. Na próxima reunião, marcada para 25 de novembro, será elaborado um calendário de atividades e atendimentos a serem realizados no Campus do Pirajá, onde são desenvolvidos os trabalhos da Ongami.

MESA REDONDA
O Professor Doutor Fábio José Rodrigues da Costa, do Departamento de Artes Visuais da Escola de Artes Violeta Arraes, participará no período de 23 a 26 de outubro, do Encontro Internacional Arte/Educação como Mediação no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. O evento é coordenado pela Professora Doutora Ana Mae Barbosa e patrocinado pela Petrobras.

PÓS-GRADUAÇÃO
Aconteceu na última sexta-feira, 24, no auditório do Hotel Encosta da Serra, em Crato, a aula inaugural do curso de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Regional do Cariri (Urca), que conta com 50 alunos. Esta é a segunda turma do curso. A aula será proferida pelo Professor Doutor Nilton Menezes Albuquerque, doutor em Direito Constitucional, pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). No dia 25, o docente ministrará seminário sobre pesquisa jurídica, voltado para os alunos matriculados no curso de pós-graduação.

CULTURA
Um novo espaço para o incentivo e estímulo à produção cultural no Cariri: Olhar Casa das Artes, em Crato, um espaço para exposições, oficinas culturais, rodas de leituras, enfim, para quem gosta de arte e cultura. Para completar, no local, que funciona na Praça da Sé, no cetro da cidade, um barzinho bem transado, com um cardápio legal e variado. O Olhar Casa das Artes vem recebendo, nas sextas-feiras, para shows alternativos bons nome da música caririense.

CULTURA NA TELONA
O projeto Tom da Caatinga é um programa de caráter educativo realizado pela Pindorama Filmes e Canal Futura. A pindorama Filmes produziu destacados programas para a TV brasileira (como Central da Periferia, da TV Globo, e Um pé de quê?, no Canal Futura). Atualmente está produzindo uma série de programas para o Canal Futura intitulada Tom da Caatinga, que abordarão aspectos culturais, sociais, ambientais e geográficos do Cariri cearense. O programa Tom da Caatinga será exibido no Canal Futura e distribuído gratuitamente em escolas por todo o Brasil, sendo grande parte das gravações no Crato, com participação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Reisado Dedé de Luna do Muriti (Mestra Mazé Luna), Folguedos da Mestra Zulene Galdino e entrevista com Cacá Araújo (folclorista e dramaturgo). Também serão feitas gravações na Fundação Casa Grande de Nova Olinda.

NATAL
O Cariri Shopping lançou, na última quinta-feira, em um de seus auditórios, a Campanha de Natal do maior centro de compras do Cariri. A campanha vai envolver todos os lojistas e uma maciça campanha de marketing nos veículos de comunicação da Região. Incluindo televisão e jornais. Os consumidores poderão até ganhar um carro no Natal, sendo esse o prêmio da campanha.

AS CHICAS
A Sertão Pop Produções e Publicidade juntou-se à produtora Em Pauta, de Sobral, e está trazendo para o Cariri, o fantástico show da banda carioca As Chicas. Uma banda formada por quatro lindas e talentosas meninas que fazem sucesso por onde passam. É a primeira vez que a banda vem ao Crato, mas as integrantes Amora e Fernanda estão eufóricas por retornar à região, pois já tiveram aqui quando crianças, quando de visita ao seu famoso avô, o Rei do Baião Luiz Gonzaga. Elas são filhas do grande Gonzaguinha e prometem um show que certamente irá marcar em nossa cidade. A apresentação das Chicas será dia 7 de novembro, no Crato Tênis Clube.

Anote: A SOMBRA DO LAÇO
O juiz da Comarca do Crato, Flávio Morais, lançou, na última sexta-feira, na Livraria Nobel, no Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte, o livro A sombra do Laço. Seu mais novo trabalho é um romance que conta a história de um julgamento acontecido em 1838, na então Vila Real de Brejo de Areia, na Paraíba, de um jovem rapaz de nome Felipe José, que assassinou um feitor do maior engenho da região. O réu foi defendido pelo então advogado José Antonio Pereira Ibiapina, que anos depois de transformaria no padre Ibiapina, um dos maiores nomes da Igreja Católica brasileira. Um fato real que Flávio Morais transformou numa história deliciosa para se ler. Flávio Morais é natural de Milagres, reside em Crato, tem 38 anos e esse é seu sétimo livro. Dentre outros, ele lançou Dívidas: como preveni-las ou livrar-se delas. Na imagem, mais um belo trabalho de Flávio Morais, Sete contos de arrepiar, publicado pela Rocco.

DIREITO PENAL
Já se encontra à venda no site da Editora Juruá o segundo livro do professor de Filosofia do Direito da Urca, Reno Feitosa Gondim, cujo título é Teoria Geral do Direito Penal Vol.1. Em 2005, o professor Reno Feitosa lançou também pela Editora Juruá o livro Epistemologia Quântica e Direito Penal. Este primeiro volume da Teoria Geral do Direito Penal representa o início da sistematização teórica que tem a Parte Geral do Código Penal como seu núcleo normativo. Renno Feitosa é Professor Universitário do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Crato, onde leciona a cadeira de Filosofia do Direito. Possui pós-graduação lato sensu em Direitos Humanos, pela Urca. É Doutorando em Ciencias Jurídicas y Sociales na Universidad del Museo Social Argentino (UMSA).

Fonte: Tarso Araújo
Jornal "O Povo"
.